Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise HP G42 371BR AMD - DA0AX2MB6F0 REV:F - Bateria não carrega

Avalie este tópico:


Wallace Servato Bertolaccini

Posts em destaque

Boa noite amigos, estou com um HD G42 que a bateria não carrega nele, já testei com a fonte dele, com uma fonte nova de um HP CQ42, e com a fonte assimétrica. O problema não é fonte, e também não é bateria, pois a bateria dele é nova, e a mesma bateria carrega em outro notebook que tinha até hoje aqui (CQ42), e em outra bateria do CQ42 ( que é igual ) também não carrega. Analisei vários pinos do charger ISL6251A e anotei minhas medições:

1 5.06V
2 1.92V
3 1.08V
4 0V
5 4.92V
6 5V
7 0V
8 2.4V
9 1.12V
10 0.55V
11 1.19V
12 0V
13 0V
14 0.08V
15 5V
16 10.99V
17 10.99V
18 10.95V
19 18.36V
20 18.36V
21 11.18V
22 11.18V
23 0V
24 11.3V


O consumo da fonte assimétrica está em torno de 0,017A, e as medições foram feitas com a bateria plugada.

 

Percebi também que no pino 24 do charger tem uma tensão de 11V quando está com a bateria e quando eu tiro a bateria fica com uma tensão de 17V.


image.thumb.png.88ddf7293360c49018112f5ecffc1429.png

 

Aquela tensão no pino 6 do PQ2, antes da PR210 não muda, é sempre algo em torno de 17V, com ou sem a bateria.
 

Alguém sabe me explicar o por que essa tensão do pino 24 muda com/sem a bateria?

Infelizmente ainda não tenho um osciloscópio pra testar logo os gates do charger.

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Roberto275803 Não encontrei aqui no eletrônica BR, postei o esquema 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.


@eed Entendo sua dica e sei que isso realmente pode acontecer porém como eu disse, eu estava com um HP CQ42 aqui na minha bancada, é quase igual o modelo desse G42, e ele carrega normalmente na fonte de bancada, fora que as duas fontes que tenho HP aqui são originais com o pino central, carregava normalmente o CQ42 também. Então meu problema não é fonte, e também não é bateria, já que a que estou aqui é nova, e já testei com a bateria do CQ42 que era nova também. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wallace Servato Bertolaccini @eed 

 

Colega tem 2 pontos que olho com frequencia nos notebook quando a bateria está conectada e não carrega. Não sei se este é seu caso, mas segue a dica:

 

1 - Verifico os mosfet de entrada da linha de Vin 19 v em alguns notebook precisa de 24 ou 28 v no gate para chavear e quando tem somente 19 v ele deixar ligar e funcionar somente com a fonte ou com a bateria carregada e parece normal, mas não carrega a bateria.

Veja +VH28  na PU5

 

 

2 - Outro ponto é a comunição da bateria com o SIO nos pinos de conector de carga deve ter 3.2 v em 2 deles e algumas oxidação ou mesmo aquela ponte de resistores abre a comunicação ou alimentação entre a bateria e o SIO.

 

Se tudo tiver ok. Fonte boa, bateria boa então em ultimo caso trocar o SIO.

Editado: por Roberto275803
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wallace Servato Bertolaccini Olá Wallace, tudo bem ? 

Verifique o modelo da placa mãe no título do tópico :

Está desta forma     : DA0X2MB6F0.

Verifique o correto  : DA0AX2MB6F0.

Coloque o modelo tambem, 371br, 

Utilize sua 1a. msg, em editar, e faça a correção.

Editado: por regisfatef
corrigir texto.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Roberto275803 Obrigado pelas dicas, no gate do PQ55 tenho 26,8V como o esperado, e também tenho 27V no 8 da PU5.

image.png.1bd69103bcafa8084ab33dc7841f3f74.png

 

No conector da bateria com a bateria eu tenho:

1 = 11.3V

2 = 11.3V

3 = 3.4V

4 = 3.4V

5 = 0V

6 = 1.7V

7 = 0V

8 = 0V
 

A placa tinha alguns pontos de oxidação e fiz uma lavagem química nela e ela está brilhando agora.
O que devo testar pra ter certeza que o problema é o SIO?

Editado: por Wallace Servato Bertolaccini
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wallace Servato Bertolaccini 

 

Agora seria com auxilio de osciloscopio e testar se está havendo comunicação entre a bateria e o SIO nestes 2 pinos de 3.2 v do conector. Ele pode ter 3.2 v no conector, mas não está chegando no SIO.

 

Se tiver chegando o sinal no SIO aí então poderia ser atualização do arquivo da bios que resolve também problemas assim em alguns notebooks,  ou troca do SIO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Roberto275803 Entendi, porém não tenho osciloscópio para verificar isso..
image.thumb.png.e475e4a43cdf5a304d1d9b4b3c3d8fbb.png
 

Verifiquei os MOSFETS PQ5 e PQ6 e vi que não tinha tensão nenhuma no gate do mosfet de baixa (PQ6), achei estranho mas talvez seja porque estou usando o multimetro e não um osciloscópio, não sei... Então removi os dois da placa e descobri que o PQ5 (mosfet de alta) está com fuga entre dreno e gate, e o mesmo não está chaveando, o PQ5 (mosfet de baixa) está funcionando normal. Irei substituir o componente e postar o resultado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 13/12/2021 às 21:22, Wallace Servato Bertolaccini disse:

@Roberto275803 Entendi, porém não tenho osciloscópio para verificar isso..
image.thumb.png.e475e4a43cdf5a304d1d9b4b3c3d8fbb.png
 

Verifiquei os MOSFETS PQ5 e PQ6 e vi que não tinha tensão nenhuma no gate do mosfet de baixa (PQ6), achei estranho mas talvez seja porque estou usando o multimetro e não um osciloscópio, não sei... Então removi os dois da placa e descobri que o PQ5 (mosfet de alta) está com fuga entre dreno e gate, e o mesmo não está chaveando, o PQ5 (mosfet de baixa) está funcionando normal. Irei substituir o componente e postar o resultado.

 

@Roberto275803 Fiz a substituição não há consumo na fonte, o led do conector está laranja como se estivesse carregando. Percebi que no source do mosfet de alta possui 10.82V, e no gate possui 10.03V no qual acredito que deveria ter 14v. O gate do de baixa fica variando entre 0.11 e 0.3v. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...