Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer aspire 4749 - MB daozqrmb6c0 rev: c - não liga

Avalie este tópico:

ThiagoJ

Posts em destaque

• ThiagoJ alterou o título para Acer aspire 4749 - MB daozqrmb6c0 rev: c - não liga

@ThiagoJ Sim amigo, é possível que vc encontre alguma tensão, até porque os 19v vão gerar outros sinais. Perceba que o PQ1 também recebe 19v e ele já segue o caminho por outro circuito, provavelmente vai até o charger, informar ACIN ou ACDET provavelmente (não verifiquei o esquema). Verificou se há curto no lado 2 do PR122 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ribeirodanilo93 opa ja medi isso ai não a curto do lado 2 da pr122 

ja injetei tenção e não tem  consumo na fonte. mas o estranho que está aparecendo esses 4.78v no lado 2 da pr122 

sendo que ai era pra ter 19v  mas quando  colocar a pr122 no lugar, fica matando os 19v e fica oscilando

Editado: por ThiagoJ
Link para o comentário

@ThiagoJ amigo, deixa eu te falar uma coisa, qual era o problema dessa máquina ? Ela chegou sem ligar ? Eu já peguei um caso que deu um sintoma semelhante e o problema foi apenas 1 parafuso. Esses notebooks da Acer tem um sistema de segurança que se a carcaça não estiver montada com os parafusos no lugar ela realmente não liga. Observe que nessa placa deve ter algum swit plástico, coloque o PR122 no lugar, pressione esse swit e verifique novamente as tensões.

Link para o comentário

@ThiagoJ , o que eu estou estranhado nessa sua analise, é você dizer que tem 19v no lado 1 do resistor PR122 e somente 4.71V no lado 2, e fala que já injetou 19v no lado 2 e a fonte não mostra consumo acusando curto. Se eu entendi bem dessa vez, o resistor PR122 está matando essa tensão na saída dele, não vejo outra coisa! Já trocou ele pra ver se a tensão vai mudar na saída do resistor? Supondo que a linha de VIN estivesse em curto, a tensão cairia em toda linha de VIN? Veja se estou errado blz? O diodo interno do PQ23 está no sentindo contrario da tensão, entretendo, o mosfet recebe tensão no gate da própria linha de 19v através do divisor resistor, então, ele vai comutar a tensão de 19v sem auxilia do PU2. A não ser que o PU2 ao encontrar uma sobre carga na linha da bateria, ele possa está derrubar essa tensão no pino 27 dele fazendo com que a placa entre em proteção, só que eu ainda não visto isso.   

Editado: por LEONTEC
Melhorar explicação.
Link para o comentário

16 minutos atrás, tedjab disse:

Uma falha no PU2 poderia levar estes 4.78v ao terminal 2 do PR122.

Só que esses pinos CSSP e CSSN do PU2 não são pinos de saída mas sim de entrada. Esses pinos são pinos de monitoramento junto com o resistor PR122 dessa linha da VIN. Vejo que tem um diodo zene na entrada fazendo a proteção dessa entrada contra sobre carga. Se tem 19v chegando ao pino 1 do PR122 então aparentemente está tudo ok até aí. Tem o PQ1 que pode jogar 19v no gate do PQ23 fazendo com que ele entre em corte incapacitando o próprio a realizar a comutação dos 19v para linha de VIN.

Link para o comentário

4 horas atrás, LEONTEC disse:

@ThiagoJ , o que eu estou estranhado nessa sua analise, é você dizer que tem 19v no lado 1 do resistor PR122 e somente 4.71V no lado 2, e fala que já injetou 19v no lado 2 e a fonte não mostra consumo acusando curto. Se eu entendi bem dessa vez, o resistor PR122 está matando essa tensão na saída dele, não vejo outra coisa! Já trocou ele pra ver se a tensão vai mudar na saída do resistor? Supondo que a linha de VIN estivesse em curto, a tensão cairia em toda linha de VIN? Veja se estou errado blz? O diodo interno do PQ23 está no sentindo contrario da tensão, entretendo, o mosfet recebe tensão no gate da própria linha de 19v através do divisor resistor, então, ele vai comutar a tensão de 19v sem auxilia do PU2. A não ser que o PU2 ao encontrar uma sobre carga na linha da bateria, ele possa está derrubar essa tensão no pino 27 dele fazendo com que a placa entre em proteção, só que eu ainda não visto isso.   

LEONTEC , vou medir a tenção da linha de vin pra se se todas elas estão com esses 4.78v se tiver ja posto aki e vou fazer a troca da pr122

Link para o comentário

@ThiagoJ , com certeza você vai encontrar 4.7v em todos os pontos que a tensão VIN deve chegar. O que eu quis dizer sobre a linha cair, é que, estando o resistor PR122 em seu funcionamento perfeito, a tensão no lado 1 do PR122 também estaria com o mesmo valor do lado 2. Só fazendo a troca dele amigo pra nos confirmar se ele ou não.

Você faz a troca do resistor para confirmar se é ele ou não com defeito, ou pode fazer um jumper para teste do lado 1 para o lado 2 do PR122, iniciar o teste com a fonte regulada 5v, em seguida vai subindo a tensão gradativamente monitorando o consumo na fonte, tentando chegar até os 19v. Se conseguir chegar aos 19v sem a fonte mostrar consumo acusando curto, o problema vai está no resistor mesmo. Os dois procedimentos podem chegar na mesma resposta...Se mesmo assim a tensão não passar de forma correta 19V, analise a linha que carrega a bateria. 

Melhorar explicação.
Link para o comentário

Em 13/05/2022 às 19:02, ThiagoJ disse:

Esse notebook não liga fiz uma analise removi a pr122 e no lado 1 tem os 19v normal e no lado 2 aparece 4.78v que não era pra ter 

@LEONTEC sem o resistor, ele disse que tem 4.78v no lado do VIN. Então, eu descarto algum problema no resistor. Eu desconfio do comutador ou do mosfet de alta do carregamento da bateria com problema. Mas fica difícil ajudar quando não são feitos as leituras e testes que solicitamos.

• Joinha 2
Link para o comentário

15 minutos atrás, master7 disse:

@LEONTEC sem o resistor, ele disse que tem 4.78v no lado do VIN. Então, eu descarto algum problema no resistor. Eu desconfio do comutador ou do mosfet de alta do carregamento da bateria com problema. Mas fica difícil ajudar quando não são feitos as leituras e testes que solicitamos.

Opa to verificando aki estou a procura desses componentes pra fazer a substituição e já to fazendo as aferições na linha do vin

Link para o comentário

@master7 , você suspeita de fuga em um desses mosfet certo? Entendi!!! Eu estava imaginado que tinha 19V no lado 1 e 4.71v no lado 2 com o resistor no lugar. hahahaha Me deixei levar pela foto que ele postou. 

40 minutos atrás, master7 disse:

Mas fica difícil ajudar quando não são feitos as leituras e testes que solicitamos.

Verdade! 

Em 13/05/2022 às 19:02, ThiagoJ disse:

quando coloca a pr122 no lugar ela derruba os 19v fica oscilando.

Lendo novamente o primeiro post, aqui ele disse que a tensão 19v fica oscilando com o resistor no lugar.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...