Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Gravador de bios com menos de R$10,00

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Amigo ja tentou usar este programa

programa SPIFLASH ele tem interface window e ele e excelente, e super facil de usar .

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

anderhodel, se já consegue acessar a linha de comando do FREEDOS, então basta colocar no pendrive(na raíz ou em um diretório) o programa para gravar a bios e o arquivo da bios.

No caso deste tópico, irá utilizar o SPIPGM e o FLASHROM. Então, no pendrive estará estes dois programas mais o arquivo da bios - veja como utilizá-los em

Eu citei o AFUDOS pois a partir do prompt do DOS, pode executar qualquer programa feito para ele(claro, desde que coloque ele no pendrive).

Eu na verdade só utilizei desta forma (com o FREEDOS) umas três vezes, daí eu preferi utilizar o Hiren's Boot CD e customizar ele (e nele inseri estes dois programas entre outros que utilizo com frequência - )

P.S.: no SPIPGM tem outro arquivo que deve também colocar junto no pendrive.

Link para o comentário

Muito bala nelson! Vem até outro projeto de gravador de bios, muito show, só não consegui executar o programa, de repente ele não funcione no windows 7, valeu pela dica, não vou esquecer do joinha, Vou seguir os passos ben, eu cheguei a baixar o afudos e vi um tutorial na, muito bom programinha, vou testar com ele e posto o resultado aqui, ta guardado o seu ben, valeu pela força.

Link para o comentário

Tá, mas cuidado com o que vai fazer!

O SPIPGM e o FLASHROM são programas para utilizar com este gravador (e outros também). Ou seja, irá tirar o chip da bios da placa-mãe e utilizar o gravador de bios para regravá-la.

O AFUDOS (e se não me engano o AWDFLASH) é para ser utilizado para gravar as bios da AWARD - neste caso não precisa do gravador pois o programa é feito para gravar diretamente com o chip na placa. O mesmo é válido para os programas AMIFLASH (para as bios American Megatrends Inc.) e o PHXFLASH (bios da Phoenix).

Se já tiver confuso com tanta informação, esquece tudo, põe somente o SPIPGM(junto com o arquivo IOPERM.DLL - se não estou enganado) e o FLASHROM e o arquivo da bios no pendrive. Então, após dar boot pelo pendrive, é só testar os comandos que eu indiquei.

Link para o comentário

Muito bala nelson! Vem até outro projeto de gravador de bios' date=' muito show, só não consegui executar o programa, de repente ele não funcione no windows 7, valeu pela dica, não vou esquecer do joinha, Vou seguir os passos ben, eu cheguei a baixar o afudos e vi um tutorial na, muito bom programinha, vou testar com ele e posto o resultado aqui, ta guardado o seu ben, valeu pela força.[/quote']eu sempre usava ele aki no windows xp, trabalhei  bastante com ele , mas como foi crescendo a assistência aki acabei comprando um gravador tl-866.
Link para o comentário

Caramba Ben! Sabe tudo!kkkkkk ... Já fiquei um tempo fazendo este gravador porque estou desesperado para fazer uma placa aqui, e ver se ganho um dinheiro, fora os problemas do dia, dia, ainda tem o software para fazer funcionar o gravador, minha cabeça esta explodindo de informação, estou estudando para passar para  o módulo de aviônica ainda, não estou conseguindo assimilar as informações, por isto peço desculpa ai por não intender algumas coisas obvias e obrigado pela disposição da ajuda, vou seguindo os passos que esta me passando e vamos nos falando ai.

Link para o comentário

anderhodel, se já consegue acessar a linha de comando do FREEDOS, então basta colocar no pendrive(na raíz ou em um diretório) o programa para gravar a bios e o arquivo da bios.

No caso deste tópico, irá utilizar o SPIPGM e o FLASHROM. Então, no pendrive estará estes dois programas mais o arquivo da bios - veja como utilizá-los em

Eu citei o AFUDOS pois a partir do prompt do DOS, pode executar qualquer programa feito para ele(claro, desde que coloque ele no pendrive).

Eu na verdade só utilizei desta forma (com o FREEDOS) umas três vezes, daí eu preferi utilizar o Hiren's Boot CD e customizar ele (e nele inseri estes dois programas entre outros que utilizo com frequência - )

P.S.: no SPIPGM tem outro arquivo que deve também colocar junto no pendrive.

Só queria falar que não sei como executar o Freedos? Como proceder? Vi que quando baixei ele, entre as pastas tem uma iso, tenho que preparar ele com algum programa?
Link para o comentário

anderhodel, se já criou o pendrive bootável pelo rufus e chegou até a linha de comando então já está no FREEDOS: execute 'dir', se acontecer alguma coisa, já está na linha de comando.

Pelo que eu tô vendo no Rufus, não precisa nem marcar aquelas caixas de seleção (ele já tem uma versão interna - mas posso estar enganado).

Link para o comentário

Então Ben! Hoje estou com a cabeça melhor, ehehehe, o rufus tem uma opção do free dos, ontem antes de ir dormir, eu fiz o boot no meu notebook e parece que deu certo, só não fiz a linha de comando, vou testar agora em um pc de mesa, vou testar com uma bios de outra placa minha para ver se rola, eu segui sua instrução, que vc tinha passado para outro colega, vc tinha passado um link para ele, dizendo para colocar todas as pastas dentro do pendrive mais a bios, parece que deu certo, aquelas pastas que vc ajuntou todas, eu baixei e coloquei no pendrive e postei na foto acima ai.

Link para o comentário

, após dar boot pelo pendrive, conseguir executar um comando (como o 'dir' por exemplo), as únicas coisas que precisa para gravar no gravador deste tópico são:

1 - O programa SPIPGM (junto com o arquivo IOPERM.DLL)

2 - O programa FLASHROM

3 - O arquivo da bios para gravar

Estes outros arquivos não lembro mais o que fazem:) 

Há... já ia esquecendo... também tem que saber a sintaxe dos comandos: tem um link em uma mensagem anterior com a sintaxe dos comandos.

Link para o comentário

, após dar boot pelo pendrive, conseguir executar um comando (como o 'dir' por exemplo), as únicas coisas que precisa para gravar no gravador deste tópico são:

1 - O programa SPIPGM (junto com o arquivo IOPERM.DLL)

2 - O programa FLASHROM

3 - O arquivo da bios para gravar

Estes outros arquivos não lembro mais o que fazem:) 

Há... já ia esquecendo... também tem que saber a sintaxe dos comandos: tem um link em uma mensagem anterior com a sintaxe dos comandos.

Fala Ben! Olha só meu velho, eu acho que funfou aqui, só queria tirar uma duvida, eu posso usar tanto os comandos spipgm quanto do flashrom? Vou postar uma foto do processo, usei uma bios de um compaq. 
Link para o comentário

,

spipgm /e apaga o chip.

spipgm /p programa o chip mas precisa do caminho do arquivo(incluindo o próprio) como argumento. Supondo que colocou o arquivo da bios(ARQUIVOBIOS.ROM) na raíz do pendrive, o comando ficaria: spipgm /p ARQUIVOBIOS.ROM

... pode colocar o arquivo onde quiser, supondo que criou um diretório (BIOS) pra organizar os arquivos de bios e o arquivo está dentro dele, então utilizaria a sintaxe: spipgm /p BIOS\ARQUIVOBIOS.ROM

Eu para gravar um chip utilizo os comandos abaixo:

spipgm /i - para ver se o chip foi realmente reconhecido

spipgm /u - para habilitar a gravação (não é obrigatório, mas faço para garantir que a gravação está realmente habilitada)

spipgm /p ARQUIVOBIOS.ROM - para gravar o chip (se der algum erro aqui há uma boa chance de o chip está com defeito)

spipgm /v ARQUIVOBIOS.ROM - para garantir que o chip foi gravado corretamente (se der um ou dois erros, talvez houve algum problema de conexão com o chip... etc, mas se der centenas de erros, também é um indício que o chip pode estar com problemas - se der poucos erros, eu repito, às vezes tentando duas ou três vezes, os erros desaparecem)

Vale lembrar que o flashrom faz a verificação automática do conteúdo gravado no chip.

Link para o comentário

, como a bios está na raíz do pendrive (como ilustra a imagem), então seria:

spipgm /p hp g60-243dx.FD

... mas um nome deste é mais fácil de gerar problemas pois tem espaços além de ter mais de oito caracteres, eu lhe aconselho a renomear ele. Poderia renomear para: G60243DX.FD

Se tivesse criado um diretório(com nome BIOS) e tivesse colocado o arquivo dentro do diretório e tivesse renomeado ele(o arquivo), da linha de comando seria:

spipgm /p BIOS\G60243DX.FD

Os comandos DOS que pode utilizar são dir (para listar) e cd NOMEDODIRETORIO(para mudar de diretório).

Link para o comentário

, quando entrar na linha de comando faça o seguinte:

1º execute o comando 'dir' - basta digitar dir e apertar enter, então verá uma listagem com os diretórios e arquivos (verá o diretório Bios);

2º execute o comando 'dir Bios\' - verá o arquivo da bios (verá ele truncado pois o DOS só aceita oito caracteres como nome do arquivo - por isto eu lhe aconselho a renomeá-lo corretamente);

3º para gravar a bios, execute 'spipgm /p bios\hpg6024~.fd' - está assim pois verá o nome truncado se não seguir a regra XXXXXXXX.XXX (ou seja, o nome só pode ter oito caracteres e a extensão três!)

Link para o comentário

Entendi então! posso deixar assim então hpg3.fd ? Como posso renomear ele? Fiz como vc falou e tudo tranquilo até agora, tirando os outros comandos que já fiz, só seguindo a gravação agora, já digitei dir, depois, dir Bios/ mostrou volume do pendrive depois bios, logo HPG602~1 FD e esperando próximo comando.

Link para o comentário

,

Entendi então! posso deixar assim então hpg3.fd?

- o que importa é que o nome do arquivo não tenha mais de 8 caracteres e a extensão não tenha mais de 3.

Agora que já pegou o jeito é só testar os comandos spipgm e flashrom para decidir qual vai utilizar com mais frequência.

Link para o comentário

O programa está dizendo que o tamanho do arquivo não é do mesmo tamanho da memória da bios - se utilizar um arquivo de 1024kb em um chip de 2048kb dá este erro mesmo. O tamanho do arquivo deve ser exatamente o mesmo tamanho (da memória) do chip da bios.

P.S.: deixe o nome do arquivo com no máximo 8 caracteres.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...