Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer 5350 - LA-6901P - liga e desliga

Avalie este tópico:


Polibrin

Posts em destaque

Bom dia a todos.

Estou com a placa do notebook acer 5350 LA6901p na bancada, ela liga e depois de 5 segundos desliga, faz este processo por 4 vezes e desliga totalmente.

Quando liga a tensão chega até a bobina PL 8 - 1,45V. as bobinas PL18, PL20, PL21 sem tensões.

Analisando a placa, o PQ49 e PQ50 tem 19V nos Drenos e Zero Volts no Source e Gate. PQ51 e PQ52 sem tensões.

Medições no PU12 - Pino 1 -3,45V , Pino 40 -4,65V, Pino 36 - 4,65V, Pino 30 - 5V, Pino 38 - Zero V, Pino 31 -5V , Pino 21 -Zero V, Pino 35 -Zero V.

Já regravei a bios U38.

Pelas medições alguém poderia me ajudar, porque não mesta chegando a tensão nos pinos do Gate dos PQ49 e 50 para saturar e gerra a voltagem que vai ligar a PL18?

 

 

 

 

 

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, seu tópico foi movido para a área correta »

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Pode ser bobagem mas retire a pilha Cmos, faça um curto entre seus terminais positivo e negativo. Recoloque a pilha e veja se resolveu. Após faça uma ressolda no PWM de Vcore (PU12).
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, confira as tensões VS enquanto a placa permanece ligada.

A falta de uma delas poderá indicar o caminho a seguir.

 

Mantenha o multímetro (ou osciloscópio) nos pontos indicados e ligue a placa.

 

As tensões na imagem abaixo estão em ordem crescente (de baixo para cima).

2017-05-08_131034.jpg.3d78988066112c908a8443332c06c974.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O circuito alimentado pelos mos-fets PQ49 e PQ50 é o de +VGFX_CORE. Sem tensão nessa linha a placa somente não iria gerar imagem, mas iria ligar normalmente a não ser que exista curto nela.

No tempo em que a placa fica ligada o processador chega a aquecer? Verifique possíveis curtos nas fontes secundárias. Tire o processador e ligue a placa. Os sintomas permanecem? Sem o processador meça continuidade entre dreno, source e gate dos mos-fets de Vcore.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, confira as tensões VS enquanto a placa permanece ligada.

A falta de uma delas poderá indicar o caminho a seguir.

 

Mantenha o multímetro (ou osciloscópio) nos pontos indicados e ligue a placa.

 

As tensões na imagem abaixo estão em ordem crescente (de baixo para cima).

 

Fiz as medições abaixo:

 

3Vs+3VSDGPU -U42 - Pinos 1,2 - 2,98V

3Vs - U36 (Bios)- Pinos 1,2,3,6.7.8 - 3,3V

1,05VS_VTT1,05VSDGPU - U25 - Dreno 1,05V  -Source e Gate - Zero V

1,8VS+1,8VSDGPU - Q10 - Pinos 1,2,5,6 - 1,8V

1,5VSDGPUH+1,5VSDGPU - U2 - Zero V

1,5VSDGPUP = PU5 - Zero V

+0,75VS - PU8 - Pinos 3,4 - 0,71V

VGFX_CORE - PL18 - Zero V

CPU_CORE - PL20 Zero V

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, algumas linhas não possuem tensão e terá que verificar se não existe curto nelas.

 

Injete tensão nelas (de acordo com o valor de cada uma) sempre monitorando o consumo da fonte ou algum aquecimento indevido nos componentes.

 

Para as tensões de VGFX_CORE e CPU_CORE serem geradas, todas as outras já devem estar funcionais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, algumas linhas não possuem tensão e terá que verificar se não existe curto nelas.

 

Injete tensão nelas (de acordo com o valor de cada uma) sempre monitorando o consumo da fonte ou algum aquecimento indevido nos componentes.

 

Para as tensões de VGFX_CORE e CPU_CORE serem geradas, todas as outras já devem estar funcionais.

 

Mas nas bobinas do processador existe um consumo propio do chip. Me corrija se eu estiver errado!

Esta placa ai ta bem dificil! esta faltando varias linhas como o amigo ,  falou para que o sinal do Vcore só gera se as outras tensões estiver presente. então deixe para ejetar tensão nas linhas de VGFX_CORE e CPU_CORE em ultimo caso de não achar nada nas outras linhas. para que vc não fique confuso ,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, algumas linhas não possuem tensão e terá que verificar se não existe curto nelas.

 

Injete tensão nelas (de acordo com o valor de cada uma) sempre monitorando o consumo da fonte ou algum aquecimento indevido nos componentes.

 

Para as tensões de VGFX_CORE e CPU_CORE serem geradas, todas as outras já devem estar funcionais.

 

Mas nas bobinas do processador existe um consumo propio do chip. Me corrija se eu estiver errado!

Esta placa ai ta bem dificil! esta faltando varias linhas como o amigo ,  falou para que o sinal do Vcore só gera se as outras tensões estiver presente. então deixe para ejetar tensão nas linhas de VGFX_CORE e CPU_CORE em ultimo caso de não achar nada nas outras linhas. para que vc não fique confuso ,

 

Tive que parar de trabalhar nesta placa, mas amanhã vou começar a injetar as tensões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, algumas linhas não possuem tensão e terá que verificar se não existe curto nelas.

 

Injete tensão nelas (de acordo com o valor de cada uma) sempre monitorando o consumo da fonte ou algum aquecimento indevido nos componentes.

 

Para as tensões de VGFX_CORE e CPU_CORE serem geradas, todas as outras já devem estar funcionais.

 

Mas nas bobinas do processador existe um consumo propio do chip. Me corrija se eu estiver errado!

Esta placa ai ta bem dificil! esta faltando varias linhas como o amigo ,  falou para que o sinal do Vcore só gera se as outras tensões estiver presente. então deixe para ejetar tensão nas linhas de VGFX_CORE e CPU_CORE em ultimo caso de não achar nada nas outras linhas. para que vc não fique confuso ,

 

Tive que parar de trabalhar nesta placa, mas amanhã vou começar a injetar as tensões.

 

Ok faça como nos falamos que acredito que vc acha o curto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou refazer as medições porque descobri que a amperagem da minha fonte assimétrica estava em 1A e por isso eu não tinha algumas tensões.

Por exemplo: PL 20 e PL 21 quando liga chega a tensão de 1,05v de um lado e do outro 0,62v. Antes não aparecia está tensão, por isso vou refazer as medições.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Refiz as medições com a amperagem correta.  Pelo que percebi só faltou a voltagem da PL 18 que é do VGFX_CORE. (Como seguir esta tensão)

Como descrevi, alguns componentes não estão na placa, mas medi os pontos de solda na placa.

Pelas medições qual caminho a seguir?

 

+3VALW +3VS – U21 – Dreno 3V    Source 3VS

+3ALW +3V Transfer -  U19 – Pinos 3,4 – 3,30V

3Vs - U36 (Bios)- Pinos 1,2,3,6.7.8 - 3,3V

+1,5V +1,05V Transfer  U8 Pino 6 5V  Pino 8 3,3V (Não tem componente)

+1,5V +1,5VS  –U12 – Dreno 1,5V  Source 1,5V  Gate Zero V

+1,5VSDGPUH+1,5VSDGPU – U2 – Zero V (Não tem componente)

+5VALWS +5VS  - U22 – Dreno 1,5V  Source 5V  Gate 19V

1,05VS_VTT +1,05VSDGPU - U25 - Dreno 1,05V  -Source e Gate - Zero V (Não tem componente)

1,8VS+1,8VSDGPU - Q10 - Pinos 1,5,6 - 1,8V

                                  PU6 Pinos 2,3 – 1,53V  6 – 0,58V  5 – 2,72V  8,9,10 – 5V

+0,75VS - PU8 - Pinos 3,4 - 0,71V   

CPU_CORE -  PL20 -  0,06V     

                      PL21 – 0,06V

VGFX_CORE - PL18 - Zero V

 

Colocando a ponta vermelha do multímetro no terra e preta na bobina PL18 deu ZERO

Significa que tem componente em curto na linha, certo? Qual a voltagem para injetar nesta bobina PL18?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Refiz as medições com a amperagem correta.  Pelo que percebi só faltou a voltagem da PL 18 que é do VGFX_CORE. (Como seguir esta tensão)

Como descrevi, alguns componentes não estão na placa, mas medi os pontos de solda na placa.

Pelas medições qual caminho a seguir?

 

+3VALW +3VS – U21 – Dreno 3V    Source 3VS

+3ALW +3V Transfer -  U19 – Pinos 3,4 – 3,30V

3Vs - U36 (Bios)- Pinos 1,2,3,6.7.8 - 3,3V

+1,5V +1,05V Transfer  U8 Pino 6 5V  Pino 8 3,3V (Não tem componente)

+1,5V +1,5VS  –U12 – Dreno 1,5V  Source 1,5V  Gate Zero V

+1,5VSDGPUH+1,5VSDGPU – U2 – Zero V (Não tem componente)

+5VALWS +5VS  - U22 – Dreno 1,5V  Source 5V  Gate 19V

1,05VS_VTT +1,05VSDGPU - U25 - Dreno 1,05V  -Source e Gate - Zero V (Não tem componente)

1,8VS+1,8VSDGPU - Q10 - Pinos 1,5,6 - 1,8V

                                  PU6 Pinos 2,3 – 1,53V  6 – 0,58V  5 – 2,72V  8,9,10 – 5V

+0,75VS - PU8 - Pinos 3,4 - 0,71V   

CPU_CORE -  PL20 -  0,06V     

                      PL21 – 0,06V

VGFX_CORE - PL18 - Zero V

 

Colocando a ponta vermelha do multímetro no terra e preta na bobina PL18 deu ZERO

Significa que tem componente em curto na linha, certo? Qual a voltagem para injetar nesta bobina PL18?

 

 

 

 

 

Eu queria muito lhe ajudar mas esses circuito de Vcore eu sou muito amador. Nunca consigo reparar eles pois sempre que troco o PWM nunca volta, é sempre alguma coisa que eu não consigo identificar vamos aguardar respostas dos outros amigos eu entrei aqui sabendo que era Vcore mas entrei mais para adquirir conhecimento junto contigo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...