Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Nobreak SMS Net4+ 1500BI placa PCIV023942 - ao ligar no modo bateria ronca o trafo

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Opa, pessoal estou com um nobreak Nobreak SMS Net4+ 1500BI placa PCIV023942, liga no modo bateria e fica roncando o trafo.

Esse nobreak entrou sem baterias e não ligava, fiz q troca do Q6 e Q8 que estavão queimados funcionou na rede, mas ao tirar da tomada ele ia pro modo bateria normal porém sem tensão nas saídas, testei os gates no Q6 e Q8 não tinha tensão no gate, e nos outros tinha 5V, troquei o IC5, apos a troca ele comecou a roncar o trafo no modo bateria, nobreak não é minha especialidade, mas preciso reparar esse, pq tenho outro com o mesmo problema. alguma dica? será que circuito do inversor ou trafo deu defeito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/03/2025 às 19:09, Compucor Informatica disse:

Opa, pessoal estou com um nobreak Nobreak SMS Net4+ 1500BI placa PCIV023942, liga no modo bateria e fica roncando o trafo.

Esse nobreak entrou sem baterias e não ligava, fiz q troca do Q6 e Q8 que estavão queimados funcionou na rede, mas ao tirar da tomada ele ia pro modo bateria normal porém sem tensão nas saídas, testei os gates no Q6 e Q8 não tinha tensão no gate, e nos outros tinha 5V, troquei o IC5, apos a troca ele comecou a roncar o trafo no modo bateria, nobreak não é minha especialidade, mas preciso reparar esse, pq tenho outro com o mesmo problema. alguma dica? será que circuito do inversor ou trafo deu defeito?

Expandir  

não basta apenas trocar os componentes danificados e colocar para funcionar, você deve verificar todos os componentes adjacentes aos danificados a procura de componentes alterados, em curto e ou mesmos abertos, se ronca algo de errado há com certeza, pois esta puxando corrente em demasia em algum ponto. quais testes mais realizou neste equipamento??

Boa Sorte    :)

Link para o comentário

Em 04/03/2025 às 12:11, Compucor Informatica disse:

@Maru então antes de por pra funcionar verifiquei essa linha do inversor e não identifiquei mais curtos, mas vou conferir outras linhas pra ver se não tem mais nada de errado 

Expandir  

juntamente com os mosfets do dissipador ok, verifique o comparador e o regulador de 5 volts 

Editado: por Maru
Link para o comentário

@joao lima RVesses pulsos dá pra medir sem osciloscopio? o gate dos fets está recebendo os 5V, quando ele entrou na assitencia vi o Q8 e Q6 queimado só troquei eles ele voltou a ligar, mas não tinha tensão 110v na saida no modo bateria, ai troquei o IC5 pq vi que não tinha 5V no gate do Q8 e Q6, após a troca de IC5 ele comecou a roncar no modo bateria, estou achando que esse IC5 que coloquei esta com defeito tmb, tirei de sucata kkk, odeio trabalhar com sucata por causa disso, mas aqui na cidade nem tem pra comprar esses componentes

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...