Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Lenovo G475, LA-6755P, não liga, sem tensões ALW, tem VIN, EN, trocado PWM.

Avalie este tópico:

gabrielnote

Posts em destaque

Olá pessoal!!!

Esse notebook estava ligando normalmente pois éra nosso, depois de montar para fazer a venda funcionou normalmente por alguns dias porém em um certo dia depois de desliga-lo e tentar ligar novamente ele simplesmente não ligou.

Bom, a análise da placa é que o PWM não está gerando os 3 e 5v ALW.

Temos o VIN

Temos os 3v de ENABLE

Não temos as entrips portanto trocamos o PWM que segundo o esquema é o: RT8205E, colocamos um TPS51125 e para a surpresa não gerou as tensões.

Trocamos novamente o PWM agora por um TPS 51125A tiramos de uma maquina que estava funcionando e mesmo assim nada, sabemos que esses PWMs são compatíveis.

Trocado o I/O

Não identificamos curto, nem qualquer avaria nos FETS de alta/baixa

ou em qualquer parte da placa.

Bios descartamos pelo fato de não termos as tensões primárias.

Pergunta: a PS pode ter alguma influência nesse caso??

Alguém pode dar mais alguma idéia?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo creio eu que esse CI TPS51125 e o TPS51125A não vai servir , porque ele necessita no pino 18 um clock de acordo com o esquema dele, e verficando todo o datasheet dele não vi nenhuma configuração desse CI para teste sem a utilização do pino 18.

De acordo com o esquema da placa ,creio eu estar analisando o correto,o pino 18 que seria a alimentação (clock) do CI TPS51125  e o TPS51125A está em NC (não Conectado ) não existe nenhuma ligacão com o circuito da placa.

A arquitetura dessa placa em questão LA-6755P esses CI TPS51125 e o TPS51125A  creio eu não vai servir.

Sobre o RT8205 ele possui 3 tipos de CI e dois utilizando o pino 18.

Não estou questionado se o CI TPS51125 e o TPS51125A é ou não é compátivel com o RT8205E e sim a utilização do CI TPS51125  e o TPS51125A nessa placa.

Caso estiver errado por favor me corrija.

tecgess.png333.jpg.2dc2513b5d559fe9f2f8edf6542ac7cc.jpg

tecgessf22.jpg.71f5f6b848a49bdff3223942cfc696d3.jpg

tecgess122.jpg.c59abf3b7cfd1510687ad4a1ce7b95a1.jpg

Link para o comentário

Obrigado amigo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
  pelo interesse em ajudar!!!

Olha segundo esse outro esquema o pino não precisa necessariamente ter essa linha na placa veja no anexo.

Todos os outros esquema que diz ter o 51125 na verdade tem o RT8205 instalado, pode ver nos seus esquemas.

Mas ainda tenho dúvida.

Tens mais algum sugestão além dessa??Tirando essa hipótese do CI imcompatível ele deveria estar gerando os 5 e 3v, concorda??

Mais alguma observação???

51125.jpg.37798fbdbbb1f0d4f7f20c576f46e561.jpg

Link para o comentário

Vamos lá, temos esquema para esta placa?

Quais as tensões nos pinos 3, 4, e 14? Deveriam todos ter a mesma tensão.

Já foram verificadas as linhas de 3.3v e 5v para curtos subsequentes?

É comum que os tântalos ou eletrolíticos destas linhas ainda que pareçam bons estejam com problema, e ocasionam este defeito, também os mosfets com problemas levariam a isto.

Se puder medir todo o CI como o amigo

sugeriu, seria de grande ajuda na analise.

Abraço.

Link para o comentário

Aí está pessoal!!!

Vamos ver se resolvemos isso.

Percebo que nos pins de VREG temos 3 e 5V.

Estranho que dos clientes consigo resolver mas esse que vi ocorrer o problema na minha frente ainda não consegui, hehehehe. Mas o Sr. vai me capacitar!!!

Aguardo a análise dos colegas.

Screen_Shot_01-27-15_at_08.33_PM.jpg.a618b05a97e7e67cbdbb4099633d78af.jpg

Link para o comentário

Oi.

Pelas medidas aferidas, uma hipótese é que os FETS não estão chaveado corretamente. Estes FETS são o PQ401 ou PQ403. O PQ401 está recendo a alta e mesmo assim através do pino 10 que deveria ter uma tensão está com 0V. Note que deveria existir a tensão no pino 11 e assim através do pino 12 acionar o PQ403, evidente que não está ocorrendo por falta de tensão. Na minha opinião o PQ401 está com defeito.

Observação: como este CI é formado por dois PWMs num encapsulamento só, sinceramente eu não sei se o primeiro estágio é dado pelo 5V ou pelo 3V ou ambos ocorrem ao mesmo tempo, ou seja, se não for o PQ401 pode ser o PQ402 (5V).

[]'s

Link para o comentário

Oi.

Gilson, o pino 13 "EN" é o respectivo para o PWM necessariamente entra em funcionamento. É necessário que exista uma relação entre o sinal de entrada e o os pulsos. Veja que a tensão de entrada (B+) é contínua e na saída do PWM é em forma de pulsos, dos quais irão saturar ou cortar os transistores. Portanto o pino 13 tem função de checar a entrada de tensão contínua que de acordo com o datasheet, varia de 15V a 25V.

[]'s

Link para o comentário

Opa boas, amigo

se esse PWM oscilar essa bobinas sem as ENTRIPs , pode chamar um exorcista ok,

Olha quanto a compatibilidade fique tranquilo estou com a mesma placa aqui e usa o TPS51125A,

Agora tem que ter 1,1V a 1,2V nas ENTRIP1 e ENTRIP2, então verifique no PQ405 (de baixo do PWM), se tem nível alto (3 a 5v), nos pinos 2 e 5 , neles deve haver nível baixo (0V), pois se tiver nível auto por ser N ira aterrar as ENTRIPs .

As demais tensões estão todas normais.

Veja ai e retorne.

Link para o comentário

Oi.

Gilson, o pino 13 "EN" é o respectivo para o PWM necessariamente entra em funcionamento. É necessário que exista uma relação entre o sinal de entrada e o os pulsos. Veja que a tensão de entrada (B+) é contínua e na saída do PWM é em forma de pulsos, dos quais irão saturar ou cortar os transistores. Portanto o pino 13 tem função de checar a entrada de tensão contínua que de acordo com o datasheet, varia de 15V a 25V.

[]'s

Colega, em primeiro lugar, obrigado pela resposta. Buscando um pouco mais de informação gostaria de saber então por que no esquema que o colega posta tem 3V no pino 13?

Link para o comentário

Oi Gilson, um simples divisor de tensão, Observe o resistor de 499K associado em série com um de 100K. Suponde que a fonte seja mesmo de 19V temos que 19V/5990000 = 3,1V. Temos ainda um capacitor de blindagem contra surto de frequência, já que ali necessariamente é preciso uma fonte contínua de tensão DC, assim como é indicado pelo datasheet do componente.

[]'s

Link para o comentário

Amigo

,

Tem coisas que só observo,

Amigo o EN [enable] é responsável por ligar a maiorias dos CIs PWMs e etc.

De forma bem simples nível alto ele liga nível baixo desliga. Tenho certeza que já sabia.

No caso do TPS51125, o EN0 é o Master enable input e ativa as LDOs, VREG5, VREG3 e VREF se o nível for baixo ele desliga,

Se tiver nível alto ele aciona as LDOS e VREF  deixando o PWM em standby , aguardando o soft start nas  ENTRIPx [qualquer tensão a partir de 430mV].

Na eletrônica digital os níveis lógicos não ultrapassam 5v, como pode ver na tabela a baixo o máximo absoluto permitido no pino 13 é 6v como margem de segurança a tensão recomenda é de no máximo 5,5v

Como sabemos em notebooks não é usado 5v em nível logico máximo e sim 3v.

TPS.png

Como pode ser visto nesta tabela de estado por ativação, os canais 5 e 3 V só serão ativadas quando tiver EN0, ENTRIPx, VREF, VREG5 e VREG3 ai o amigo Precisa apenas das ENTRIPx.

TPS1.png

Espero ter demonstrado de forma simples

valew fui...

• Joinha 1
Link para o comentário

Esses carinhas que traduzem datashhet no google hoje em dia e dispensam a análise eletrônica rsrsrsrs.

É evidente que no datashhet jamais irão descrever a funcionalidade elétrica como mesmo dizer que um PWM em sua função está para um SEPIC com dois pares de transistores e que o básico de fonte chaveada é saber que um PWM recebe uma DC pura (em teoria) e devolve uma modulação constante em função de seus filtros de saída. Cabe a nós determinarmos isso em QUALQUER circuito, não dependendo apenas de datasheet que como diz, só trás as especificações do COMPONENTE e não a relação de ligação no circuito.

[]'s

Link para o comentário

Amigos CHACO e robertoes, fico imensamente agradecido com as explicações. Como podem perceber, ainda tenho muito a aprender, mas com esse tipo de ajuda eu tenho certeza que chegarei no ponto que quero. Minha dedicação em tentar ajudar os outros vem justamente do muito que tenho recebido desse fórum, e esse tópico é exemplo para mim do quanto cresci ao fazer meu cadastro aqui. Muito agradecido aos dois e a todos que me auxiliam. Obrigado

Link para o comentário

Oi.

[]'s

Ah, e antes que eu me esqueça, fica ai em evidência o que eu disse a respeito do sinal EN "sem edições".

[]'s

Link para o comentário

Pessoal obrigado a todos pelo interesse!!!!

Ainda nao desisti dessa placa, vamos consertá-la Juntos.

Assim que tiver mais alguma posicao posto aqui para vcs.

Vc acham que a BIOS tem algo a ver a liberaçao das entrips???

será que seria relevante regravá-la??

Pelo que sei o I/O tem parcela nesse processo pois ele é alimentado antes mesmo da liberaçao dos 3 e 5v alw, ele gera um pulso para a liberaçao delas, não é verdade??

Caso esteja certo ele não faria isso sem a instruçao da BIOS, correto???

Link para o comentário

Amigo como disse verifique no PQ405 (de baixo do PWM), se tem nível alto (3 a 5v), nos pinos 2 e 5 , neles deve haver nível baixo (0V), pois se tiver nível auto por ser N ira aterrar as ENTRIPs .

Quanto o i/o tem relação por isso te pedi para medir o PQ405, o pulso que vem do SIO é o EC_ON, e pode alterar o estado das ENTRIPs, veja em que estado se encontra os pulsos no PQ405 e retorne amigo,

Não vou me estender com coisas que ninhem entenderia...

Essas coisas só observo com ética...

Link para o comentário

@gabrielnote, to achando que voce está com medo de falar besteira... mas assim também nao se aprende nada.

O ideal é voce tentar expressar detalhadamente seu pensamento, tipo... "considero que o sinal X vai ate o transistor Y e assim vai mudar o estado do pin Z"

Vc acham que a BIOS tem algo a ver a liberaçao das entrips???

Isso quem tem que nos dizer é voce. Os colegas já citaram detalhes importantes do funcionamento do 51125, agora resta olhar o esquema como um todo e depois ir seguindo os possiveis culpados.

será que seria relevante regravá-la??

É um dos processos que mais costumamos recomendar, inclusive antes de abrir um pedido de ajuda. Isto também ajuda a evitar respostas vazias como... "regrava a BIOS"

Pelo que sei o I/O tem parcela nesse processo pois ele é alimentado antes mesmo da liberaçao dos 3 e 5v alw, ele gera um pulso para a liberaçao delas, não é verdade??

Qual pulso ? Para onde vai ? Se nao for mais especifico os colegas podem até ajudar mas dificilmente voce vai tirar um bom proveito do tópico.

Quanto ao 511125.... vou tentar simplificar mais ou menos do jeito que eu aprendi... 

o pin de EN0 vai receber uma tensao que deriva da linha principal da maquina (fonte ou bateria), portanto voce sempre vai ter tensao neste pin

A partir dai ele esta "ENABLED" (que nem os macetes do mortal kombat  :) ) entao voce vai passar a ter as saidas de 3v e 5v de baixa potencia (vreg3 E vreg5).... que nem na tabelinha que o roberto colocou mais acima.... Mais grafico impossivel !

As saidas  de alta pontecia (fontes SMPMs) só vao funcionar quando os pins de ENTRIP nao estiverem ligados ao GND.

Meca as ENTRIPS, se estiverem em continuidade com o GND.... nao funciona nem a pau.

Agora interprete o esquema para entender quem esta aterrando as ENTRIPS e como isto vai deixar de acontecer, porque definitivamente isto DEVE deixar de acontecer.

Bom, eu aprendi mais ou menos desta forma, é uma base, nao tem muita teoria, nem muito caculo, é para quem tá comecando que nem a gente  :)

Sorte no caso e um abraco a todos que estao participando do tópico  8)

Link para o comentário

É

realmente está com nível alto 4,8v

Percebi que o PQ406 não está recebendo o pulso para chavear ao terra o pin 1 do pq 406 levando a nivel baixo os pins 2 e 5 do PQ405.

Bom, sabemos que o problema não é no pq405 e também nao no PQ 406 pois seu gate está em nível baixo, agora com tanto sinal interligado nesse circuito me dá um nó na nuca, hehehe!!!

PS: Agradeço o user pelas dicas construtivas, continuarei observando e dedicando para crescer junto com vcs!!!

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Olá amigos,

Então amigo

, Eu ainda estou nessa placa pois é minha e estou estudando ela parceladamente, heheheh.

Olha, peguei ela hoje  e quero saber se minha análise está correta, agradeceria a ajuda de todos!!!

Pelo que entendi, o PQ406 deveria chavear levando a tensão VL a 0V, isso levaria o PQ405 A e B interromper a saturação pois como são N chaveiam se tiverem com nível alto nos gates,  Isso faria com que  as entrips fossem liberadas para ai então gerar as tensões 3 e 5 awl. 

É isso???

Bom,  seguindo dessa forma o PQ 406 deveria receber em seu gate a tensão VS para saturar  e seguir o processo acima.  O problema é que não recebo essa tensão VS, ela nao existe nesse ponto.

Pelo que entendi  a tensão VS aparece quando tenho o pulso EC_ON no gate do PQ408  TJB  canal P  que vai levar a interrupçao da saturação do PQ407 canal N isso vai deixar de matar a tensao VS fazendo com que ela apareça no Gate do PQ 406.  Isso está correto???

Se estiver correto a tensão ACPRN tem que estar presente quando estamos apenas com a bateria conectada e a placa desligada, certo???

Pois percebi que quando apenas a bateria está conectada e a placa desligada não temos as tensões Alw de 3 e 5v, elas só aparecem quando conectamos o carregador, caso o contrário o notebook consumiria mesmo estando desligado.

Quero saber se essa trilha VS está rompida ou se tem algum FET com problema, mesmo que não encontrei nenhum curto, mas podem não estar chaveando.  Uma pergunta qual a origem da tensão VS??? só encontro ela nesse ponto do esquema.

Bom  pessoal, eu não tenho medo de errar mas sim de não apredender!!!

Agradeço a ajuda de todos!!!

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...