Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise ACER A315 - C5V01 - LA-E891P - REV. 2A nao carrega bateria

Avalie este tópico:


luiz10576

Posts em destaque

46 minutos atrás, luiz10576 disse:

pra ter a tensão necessária no pino 5, pode ser assim?

Esse não é um caso para usar a fonte, pois a placa já deveria gerar 3,3V naquele pino e quando conecta a bateria deveria cair pra perto de 1,5V, com carregador e sem bateria não tem tensão no pino 5?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, jone melo disse:

Verifica se acha esse resistor PR202, deve haver 3V com carregador conectado.

391A03AB-8FAC-485B-AFBF-421CEFF03B4B.jpeg

Sim tem 3,27v

aproveitei e segui de onde deveria sair a tensão do pino 5 e encontrei esse CI de 6 terminais e me parece que o capacitor do pino 3 e 4 está em curto.

mas sim o resistor que mensionou ta dando tensão sim

WIN_20240318_15_01_03_Pro.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, luiz10576 disse:

Sim tem 3,27v

aproveitei e segui de onde deveria sair a tensão do pino 5 e encontrei esse CI de 6 terminais e me parece que o capacitor do pino 3 e 4 está em curto.

mas sim o resistor que mensionou ta dando tensão sim

WIN_20240318_15_01_03_Pro.jpg

o C70 justamente nessa linha, ao medir nele da gnd nos dois lados, será normal?

mas ok seguiremos seu raciocinio....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, luiz10576 disse:

o C70 justamente nessa linha, ao medir nele da gnd nos dois lados, será normal?

Ai depende se você mediu com carregador conectador e normal acusar curto pois ele está chaveado pelos 3V presentes no pino 5.

 

quando a tensão no pino 5 se quando coloca a bateia ele fica 0V certamente a bateria está com defeito, pois não pode ficar 0V porque vai acionar a proteção de temperatura.

 

Veja se consegue soldar um resistor entre 50k e 120k entre os pinos 5 e 6 pra ver se surge os 17V sem bateria.

 

Caso não funcione não tenho mais ideias pois o funcionamento é simples, pino 6 ligado ao gnd, pino 5 deve cair a tensão para 1~2V assim o charger habilita a tensão, por hora eu descarto ele pois quando você conectou a bateria o pino 5 ficou 0V

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, jone melo disse:

Ai depende se você mediu com carregador conectador e normal acusar curto pois ele está chaveado pelos 3V presentes no pino 5.

 

quando a tensão no pino 5 se quando coloca a bateia ele fica 0V certamente a bateria está com defeito, pois não pode ficar 0V porque vai acionar a proteção de temperatura.

 

Veja se consegue soldar um resistor entre 50k e 120k entre os pinos 5 e 6 pra ver se surge os 17V sem bateria.

 

Caso não funcione não tenho mais ideias pois o funcionamento é simples, pino 6 ligado ao gnd, pino 5 deve cair a tensão para 1~2V assim o charger habilita a tensão, por hora eu descarto ele pois quando você conectou a bateria o pino 5 ficou 0V

 

vou procurar um resistor entre 50 e 120k e tentar essa forma, mas nesse caso não da pra ter certeza que a bateria esteja ruim mesmo né, pois deveria dar os 17v com essa simulação no pino5.

É que a dona esta disposta a comprar outra bateria, mas fico no receio de ela comprar e não resolver, ai ela terá o preju da compra a toa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, jone melo disse:

Pois é, 100% de certeza não da pra ter, mas como disse seu multímetro é diferente, pode ser isso que afetou, porém com resistor vai dar pra bater o martelo 

Mas o pino esta com 3,2v sem a bateria, ao colocar a bateria ele vai a 0v. isso não é suficiente pra condenar a danada da bateria?

ou enquanto não surgir os 17v com a simulçao essa certeza não existe?

 

Poderia me dar uma dica de qual sucata posso encontrar um resistor com tais caracteristicas?

 

Placa de fonte de PC, placa de algum note especifico, ou placa mãe....

 

Vou fazer isso, mas não sei mais o que fazer, se não der certo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, luiz10576 disse:

Mas o pino esta com 3,2v sem a bateria, ao colocar a bateria ele vai a 0v. isso não é suficiente pra condenar a danada da bateria?

Então, acabei de fazer um teste aqui na minha placa, conectei a bateria e o carregador, apresentou 2V no pino 5, como esperado, ai fiz o seguinte, fechei um jump entre pino 5 e 6 com a pinça mesmo e o led continuou acesso, desconectei a bateria e fiz o jump novamente e acendeu o led de carga subindo 17V, estou surpreso pois sempre achei que 0V iria indicar uma temperatura alta para o sistema.

 

Enfim faça um jumper entre os pinos 5 e 6 ou conecte a bateria e passe todas as tensões encontradas no PU301

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, jone melo disse:

Então, acabei de fazer um teste aqui na minha placa, conectei a bateria e o carregador, apresentou 2V no pino 5, como esperado, ai fiz o seguinte, fechei um jump entre pino 5 e 6 com a pinça mesmo e o led continuou acesso, desconectei a bateria e fiz o jump novamente e acendeu o led de carga subindo 17V, estou surpreso pois sempre achei que 0V iria indicar uma temperatura alta para o sistema.

 

Enfim faça um jumper entre os pinos 5 e 6 ou conecte a bateria e passe todas as tensões encontradas no PU301

Quando fecho curto entre 5 e 6 a tensão de saida de 3v começa a baixar a 1,2v e não volta mais atpe que eu desconecte o carregador e reconecte denovo e se eu jumpear ou ate mesmo fazer com o multimetro como vc fez no video é o mesmo resultado, a tensão baixa a 1,2 e só retirando a fonte, parece entrar em proteção, vou fazer novamente e medir na PU031 e passo as aferições

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fonte Conectada, sem jumpear pinos 5,6:

 

PU301 :

Pino 1 - 19v

Pino 2 - 19v

Pino 3- 19v

Pino 4- 25v

Pino 5- 3,3v

Pino 6 - 2,5v

Pino 7 - 0v

Pino 8 - 2,5v

Pino 9- 3,3v

Pino 10- 3,1v

Pino 11- 3,1v

Pino 12- 3,1v

Pino 13- 3,1v

Pino 14- 0v

Pino 15- 0v

Pino 16- 6v

Pino 17- 5,9v

Pino 18- 3,1v

Pino 19- 3,1v

Pino 20- 18,2v

 

Apos Jumpear:

 

PU301 :

Pino 1 - 1v

Pino 2 - 0v

Pino 3- 0v

Pino 4- 0v

Pino 5- 0v

Pino 6 - 2,5v

Pino 7 - 0v

Pino 8 - 0v

Pino 9- 0v

Pino 10- 0v

Pino 11- 2,1v

Pino 12- 1,1v

Pino 13- 1,1v

Pino 14- 0v

Pino 15- 0v

Pino 16- 6v

Pino 17- 5,9v

Pino 18- 1,1v

Pino 19- 1,1v

Pino 20- 18,2v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, luiz10576 disse:

Fonte Conectada, sem jumpear pinos 5,6:

 

PU301 :

Pino 1 - 19v

Pino 2 - 19v

Pino 3- 19v

Pino 4- 25v

Pino 5- 3,3v

Pino 6 - 2,5v

Pino 7 - 0v

Pino 8 - 2,5v

Pino 9- 3,3v

Pino 10- 3,1v

Pino 11- 3,1v

Pino 12- 3,1v

Pino 13- 3,1v

Pino 14- 0v

Pino 15- 0v

Pino 16- 6v

Pino 17- 5,9v

Pino 18- 3,1v

Pino 19- 3,1v

Pino 20- 18,2v

 

Apos Jumpear:

 

PU301 :

Pino 1 - 1v

Pino 2 - 0v

Pino 3- 0v

Pino 4- 0v

Pino 5- 0v

Pino 6 - 2,5v

Pino 7 - 0v

Pino 8 - 0v

Pino 9- 0v

Pino 10- 0v

Pino 11- 2,1v

Pino 12- 1,1v

Pino 13- 1,1v

Pino 14- 0v

Pino 15- 0v

Pino 16- 6v

Pino 17- 5,9v

Pino 18- 1,1v

Pino 19- 1,1v

Pino 20- 18,2v

esse teste foi sem a bateria amanhã posto o mesmo teste com a bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@luiz10576 Olhei os valores aqui, com carregador e sem bateria está como deveria, pronto pra carregar assim que identificar uma bateria, já com o jump ele até cortou a entrada, olhei no datasheet dele e tem uma informação sobre a tensão de entrada do ci comparada com a saída, suba a tensão na fonte para 19,5V e refaça o jump, se no pino 1/2/3 do BQ não tiver 19.5V nem precisa medir o resto.

Quando possível me mande uma foto do conector da bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, jone melo disse:

@luiz10576 Olhei os valores aqui, com carregador e sem bateria está como deveria, pronto ra carregar assim que identificar uma bateria, já com o jump ele até cortou a entrada, olhei no datasheet dele e tem uma informação sobre a tensão de entrada do ci comparada com a saída, suba a tensão na fonte para 19,5V e refaça o jump, se no pino 1/2/3 do BQ não tiver 19.5V nem precisa medir o resto.

Quando possível me mande uma foto do conector da bateria.

Fiz um video, com as aferições @jone melo, sem a bateria e com a bateria, e a assimetrica em 19,5v, e já inclui o conector da bateria nas medições, poxa já to ficando maluco, com esse pepino, to achando que esse CI também não ta bom, o unico que encontrei nas sucatas..., espero que o amigo veja algo ai nesse videopois eu to sem ideias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente o charger está entrando em proteção e cortando a entrada do carregador, única coisa que acho estranho é mesmo com 19.5V a tensão no pino 20 continuou 18.2V.

como vou testou outra bateria descararia isso, quanto ao charger tirado de sucata só descartaria ele se ele ficasse exatamente na mesma condição que esse ai.

Editado: por jone melo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, jone melo disse:

Realmente o charger está entrando em proteção e cortando a entrada do carregador, única coisa que acho estranho é mesmo com 19.5V a tensão no pino 20 continuou 18.2V.

como vou testou outra bateria descararia isso, quanto ao charger tirado de sucata só descartaria ele se ele ficasse exatamente na mesma condição que esse ai.

Vou passar a situação pra cliente, se ela quiser comprar a bateria, por conta e risco dela, de bia, ou ficar sem a bateria usando apenas no carregador.

Já o charger eu tirei de sucata, o próprio dela ainda está aqui comigo, nem acho que esteja ruim também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Rods disse:

O jumper que fez no PQ201 para simular a tampa da memória, não aterrou o gate tbm? Supondo um problema nele, de uma verificada.

Acabei de ver o GATE não está aterrado da uma com a ponteira positiva da infinito, com a ponteira pnegativa dá 7M ohm em relação ao GND.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, jone melo disse:

Então não vejo muito mais alternativas, odeio analisar um circuito e não encontrar falhas visíveis a ponto de conseguirmos apontar o culpado com 100% de certeza. Dificilmente eu troco algo por trocar, mas há casos que temos que fazer isso pra sair da dúvida.

Poxa @jone melo, eu agradeço de mais sua força de vontade e empenho e também o amogo @Rods, eu passei a situação pra cliente, se ela comprar a bateria e resolver, eu posto aqui, mas se ela não quizer arriscar, eu devolvo sem a bateria conectada e instruo a usar sempre na tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...