Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Lenovo, D1960wA, placa fonte não recebe sinal BKL ON/OFF - não da imagem, liga e fica em standby

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Estou com esse monitor que não da imagem, liga e fica em standby mas nao da imagem nenhuma.
Verifiquei que as tensões estão OK, e me aparenta ser um problema no circuito do backlight, o CI801 não tinha tensão no VCC, e essa tensão é acionada atraves do transistor Q805 que por sequencia é acionada por sinal vindo da placa principal atraves do pino ON/OFF. 

Gostaria de alguma sugestão de que caminho seguir, ou se puderem fornecer o esquema seria otimo, estou avaliando a placa no escuro e montando o raciocinio em cima de conhecimento previo e datasheet.

Editado: por Gabriel de Souza Amaral
Mudança de Area de Prefixo e Complemento do titulo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esquema mais proximo desse aparelho que temos na area de Download eh o seguinte:

A tensão de ON/OFF deve ficar proximo dos 3.3V que vem da placa logica via Q701 que possua vez vem do pino 85 (on_BACKLIGHT) do MICON

D1960WQ701-BKLON_OFF.png.52a341b15264d7629746e36e2a32cf3a.png

Vou mudar o seu topico para area principal,  uma vez que um esquema semelhante já existe e para que mais colegas possam lhe ajudar.

Outra coisa o que geralmente faz o monitor entrar em standby eh a falta de sinal de sincronismos.  Verifique se não tem nenhum diodo de proteçao (U103 - AZC199-04S) contra descargas estaticas nos pinos 13 (H_Sy nc) e 14 (V_Sy nc) em curto.

F19SU103-AZC199-04S.png.896268bd600ab5ea5688ac18538fcc9f.png

F19sAZC199-04SC.png.25fbfe3e876470a2693705c05071130a.png

Boa sorte ;)

Editado: por William_R
  • Joinha 3
Link para o comentário

• William_R alterou o título para Lenovo, D1960wA, placa fonte não recebe sinal BKL ON/OFF - não da imagem, liga e fica em standby

@William_R verifiquei aqui e o Q701 fica chaveado quando ligo na tomada, mas ao retirar da placa as tensões nao correspondem com o esquema.
B=3.3v
C=5v

E=0v

O coletor ta recebendo 5v ao inves de 3.3v... 

Tentei baixar o arquivo disponibilizado e nao consegui, aparentemente nao tenho créditos suficientes para o download.

• Joinha 1
Link para o comentário

Estou dando um j+ para poder baixar o arquivo, mas antes passe na loja e compre o Download Gratis:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Ja verificou se não estão faltando os pulsos de sincronismos entrando no MICON ?

• Joinha 1
Link para o comentário

@William_R ainda nao verifiquei o sincronismo amigo, to solucionando essa questao do oscilador do backlight, com o esquema que me passou eu fiz um jumper no Q808, o VCC ta chegando diretamente no CI U801.

Agora consegui verificar o sinal dente de serra no pino 5, e verifiquei que o CI assim que ligo na tomada esta gerando o pulso corretamente entretanto rapidamente entra em proteção.

Retirei os mosfet e mesmo assim continua entrando em proteção logo de começo...

@William_R Alias obrigado pela esquema!

Link para o comentário

@William_R Vou tentar amanhã logo cedo. Uma pergunta mantenho o jumper que fiz em Q808, alimentando o pino VCC do CI ? ou retiro e faço só essa ligação atraves do resistor ?

Lhe pergunto, pois quando fiz o jumper o CI gerou a onda quadrada que vai até o transistor que por sua vez enviam ao mosfet. Chequei o sinal com o mosfet na placa e sem ele na placa, e em ambas as opções o sinal chega por um curto periodo tempo, me passando a impressao de um estado de proteção de U801. Pelo que compreendi da leitura do datasheet o pino DTC e FEEDBACK são os responsaveis por armar essa proteção. Estou tentando raciocinar uma maneira de driblar elas, será que compensa ? O intuito seria somente entender essa possibilidade e descartar defeito no mosfet / etapas posteriores a ele.

Observações:

O pino feedback está cravado em nivel alto de 5v. 

DTC no osciloscopio apenas sobe um pequeno pulso e após ele o sinal de chaveamento vai embora .

Link para o comentário

Em 01/11/2023 às 16:42, Gabriel de Souza Amaral disse:

@William_R fiz o teste aqui amigo, ligou a painel mesmo. Sigo agora aquele raciocinio do sincronismo que havia dito antes né ?

Expandir  

A falta de um dos sinais de sincronismo no geral faz com que o MICON desative o sinal LAMP_ON/OFF e leva com que o monitor entre no estado de Stand-By, ECO Mode ou DPMS (Display Power Management Signaling).

Link para o comentário

Eh isso ai ! Sem os sinais de sincronismos na entrada do MICRON, ele entra no MODO Stand-By.  Algo esta matando esses sinais ou o cabo que vem do computador estão com os fios de sinais de sincronismo partidos (interrompidos).

Eh normal o MICON ficar levemente aquecido.

Com o monitor DESLIGADO e o multimetro na escala de DIODO meça os pinos do U103 para ver se não tem nenhum diodo interno em curto.

AZC-199.png.4cdfff0be2ccb3bbcd08f2f35f8d03d9.png

Editado: por William_R
Link para o comentário

@William_R Meu caro amigo, segui com os testes e fiz a remoção do ci  u103 para ver a questao de possivel curto, o mesmo nao tinha. 

Segui com a avaliação em torno, e notei que vindo do DB9 ja estava acusando curto para o terra, mas na hora que fiz a remoção do conector danifiquei trilhas e vou dar encerrado por aqui o reparo, era somente um monitor para aprendizado mesmo. De qualquer forma, agradeço imensamente pelo apoio e paciencia nas instruções, seguirei aqui no fórum e se tiver oportunidade ajudarei outros membros. 
Forte abraço!

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...