Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Medição de Mosfets no multímetro digital divergências

Avalie este tópico:

isaelf

Posts em destaque

Estou usando um multímetro digital para tesar mosfets, vamos supor que eu tenha 4 mosfet's IRF3306.

Suponha que eu teste os 4.

O primeiro ao ser chaveado apresenta leitura de 0,020V no multímetro.

O segundo apresenta leitura de 0,157V.

O terceiro apresenta leitura de 0,300V.

O quarto apresenta leitura de 0,400V.

As dúvidas que eu tenho:

Por qual motivo existe essa divergência de valores, visto que o lote é o mesmo?

Todos podem ser considerados bons, mesmo com essa divergência?

Seria seguro usar esses mosfet's em um inversor, mesmo que apresentem esses valores divergentes entre eles? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, isaelf disse:

Estou usando um multímetro digital para tesar mosfets, vamos supor que eu tenha 4 mosfet's IRF3306.

Suponha que eu teste os 4.

O primeiro ao ser chaveado apresenta leitura de 0,020V no multímetro.

O segundo apresenta leitura de 0,157V.

O terceiro apresenta leitura de 0,300V.

O quarto apresenta leitura de 0,400V.

As dúvidas que eu tenho:

Seria seguro usar esses mosfet's em um inversor, mesmo que apresentem esses valores divergentes entre eles? 

Vc está medindo tensão ??

Link para o comentário

Olá @isaelf . Se eu entendi corretamente a tensão a que você se refere é a leitura em mV da escala de diodos de um multímetro digital certo?
Essa variação pode ter vários motivos, mas o mais provável é que a tensão que você usou para disparar o MOSFET está baixa. Segundo o datasheet do IRF3306 a tensão de gate para que ele chaveie completamente pode variar entre 2 e 4 V. Assim, se você aplicou 3 V o primeiro pode ter chaveado completamente e os outros 3 conduziram mas sem atingir totalmente o estado de condução.

Editado: por JoeRob
correção
Link para o comentário

51 minutos atrás, JoeRob disse:

Olá @isaelf . Se eu entendi corretamente a tensão a que você se refere é a leitura em mV da escala de diodos de um multímetro digital certo?
Essa variação pode ter vários motivos, mas o mais provável é que a tensão que você usou para disparar o MOSFET está baixa. Segundo o datasheet do IRF3306 a tensão de gate para que ele chaveie completamente pode variar entre 2 e 4 V. Assim, se você aplicou 3 V o primeiro pode ter chaveado completamente e os outros 3 conduziram mas sem atingir totalmente o estado de condução.

O teste básico do mosfet seria disparando ele, quando coloco a ponteira positiva do multímetro digital no gate, ele arma, e então conduz entre dreno e source, nessa condução ele apresenta esse valor na escala de diodo. O que preciso saber é se apesar da divergência, posso considerar que ambos estão bons, e são seguros pra usar em inversores, e se posso combina-los, mesmo que apresentem diferença nessa leitura.

Link para o comentário

48 minutos atrás, JAROD disse:

Prefiro utilizar um multimetro analógico....   e basta dar um toque no gate, tanto para ativar, como para desativar o mosfet.

Não me adaptei aos analógicos, e acho o digital mais preciso e mais prático (pelas funções adicinais), mas queria mais saber se essa diferença de valor pode ser considerada normal, visto que mosfets novos e do mesmo lote apresentam leituras divergentes. E eu queria ter certeza que estão perfeitos antes de colocar nos inversores.

• Joinha 1
Link para o comentário

8 minutos atrás, isaelf disse:

Não me adaptei aos analógicos, e acho o digital mais preciso e mais prático (pelas funções adicinais), mas queria mais saber se essa diferença de valor pode ser considerada normal, visto que mosfets novos e do mesmo lote apresentam leituras divergentes. E eu queria ter certeza que estão perfeitos antes de colocar nos inversores.

É normal existir pequenas diferenças...  reparo nobreaks e volta e meia substituo os transistores mosfet dos circuitos inversores...   nunca me preocupei com essas diferenças, apenas faço o teste para verificar se estão chaveando ou não tem curto no diodo interno.  Nunca tive problemas quanto à isso.  

Link para o comentário

27 minutos atrás, isaelf disse:

Uma coisa que eu comprei, que custou muito baratinho e é uma mão na roda foi esses testadores, ele diz a tensão, se tem fuga, resistência entre terminais, ainda te dá o desenho do componente e as possíveis ligações.

testador componente.png

Link para o comentário

41 minutos atrás, JAROD disse:

É normal existir pequenas diferenças...  reparo nobreaks e volta e meia substituo os transistores mosfet dos circuitos inversores...   nunca me preocupei com essas diferenças, apenas faço o teste para verificar se estão chaveando ou não tem curto no diodo interno.  Nunca tive problemas quanto à isso.  

Acho que entendi, por exemplo se vc tiver 2 irf3306 e 1 de 0.100 e o outro 0.400 vc substituiria e normalmente funcionaria, certo? Visto os 2 diodos internos estão bons e o mosfet está chaveando normalmente.

24 minutos atrás, Ascent Tecnologia e info disse:

Uma coisa que eu comprei, que custou muito baratinho e é uma mão na roda foi esses testadores, ele diz a tensão, se tem fuga, resistência entre terminais, ainda te dá o desenho do componente e as possíveis ligações.

testador componente.png

interessante, vou adquirir um depois.

Link para o comentário

Olá,

@isaelf atualmente existe muitos semicondutores falsificados.

Como foi dito, a tensão disponível no teste é baixa. Pode fazer o teste abaixo que chegará mais próximo de reconhecer se o componente é falso. 

O que costumo fazer é um teste com o mosfet em carga de 1A. Ele conduzindo verifico a queda de tensão entre dreno e source. Com a lei de ohm encontro a resistência apresentada e confiro com datasheet. Se tiver uma fonte de contente constante fica mais fácil. Caso não, use uma fonte de 12v e faça os cálculos.

Também tem outro teste da tensão máxima suportada… esse sim, desmascara falsificações, entretanto posteriormente irei criar um tópico completo.

71AE777F-E0F1-4200-99AA-627D69A78689.jpeg

• Joinha 3
Link para o comentário

9 minutos atrás, ohm disse:

Olá,

@isaelf atualmente existe muitos semicondutores falsificados.

Como foi dito, a tensão disponível no teste é baixa. Pode fazer o teste abaixo que chegará mais próximo de reconhecer se o componente é falso. 

O que costumo fazer é um teste com o mosfet em carga de 1A. Ele conduzindo verifico a queda de tensão entre dreno e source. Com a lei de ohm encontro a resistência apresentada e confiro com datasheet. Se tiver uma fonte de contente constante fica mais fácil. Caso não, use uma fonte de 12v e faça os cálculos.

Também tem outro teste da tensão máxima suportada… esse sim, desmascara falsificações, entretanto posteriormente irei criar um tópico completo.

71AE777F-E0F1-4200-99AA-627D69A78689.jpeg

Bem complexo e interessante, no caso os mosfets que eu tenho são originais, pois são fornecidos pela própria fabricante. Acho que posso considerar que estão bons no caso.

Link para o comentário

13 minutos atrás, isaelf disse:

Bem complexo e interessante, no caso os mosfets que eu tenho são originais, pois são fornecidos pela própria fabricante. Acho que posso considerar que estão bons no caso.

Sim.

Então acredito que suas perguntas foram respondidas pelos colegas.

5 horas atrás, isaelf disse:

Tensão disponível de 3v para disparo baixa.

sim.

Para confirmar, faria o teste em carga indicado.

Entretanto, contudo, são fornecidos pelo fabricante,  o que leva a crer que são originais. 

Link para o comentário

• 1 mês depois...
Em 25/11/2021 às 15:05, Ascent Tecnologia e info disse:

testador componente.png

Esse bichinho é uma baita mão na roda na hora de testar o componente.

Link para o comentário

• 3 meses depois...

Olá,

MOSFETS não devem ser testados com o gate em aberto.

Se você quer testar a tensão Vgs necessária para disparar  o dispositivo para poder, por exemplo, selecionar componentes com tensoes de disparo similares, pode montar um circuito bem simples como o moderador OHM sugeriu, mas eu substituiria o resisto de gate de 1K por um potenciometro de 100k, com o cursor ligado ao gate e os outros terminais ligados no Vcc e no terra, respectivamente. Uma fonte de 12V e o resistor de fonte de 10R estão perfeitos.

Aí é só ir subindo a tensão do gate e ver em qual valor o MOSFET entra em condução total, que deve realmente ser entre 2 e 4 volts.

Tenha em mente que o MOSFET tem uma região de trabalho em que ele se comporta com um resistor variável, e esse valor pode ser qualquer coisa abaixo da tensão "de disparo".

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...