Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Ajuda ! Fonte Cougar VTC 600W queimada na parte de baixo

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Ola pessoal boa tarde , comprei 2 fontes atx dessa cougar vtc 600W na feira do rolo por 50 mangos ,me pareceu ser uma fonte muito boa e resolvi arriscar,ambas mesma marca e modelo porem com o mesmo defeito, ambas estão queimadas no mesmo ponto o que me leva a crer que seja um defeito crônico ou azar da pessoa que comprou e teve o problema e tal ... a minha duvida seria saber qual componente seria se um diodo de proteção (Schottky ou TVS) ou um capacitor de filtro de ripple , ja que o mesmo se encontra na saida do retificador de tensão na parte negativa onde um dos terminais vai para o mosfete a esquerda ... se alguem puder me ajudar eu ficartia muito grato , tentei ajuda com o chat gpt tbm , me assusta o quanto essa ferramenta é poderosa , ela que me deu a ideia de ser algum dos componentes citados ..

Análise do circuito

A ponte retificadora está bem visível, com as conexões que você mencionou:

Pinos centrais → Entrada AC

Pino esquerdo → Saída negativa (GND)

Pino direito → Saída positiva

O componente queimado na parte inferior está diretamente ligado à entrada do MOSFET, o que sugere que ele poderia ser:

Um diodo de proteção (Schottky ou TVS) – Para evitar picos de tensão no MOSFET.

Um capacitor de filtro – Para ajudar a suavizar o ripple da tensão retificada.

Pela posição e função, parece mais provável que seja um diodo Schottky de proteção, pois esses são frequentemente usados na entrada dos MOSFETs para evitar surtos de tensão que possam danificar o transistor.

Próximos passos para o reparo:

🔧 Remova o componente queimado e veja se há marcações na placa indicando o tipo dele (por exemplo, "D" para diodo ou "C" para capacitor).
🔧 Teste o MOSFET ao qual ele está ligado, pois se o diodo queimou, pode ter ocorrido um curto no transistor.
🔧 Cheque o fusível, que pode ter queimado para evitar mais danos ao circuito.

Se quiser, pode tentar ler alguma marcação próxima ao componente ou enviar uma foto mais detalhada da área, e eu te ajudo a encontrar um substituto adequado!

2b4610cd-1c82-4bc5-ad3b-d9dddcfa46be.jpg

318c6d50-a21e-434a-9c26-be84deb42831.jpg

• Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Precisa colocar mais detalhes, tipo se os componentes queimados com invólucro TO-220 são Mosfets ligados em paralelo, poste os part numbers desses componentes se possível.

Se forem Mosfets, os componentes SMD que estão ligados formam o circuito de gate, ou seja, são os resistores de gate dos respectivos Mosfets.

Os componentes adjacentes podem ser componentes que fazem o circuito de Snubber dos Mosfets geralmente formados por resistor e capacitor cerâmico (SMD ou Through Hole) em série, ou também resistores de SHUNT de corrente.

Quanto as funções dos componentes que você descreveu, se for diodo transorb geralmente estão ligados em série com outro diodo como também com resistor e capacitor em paralelo (Snubber) e todo esse circuito deve estar em paralelo com o primário do trafo de ferrite. 

De qualquer maneira, você precisa fornecer mais detalhes de como os componentes queimados estão ligados. Como dica, faça um pequeno esquema de qual componente está ligado em qual ao redor e poste para que o pessoal tenha mais condições de te auxiliar.

Para ajudar, dê uma olhada neste site. Tem vários esquemas de fonte ATX.  Pode ser que alguma seja semelhante a sua:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Editado: por Tulcídio
Retificação
  • Joinha 1
Link para o comentário

Buenas,

esses componentes são (ou melhor, eram..) resistores. Eles tem a função de shunt, monitoração de corrente: Baseado na queda de tensão sobre eles, o integrado controlador do PFC sabe qual corrente está circulando ali.

Um diagrama dum PFC genérico:

image.png.7d5e43ad0cab55b01800f3d1f3596d30.png

No caso, os resistores fazem a função daquele resistor marcado como Rw2, de 0,06 ohms. 

O que dá pra fazer aí pra começar é fazer dois furos na placa e colocar pelo outro lado um resistor comum de 0r1/3W. Veja também que tem uma trilha fina que sai do negativo da ponte retificadora: ela é ligada ao pino sensor de corrente do integrado do PFC, geralmente através de um resistor.

Qual é o integrado do PFC dessa fonte?

• Joinha 2
Link para o comentário

Em 27/02/2025 às 11:41, Tulcídio disse:

Precisa colocar mais detalhes, tipo se os componentes queimados com invólucro TO-220 são Mosfets ligados em paralelo, poste os part numbers desses componentes se possível.

Se forem Mosfets, os componentes SMD que estão ligados formam o circuito de gate, ou seja, são os resistores de gate dos respectivos Mosfets.

Os componentes adjacentes podem ser componentes que fazem o circuito de Snubber dos Mosfets geralmente formados por resistor e capacitor cerâmico (SMD ou Through Hole) em série, ou também resistores de SHUNT de corrente.

Quanto as funções dos componentes que você descreveu, se for diodo transorb geralmente estão ligados em série com outro diodo como também com resistor e capacitor em paralelo (Snubber) e todo esse circuito deve estar em paralelo com o primário do trafo de ferrite. 

De qualquer maneira, você precisa fornecer mais detalhes de como os componentes queimados estão ligados. Como dica, faça um pequeno esquema de qual componente está ligado em qual ao redor e poste para que o pessoal tenha mais condições de te auxiliar.

Para ajudar, dê uma olhada neste site. Tem vários esquemas de fonte ATX.  Pode ser que alguma seja semelhante a sua:

Expandir  

fala meu jovemmmm perdão da demora estava viajando a trabalho , cara eu não sei dizer se são mosfets ou capacitores , estão torrados e não a identificação na placa como Q2 ou C5 por exemplo ... ainda sigo na luta pra tentar identificar esses camaradas , mas obrigado pelo retorno 

ajuda se eu disse que eles são conectados na saida da ponte retificadora no sinal negativo e vai pra o primeiro terminal (olhando de frente ) para o mosfet que esta no dissipador de calor .. mas qualquer coisa desenho sim 

Link para o comentário

Em 27/02/2025 às 12:03, zazulak disse:

Buenas,

esses componentes são (ou melhor, eram..) resistores. Eles tem a função de shunt, monitoração de corrente: Baseado na queda de tensão sobre eles, o integrado controlador do PFC sabe qual corrente está circulando ali.

No caso, os resistores fazem a função daquele resistor marcado como Rw2, de 0,06 ohms. 

O que dá pra fazer aí pra começar é fazer dois furos na placa e colocar pelo outro lado um resistor comum de 0r1/3W. Veja também que tem uma trilha fina que sai do negativo da ponte retificadora: ela é ligada ao pino sensor de corrente do integrado do PFC, geralmente através de um resistor.

Expandir  

NOOOOOSSAAAA cara muito obrigado me deu uma esperança em tentar salvar essa fonte , mil perdões pela demora , estava viajando a trabalho ...  meu conhecimento é bem basico mas estou tentando achar a solução e tentar voltar essa fonte ai a vida ... eles saem do sinal negativo da ponte retificadora e vai pro primeiro terminal da direita pra esquerda quando olhado de frente ... 

outra coisa , vc acha que pra eles terem torrado , aconteceu alguma coisa mais seria na fonte ? tenho um conhecimento basico na eletronica vi que o fusivel tbm abriu  provavelmente pra proteger os demais componentes e circuito

Link para o comentário

Em 27/02/2025 às 11:41, Tulcídio disse:

Expandir  

mestre eu fucei la e o mosfet é esse da imagem abaixo NCE65T180F (encapsulamento TO-220F) provavelmente todo o sinal negativo que sai da ponte retificadora passa por ele , pelo datasheet me parece passar pelo Source o pino 1 da direita pra esquerda , como da foto , espero ter detalhado bem 

481686325_457458054115139_3384682388187149340_n.jpg

NCE65T180F.png

Link para o comentário

Em 27/02/2025 às 12:03, zazulak disse:

Buenas,

Expandir  

eu fui verificar na fonte , acho que o integrado que vc se refere é o mosfet de entrada ? se for é o NCE65T180F

tirei detalhes do datasheet dele ,parece todo o sinal negativo passar pelo Source , deixarei abaixo algumas fotos melhores , espero que ajude 

Captura de tela 2025-03-06 153106.png

481686325_457458054115139_3384682388187149340_n.jpg

a6653374-46f1-45c2-a029-b5883f55a7a9.jpg

Link para o comentário

Certo, sim o colega @zazulak acertou na mosca, trata-se do PFC ativo da fonte, os componentes torrados são resistores de muito baixo valor ohmnico, são dois em paralelo.

Mas também tem a questão dos Mosfets, digo os componentes de acionamento como os resistores e diodos da malho do Gate desses Mosfets, assim como o C.I. SMD com invólucro SOIC-10 (10 Pinos) que controla o PFC, veja o part number dele.

Com isso é possível estimar os valores dos resistores de SHUNT e demais componentes danificados...  

Link para o comentário

Complementando.....

Precisa verificar também o resto da fonte, verificar os transistores do Chopper, e demais componentes pertinentes, pois se o PFC queimou foi por causa da queima de etapas adiante, como a fonte propriamente dita. 

Você tem que verificar tudo, os retificadores de saída, capacitores de saída, diodo, etc....É provável que tenha mais coisa queimada a frete do PFC.

Controlador PFC.jpg

• Joinha 1
Link para o comentário

Em 06/03/2025 às 18:45, Tulcídio disse:

Certo, sim o colega @zazulak acertou na mosca, trata-se do PFC ativo da fonte, os componentes torrados são resistores de muito baixo valor ohmnico, são dois em paralelo.

Mas também tem a questão dos Mosfets, digo os componentes de acionamento como os resistores e diodos da malho do Gate desses Mosfets, assim como o C.I. SMD com invólucro SOIC-10 (10 Pinos) que controla o PFC, veja o part number dele.

Com isso é possível estimar os valores dos resistores de SHUNT e demais componentes danificados...  

Expandir  

Muito obrigado por toda ajuda de coração ... eu tentei ao maximo colocar em detalhes os componentes , um SOIC 10 pin que encontrei tbm esta na parte de baixo da fonte , perto do torrão , ele é bem pequeno mas consegui usar uma tecnica de colocar um pouco de pasta termica assim destaca o numero dele , vou te encaminhar junto com novas fotos 

482062170_526526416718691_4081097885912033812_n.jpg

482931265_1708082733451679_2374878448507628795_n.jpg

Link para o comentário

Em 06/03/2025 às 18:53, Tulcídio disse:

Complementando.....

Precisa verificar também o resto da fonte, verificar os transistores do Chopper, e demais componentes pertinentes, pois se o PFC queimou foi por causa da queima de etapas adiante, como a fonte propriamente dita. 

Você tem que verificar tudo, os retificadores de saída, capacitores de saída, diodo, etc....É provável que tenha mais coisa queimada a frete do PFC.

Controlador PFC.jpg

Expandir  

Eu imaginei que não seria tão facil assim , mas eu vou trocar aos poucos os componentes e tirando da placa e testando eles fora do circuito , por sorte tenho 2 fontes da mesma , igualzinha , porem com o mesmo problema , queimadas no mesmo lugar ... primeiro vou tentar identificar o componente e tentar achar um substituto , colocar um fusivel e ligar (sem carga pra ver se ao menos liga) assim medir os demais componentes e ver se tem tensão em alguns setores etc 

Link para o comentário

Certo, isso mesmo. 

Para ajudar em sua empreitada, utilize uma lâmpada INCANDESCENTE ligada em série para ligar a fonte, dessa forma se tiver mais algum problema na fonte não vai estourar, simplesmente a lâmpada vai ascender. Utilize uma com 70W na voltagem que você escolher, depende se sua fonte tem chave de mudança de voltagem de entrada 110/220V. Se for voltagem automática, escolha lâmpada incandescente de 70W por 127V.

Link para o comentário

Em 06/03/2025 às 20:53, Tulcídio disse:

Certo, isso mesmo. 

Para ajudar em sua empreitada, utilize uma lâmpada INCANDESCENTE ligada em série para ligar a fonte, dessa forma se tiver mais algum problema na fonte não vai estourar, simplesmente a lâmpada vai ascender. Utilize uma com 70W na voltagem que você escolher, depende se sua fonte tem chave de mudança de voltagem de entrada 110/220V. Se for voltagem automática, escolha lâmpada incandescente de 70W por 127V.

Expandir  

pow verdade , e olha que eu tenho tenho aqui uma lampada de teste , obrigado por toda ajuda , aproveitando , saberia e dizer em base de tudo que postei , os componentes estourados se realmente são capacitores e se possivel um valor aproximado ?

Link para o comentário

Em 06/03/2025 às 23:13, Emanoel_2.0 disse:

Entrando aqui só para falar com o @GambiaHero - Arlesson Silva que se não for gravar para o yt, não o ajudem 😂 TMJ

Expandir  

hahahahaha eai meu consagrado , cara faz tempo que não posto um video la , mas esse seria top demais alem de ajudar outras pessoas  ... tmj meu mano ❤️

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...