Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise HP X360 11 N026BR LA-B151P Rev 1.0 nao liga

Avalie este tópico:

Motta Álvaro

Posts em destaque

Essa maquina tem 3valw, 5valw, 1,8valw e 1.0valw. Tenho 3,3v no botao power e ele vai a zero ao ser pressionado. No pino 6 acdet do pu101 (ci de charger) tenho 2,68v injetando 19,5v na fonte de bancada e tenho acok no pino 5 de 3,3v. O consumo na fonte tá em 0,01A. O q acho estranho é q msm tendo as tensoes valways e acdet e acok estao bons, o led do dcjack nao acende indicando q a fonte ta plugada e ele tb nao carrega a bateria. Já trokei o super i/o por outro novo e já gravado e continuou na mesma. Ja regravei a bios tb.o q está estranho é nao acender o led branco do dcjack de fonte plugada e nem acender o led de carregamento laranja e nao carregar a bateria. Eu testei os lids tb e estao ok. Até removi e fiz jumper por desencargo. O bizarro é o seguinte, segue foto....

Qnd eu coloco o dedo ali varias vezes prox ao pd1, tem hr q ele acende o led do dc jack. Ai qnd ele acende a maquina liga, sobe video, carrega a bateria. Ao se eu desligar rapido a fonte e ligar novamente, o led acende de novo e a maquina liga normal. Mas se eu desligar um tempo, tipo dps de 1 minuto já apaga o led do dc jack e nao liga. Eu até achei q fosse defeito no pd1 e trokei de lugar pd1 com pd2, mas nada mudou. Qnd o led nao acende, tenho 0v em todos os 3 terminais do pd1. Qnd o led do dc jack acende e a maquina funciona, tenho 3v em um terminal e 0,7v no outro do pd1 (sem a bateria conectada). Alg ajuda possível?

Editado: por Motta Álvaro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Motta Álvaro alterou o título para HP X360 11 N026BR LA-B151P Rev 1.0 nao liga

@Roberto275803 @Ponto da Manutenção tenho acin chegando no super i/o. O detalhe é o seguinte; apesar de parecer estar tudo ok, com acin, acdet, as tensoes primarias...o q está estranho é nao acender o led branco do dcjack de fonte plugada e nem acender o led de carregamento laranja e nao carregar a bateria. Eu testei os lids tb e estao ok. Até removi e fiz jumper por desencargo. O bizarro é o seguinte, segue foto....

Qnd eu coloco o dedo ali varias vezes prox ao pd1, tem hr q ele acende o led do dc jack. Ai qnd ele acende a maquina liga, sobe video, carrega a bateria. Ao se eu desligar rapido a fonte e ligar novamente, o led acende de novo e a maquina liga normal. Mas se eu desligar um tempo, tipo dps de 1 minuto já apaga o led do dc jack e nao liga. Eu até achei q fosse defeito no pd1 e trokei de lugar pd1 com pd2, mas nada mudou. Qnd o led nao acende, tenho 0v em todos os 3 terminais do pd1. Qnd o led do dc jack acende e a maquina funciona, tenho 3v em um terminal e 0,7v no outro do pd1 (sem a bateria conectada)

20241013_191009.jpg

Link para o comentário

1 hora atrás, Motta Álvaro disse:

Qnd eu coloco o dedo ali varias vezes prox ao pd1, tem hr q ele acende o led do dc jack. Ai qnd ele acende a maquina liga, sobe video, carrega a bateria. Ao se eu desligar rapido a fonte e ligar novamente, o led acende de novo e a maquina liga normal. Mas se eu desligar um tempo, tipo dps de 1 minuto já apaga o led do dc jack e nao liga. Eu até achei q fosse defeito no pd1 e trokei de lugar pd1 com pd2, mas nada mudou. Qnd o led nao acende, tenho 0v em todos os 3 terminais do pd1. Qnd o led do dc jack acende e a maquina funciona, tenho 3v em um terminal e 0,7v no outro do pd1 (sem a bateria conectada)

Essa informação deve ficar no inicio do seu tópico, pois a primeira informação é que a placa não liga.

Na sua analise o PJP1 não foi citado?

Link para o comentário

@Ponto da Manutenção é q foram informacoes q vieram dps na continuidade da analise, eu nao tinha qnd abri o topico. De fato ele nao liga se eu nao fizer nada. Só liga se eu ficar colocando o dedo ali toda hr até q o led do dc jack acende, ai sei q vai ligar, nao sei o motivo. Editei lá, obrigado 

Link para o comentário

@infocel technology qnd a maquina nao liga, tenho 19v na entrada, 0v no adp_signal, 0v charge_led e 0v no  acin_led. Ai fico colocando o dedo lá até o led do dcjack acender. Qnd ele acende branco, fica 19v na entrada, 0v no adp_signal e 3v no acin_led e 0v no charge_led, e ai a maquina liga normal (aki sem a bateria plugada). Se eu conectar a bateria nesse caso, colocando o dedo até a placa acender o led do dccjack laranja, ai eu tenho 19v na entrada, 1,8v em charge_led, 0v em acin_led, e 0v em adap_signal, e a maquina liga normal tb. O adap_signal tá sempre zerado, em todos os casos.

Screenshot_20241013_225608_Drive.jpg

Link para o comentário

ta muito estranho isso o pd1 e um diodo de proteçao eu sinceramente nao tenho ideia pq quando sobe essa tensao dos 3v do led ele liga tem algo q nao esta aparecendo, mais vc pode fazer 2 testes um e remover esse pd1 e outra e tirar o cabo dcjack e medir ele fora da placa pra ver qual tensao tem no pino adp_id

Link para o comentário

@infocel technology eu acho q o adp_id nessa maquina é irrelevante, pq to usando na fonte de bancada q nao fornece essa tensao e ele ligava normal. Testei tb ago com fonte original e aparece 1v no adp_id e msm assim ocorre o msm. Removi pd1 e pd2 por desencargo. Eu acho q a questao é: pq tem hora q eu tenho acin_led e a maquina funciona e tem hora q nao tenho. Esse sinal vem do super i/o. Pq tem hrs q o super i/o ta gerando ele e tem hrs q nao? Tem alg outro sinal q pode estar oscilando pro super i/o gerar esse?

Link para o comentário

Eu tbm nao entendo oq esta acontecendo vc disse q tem tudo no super io pra maquina funcionar menos o acinled, eu nao vejo um sinal pra acender um led causar um problema desse. o super io antigo fazia a mesma coisa? esses hp sempre foram os com defeitos mais estranhos e inexplicaveis desda da epoca dos dv2000

Link para o comentário

pior q nada esta faltando, vc tem todos os sinais ja q vc tem 3v 5v 1.8v 1v, tem acin ja viu lid ta com tudo certo o resto so aparece depois do power, se nao for algo na bios ou na firmware do kb eu nao faço ideia do q seja. eu olharia o ec rsmrst e power btn out do io supondo q esse led acendendo seja mera coincidência pra placa ligar

• Joinha 1
Link para o comentário

28 minutos atrás, Motta Álvaro disse:

Trokei  pwm primario e ci de charger por desencargo e permanece o msm problema

o componente  que poderia ter sido substituído era o PJP1...

Sugiro verificar em condução reversa... pode ser uma trilha rompida..

O pino que vc deve verificar é o 66 do U44 

O PD3 foi verificado?

Link para o comentário

Entao eu tbm acho q prescisaria do sinal do adp id, mais pela mediçoes q ele passou ela liga normal sem esse sinal. por isso tinha pedido pra ele medir diretamente no cabo do dcjack sem plugar na placa, ja vi um amigo ak do forum q tava com um problema parecido e tava com defeito no conector e ficava sem esse sinal adp_id e a placa nao ligava mais sei la defeito estranho dmais esse.

O pd3 nao tem na placa eu vi pela foto q ele mandou por isso nen pedi pra conferir

Link para o comentário

5 hours ago, infocel technology said:

pior q nada esta faltando, vc tem todos os sinais ja q vc tem 3v 5v 1.8v 1v, tem acin ja viu lid ta com tudo certo o resto so aparece depois do power, se nao for algo na bios ou na firmware do kb eu nao faço ideia do q seja. eu olharia o ec rsmrst e power btn out do io supondo q esse led acendendo seja mera coincidência pra placa ligar

Ec rsmrst e pwrbtn tem 0v antes de ligar a placa e continuam com 0v apos apertar o botao de ligar qnd o dcjack ta com a luz de carregador conectado apagada. Já qnd eu faço o macete de colocar o dedo varias vezes sobre o pdi, u4 e terminais do pjp1 até o led acender, ele tem 0v antes de ligar e qnd liga e funciona a maquina vai pra 3v.

4 hours ago, vado said:

Confere esse sinais antes e depois destartar a placa

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Todos estes sinais tem 0v antes de ligar a placa e continuam com 0v apos apertar o botao de ligar qnd o dcjack ta com a luz de carregador conectado apagada e a maquina nao liga. Já qnd eu faço o macete de colocar o dedo varias vezes sobre o pd1, u4 e terminais do pjp1 até o led acender, ele tem 0v antes de ligar e qnd liga e funciona a maquina vai pra 3v.

Link para o comentário

4 hours ago, Ponto da Manutenção said:

o componente  que poderia ter sido substituído era o PJP1...

Sugiro verificar em condução reversa... pode ser uma trilha rompida..

O pino que vc deve verificar é o 66 do U44 

O PD3 foi verificado?

O pjp1 é onde conecta o dcjack, mas ja injetei tensao direto ali no pad e deu no mesmo. 

Como faz essa verificacao de condução reversa e em q local vc quer q eu faca?

O pd3 nao tem na placa.

Já o sinal adp_id q vai pro pino 66 só tem qnd eu coloco uma fonte original hp q surge 0,47 no terminal 66 do super io. No pad do pd2 dá 0,99v. Na fonte de bancada nao, mas isso nao mudou o defeito, seja na fonte de bancada ou com carregador original

Link para o comentário

Achei ak no forum a possivel explicaçao do led nao acender

Outra coisa estranha foi na gravação do KB9012, com o arquivo que o Cassio me passou quando comprei o KBC com ele, faz com que o LED do DCJK acenda, só que as tensões de 3 e 5V das fontes chaveadas só sobem depois de apertar power. Já com outros arquivos aqui do fórum, o LED do DCJK não acende mas faz com que o KB9012 envie o sinal para habilitar as fontes de 3 e 5V

entao amigo esses sinais  ec rsmrst e power btn out o correto e quando o led acende pois serve pra acordar  o pch

to achando q vc ta com um conflito no arquivo da bios com o do super io.

Link para o comentário

8 horas atrás, Motta Álvaro disse:

Ec rsmrst e pwrbtn tem 0v antes de ligar a placa e continuam com 0v apos apertar o botao de ligar qnd o dcjack ta com a luz de carregador conectado apagada. Já qnd eu faço o macete de colocar o dedo varias vezes sobre o pdi, u4 e terminais do pjp1 até o led acender, ele tem 0v antes de ligar e qnd liga e funciona a maquina vai pra 3v.

Todos estes sinais tem 0v antes de ligar a placa e continuam com 0v apos apertar o botao de ligar qnd o dcjack ta com a luz de carregador conectado apagada e a maquina nao liga. Já qnd eu faço o macete de colocar o dedo varias vezes sobre o pd1, u4 e terminais do pjp1 até o led acender, ele tem 0v antes de ligar e qnd liga e funciona a maquina vai pra 3v.

ON/OFF tá com 0v?

Link para o comentário

7 hours ago, infocel technology said:

Achei ak no forum a possivel explicaçao do led nao acender

Outra coisa estranha foi na gravação do KB9012, com o arquivo que o Cassio me passou quando comprei o KBC com ele, faz com que o LED do DCJK acenda, só que as tensões de 3 e 5V das fontes chaveadas só sobem depois de apertar power. Já com outros arquivos aqui do fórum, o LED do DCJK não acende mas faz com que o KB9012 envie o sinal para habilitar as fontes de 3 e 5V

entao amigo esses sinais  ec rsmrst e power btn out o correto e quando o led acende pois serve pra acordar  o pch

to achando q vc ta com um conflito no arquivo da bios com o do super io.

Mas parece q ai no relato a maquina funcionava dos dois jeitos nao?...só q num acendia o led e no outro não, ou entendi errado? E foi no cassio10 msm q comprei. Eu nao tenho gravador de i/o, senão eu gravava de novo. Mas estranho q é o msm q ocorre com o super i/o q tava, só se o q tava tava ruim tb.

Mas parece a unica explicação 😕

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...