Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Hp Envy 15t-k000 - day33amb6c0 rev: c - não liga- gira o cooler e desliga.

Avalie este tópico:

Apexamplifier

Posts em destaque

Em 15/01/2024 às 11:47, Apexamplifier disse:

Testei com 3 memorias diferentes, mesmo sintoma.

@MaruBoa tarde, eu estou desconfiado do SIO, então resolvi fazer umas aferições, não tenho algumas tensões que segundo o esquema era para estar em nivel logico ALTO, ou eu estou enganado? segui os prints.
PIN24 PWR_LED# 0V
PINO28 AC_LED_ON# 0V
PINO32 VOLMUTE# 0V

aSDASD.png

Captura de tela 2024-01-16 143811.png

SDASDSSSSD.png

Editado: por Apexamplifier
Mais informações.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Apexamplifier disse:

@MaruBoa tarde, eu estou desconfiado do SIO, então resolvi fazer umas aferições, não tenho algumas tensões que segundo o esquema era para estar em nivel logico ALTO, ou eu estou enganado? segui os prints.
PIN24 PWR_LED# 0V
PINO28 AC_LED_ON# 0V
PINO32 VOLMUTE# 0V

aSDASD.png

Captura de tela 2024-01-16 143811.png

SDASDSSSSD.png

Quando eu plugo o carregador, o PQ8 no pino 2 MBATLED0# tem presente 3,3V, quando eu aperto o botão de ligar, ele vai a 0V e apaga o LED do DC jack e volta a subir esse 3,3V.

Captura de tela 2024-01-16 145414.png

Link para o comentário

5 minutos atrás, Apexamplifier disse:

Quando eu plugo o carregador, o PQ8 no pino 2 MBATLED0# tem presente 3,3V, quando eu aperto o botão de ligar, ele vai a 0V e apaga o LED do DC jack e volta a subir esse 3,3V.

Captura de tela 2024-01-16 145414.png

PINO20 SIO, EC_PWROK 0V, quando aperto o botão de ligar tenta subir para 3,3V e cai.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
Em 13/01/2024 às 17:39, Apexamplifier disse:

o 3V primario tenta subir mas é derrubado, não consigo encontrar o curto

Bom dia! Remova o jumper PJP9 da linha da tensão +3VS5 do circuito do PU15. Depois veja se a tensão 3.3v vai subir e permanecer por mais tempo presente na PL23. As tensões que devem está presente em standby são: +VIN 19V, +3VPCU 3(.3v), +5VPCU (5V) e +5VS5 que você diz está presente no S5 (standby).

Abrindo o jumper você vai poder verificar se tem algum componente em curto matando essa tensão ou se é o próprio integrado PU15 com defeito.  As fontes 3.3v e 5v, ambas são habilitadas pelo sinal S5_ON, mas pelo que entendi, esses sinas partem de setores diferentes, o PU15 recebe esse sinal do SIO por isso deixa a tensão 3.3v suspensa até o botão de ligar ser acionado. Já o integrado PU14 recebe o sinal para ser habilitado do pino 5 do PU15 (+3VPCU) que é uma tensão S5, por isso a PL22 já permanece com 5v. 

Se estiver aferindo os indutores na escala de aferição de diodo (bipe), pode ser que isso seja o motivo de acursar baixar resistência em suas aferições. Use escala de resistência ôhmica 200.

• Joinha 1
Link para o comentário

• Apexamplifier alterou o título para Hp Envy 15t-k000 - day33amb6c0 rev: c - não liga- gira o cooler e desliga.
Em 31/01/2024 às 10:49, LEONTEC disse:

Bom dia! Remova o jumper PJP9 da linha da tensão +3VS5 do circuito do PU15. Depois veja se a tensão 3.3v vai subir e permanecer por mais tempo presente na PL23. As tensões que devem está presente em standby são: +VIN 19V, +3VPCU 3(.3v), +5VPCU (5V) e +5VS5 que você diz está presente no S5 (standby).

Abrindo o jumper você vai poder verificar se tem algum componente em curto matando essa tensão ou se é o próprio integrado PU15 com defeito.  As fontes 3.3v e 5v, ambas são habilitadas pelo sinal S5_ON, mas pelo que entendi, esses sinas partem de setores diferentes, o PU15 recebe esse sinal do SIO por isso deixa a tensão 3.3v suspensa até o botão de ligar ser acionado. Já o integrado PU14 recebe o sinal para ser habilitado do pino 5 do PU15 (+3VPCU) que é uma tensão S5, por isso a PL22 já permanece com 5v. 

Se estiver aferindo os indutores na escala de aferição de diodo (bipe), pode ser que isso seja o motivo de acursar baixar resistência em suas aferições. Use escala de resistência ôhmica 200.

Boa tarde, obrigado pela ajuda, irei fazer os testes!

Link para o comentário

@LEONTEC O jumper PJP9, não existe nessa placa, está com asteristico no esquema, não esta presente no PCB, medindo as duas bobinas de 3v e 5v a de 3v deu 22,4kohms e a de 5v deu 67kohms. quando eu removi a ci de BIOS, e alimentei a placa com os 19V, surgiu as tensões S5_ON e  DNBSWON#, e surgiu os 3V na bobina do PU15, eu ja regravei diversas BIOS, ja troquei tres Ci de BIOS e nada... mesmo sintoma.

• Joinha 1
Link para o comentário

Eu não tenho disponivel o PU15 para fazer a substituição para ver se é ele o causador do defeito.

Link para o comentário

Injetei 3,22V na bobina do PU15, o consumo foi de 128mA não houve queda de tensão.

Link para o comentário

14 horas atrás, Apexamplifier disse:

removi a ci de BIOS, e alimentei a placa com os 19V, surgiu as tensões S5_ON e  DNBSWON#, e surgiu os 3V na bobina do PU15

Bom dia brother! Ao remover o chip a tensão permaneceu em nível alto. Está substituindo o chip BIOS por um chip novo e sendo o mesmo modelo do original da placa? Não me parece ser defeito do PU15. Mas por desencargo você queira troca-lo, fica a sua vontade.

Esse consumo ao injetar tensão na linha já nos diz que tem algo consumido correte, e como os integrados tem proteção, então pode ser isso que está fazendo a queda da tensão. 

Editado: por LEONTEC
Link para o comentário

5 minutos atrás, LEONTEC disse:

Bom dia brother! Ao remover o chip a tensão permaneceu em nível alto. Está substituindo o chip BIOS por um chip novo e sendo o mesmo modelo do original da placa? Não me parece ser defeito do PU15. Mas se por desencargo queira troca-lo por desencargo, fica a sua vontade.

Esse consumo ao injetar tensão na linha já nos diz que tem algo consumido correte, e como os integrados tem proteção, então pode ser isso que está fazendo a queda da tensão. 

Bom dia LEON, então LEON o ci de BIOS eu tentei 2 opções de marcas, Winbond, MXC, e a original da placa marca EON. o CI refernte no esquema é o U27. eu vou remover o PU15, e injetar 3V quero ver o comportamento.

ASDSSASAA.png

Link para o comentário

1 hora atrás, Apexamplifier disse:

Bom dia LEON, então LEON o ci de BIOS eu tentei 2 opções de marcas, Winbond, MXC, e a original da placa marca EON. o CI refernte no esquema é o U27. eu vou remover o PU15, e injetar 3V quero ver o comportamento.

ASDSSASAA.png

Uma informação, quando coloquei a placa na bancada incialmente ja vi que tentaram regravar a bios, ou seja o arquivo original, não está em minha posse

Editado: por Apexamplifier
Mais informações.
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...