Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Vídeo reballing, processo completo dv6

Avalie este tópico:

mckiller

Posts em destaque

Boa noite pessoal, fiz um vídeo mostrando o processo completo de reball de um chipset amd 2001, utilizado nos HP dv da vida. Esse vídeo tem a intenção de aperfeiçoamento nos processos de reball, como por exemplo, técnicas, materias, equipamentos. Além do processo de troca, também mostro a limpeza do cooler e troca de pastas e thermal pad.

Gostaria da opinião dos colegas, a respeito para que nós possamos nos unir e ter processos muito mais eficientes em nosso trabalho garantindo a qualidade.

Segue o link no youtube.

• Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor é usar tiner ou alcool isopropilico ?

aqui só uso alcool isopropilico

Acho que IPA (álcool isopropílico) é melhor. Tenho thinner aqui também (0200, de acabamento) mas tenho a impressão que deixa resíduos, então acabo usando o thinner para tirar o grosso e depois limpo tudo com IPA.

É fato que o thinner tira bem mais fácil o resíduo de fluxo resinoso depois da soldagem do chip, pois ele fica bem grudento, mas depois de usar é bom limpar bem com IPA.

Link para o comentário

Parabéns pelo trabalho.

Eu sigo mais ou menos os mesmos procedimentos, excepto:

Uso só o AI para limpeza.

Uso luvas de borracha para protecção (no seu caso o Thinner é muito mais agressivo que o AI, cuidado com a pele...)

Faço o reboleamento na própria maquina de reballing (Shutlle Star rw sp360c) tenho um perfil só para esse efeito, sinceramente não me entendo muito bem com  a máquina de calor.

Vale joia

8)

Link para o comentário

O melhor é usar tiner ou alcool isopropilico ?

aqui só uso alcool isopropilico

Acho que IPA (álcool isopropílico) é melhor. Tenho thinner aqui também (0200, de acabamento) mas tenho a impressão que deixa resíduos, então acabo usando o thinner para tirar o grosso e depois limpo tudo com IPA.

É fato que o thinner tira bem mais fácil o resíduo de fluxo resinoso depois da soldagem do chip, pois ele fica bem grudento, mas depois de usar é bom limpar bem com IPA.

Usa o Thiner 7300 da GOL vc vai mudar de ideia.

Link para o comentário

Parabéns pelo vídeo demonstrativo amigo, uma coisa que eu não faço é proteger as laterais com a fita como você fez, é o que eu vou começar a fazer, segurança nunca é demais.

Eu também uso tinner e depois alcool, pra finalizar eu passo o compressor de ar com a velocidade baixa pra retirar o que fica em baixo da PN/PS, e acreditem sai muito tinner e alcool de baixo kkkkkkkk.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Super gostei do seu vídeo, também uso thinner aqui da hidrotintas para tudo e todo tipo de placas, não deixa resíduo nenhum, na verdade até ressucitei uma placa lavando ela inteiramente com thinner :)

So me veio uma dúvida... Com a sua experiencia mckiller, qual o motivo da aplicação da pasta térmica sobre o PN sendo que o thermal pad já faz a mesma função?

Link para o comentário

Bom dia amigo viniciusmtx, eu faço uso de pasta térmica para aumentar a dissipação de calor entre as partes. Um ponto interessante é que utilizei diversos thermal pads e o único que deu certo foi esse azul, que comprei no ebay de espessura de 1mm. A pasta térmica que utilizo é importada e foi a única entre outras já testadas que apresentou a melhor eficácia de dissipação de calor.

Aí faço a união das duas e nunca mais tive problemas. Uma outra dica que deixo aqui no fórum é a utilização daqueles limpadores de prata, do tipo Bravo, Brasso e similares para limpar o cobre do dissipador de calor.

Link para o comentário

Estranho pois na descrição do ebay tanto o thermal pad que comprei(cinza 10cmX10cmx2mm) como esse azul seu apresentam a mesma condutividade térmica de 3.2w/m-K... vou testar esta combinação no meu note pois fiz  o contrário que vc, coloquei a minha AS5 entre o pad e o dissipador, agora vou testar colocando ela entre minha gpu e o pad

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Boa Noite @mckiller, muito boa a sua iniciativa, tenho uma maquina igual a sua, mas estou tentou um pouco de dificuldades pois aqui no fórum o pessoal não fala ainda muito sobre ela, so sobre a honton, ja recebeu meu j+, gostaria de saber se tem como vc me informar qual a altura que vc usa o parafuso do bocal inferior, e qual a distancia que vc coloca no bocal superior, outra coisa que seria legal colocar o perfil que vc usa aqui no fórum ainda tem poucos perfil dessa maquina aqui, desde ja agradeço

Abraços

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...