Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Dell inspiron 3511 - GDM50 LA-L241P r1.0 A00 - Queimou CI SMD PU301 após cliente tentar reparo das dobradiças da tela por conta própria.

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Olá pessoal, vi que há vários tópicos semelhantes ao problema que eu peguei para resolver que aconteceu com um Dell inspiron 3511 mas me recomendaram criar um novo tópico falando sobre o meu problema. Já adianto que não sou técnico em eletrônica, sou técnico em informática e tenho alguma noção básica sobre eletrônica e equipamentos como Fonte de Bancada, Microscópio Digital e estação de retrabalho e solda. Tenho esses equipamentos pois costumo pegar algumas coisas simples de resolver como trocar capacitores de placas fonte de monitores e TV's de LCD / Plasma. Não é um serviço que pego a todo momento para fazer mas hoje em dia qualquer um com um pouco de esforço e dedicação consegue pesquisar e encontrar soluções na internet com ajuda de terceiros. Bom acho que já me apresentei agora vamos aos fatos de como o cliente danificou seu notebook.

Como o problema foi criado pelo cliente?
R: O Cliente me relatou que após colar a dobradiça da tela com Super Bonder o notebook não funcionou mais. Perguntei se ele desplugou o cabo da bateria da placa mãe antes de fazer qualquer procedimento após remover a tampa do fundo e ele relatou que removeu diretamente o LVDS "cabinho do LCD nas palavras dele" sem ter desconectado a bateria e fez o "reparo com super bonder" no local da carcaça da tampa onde a dobradiça é parafusada. E disse que após remontar o notebook ele ligou mas já não apresentava imagem na tela e após um curto período de tempo ele desligou e não ligou mais, parou de reconhecer o carregador (Sem Led de indicação de carga) e trouxe o equipamento direto pra eu dar uma olhada para ele.

Após uma inspeção visual encontrei o CI SMD PU301 com um pequeno furo no meio. Fiz o teste no fusível de proteção F1 do LVDS e ele não está danificado, fiz a substituição do PU301 (Sy8386brhc) Não ficou muito bonito pois a malha dessoldadora era um pouco grossa para esse pequeno reparo e deu uma lixada no verniz da placa mas os pads ficaram limpinhos, mas confesso que estou com receio de ligar o cabo da fonte na placa mãe para medir as tensões sem saber se pode ter algo a mais em curto, por onde eu devo começar as fazer medições para ter certeza de que não há nada mais danificado antes de energizar a placa?

Link do Boardview da placa: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

f20b045e-0ff6-4c32-a4f4-803b8d8ba163.jpeg

3044c1e3-a220-4a9e-b7f2-da7d8c30ea7e.jpeg

0bac7c9c-dea7-4f6f-80c5-8b3b7873715d.jpeg

Editado: por Rodrigo Vargas
  • Joinha 1
Postado (editado)
6 horas atrás, Marconi Santos disse:

já tentou configurar a OCP da sua fonte e ligar por ela? se tiver curto na linha vai acionar a proteção.

Ainda não tentei, ela chegou essa semana e ainda não comprei aquele cabo igual de fontes universais que vc só troca a ponteira.
Identifiquei um possível curto entre os Pinos 5 e 6 do PU301 acredito que esses terminais não deveria ter comunicação entre si corrijam-me se eu estiver enganado.

Captura de tela 2025-04-30 232049.png

Postado (editado)
14 horas atrás, Rodrigo Vargas disse:

Ainda não tentei, ela chegou essa semana e ainda não comprei aquele cabo igual de fontes universais que vc só troca a ponteira.
Identifiquei um possível curto entre os Pinos 5 e 6 do PU301 acredito que esses terminais não deveria ter comunicação entre si corrijam-me se eu estiver enganado.

Captura de tela 2025-04-30 232049.png

Boa tarde amigo.
Conferi aqui o boardview da placa e o datasheet do CI e realmente não pode ter comunicação, o pino 5 tem que ter 3v, já o pino 6 é o terra. Se tiver resistência baixa entre esses dois pinos quer dizer que tem curto em algum lugar aí, dá uma olhada nesse capacitor entre os pinos 5 e 6 e em outros componentes próximos.

image.thumb.png.8d5249b88419100c5ce8f0b48cf3255d.png

Editado: por Alguém L
Postado
15 horas atrás, Rodrigo Vargas disse:

á adianto que não sou técnico em eletrônica, sou técnico em informática

Depois de um tempo os dois mergem kk, e fazer reparos em placa dá bem mais lucro do que só trocar placas, fora que se o aparelho voltar, seu prejuízo é só o tempo gasto e as pecinhas que você comprou ou tirou de sucata. Hoje em dia tem muito conteúdo bom no Youtube sobre reparos, então recomendo se aprofundar no assunto, não precisa aprender eletrônica geral, pode focar em reparo de notebooks e já vai estar a frente dos seus concorrentes.

Postado
2 minutos atrás, fabiano.julio disse:

@Rodrigo Vargas se voce ligar da forma que esta na foto voce vai matar sua placa!

o ci esta cheio de Bridge ( os terminais estão unidos), tente primeiro remover essas bridge para evitar causar mais problemas

Boa sorte!

Solda de principiante, mas esses terminais que estão com "Bridge" vão todos no mesmo ponto em seus respectivos pads qual eles todos fazem bridge internamente também não fazem?

Captura de tela 2025-05-02 125520.png

• Joinha 1
Postado (editado)

@Rodrigo Vargas agora que abri o esquema e vi que alguns pinos são interligados mesmo!

pode ligar essa placa, voce ja viu se nao tem curto na linha de 3v pinos 15 e 16, nas linhas de 3v_vlp pino 13?

Se nao tiver nada de curto pode ligar com a fonte original sem problema algum!

image.thumb.png.2d3fbac5908532a80e73a0bcc1cdd143.png

Editado: por fabiano.julio
Postado (editado)
1 hora atrás, fabiano.julio disse:

@Rodrigo Vargas agora que abri o esquema e vi que alguns pinos são interligados mesmo!

pode ligar essa placa, voce ja viu se nao tem curto na linha de 3v pinos 15 e 16, nas linhas de 3v_vlp pino 13?

Se nao tiver nada de curto pode ligar com a fonte original sem problema algum!

image.thumb.png.2d3fbac5908532a80e73a0bcc1cdd143.png

É meu amigo realmente tem algo a mais em curto da placa, ao energizar a placa com a fonte original ela voltou a dar sinal de vida piscando o LED de carga rápidamente indicando que algo esta com problema no circuito de carga, olhei todos os componentes procurando se algum estava super aquecendo com o carregador plugado e nenhum estava aquecendo. Mas quando pluguei o cabo da bateria a placa o mesmo CI PU301 voltou a super aquecer mas não carbonizou pois pluguei a bateria já com o dedo em cima do componente, esquentou eu já desconectei a bateria no mesmo instante. Tudo isso com o CABO LVDS desconectado da placa justamente por não saber se a tela havia sido danificada no curto causado pelo cliente.

Passei pra ele que mesmo substituindo o componente o notebook ainda seguia com algum curto e que tendo lido os relatos de outros técnicos de notebooks aqui do EletronicaBR que pegaram o mesmo modelo de equipamento quase todos se não todos tiveram danos no Processador / PCH e que o reparo ficava inviável nessa situação devido aos custo de uma placa mãe nova.
Talvez com mais tempo e uma análise mais a fundo com a ajuda de vocês eu teria encontrado onde estava o curto, desde já agradeço a atenção de todos que tentaram me ajudar. Boa semana a todos.

Postado

Só pra acrescentar informação,semana passada peguei essa mesma placa com o I/O queimado,estava com marca de queima,não prossegui com o conserto foi devolvido ao cliente,mas me chamou a atenção isso,o I/O em curto ou queimado pode gerar o defeito na linha de 3 volts !!!!!

• Joinha 1

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...