Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Acer ES1-511 Placa mãe Z5W1M LA-B511P Não liga

Avalie este tópico:

douglasoni

Posts em destaque

Bom dia a todos, estou com esse notebook acer na bancada e ela não está ligando, verifiquei inicialmente se estava chegando voltagem na placa mas antes mesmo de verificar tensões eu notei que esses 2 CI o PU402 e o PU401 e as duas bobinas abaixo deles estão esquentando muito sem a máquina nem ligar, a ponto de queimar o dedo, alguém saberia aonde estaria o curto dessa placa para poder matar este defeito?

IMG_20160108_114804771.jpg.02ad206a12dd75aae37c3e9b72bac6e6.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
amigo você tem o esquema da placa? Este tipo de problema fica bem fácil se saber os causadores do problema se vc tiver uma Fonte Assimétrica ok!
Link para o comentário

, Segue o esquema

Pelo o esquema os PU401 e PU402 são os pwm de 3v e 5v e consequentemente as PL402 e PL404 os indultores primarios. comece verificando se estas linhas não estao em curto em relação ao terra

Link para o comentário

, aqui está o esquema da placa:

Como o pessoal falou, uma fonte assimétrica ajuda muito para saber se a corrente de consumo do note está subindo muito e em quanto, o que indica curto.

Uma coisa que ajuda bastante tbm é encostar um pedaço de papel de impressora térmica em toda a placa até achar o componente que está esquentando muito. O que tiver fervendo, o papel vai escurecer na hora, aí vc vai saber onde tem mais componente com defeito.

Com o esquema em mãos, é só trocar o componente.

Link para o comentário

Não tenho a fonte assimétrica e nem permissão para baixar o esquema, para identificar peças que estão esquentando, normalmente eu a molho com álcool isopropilico e vejo se alguma área evaporou muito depressa, o PL402, bobina logo abaixo do PU401 ta apitando curto quando vejo continuidade dele com o terra, então creio que está havendo um curto nele com o terra sim, apenas para adicionar a informação, a entrada do HD mesmo sem nada conectado também está esquentando junto.

Link para o comentário

, amigo, se você não tem fonte assimétrica olhe essa dica...

faça uma dessas que vai lhe ajuda muito ate você poder compra uma fonte assimétrica.

Link para o comentário

[/b], esses dois componentes seriam esses dois logo abaixo a bobina da foto que postei?
Link para o comentário

, isso mesmo, são jumpers que servem para isolar partes do circuito quando necessário.
Link para o comentário

, Entendi, eu to notando que o PU401 parece estar levemente torrado, acho q pode ser ele o problema não?
Link para o comentário

Sim, pode ser, mas tem que ver se ele não torrou pelo aquecimento excessivo.

Pode ter outro componente em curto.

Retire esse pwm que você disse que parece estar torrado e verifique se o curto vai continuar. Se continuar tem mais componentes com problema.

O bom seria se você tivesse uma fonte assimétrica, ajuda muito a localizar curto.

Bom trabalho e boa sorte...

Link para o comentário

Vou ver se consigo providenciar uma assim que possivel, vou retira-lo e ver, tenho uma outra placa de acer aqui condenada, ver se encontro esse mesmo componente nela, ai se possivel faço alguns testes e repasso os resultados.
Link para o comentário

• 11 meses depois...

Tive essa semana uma igual aqui achei o Pq302 o pu401 e o pu402 em curto. Mas o que estava causando o aquecimento do pu401 e do pu402 era o pq302. No meu caso. No seu caso você pode retirar o pu401 e pu402 e verificar na placa se outro componente aquecendo. E ainda ao retirar os dois pode verificar a linha de 5v e a linha de 3 se ainda se encontra em curto. Se não houver curto pode trocar os dois pu401 e pu402 que dai resolve seu problema. Mas não esqueça de verificar ao retirar os dois componentes se ainda há curtos nessas duas bobinas em relação ao terra.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...