Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer e5-573 / DA0ZRTMB6D0 REV. D / liga somente com carregador ou com a bateria

Avalie este tópico:

Luiz Augusto Lossio Seiblitz

Posts em destaque

Boa tarde a todos meu amigos!

estou com um ACER na bancada agora e estou com uma problema que esta me matando!

ou ele funciona somente na bateria ou somente no carregador.

quando ele por exemplo esta funcionando na bateria e conecto o carregador ele morre

e quando está desligado, com a bateria e o carregador conectados a tensão de 19v na VIN+ reduz para 15.80v e a consumo na fonte assimetrica chega ate 2Ah, 

ja troquei o Ci de Charge e ja verifiquei o mosfet comutador e nada!

lembrando que sou iniciante na area de eletronica em placa! gostaria de alguma dica do que eu possa fazer para entregar esse notebook para o cliente bom e funcionando!

muito obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mapoliveira Boa noite meu nobre! 

dito e feito! troquei o mosfet da entrada, estava direto e nao chaveando troquei e agora voltou a funcionar com os 2 entretando agora abateria nao esta carregando, 

ele chega a comutar reconhecendo que esta conectado mas nao carrega! 

e a bateria é nova

ja estou verificando as resistencias, diodos mas acabo me perdendo!

desde ja agradeço a ajuda

Link para o comentário

@mapoliveira Boa noite meu amigo, o fet de entrada eu comprei igual pois é SOP8 Ultra entao fiquei com medo de substituir por alqum canal P compativel e dar problema... enfim ligou a maquina comuta para bateria e carregador mas nao carrega, sendo que tem uma coisa interessante no gate do mosfet como o amigo@Roberto275803 citou... esta com o mesmo valor do gate e no source, estou achando estranho. estou postando o esquema pois ja tirei as resistencias que fazem o gate funcionar com uma tensão menor e testei fora da placa e o valor esta correto. estou agora em duvida se o problema pode ser no transistor duplo que tem no esquema.@Francelino meu amigo, na segunda feira cedo estarei trocando pois peguei esse de uma placa que nao ligava e vou fazer o teste com um novo. Sendo assim, se alguem puder me ajudar estou com essa maquina ja algum tempo e preciso entregar para cliente, o tempo nunca é perdido tenho aprendido muito aqui na comunidade com vcs.

muito obrigado a todos!CapturadeTela2023-10-21as18_49_14.thumb.png.f152c17014ecac07579c8a41881b8dec.png

Link para o comentário

@home service boa noite meu amigo, pq22 ja tirei e estava bom, tanto que ele chega a chavear quando eu coloco na bateria e no carregador

o pq56 eu havia trocado pois inicialmente a tensao estava se chocando com a bateria.

me resta o pq55 nao sei como testa-lo entao estou tentando conseguir um igual para saber se esta bom

volto com mais informaçoes na segunda

Editado: por Luiz Augusto Lossio Seiblitz
Link para o comentário

1 hora atrás, Luiz Augusto Lossio Seiblitz disse:

@home service boa noite meu amigo, pq22 ja tirei e estava bom, tanto que ele chega a chavear quando eu coloco na bateria e no carregador

o pq56 eu havia trocado pois inicialmente a tensao estava se chocando com a bateria.

me resta o pq55 nao sei como testa-lo entao estou tentando conseguir um igual para saber se esta bom

volto com mais informaçoes na segunda

Poste o que chega aqui?

Capturadetela2023-10-21205441.png.519b72c888bb92b69411011a43fd5f71.png

Link para o comentário

Em 21/10/2023 às 18:56, Luiz Augusto Lossio Seiblitz disse:

tem uma coisa interessante no gate do mosfet como o amigo@Roberto275803 citou... esta com o mesmo valor do gate e no source,

Nesse esquema,  o gate do PQ56  deve ser metade do valor de VA1 (9,5V), para que isso aconteça o pino 5 do PQ55 (D/C#) deve estar com 0V.

PR104 e PR105 fazem o divisor de tensão para o gate do PQ56.

D/C# = 0V com carregador conectado
D/C# = 3V sem carregador (apenas bateria)

pq55.JPG

Editado: por py2eb
Link para o comentário

Em 21/10/2023 às 18:56, Luiz Augusto Lossio Seiblitz disse:

sendo que tem uma coisa interessante no gate do mosfet como o amigo@Roberto275803 citou... esta com o mesmo valor do gate e no source,

O MOSFET de entrada ainda está com essa condição? Gate e Source com os mesmos valores?

A medicação deve ser feita com o carregador ou fonte conectada.

Editado: por py2eb
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...