Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer Aspire A-515-51-51UX / LA-E891P C5V01 Rev: 1C / Sem tensão VCC_GT (devolvido ao cliente)

Avalie este tópico:

Cristiano Freitas

Posts em destaque

Estou com este aparelho na bancada onde tem todas as tensões com exceção da PL906 (VCC_GT).
Sem a bios ela aparece esta tensão, este aparelho chegou na oficina porém já foi mexido, mas com boa aparência e sem nenhum componente ausente ou queimado.
Já fiz a regravação da bios retirado aqui do site mas sem resultado positivo.
Teste feito apenas com a memória onboard e também com outra de 4GB no slot, também já substituí por uma memória confiável de bancada que uso para testes.
Neste notebook tem 2 circuitos parecidos que são alimentados ao mesmo tempo, o que alimenta a PL904 e a PL906, tem 2 driver que os controlam que são PU901 e PU903, com medidas comparando estão bons, até mesmo pelo fato que com a ausência da bios o drive PU903 gera pulsos e com a bios ele passa a não gerar pulsos.
Estou neste momento sem saber qual seria o caminho para identificar este problema que com a bios ele para de gerar este pulso. 

Editado: por Cristiano Freitas
Não consegui o reparo.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cristiano Freitas , essa tensão VCC_GT costuma aparecer quando termina de carregar o sistema operacional, é normal quando ligar a placa essa tensão não estar presente. As outras tensões estão todas presentes quando vc liga a placa? Te sugiro começar com a regravação da BIOS.

• Joinha 1
Link para o comentário

5 horas atrás, Cristiano Freitas disse:

Estou com este aparelho na bancada onde tem todas as tensões com exceção da PL906 (VCC_GT).
Sem a bios ela aparece esta tensão, este aparelho chegou na oficina porém já foi mexido, mas com boa aparência e sem nenhum componente ausente ou queimado.
Já fiz a regravação da bios retirado aqui do site mas sem resultado positivo.
Teste feito apenas com a memória onboard e também com outra de 4GB no slot, também já substituí por uma memória confiável de bancada que uso para testes.
Neste notebook tem 2 circuitos parecidos que são alimentados ao mesmo tempo, o que alimenta a PL904 e a PL906, tem 2 driver que os controlam que são PU901 e PU903, com medidas comparando estão bons, até mesmo pelo fato que com a ausência da bios o drive PU903 gera pulsos e com a bios ele passa a não gerar pulsos.
Estou neste momento sem saber qual seria o caminho para identificar este problema que com a bios ele para de gerar este pulso. 

Olá 

Quais  tensões vc tem no PU903? verificou que o procesado aquece?

• Joinha 1
Link para o comentário

@jhoe1981 Ele tem as mesmas tensões comparadas ao PU901 que tem o circuito idêntico, porém no pino 2 do PU901 que está funcionando ele fica com 0,14v e tem sinal PWM e já no PU903 ele tem 2v e não tem sinal PWM.
O detalhe que ao remover a bios e ligar sem ela o PU903 entra em funcionamento gerando o sinal PWM e aparece a tensão na PL906.

Link para o comentário

Ontem lendo aqui no fórum a muitos casos parecidos, que utilizei até mesmo para seguir a sequência de partida da placa e tudo indica estar funcionando e nada de gerar vídeo.
Um detalhe muito curioso é que ao dar partida com um teclado ligado pela porta usb, vejo que ao cair o consumo a zero e depois ele voltar a consumir o teclado pisca as 3 luzes, e fica com um consumo de aproximadamente 170mah mas a tecla num lock não ativa e desativa.
Vento isso estou trabalhando com uma tela ligada a ele para efetuar os testes e nada de vídeo.
Ontem seguindo uma dica aqui do site eu desabilitei a memória onboard e utilizei uma externa e mesmo sintoma.
Tem 2 casos resolvidos com este problema mais no momento não tenho créditos para a compra e visualização.

Link para o comentário

Bom dia a todos!
Até hoje estou com este notebook na bancada aguardando se alguém tem alguma outra dica que possa me ajudar a solucionar este problema, consegui ganhar tempo com o cliente para ver se conseguia por aqui mais alguma informação que pudesse estar resolvendo este equipamento.

Link para o comentário

@Rods Eu realmente achei estranho estas afirmações feitas por outros técnicos, mas não tenho este conhecimento suficientes para questionar.
A respeito da firmware do SIO eu não tenho gravadora ainda para fazer este serviço.
Não sei se chegou a ler acima na postagem, esta tensão VCC_GT ela aparece caso eu ligue o equipamento sem a bios, daí tirei a conclusão de que o setor do PWM e mosfet referente a esta tensão estavam bons.
Ao ver que as tensões estavam presentes parti para a tentativa de desativar a memória onboard e usar apenas a do slot mas sem resultado.
Vi aqui no site que alguns disponibilizavam a firmware ECBIOS, mas como não achei a eprom junto ao SIO logo percebi que se tratava de um SIO com a firmware embutida.
Na busca aqui no site por informações vi que tem se não me engano 2 casos resolvidos que poderia me dar uma luz, mas estou sem acesso no momento a casos resolvidos de notebook. 

Link para o comentário

Infelizmente não consegui resolver, vou estar montando o notebook para devolver ao cliente.
Como mencionou @Rods pode ser necessário a gravação da firmware EC e eu não tenho a gravadora ainda para este serviço.
Tenho outros notebooks na fila aguardando e preciso fazer a fila andar.
Obrigado a todos pela ajuda.

Link para o comentário

• Cristiano Freitas alterou o título para Acer Aspire A-515-51-51UX / LA-E891P C5V01 Rev: 1C / Sem tensão VCC_GT (devolvido ao cliente)

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...