Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Itautec W7550 - 6-71-w24v0-d02a gp - Só liga pela bateria

Avalie este tópico:


lord-zeus

Posts em destaque

Boa noite pessoal, estou com um equipamento na bancada que me deixou com dúvidas, gostaria de compartilhar a situação e saber se os amigos já se depararam com algo assim. Chegou esse equipamento como não liga. de fato carregador conectado no equipamento fica 100% morto, não acende nenhuma led, nem mesmo da bateria. Já peguei normalmente um carregador novo para os testes e ficou na mesma, passei então para a fonte assimétrica para ver como se comportava, nenhum consumo. desmontei a máquina e já fui direto testar o Pu7= P2808BO que por sinal está normal, só encontro dos 19V na placa, tentei startar com a bateria e para minha surpresa, por ela a máquina liga energiza tudo e funciona. Com a máquina já ligada encaixei a fonte para ver como ia se comportar, e normal, carrega bateria e tudo mais, inclusive posso remover a bateria quando a máquina está ligada e tudo bem, fica normal. resumindo, se o carregador esta ligado na máquina ela não liga nada, nem mesmo pela bateria, se tiro o carregador, ligo pela bateria e depois conecto a fonte  a máquina fica normal, carrega e tudo mais. Pelos testes que fiz quando está somente o carregador não tenho os 3v nos pinos 3 e 6 do P2808Bo, mas quando está pela bateria tudo está normal. o mesmo acontece nas bobinas de 3v e 5v. Suspeito que seja algo no pu10 OZ 8681L circuito responsável pelo charger. Já pegaram algo assim? Suspeitam que pode ser por ai o problema?  Estou usando o esquema aqui do fórum 

 

Se puderem me ajudar na analise.

 

 

 

 

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados, vou testar o PQ37 acho que tem algo errado nele. Apenas com o carregador conectado o Gate fica com 3.10v dreno e source 0V apenas com a bateria dreno fica com 3v.... Fiz um teste agora e a máquina ligou apenas pelo carregador.

 

Com apenas o carregador conectado na máquina, multímetro em 20v ponta preta no terra, dei um leve toque no gate do Pq37 para medir, e ligou as leds, e para minha surpresa a máquina ligou e deu vídeo. será mesmo o PQ37 ou algum outro sinal faltante ? O que acham?

 

Mesmo no cenário, bateria e carregador conectados, ficam todas as leds desligadas, não starta, mas ao fazer esse toque com a ponta do multimetro no gate do PQ37 ele liga normalmente e se mantém ligado tanto no carregador, bem como na bateria, até que seja removida as fontes de energia.

 

 

*** Mesmo com o multímetro desligado, apenas conectado o preto no terra e a ponta tocando o Gate a maquina passa a ligar.

Editado: por lord-zeus
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a questão do multímetro, descobri o que era, na verdade eu estava tocando com uma parte do meu dedo na parte metálica que toca no gate, eu basicamente eu faço uma espécie de terra, com isso ele liga, mas se eu tiro o dedo da parte metálica e toco a ponta de prova no mesmo local ele não liga, simplesmente faz a medição da tensão. Mas penso que ajudou para pensar no que pode ser, certo?

 

1 hora atrás, jlbeneton disse:

@lord-zeus tente remover a bateria da cmos e dar um curto nos pinos por uns 5 segundos, existem alguns vaios que param de comutar o mosfet de entrada e fazendo isso eles voltam ao normal, tente fazer, é simples e rapido e pode resolver seu problema.

Já havia feito isso, mesmo assim refiz, mas isso aí não mudou em nada a situação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/09/2021 às 10:24, lord-zeus disse:

Apenas com o carregador conectado o Gate fica com 3.10v dreno e source 0V apenas com a bateria dreno fica com 3v.

@lord-zeus amigo isso está correto! Veja que o gate do PQ37 é acionado quando VA está alto chegando no gate PQ37 através de um divisor resistivo, ou seja, quando o carregador está plugado. O sinal AC_IN# é ativado em nível logico baixo. Eu não trocaria esse mosfet! A placa alimentada somente pela bateria, a tensão da mesma não chega na linha de VA por isso em modo bateria o sinal AC_IN# fica alto, não vai ter carregador plugado.

 

 

 

Editado: por LEONTEC
Adicionar texto!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC Teria alguma ideia do porque quando toque com a ponta do multimetro no gate ele faz a maquina ligar normalmente, mesmo sem a bateria ? Em resumo eu estava com a ponta preta aterrada, a ponta vermelha acabei pegando na mao mas toque na parte metalica com o corpo e ao tocar no gate ele ligou, mas se faço o mesmo segurando a ponta de prova segurando no cabo sem tocar na parte metálica ele faz o correto de medir o pino gate  e não liga nada. continua desligado. Ou seja, isso só funciona se eu pegar com a mão na parte metálica da ponta de prova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, lord-zeus disse:

7= 1,65v

Achei a tensão desse pino DD_ON baixo!

Vejo que no modo bateria ou carregador, a placa tem VIN chegando ao PU7. Quanto a placa está e modo bateria o PU7 não vai ter VA e consequentemente não vai ter ACIN em nível baixo como já mencionei.

 

Checa novamente os pinos 6 e 7 do PU7 pressionando o power só com carregador plugado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, lord-zeus disse:

Teria alguma ideia do porque quando toque com a ponta do multimetro no gate ele faz a maquina ligar normalmente, mesmo sem a bateria ?

 

37 minutos atrás, lord-zeus disse:

3.10v dreno e source 0V apenas com a bateria dreno fica com 3v

Mesmo você informando que tem 3.10V no gate PQ37, eu acredito que deveria ser maior esse valor. O PQ37 tem marcação na placa informando os pinos dele?  

Meça o dois lado do PR251.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC @lord-zeus Apenas para informar a tensão no gate do pq37 está correta.

V=18,48V*(200.000/(1.000.000+200.000))

V=3,08V

Ressalto que nesse ponto que você está encostando o multímetro tem outra linha, USB_AC_IN.

Verifique se no gate de PQ14 tem 0V.

 

D0B582D1-4805-4BF6-9973-04E0901BD1BD.jpeg

Editado: por jone melo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, LEONTEC disse:

Achei a tensão desse pino DD_ON baixo!

Vejo que no modo bateria ou carregador, a placa tem VIN chegando ao PU7. Quanto a placa está e modo bateria o PU7 não vai ter VA e consequentemente não vai ter ACIN em nível baixo como já mencionei.

 

Checa novamente os pinos 6 e 7 do PU7 pressionando o power só com carregador plugado!

Neste momento apenas com o carregador conectado fica assim:

 

pinos 1,2   19,10v

pino 3   5,14v

pino 4,5,6,7 zerados

pino 8  19.10v

 

apertando o botão de ligar fica assim.

 

1,2  19,10v

3  5,14v cai para 0,16v

4,5,6,7  Zerados

pino 8 19,10v

 

Está realmente estranho demais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, LEONTEC disse:

 

Mesmo você informando que tem 3.10V no gate PQ37, eu acredito que deveria ser maior esse valor. O PQ37 tem marcação na placa informando os pinos dele?  

Meça o dois lado do PR251.

Parece que mudou várias medições, inclusive se faço mesmo procedimento de tocar no gate do Pq37 não starta mais como estava fazendo. Sobre o PR251 Um lado 0,59 do lado que fica pro Pq37 e o outro lado dele tem 19V

 

notei nesse novo teste que se ele está na bateria dessa vez e lá no PU7 eu toco no pino 3 com a ponta de prova a máquina já liga. Está tudo bem estranho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, jone melo disse:

@LEONTEC @lord-zeus Apenas para informar a tensão no gate do pq37 está correta.

V=18,48V*(200.000/(1.000.000+200.000))

V=3,08V

Ressalto que nesse ponto que você está encostando o multímetro tem outra linha, USB_AC_IN.

Verifique se no gate de PQ14 tem 0V.

 

D0B582D1-4805-4BF6-9973-04E0901BD1BD.jpeg

Sim Pq14 pino gate esta em 0V, uma pergunta, na imagem que colocou anexo ai, o circulo era mesmo do PQ73 ou queria marcar o ponto do PQ37 ?? Pois ali na imagem está o PQ73. Apesar de usar o mesmo componente  do PQ37..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jone melo Fiz o teste usando outro multímetro, deu o mesmo problema, se eu manter as pontas de prova no lugar após desligar ele fica entre 0,94v até 1.0v se eu continuar com eles ali e clicar para ligar a máquina volta a ligar e fica com 1v no dreno, se eu levantar a colocar novamente a ponta de prova no terra a já desliga tudo, isso tanto na bateria quanto com o carregador. Antes um leve toque no gate do PQ37 fazia a maquina ligar usando apenas o carregador, agora tocando nesse dreno ela se desliga... lembrando que isso acontece tanto com carregador, tanto com a fonte assimétrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não levaria isso em conta visto que a função dessa linha realmente é desligar as fontes do circuito caso os circuitos de proteção encontrem alguma falha e joguem pq14 para conduzir.

 

Verifica se tem os 3 e 5V nos pinos 5 e 2 do PU11 respectivamente.

Editado: por jone melo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jone melo 

3 horas atrás, jone melo disse:

Eu não levaria isso em conta visto que a função dessa linha realmente é desligar as fontes do circuito caso os circuitos de proteção encontrem alguma falha e joguem pq14 para conduzir.

 

Verifica se tem os 3 e 5V nos pinos 5 e 2 do PU11 respectivamente.

Apenas com a fonte conectada, nesses dois pontos não tem essas tensões não. Ambos zerados.

 

Com a bateria pinos 2 e 5 zerados, após ligar o equipamento ambos ficam com 2v e liga normal o equipamento.

 

com a bateria e equipamento ligado, PL9 com 5.2v e PL10 com 3.3v

 

Ressalto mais uma vez, se eu ligo pela bateria, depois encaixo o carregador e removendo ou deixando  a bateria ele se mantém ligado com o funcionamento normal. Me parece algo no charger na linha de start apenas.

Editado: por lord-zeus
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...