Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Acer Aspire 5920 mb: daozd1mb6g0 rev:g liga e logo desliga

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

boa noite amigos!

estou com este acer que segundo o cliente, ele deu um "soco" no micro e depois disso nao ligou mais...

o note nao tem nada aparentemente quebrado, nem danificado. Nao encontrei curto nas bobinas.. nao tem componente esquentando.. O processador chega a receber 0.900 e quando a maquina desliga corta essa energia..Ele liga fica uns 4 segundos e ja desliga sem dar video.. ai entra em loop ficando ligando e desligando...

Percebi que na bios chega so voltagens de 2.2v.. e nao encontrei fontes de 3 e 5.. (nao conferi ainda no esquema mas as fontes que eu acho que eh para ser de 3 e 5 estao com 2.2v nas duas..).. o hd nessa maquina fica batendo.. porque acredito que nao esta chegando energia o suficiente.. vou conferir o esquema para confirmar as voltagens das fontes de 3 e 5 e posto o resultado..

porem esse tipo de problema, que nao passa energia certa, nao sei nem por onde comecar a procurar. Acredito ser algum regulador de voltagem sei la.. alguem poderia dar um help neste caso?

obrigado desde ja!

Abraço a todos!

• Respostas 53
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Principais posts deste tópico

Imagens Postadas

Postado

Sobre as tensões iniciais antes do start somente ao plugar o carregador se encontra nas PL7 +5VPCU e PL6 +3VPCU.

Isso se eu estiver analisando o esquema correto.

Sobre o HD teste ele em outro equipamento e verifica como ele se comporta.

Sobre a bios de acordo com o esquema que estou analisando seria a U11 SPI FLASH afere todos os pinos dela  1 2 3 4 5 6 7 8 e afere também os pinos da memória ACER ID U9 1 2 3 4 5 6 7 8

Post resultado.

Postado

Opa.. então, ja testei com 2 fax modem, deixei sem também e apresentou o mesmo problema. Testei com outras placas de rede sem fio, testei com 4 processadores diferente e nada.. troquei memoria também.. ja troquei pilha..

verifiquei com calma hoje e as pl7 e pl6. estão certas com 5 e 3v...

as medidas dos pinos da bios..

pino 1 = 3v

pino 2 = 1.2

pino 3 = 3.3

pino 4 = 0

pino 5 = 0

pino 6 = 0

pino 7 = 0

pino 8 = 3.3

acer id  U9

pino 1 = 0

pino 2 = 0

pino 3 = 0

pino 4 = 0

pino 5 = 2.5

pino 6 = 2.5

pino 7 = 0

pino 8 = 3.3

pl16 = 1.8v

pl3 = 1v..

as duas bobinas do lado do processador chegam os 0.900...

aparentemente nada em curto e nada visual..

essa ta dificil hehe

mas obrigado pela ajuda desde ja!

Postado

Sobre as PL16 e PL3 tensões estão corretas.

Sobre o U9 as tensões estão corretas.

Sobre a aferição do U11 Pino 7 e obrigado a ter +3VPCU,verifica se tem  continuidade com pino 8 do U11.

Caso isso for uma aferição errada no U11 pino 7.

Regrava a bios.

Post resultado.

Postado

Amigo, regravei a bios com um arquivo aqui do fórum e a tensão voltou a aparecer no pino 7 da bios.. ele ficou ligado normalmente, todas as tensões estabilizadas, aparentemente tudo certinho porem, não deu video.. gravei a bios do próprio site da acer e ficou na mesma.. Esse note da video no monitor externo? porque não tenho certeza se a tela dele esta boa, e não tenho outra para testar aqui, mas no video externo ele não deu...

esse modelo eh o aspire 5920-6368

se alguém tiver uma outra bios..

Ate fiz o teste agora a pouco, regarei a bios original dele, e ele apresenta novamente o problema de ligar/desligar..

agora nao tenho certeza se a outra bios que peguei aqui eh a certa..

obrigado pela ajuda até aqui!

Postado

Boa Noite!

regravei a bios e coloquei um hd com sistema operacional, deixei ligado um tempo e nada.. quando coloquei a bateria dele pra fazer testes com a bateria percebi o seguinte..a PL11 fica com os 12v acredito da bateria.. só que quando coloco o carregador, ela não recebe a voltagem dos 19v do carregador e fica nos 12 da bateria ( não sei se esta certo) e quando deixo junto o carregador ela começa a esquentar e chega num ponto que não da de deixar o dedo em cima hehe.. não sei também se isso poderia matar o start da placa.. Com essa bios nova, a placa fica ligado tudo esquenta normal(tirando a pl.) as tensões todas estabilizadas e ok..

Postado
  Em 26/01/2015 às 21:50, ispectro disse:

Boa Noite!

regravei a bios e coloquei um hd com sistema operacional, deixei ligado um tempo e nada.. quando coloquei a bateria dele pra fazer testes com a bateria percebi o seguinte..a PL11 fica com os 12v acredito da bateria.. só que quando coloco o carregador, ela não recebe a voltagem dos 19v do carregador e fica nos 12 da bateria ( não sei se esta certo) e quando deixo junto o carregador ela começa a esquentar e chega num ponto que não da de deixar o dedo em cima hehe.. não sei também se isso poderia matar o start da placa.. Com essa bios nova, a placa fica ligado tudo esquenta normal(tirando a pl.) as tensões todas estabilizadas e ok..

O que está dizendo é que há um curto, possivelmente no mosfet comutador. Se a bobina esquenta apenas quando coloca a fonte, então o problema não está na bobina, mas componente ligado a ela. Tem esquema da placa?

Postado

Ola Gilson! sempre me ajudando hehe!

então, nosso amigo postou no segundo topico ali o esquema... também ja desconfiei do fet comutador... é que to meio corrido e não consegui ainda verificar, mas vou ver se acho algum para efetuar a troca e posto o resultado!

Obrigado pelo help até aqui!

grande abraço

Postado

Próximo do conector da bateria você terá alguns mosfets, e entre esses mosfets você terá um que terá a tensão de 19V no source e 19v nos drenos. Sem a bateria esse mosfet apresenta as tensões que lhe indiquei, já com a bateria conectada essa tensão cai para 12V + ou – nos drenos. Faça o teste do seguinte modo: aterre ponta preta e a vermelha você deixa já num dos drenos do mosfet. Conecte a fonte, mas não ligue a placa, apenas conecte a fonte e observe a tensão. Agora coloque a bateria no circuito com o multímetro na mesma posição. Se a tensão não mudar, então o problema está no mosfet.

• 2 semanas depois...
Postado

Boa Noite! Gilson fiz o seguinte..

eu nao sei se realmente é mas acredito que o fet comutador é o FDS6900AS.. ele é um fet de canal duplo... Quando coloco só a bateria (sem o carregador) eu tenho pinos 1,2,5,6,7 e 8 10 volts..Quando coloco só o carregador eu tenho  pino 1 e 2 18v, pino 3 tem 0.800, pino 4 0, 5 6 7 e 8 estão zerados também...

quando tenho a bateria e o carregador conectado tenho pino 1 e 2 tenho 18v.. 4 tenho 0.800 o resto tenho tudo 10v.. quando ligo o note com os dois conectados fica a mesma coisa.. (acho que com a bateria no lugar e ele conectado na fonte, deveria ter 19v em tudo certo? e se só estivesse na bateria deveria ter 12v em tudo certo?)

o teste que voce pediu para fazer fica assim..

aterrei a ponta preta e com a vermelha deixei no pino 1 do fet.. quando conecto o carregador tenho 19v, deixando ele ligado e colocando a fonte ele passa para 10v.. agora não sei se está certo ou nao...

Obrigado pela ajuda até aqui!

Postado

Amigo, um comentário meio bobo, pois acredito que vc já fez esse teste, mas como aconteceu comigo, vou comentar:

Chegou um Acer 5517, com mesmo sintoma, ligava dava barulho no hd e driver dvd em pouco tempo desligava, verifiquei a tensão do carregador e aparentemente estava certo 19v, troquei só para desencargo e o note funcionou direitinho e com vídeo, resumindo tinha tensão correta mas não tinha corrente suficiente para alimentar.

Postado

nao tem problema voce ja ajuda muito!

cara.. aqui pra mim na placa esse q32 é um transistor daqueles de 3 terminais, aqueles pretos pequenos.. é isso mesmo?

eu achei que fosse o pq29 porque quando conecto a bateria ele aparece com as voltagens dela.. sei la.. o único fet de 8 terminais que tem perto do conector da bateria é o q29..

essa bobina da foto é a que esquenta..

IMG_1658.jpg.dd5efa2d5eeb4903e441f465a52d92c9.jpg

Postado

Opa.. Sim ela fica ligada, nada esquenta fora do normal..

To quase desistindo dela haha pensei em gravar a bios original que veio com ela..

Ja fiz teste com varios processadores, troquei memoria, troquei a fax modem (que acho que essa placa nao liga sem ela..) troquei wifi, fiz o teste sem wifi e fax modem.. Realmente ta difiicil haha

Obrigado!

Postado

Claro.. vamos la..

CI Bios:

pino 1 - 2,9

pino 2 - 1,0

pino 3 - 3,3

pino 4 - 0

pino 5 - 0

pino 6 - 0

pino 7 - 3,3

pino 8 - 3,3

pino 75 do i/o tenho 3,3v (não tenho o osciloscópio ainda mas ja estou providenciando srs)

Obrigado até aqui Gilson!

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...