Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Dell 14R 3660 | 12204-1 DNE40-CR 5J8Y4 | Sem VCC_GFXCORE e VCC_CORE

Avalie este tópico:

Carlos Alberto Klafke Filho

Posts em destaque

Amigos, tenho essa placa que chegou pra mim sem as tensões nas PLs 9201 (VGA_CORE), 4301 (VCC_CORE) e 4401 (VCC_GFXCORE). A placa liga e permanece com um consumo de 0,12A. Não liga nem pisca nenhum led do notebook quando ligo ele. Tenho resistencia de 3 e 2ohms nas PL4301 e 4401 respectivamente e na 9201 fica em 10ohms. No PU4201 tenho tensão no pino 2 (VR_ON), 21 (VDD) e 22 (VCCP), mas nos pinos 15 (PGOOD) e 27 (PGOODG) não tenho nada. Quero achar que esse CI que está com problemas mas não tenho nenhum para testar. Tem algum outro teste que posso fazer para verificar se ele está bom? Pode ser algum outro componente como os mosfets com problemas?

Editado: por Carlos Alberto Klafke Filho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Carlos Alberto Klafke Filho disse:

Tenho resistencia de 3 e 2ohms nas PL4301 e 4401 respectivamente e na 9201 fica em 10ohms.

@Carlos Alberto Klafke Filho já trocou o processador? Estou achando essa resistência na PL4401 baixa demais, já tentou desabilitar o chip gráfico?

Link para o comentário

@master7 o processador é soldado na placa, não tenho equipamento pra fazer a troca e ainda não desabilitei o chip gráfico. Também penso que a resistência está baixa de mais, para efeito de teste vou remover a bobina e ver se a tensão aparece. Quando chegar em casa posto os resultados.

Link para o comentário

Para efeitos de teste, removi a PL4301 e a PL4401, medindo a resistencia do lado do processador encontrei 1,9ohms na 4401 e 2,6ohms na 4301. Liguei a placa novamente sem elas e mesmo assim não apareceu tensão do lado dos mosfets das bobinas, tenho quase certeza que o PU4201 está com problemas, por via das duvidas já encomendei outro, mas o que me deixou preocupado foi a baixa resistencia na PL4401, estou começando a desconfiar que o processador está em curto.

Link para o comentário

1 hora atrás, Carlos Alberto Klafke Filho disse:

Para efeitos de teste, removi a PL4301 e a PL4401, medindo a resistencia do lado do processador encontrei 1,9ohms na 4401 e 2,6ohms na 4301. Liguei a placa novamente sem elas e mesmo assim não apareceu tensão do lado dos mosfets das bobinas, tenho quase certeza que o PU4201 está com problemas, por via das duvidas já encomendei outro, mas o que me deixou preocupado foi a baixa resistencia na PL4401, estou começando a desconfiar que o processador está em curto.

Não sei se foi exatamente o que você quis dizer, mas lhe daria essa mesma sugestão. Se o ci que gera essas tensões está sendo alimentado e habilitado, os mosfets estão recebendo a tensão de alta, vc poderia remover a bobina para abrir o circuito e verificar se aparece a tensão, isolando assim a CPU. Caso ainda não apareçam, troque o integrado, ele pode não estar enviando os pulsos pwm pros gates dos mosfets.

Link para o comentário

10 minutos atrás, Átomos disse:

primeiro remove os mosfets e testa fora , depois resolde-os de volta em conformidade, e veja se sobe tensão, persistindo resolde o pwm

Mosfets estão ok, testados fora da placa, nada incomum. Já ressoldei o CI, parece que essa placa já passou por algum reparo pois tinha excesso de estanho nos pinos desse CI, removi, limpei e ressoldei, não mudou nada. Fora do normal que só percebi agora, provavelmente antes já estava assim, é que o processador tem um leve aquecimento, a placa está em 29°C e o processador quando a placa está ligada fica em 33°C, dúvida, pode o processador mesmo sem VCCCore aquecer?

Como disse antes, encomendei um CI desses pra testar, certeza que ele está danificado.

12 minutos atrás, ribeirodanilo93 disse:

Não sei se foi exatamente o que você quis dizer, mas lhe daria essa mesma sugestão. Se o ci que gera essas tensões está sendo alimentado e habilitado, os mosfets estão recebendo a tensão de alta, vc poderia remover a bobina para abrir o circuito e verificar se aparece a tensão, isolando assim a CPU. Caso ainda não apareçam, troque o integrado, ele pode não estar enviando os pulsos pwm pros gates dos mosfets.

Exatamente isso que pensei e fiz, infelizmente a tensão não apareceu.

Link para o comentário

Boa tarde pessoal, finalmente chegou o ci, troquei e agora apareceu outro problema. Quando energizo a placa com 19v, a tensão da fonte cai para 3v e o consumo se eleva. Limitei a fonte para 0,3A e os dois mosfets PU4002 e PU4003 começaram a aquecer, medi a resistencia deles em relação ao terra, ficou algo em torno de 140ohms (dreno do 4002 e source do 4003), ai passei a procurar outros componentes com prolemas e pra minha surpresa os três mosfets de alta ligados ao CI estavam aquecendo. trata-se do K03J6, não encontrei o datasheet da joinha, alguém conhece algum mosfet equivalente? Testei novamente os três e dois deles não chaveam, ficam sempre ativados. Removi eles da placa e o "curto" sumiu, energizo ela e o consumo fica zerado com 19v estabilizado.

Link para o comentário

Para teste, peguei 3 AON6780 que eu tinha aqui, e coloquei no lugar desses RJK03J6, liguei a fonte e o consumo subiu até estourar os mosfets novamente. Essa troca foi no escuro, não achei o datasheet do componente original, as unicas coisas que sei que batem entre os dois são os 30V e canal N, mas acho que não foi por isso que queimaram.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...