Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

LG S460 | DALG2CMBD0 | Mosfet em curto

Avalie este tópico:

marcelokommers

Posts em destaque

Boa tarde a Todos.

Antes de iniciar minha dúvida, quero informar que este deve ser minha primeira pergunta no fórum e que não sou ainda ótimo entendedor de eletrônica devido ainda estar estudando.

O fato é que estou com um notebook de um cliente que o mesmo liga os leds e não passa imagem.

Desmontei o notebook que possui placa mãe DALG2CMBD0, e reparei que um mosfet ( FDMC 7629S ), está queimado. Constatei isso por ele estar quebrado na parte superior.

Não estou encontrando aqui na minha região ninguem que possua mosfets a venda, e como tenho algumas sucatas de outros modelos, gostaria de saber se alguem pode me informar algum mosfet semelhante que eu possa colocar no local. Não intendo muito os datasheets e por este fato venho pedir ajuda de um profissional, pois tenho medo de colocar outro mosfet no local e dar mais problemas a máquina.

OBS:. não encontrei na internet download do esquema da placa.

Caso alguem possa me informar um modelo de mosfet que posso colocar no lugar deste, fico muito agradecido.

Obrigado pela atenção.

OBS 2:. Caso eu tenha postado na área errada, ou tenha algum erro com minha postagem, peço desculpas. Eu li o tutorial de postagem e ACHO que está correto desta forma. qualquer coisa, favor moderador mover ao local correto e novamente desculpe.

Obrigado.  Att, Marcelo Kommers.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo , terá que comparar o datachit de cada mosfet , se forem parecidos as tensões , correntes e temperaturas poderá substituir sem problemas. Lembrando que cada mosfet tem sua identificação em seu corpo.

amigo, eu verifiquei os datasheets, e encontrei este mosfet ( FDS6670A ) a qual coloquei no lugar do outro. Fui realizar testes, e quando eu coloco o plug de energia, o led que indica que está na tomada, acende, porém quando aperto o botão power, ele desliga a o led de energia e em menos de 3 segundos liga sozinho novamente.

Verifiquei tensões e nas bobinas perto do processador, NÃO chegam tensão.  Alguem poderia me dar um help? como comentei anteriormente, sou novo na eletrônica e não tenho muito conhecimento. Aguardo uma alma caridosa que possa me dar uma luz kkkk

Obrigado pela atenção de vocês.

Link para o comentário

Olá tudo bem, não consegui achar o datasheet do modelo informado, não tem outra informação escrito em cima dele não, o que pode estar acontecendo que na linha de fet tem um curto, muito provavelmente na linha das tensões segundarias 1,8 1,05 por exemplo, agora para ajudar melhor teria que ter o esquema que não achei no forúm, e estranhamente nada apareceu no google então provavelmente o noma da placa e outro, verifique e poste mais informações,sucesso.

Link para o comentário

@INFOART,

O esquema creio que seja esse:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

@marcelokommers,

Por esta referência do mosfet que passou, também não encontrei nada a respeito.

Veja na serigrafia da placa e nos informe o código (por exemplo, PQ21 ou Q21).

Esse mosfet 6670A é de canal N, 30V, 13A, RDSon 8mΩ.

Essas são as principais informações que terá de ver nos datasheets para encontrar um equivalente.

Quanto ao esquema, procure no Google por LG2C schematic.

Link para o comentário

@hds-tec, Verifiquei o que tu me pediu, o mosfet que entrou queimou foi o PQ19 (FDMC 7692). Coloquei em seu lugar  o fet(FDS 6670).

Segue o link com os datasheets:

FDMC 7692 :

FDS 6670:

Tive que adaptar ele com fios, pois o modelo é diferente. Deixei o Gate separado, juntei os Drenos e as Sources. Vou anexar uma imagem para vocês verem.

O problema agora, é exatamente o que eu citei, não encontro tensões. Verifiquei a Bios, e ela só recebe 3.3v quando eu conecto a fonte, isso está certo? Ela não deveria sempre estar energizada por causa da pilha?

Vou anexar fotos da medição da bios, reparem que ela dá sinal 3.3 em dois pontos. A foto é de boa qualidade, então podem dar zoom para verem algo mais perto.

Por favor, me ajudem.. estou muito confuso. hehehe

IMAGENS MEDIÇÃO BIOS:

IMAGENS MOSFET ADAPTADO:

@INFOART, muito obrigado por se disponibilizar a me ajudar.

Obrigado até agora pela atenção e disponibilidade de vocês, obrigado mesmo.

01.jpg.6d0a8c04dbfe590cf4522a86d14653a7.jpg

Link para o comentário

@marcelokommers, sobre a bateria da rtc e alimentação do BIOS.

Procure no esquema o circuito RTC (a tal "bateria do BIOS") verifique os sinais RTC_RST# SRTC_RST# não estou pedindo pra medi apenas observar.. veja que esses sinais não vão para o BIOS e sim para outro lugar.

ter a bateria não significa que vai alimentar diretamente o BIOS.

as tensões +3VPCU +5VPCU estão presente?

para uma analise das tensões necessarias veja a pagina 35.

j+

Link para o comentário

Caso vc não encontre um compatível, estão vendendo no ML por R$16,00.

Segue o link.

Link para o comentário

@K0rTy, não encontrei nenhum mosfet naquele modelo. Adaptei primeiro com fios para fazer o teste, pois caso funcionasse eu iria adaptalo de uma melhor forma ou tentar conseguir o mosfet original. Este, referente aos datasheets foi o mais proximo que eu encontrei.

Sobre a bios, estou tentando baixar o esquema. No link aqui do fórum consta como "bloqueado". Estou a buscar no google pela referencia que nosso amigo postou antes, porem achei um modelo que não confere com este aqui.

Poderias me dizer qual esquema vc está observando para eu poder verificar?

As tensões, as unicas que consegui verificar é na entrada (19V) a bios (3.3) e só. Nenhuma bobina perto do processador e memória recebe tensão, e quando eu aperto o botão power, a tensão que chega no mosfet que eu substitui (19v), cai para quase zero ( 0 ), depois ele volta para 19v.

Alguma idéia do que eu possa verificar ou como proceder?

Link para o comentário

Então, os dois mosfets são canal N e suportam 30v só tem uma pequena diferença na A, repare que o nome do fet que vc achou na placa e diferente do esquema, mas como todos são canal N, ta tranquilo, segundo o bios só e alimentado quando conectado a carregador tb esta certo, agora se observar o esquema o pq19 e o fet de alta( que recebe 19v) da tensão de +VCCSA, que alimenta a parte do Sandy Bridge Processor (GRAPHIC POWER) ou seja, se mesmo depois da troca aquele fet continuar esquentando, muito provavelmente seu bga foi para o ralo, verifique e poste os resultados, outra coisa que pode fazer e colocar o multímetro em escala de diodo com beep, colocar a ponta preta no terra da placa e a ponta vermelha no PL14 para ver realmente tem curto,sucesso.

Link para o comentário

@INFOART, No source não possui nenhuma tensão. apenas no dreno.

Verifiquei também a questão do PL14, e quando fiz o teste, o multimetro apitou. Verifiquei também que o PL 16 (que fica ao lado) também apita. Isso significa que estão em curto? O que será que pode estar causando isso? Desculpem me abusar da boa vontade de vocês, mas como comentei anteriormente, sou novo na eletrônica, estou aprendendo, e meu conhecimento não é muito profundo.

Novamente, Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário

Pelo esquema, este PQ19 é um QM3002 que é canal N, 30v, 28A.

Estranho esse código que passou. O código do PQ20 é o mesmo (FDMC7629S)?

Quanto a PL14 retire ela da placa e refaça o teste indicado (nos dois pads da placa) para saber de que lado está o curto.

Faça o mesmo na PL16.

Link para o comentário

@byte, não. Olha esta imagem que tu vai entender..

@Jakers Binder, muito obrigado, tentei baixar lá mas continua"bloqueado" o download, mesmo assim, muito obrigado.

@hds-tec, e @INFOART, eu removi o PL14 e PL16, coloquei o multimetro na escala de continuidade, ponta preta no terra. Quando coloquei a ponta vermelha no lugar do PL14 e 16, ele apita em ambos os lados. Removi o mosfet que havia colocado, e da mesma forma continua. Boa parte dos componentes da placa também apitam.

Como devo proceder neste caso?

Link para o comentário

@hds-tec  e  @byte, desculpem a demora para responder, estava com problemas na internet.

Em fim, verifiquei o PU4 e PU5, e não conferem com o datasheet.

Segue a baixo o link para  verificação das imagens.

PU5:

PU4:

Desculpem minha ignorancia, como eu comentei anteriormente, sou iniciante ainda. Quando você fala da PCH, está se referindo ao chipset?

Novamente, obrigado pela atenção.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...