Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Compaq presario cq18 - c21_vc 1 - não liga com bateria

Avalie este tópico:

Marcelo Leal Lemos

Posts em destaque

bom dia amigos, estou com um aparelho compaq presario cq18 placa c21_vc 1 que não liga na  bateria, a carga da bateria e normal porem quando se desliga o dcin o aparelho não liga na bateria, se ligar o aparelho com o dcin plugado e logo após tirar o dcin ele permanece ligado na bateria normal, tenho duas baterias boas e duas placas com o mesmo defeito,
como não tenho esquema tentei desenhar na foto a ligação do circuito dcin que da pra ver que não e um circuito tradicional, o chip de carga da bateria e um simples tl494
o problema e que sem o dcin plugado a voltagem do ponto vout some, mas se plugar o dcin aparece normal 19v e o aparelho liga normal, se tirar o dcin com o aparelho ligado ali aparecem os 8v da bateria que mantem o aparelho em normal funcionamento, mas se desligar o aparelho some tudo e não liga mais.
agradeço que alguém que já tenha passado por um problema similar me de uma luz neste defeito.

Screenshot_1.jpg

Editado: por Marcelo Leal Lemos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo Leal Lemos , posta foto bem nítida da placa para que possamos entender melhor. Procurei o esquema dessa placa e nada mano. Você disse que a placa ligada com bateria e carregador ela permanece ligada, e removendo o carregador ela permanece ligada, até vejo a bateria fazendo a placa permanecer ligada. 

5 horas atrás, Marcelo Leal Lemos disse:

a carga da bateria e normal porem quando se desliga o dcin o aparelho não liga na bateria, se ligar o aparelho com o dcin plugado e logo após tirar o dcin ele permanece ligado na bateria normal,

O problema está quando tenta ligar o equipamento pela bateria, estou correto? Qual CI charge essa placa utiliza para carregar a bateria? 

• Legal 1
Link para o comentário

4 minutos atrás, LEONTEC disse:

@Marcelo Leal Lemos , posta foto bem nítida da placa para que possamos entender melhor. Procurei o esquema dessa placa e nada mano. Você disse que a placa ligada com bateria e carregador ela permanece ligada, e removendo o carregador ela permanece ligada, até vejo a bateria fazendo a placa permanecer ligada. 

O problema está quando tenta ligar o equipamento pela bateria, estou correto? Qual CI charge essa placa utiliza para carregar a bateria? 

amigo, o raciocínio e esse mesmo, parece meio complexo mas e simples, o CI charge e um TL494 comunzinho, a conexão dele esta na ultima foto que postei, mas ele esta funcionando corretamente, ele não tem outra função que carregar mesmo, quem conhece o TL494 sabe que ele e só um PWM

como falei acima o problema esta se dando no transistor PQ206 que desliga a voltagem do DCIN na bateria, veja a foto.

Screenshot_1.jpg

• Joinha 1
Link para o comentário

o meu problema neste estagio e que não consegui descobrir de que chip vem o sinal que recebe o PQ206 pra ligar ou desligar o VOUT, 

pelo que pude apurar do esquema o gate vai ate uns transistores pequenos mas não consigo seguir a linha, tentei medir continuidade ate o SIO sem resultados satisfatórios.

Link para o comentário

ao que parece que alguma coisa esta falhando na logica da placa que faz com que desligue o Vout, como se não detectasse direito os parâmetros da bateria ou algo assim, mas são duas baterias, as duas estão boas carregando normal e funcionando perfeitamente, também são duas as malditas placas com o mesmo defeito, 

Link para o comentário

@Marcelo Leal Lemos , veja se nesse resistor PR241 está recebe tensão da bateria? Só com a bateria plugada a placa tem as tensões de 3 e 5V presentes? Assim como o IO precisa do sinal ACOK para entender que tem um carregador plugado, acredito que esse o sinal AD_AIR deva chegar ao IO também para fazer o mesmo com a bateria. Faça analise só com a bateria plugada pra tentamos identificar a falha que está impedindo a placa de ligar pela bateria. 

Capturards.JPG

Capturar123.JPG

Link para o comentário

bom dia, este resistor sensor de carga da bateria neste desenho ele esta ligado ao terra, o mesmo acontece com o sensor de consumo na entrada de energia, a tensão nestes dois resistores e muito pequena, mas mesmo assim as voltagens 3 e 5v não estão ativas com a bateria, elas ativam na hora de apertar o power, ai o transistor PQ206 habilita o Vout e a placa tenta ligar e desliga um segundo após, o que não acontece com o carregador plugado, eu acredito que deve ter alguma alimentação para o SIO ou algum outro chip que não identifiquei que faça esta função mesmo sem os 3v e 5v ligados.

Link para o comentário

@Marcelo Leal Lemos , pode ser que alimentação do IO deve ser pela tensão de 3.3vLDO, pode ser isso. Mas se você diz que as tensões das bobinas aparecem assim que aperta o botão de ligar, não vejo erro nessa parte. Checou o pino do KBC que mencionei na imagem? Veja qual é o integrado que gera as tensões de 3 e 5V. 

Link para o comentário

@Marcelo Leal Lemos , nos sabemos e isso é fato, é que a carga da bateria vai chegar aos mesmos pontos que a tensão do carregador chega no modo AC. Então, o problema é, que, com a bateria, a sequencia de start inicia e cessa em certo ponto rapidamente. Imagino que o regulador que gerencia as fontes de 3 e 5v dependem de um sinal de habilitação enviado pelo SIO, aí você teria que ver qual é esse integrado. Eu acredito que o IO só vai enviar esse sinal através do reconhecimento da fonte DC plugada no caso bateria. O mesmo acontece quando tem carregador e bateria juntos, tem uma alternância modo de alimentação da placa AC ou DC. Como você mencionou, quem conhece o charge bem, vai saber como ele funciona, eu não estou nessa lista mas vou procurar entende-lo com sua ajuda. Pergunto se ele nesse projeto está aí somente para realizar o carregamento da bateria, ou ele tem que envia algum sinal para o IO? Vir que ele funciona emitindo pulsos pwm, se puder explicar ficarei grato. haha

Link para o comentário

@Marcelo Leal Lemos , encontrei bastante coisa sobre esse CI de carga, e parece que ele vai ser o problema da placa não permanecer ligada com somente bateria plugada. Tem uma falha na comutação da tensão de saída da bateria e que se entendi bem, é ele mesmo que faz isso. O que me diz, já chegou a trocar ele? 

Editado: por LEONTEC
Remir o link que é de outro fórum!
Link para o comentário

@vado , não! Ainda na busca por algum esquema de qualquer outro projeto de placa de notebook que esse CI esteja presente para ter um noção de como ele interage. Pra falar a verdade essa placa eu ainda não tive o prazer de tela em minha bancada. E esse integrado, eu até então não tinha conhecimento dele...Mais que vou estudar a fundo para quando aparecer mais eu já esteja por dentro de como ele funciona. 

Alimentação da bateria está chegando ao integrado que gera as tensões de 3 e 5V, esse integrado por sua vez está alimentando o IO e botão power. Como ele disse que a placa chega apresenta as tensões de 3 e 5V nas bobinas quando aciona o botão, e isso me levar acreditar que as tensões do S5 vai ser as tensão da bateria junto com tensão LDO do integrado. Pelo IO podemos saber se mais algum sinal está chegando nele e ele por sua vez esteja enviando as respostas. Com carregador tudo fica numa boa!!!!

Link para o comentário

1 hora atrás, LEONTEC disse:

@Marcelo Leal Lemos , encontrei bastante coisa sobre esse CI de carga, e parece que ele vai ser o problema da placa não permanecer ligada com somente bateria plugada. Tem uma falha na comutação da tensão de saída da bateria e que se entendi bem, é ele mesmo que faz isso. O que me diz, já chegou a trocar ele? 

o chip tl494 não e um ci de carga, o ci de carga normal ele monitora a corrente de carga da bateria e a voltagem da mesma e desliga quando atingir o valor máximo, o tl494 não faz isso, ele e só uma fonte pwm, ele não tem como monitorar a corrente nem a voltagem, ele só sabe que tem que dar voltagem X com X amperes, e deve ter outro CI que monitora a carga e a amperagem da carga e desliga ele quando a carga tiver completa, mas ainda não achei esse ci.

faz muita falta o esquema mesmo, ate por que o desenho da placa não e um desenho clássico.

Link para o comentário

@Marcelo Leal Lemos , assim ficou mais claro pra mim!!! 

18 horas atrás, Marcelo Leal Lemos disse:

o CI charge e um TL494

Aqui deu entender que ele é quem carrega a bateria ou eu ainda tô doidão? hahahahaha brincando! 

Pela fotos que você postou não consigo ver direito as numerações no corpo dos integrados. 

Qual é a numeração desse camarada da foto? Tensão dessa duas bobinas da imagem? Faz isso somente com a bateria.

Capturarddd.JPG

Capturarfdrefed.JPG

Capturarddeee.JPG

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...