Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Acer E1-531 - Q5WV1LA-7912P - Incompatibilidade de chipset e processador i5, devido o arquivo MeCleaner. (desliga após 30min)

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Boa tarde a todos, Meu problema está na uma substituição de processador antigo por um i5, em um Acer E1-531.
Acontece uma incompatibilidade de chipset e processador i5, devido o arquivo MeClean da BIOS do Note receptor do novo i5, o que faz com o note desligue em 30 minutos sempre.
Entre as soluções está a troca do chipset hm70 por um hm77, ou a regravação da Bios com a substituição do arquivo Meclean e por fim a substituição da bios por uma que fosse compatível.
Estou certo?
Alguém já passou por isso e pode me ajudar, por favor.

Desde já, agradeço.

Editado: por JJSuzano
  • Joinha 1
Postado
12 horas atrás, JJSuzano disse:

Boa tarde a todos, Meu problema está na uma substituição de processador antigo por um i5, em um Acer E1-531.
Acontece uma incompatibilidade de chipset e processador i5, devido o arquivo MeClean da BIOS do Note receptor do novo i5, o que faz com o note desligue em 30 minutos sempre.
Entre as soluções está a troca do chipset hm70 por um hm77, ou a regravação da Bios com a substituição do arquivo Meclean e por fim a substituição da bios por uma que fosse compatível.
Estou certo?
Alguém já passou por isso e pode me ajudar, por favor.

Desde já, agradeço.

Sim poderá executar o Clear ME mas só funciona em plataforma Intel e sim vai resolver seu problema, Mas antes leia o texto abaixo ok!

Intel ME

Intel ME é um coprocessador integrado em todas as placas Intel pós-2006, que é o hardware básico para muitos recursos da Intel, como Intel AMT, Intel Boot Guard, Intel PAVP e muitos outros. Para fornecer esses recursos, é necessário acesso total a o sistema, incluindo memória (através de DMA) e acesso à rede (transparente para o usuário).

Ao contrário de muitos outros componentes de firmware, o firmware Intel ME não pode ser nenhum dos dois desativado nem reimplementado, pois está totalmente integrado no processo de inicialização e está assinado.

Isso representa um problema tanto para as implementações de firmware livres, como o coreboot, que são forçadas a confiar em um arquivo proprietário e obscuro e sempre ativo, e para os usuários conscientes da privacidade, que estão razoavelmente preocupados sobre esse firmware, rodando no anel de privilégio mais baixo em x86.

O que pode ser feito

Antes do Nehalem (ME versão 6, 2008/2009), o firmware do ME podia ser removido completamente a partir do chip flash, definindo alguns bits dentro do flash descritor, desativando-o efetivamente.

A partir do Nehalem, o firmware Intel ME não pode mais ser removido: sem um firmware válido o PC desliga com força após 30 minutos, provavelmente como um tentar aplicar as políticas do Intel Anti-Theft.

No entanto, embora o Intel ME não possa ser desligado completamente, ainda é possível modificar seu firmware até um ponto em que o Intel ME esteja ativo apenas durante a inicialização processo, desativando-o efetivamente durante a operação normal, que é o que me_cleaner tenta realizar.

Suporte à plataforma

me_cleaner atualmente funciona na maioria das plataformas Intel; enquanto isso não significa que funciona em todas as placas (devido às diferentes implementações de firmware), provou ser bastante confiável em um grande número deles.

Uso

me_cleaner deve tratar de todas as etapas necessárias para a modificação de um Firmware Intel ME com o comando:

$ python me_cleaner.py -S -O modified_image.bin original_dump.bin

No entanto, obter o firmware original e atualizar o modificado é geralmente não é trivial, pois a região do firmware Intel ME geralmente não pode ser gravada a partir de o sistema operacional (e não é uma opção segura de qualquer maneira), exigindo o uso de um Programador SPI.

Resultados

Para a geração 1 (antes do Nehalem, versão ME <= 5) esta ferramenta remove todo o ME e o desativa completamente.

Para a geração 2 (Nehalem-Broadwell, versão ME entre 6 e 10) esta ferramenta remove quase tudo, deixando apenas os dois módulos fundamentais necessários para a inicialização correta e . O tamanho do firmware foi reduzido de 1,5 MB (firmware não AMT) ou 5 MB (firmware AMT) a ~90 kB.ROMPBUP

Para a geração 3 (do Skylake em diante, versão ME >= 11), o subsistema ME e a estrutura do firmware mudou, exigindo mudanças substanciais em me_cleaner. Os módulos fundamentais necessários para a inicialização correta agora são quatro (, e ) e o tamanho mínimo do firmware é ~ 300 kB (dos 2 MB do firmware não-AMT e dos 7 MB do AMT).rbekernelsyslibbup

Em algumas placas, o firmware OEM falha ao inicializar sem um firmware Intel ME válido; nos outros casos, o sistema deve funcionar com pequenos inconvenientes (como tempos de inicialização ou mensagens de aviso) ou sem problemas.

Obviamente, os recursos fornecidos pelo Intel ME não funcionarão mais depois as modificações.

• Joinha 1
  • JJSuzano alterou o título para Acer E1-531 - Q5WV1LA-7912P - Incompatibilidade de chipset e processador i5, devido o arquivo MeCleaner. (desliga após 30min)
Postado
Em 26/02/2025 às 06:38, elias.girardi disse:

@JJSuzano Bom dia.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Já tentou atualizar a bios pelo windows nesse período de 30 minutos?

Entra no site do fabricante, baixa a última versão e manda atualizar.

Veja se resolve.

Não esqueça de alterar o título conforme sugerido acima.

Boa noite, alterei a BIOS para a mais atual, mas continua o problema..
Existe uma BIOS que foi dispnibilizada aqui e o nome é: "Bios Acer E1-531 Modificada para funcionar com i5, i7", mas eu não consigo fazer o download, por mais joinhas que eu dê não consigo comprar uma assinatura, não aparecem meus créditos.

• Joinha 1
Postado
9 horas atrás, JJSuzano disse:

Boa noite, alterei a BIOS para a mais atual, mas continua o problema..
Existe uma BIOS que foi dispnibilizada aqui e o nome é: "Bios Acer E1-531 Modificada para funcionar com i5, i7", mas eu não consigo fazer o download, por mais joinhas que eu dê não consigo comprar uma assinatura, não aparecem meus créditos.

você esta dizendo desta aqui abaixo é isto??

• Joinha 1
Postado

@JJSuzano Bom dia, lhe ajudei com um joinha. Agora tens 10 créditos em sua conta.

Acesse a área de assinaturas do fórum e assine o pacote de download 1 que custa 10 créditos. 

Após concluída a assinatura o download será liberado para você.

Volte e comente se a atualização deu certo!

Boa sorte!

• Joinha 1
Postado

boa tarde, para a REV 2.0 da placa pode baixar desse post: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

a adição do resistor como sugerido no post é obrigatorio, pois so a bios nao resolve.
pra REV 1.0 pode baixar a bios:  essa modificada e testada por mim, o resistor tambem é obrigatorio, pode fazer jumper no lugar de por o resistor, pois funcionou perfeitamente, sobre ter que utilizar um dissipador adicional no chipset nao é nescessario, pois deixei por dias ligado e nao houve nenhum problema, e até hoje nao voltou pra reparo.

boa sorte.

se ajudei deixe um joinha.

• Joinha 2
Postado
Em 28/02/2025 às 05:46, Maru disse:

você esta dizendo desta aqui abaixo é isto??

Sim, essa mesmo.

Em 28/02/2025 às 08:09, elias.girardi disse:

@JJSuzano Bom dia, lhe ajudei com um joinha. Agora tens 10 créditos em sua conta.

Acesse a área de assinaturas do fórum e assine o pacote de download 1 que custa 10 créditos. 

Após concluída a assinatura o download será liberado para você.

Volte e comente se a atualização deu certo!

Boa sorte!

Obrigado, vou fazer o teste e volto para dar o feedback, obrigado mesmo.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...