Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Tsshara, Ups Prof 3200 Senoidal, placa TS141 queimando mosfet inversor

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá amigos, tudo bem? Chegaram na assistência dois desses nobreaks com o mesmo defeito, mosfets do inversor torrados. São 8 no total, no qual 4 estão carbonizados, exatamente os mesmos nos dois equipamentos.  

Pois bem, substituídos os 8 mosfets (sempre troco todos)e  dois resistores dos gates que estavam abertos. Quando testei o nobreak no inversor,  novamente 4 mosfets entraram em curto. Mais alguém teve o mesmo problema? Alguma dica?

Editado: por MartinhoB
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, MartinhoB disse:

Olá amigos, tudo bem? Chegaram na assistência dois desses nobreaks com o mesmo defeito, mosfets do inversor torrados. São 8 no total, no qual 4 estão carbonizados, exatamente os mesmos nos dois equipamentos.  

Pois bem, substituídos os 8 mosfets (sempre troco todos)e  dois resistores dos gates que estavam abertos. Quando testei o nobreak no inversor,  novamente 4 mosfets entraram em curto. Mais alguém teve o mesmo problema? Alguma dica?

eles possuem algum driver? se sim, talvez o driver esteja causando o curto. geralmente esses mosfets também possuem algum fusistores e alguns zeners,  vale checar eles

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • MartinhoB alterou o título para Tsshara, Ups Prof 3200 Senoidal, placa TS141 queimando mosfet inversor
2 horas atrás, Arariipe disse:

eles possuem algum driver? se sim, talvez o driver esteja causando o curto. geralmente esses mosfets também possuem algum fusistores e alguns zeners,  vale checar eles

Desconfiei que fosse, também troquei e mesmo assim continua. Vou conferir todos os zeners 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente quando queima os fets o ci (L6387e) de drive tambem queima

 

Cada tecnico tem um a forma de trabalhar , estas placas conserto na bancada fora do equipamento usando uma fonte de 24v.

 

1 - Retiro todos os fets verificando se não há curto entre as ilhas

2 - Retiro os capacitores eletrolidicos ( C10 , 21 e C22 )de 2200 ou 3300 uF . So a energia armazenadas neste eletrolidicos pode danificar os fets durante o teste

3 - Com osciloscopio verifico os pulsos nos drives

4 - depois de atestar a integridade dos pulsos de drive coloco um fet em cada braço

5 - Uso 2 lampadas automotivas de lanterna (15w ??) no lugar do trafo

6 - Protejo o circuito com um resistor ( de 0R33 a 1R / 5 w) em serie com o positivo da alimentação

7 - ligo a placa curtando os pinos 1 e 2 de CN8 (fios azul ) ate ela partir e depois retiro o curto

8 - Com o inversor ja funcionando , ligo a rede em CN9 pinos 3 ( FA ) e 4 ( NE ) para verificar se ele aceita rede desligando o inversor

 

IMG_20240116_111329021.thumb.jpg.c1d73b34e99bb25ceba57a01ad1aef0e.jpg

 

 

Caso não tenha osciloscopio as tensões são ± estas

image.thumb.png.fd5f94b66faf4b1cceddcb54c72dadc7.pngIMG_20240116_111303300.thumb.jpg.c32c42cef90947e20f8e4c15ec6ddacb.jpg

 

 

 

Editado: por joao lima RV
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa noite ,substituir os fets , desligue o trafo ,fio amarelo e azul , substitua o L 6387( encontra em algumas placas de SMS) como você não tem osciloscópio a tensão nos dissipadores da esquerda e da direita tem que dar 11 volts, se não der não ligue o trafo senão queima os fets, recomendo usar um fet em cada dissipador para testes, mas depois que constatar os 11 volts ligue duas lâmpadas em série no lugar do trafo obs, para saber se os 6387? Estão queimando os fets verifique se existe curto no C11e c16, placa bem simples de consertar, qualquer dúvida estou aqui.

image.jpg

image.jpg

image.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

@João henrique Henrique Bom dia!
amigo, fiz as trocas dos L6387 os dois, a troca do LM358 e dos mosfets, mas continua sem dar os 11Volts, estou levando surra nessa plaquinha.. Anteriormente os 3  mosfets estavam queimados, chegou a estourar, com isso preferi trocar os 8, mesmo assim nada..
Placa liga, mas não sobe a tensão que vai ao trafo, fica em 12Volts. 
Esqueci que ver algum outro circuito ??
Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, joao lima RV disse:

Não entendi aonde voce esta medindo os 12v.

A potencia funciona em ponte H

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

João, é na saida que vai ao trafo, mas fui medir tensões que em outro post você mencionava e percebi que não existe a tensão de 15V na entrada do regulador, estou analisando de onde vem essa tensão.
Obs: não estou usando a rede para alimentar, só as baterias. 
Eu ainda não consegui créditos para baixar o esquema..
abs..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, joao lima RV disse:

image.thumb.png.7c5ef3face49c173de5824d0a0eb9345.png

João, saberia informar qual é o valor desse Z1, estou com a placa em bancada com uma fonte e verifiquei a tensão de VCC, ao ligar a chave, o Q1 polariza como mencionado, mas no R32 ao medir a tensão que deveria ser +15V esta dando somente +5V. medi o capacitor e esta bom, só me restou o Z1.

Obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, andresousar1978 disse:

João, saberia informar qual é o valor desse Z1, estou com a placa em bancada com uma fonte e verifiquei a tensão de VCC, ao ligar a chave, o Q1 polariza como mencionado, mas no R32 ao medir a tensão que deveria ser +15V esta dando somente +5V. medi o capacitor e esta bom, só me restou o Z1.

Obrigado. 

João, percorrendo o circuito achei o C16 em curto! ele fica próximo ao U3, pino 6 e pino 8, sabe qual valor desse C16 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...