Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido HP 15/LA-E801P REV2/ Sem backlight

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Prezados!
Estou com essa placa LA-E801P Rev 2.0 e o defeito que está apresentando é a falta do backlight. Não encontrei schematic nem nada do tipo para ela.
Realizei alguns testes e funciona tudo perfeito via hdmi.
Na conector de 30 pinos medi e estão presentes 3v,5v,19v, mas o +LCDVDD não está.
Podem dar uma luz?

Agradecido desde já!

Editado: por Daniel Lucas Costa Rodrigues
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Daniel Lucas Costa Rodrigues disse:

+LCDVDD

Olá caro colega, essa tensão seria para o display e creio que deve retornar para o EDP_HPD_PANEL, assim o PCH reconhece o display conectado, só que o título diz sem back light, no caso você consegue enxergar imagem de fundo escura?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Lucas Costa Rodrigues Então nao deve ter problema no 3V amigo, pois sem ele nem teria imagem, vc deve verificar o pino de PWM do inverter (INVTPWM) e detalhe que o defeito pode está na plaquinha do display já que você não citou se testou outra tela.

Editado: por jone melo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Lucas Costa Rodrigues Acrescentando informação, se esta aparecendo e sumindo, um curto na linha ja pode ser descartado acredito, ja que testou com outra tela. Alguma 'ordem' esta sendo enviado para essa tensão desaparecer. Aqui pra mim ja apareceu mais de um caso onde o sinal LIDSW#, era o responsável então ele merece uma atenção. Esse sinal é responsável pelo comportamento de abertura/fechamento da tampa, quem o gerencia é o SIO, recebendo-o ali no pino 115.

2024-02-27.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rods Como eu não reparo tantos notebooks eu ainda não consigo afirmar muita coisa com 100% de certeza, mais se surge e some o 3,3V ao meu entendimento é pq a pch está esperando o sinal EDP_HDP_R de volta, não seria isso? E pelo pouco que sei esse sinal vem do display como um retorno da LCDVDD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jone melo Sua linha de raciocínio é muito boa meu amigo e muito teórica, eu aprendo e aprendo  e aprendo acompanhando suas explicações. Nesse caso, vc provavelmente esta certo, mas qual a causa de não liberar? Aí minha dica é sempre mais pratica, pois ja passei pela situação de não ter o backlight, pois o sinal lidsw# estava errado. Talvez um sinal mais importante de se medir aí antes seria os ENVDD_CPU, que tbm provém da PCH e habilitam o UG2 para liberar o LCDVDD. Observar tbm se o EDP_HPD_R tbm vai a 3,3V e volta seria interessante.

2024-02-27 (1).png

2024-02-27 (2).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Rods disse:

mas qual a causa de não liberar?

Ainda não tenho certeza, mais se minha teoria estiver certa o sinal vem internamente da placa do display por algum resistor ou IC, se não tem nada errado no display como ele disse poderia ser um curto nessa linha não deixando a linha subir e assim fica o sobe e desce no 3.3V.

Eu vou testar essa teoria e volto mais tarde para informa-los.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Rods disse:

@jone melo Sua linha de raciocínio é muito boa meu amigo e muito teórica, eu aprendo e aprendo  e aprendo acompanhando suas explicações. Nesse caso, vc provavelmente esta certo, mas qual a causa de não liberar? Aí minha dica é sempre mais pratica, pois ja passei pela situação de não ter o backlight, pois o sinal lidsw# estava errado. Talvez um sinal mais importante de se medir aí antes seria os ENVDD_CPU, que tbm provém da PCH e habilitam o UG2 para liberar o LCDVDD. Observar tbm se o EDP_HPD_R tbm vai a 3,3V e volta seria interessante.

2024-02-27 (1).png

2024-02-27 (2).png

Boa tarde @Rods !

"Na bios não mexi pois via hdmi o notebook funciona perfeitamente.
Na rev 2.0 não achei ug2 somente ug1"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que as rev's das placas eram diferentes eu notei, mas comparando-os UG2 com a foto do UG1 são diferentes mesmo. Tem a rev 2 aqui no Forum? Procurei meio por cima e não achei, por isso sempre é bom o autor por o link do esquema para ajudar!!

18 horas atrás, Supporte disse:

@jone melo vi um comentario no forum do vina q pediu pra edita uma bios dessa placa pois estava (no display), os cara la editaram mandaram arquivo p ele gravar

Aqui eu só li casos parecidos a respeito, mas se ja houve uma solução, rodar o executável baixado com a servicetag não seria ma idéia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...