Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notebook placa mae modelo 71R-C14CU4-T810 tela de lcd com letras escuras

Avalie este tópico:

gahaas

Posts em destaque

Boa noite para todos. Tenho um notebook de um amigo cce ultra thin u25 que saiu de uma assistencia técnica funcionando em que o cara havia trocado a tela de lcd que estava quebrado. Ai não sei dizer quanto tempo depois ele escureceu a tela e não funcionou mais. Ai dei uma olhada dentro dele e constatei que ao lado do conector de video que voçës verão em anexo na foto que tirei existe um ponto queimado na placa. Agora vem a pergunta: alguem pode me dizer o que pode ter acontecido? Alguem pode me dizer pelo menos os valores dos componentes que estão no ponto em vermelho no foto? Sei dizer que existe transitor q41 que queimou e o q40 que parece estar bom.

neste link existe a foto nitida para vocês verem.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Obrigado pela ajuda.

DSCF0477.jpg.8579e663d963d4101cc2b98edeee633d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, segundo o esquema parece ser o Q42. Este transistor é chaveador da alta da tela. Com certeza você está sem 19V nos pinos 19 e 20 do conector.

Agora, precisa analisar se este curto não danificou mais componentes, como o Q44 e I/O.

No pino 35 do I/O deve haver 3,3V que passa pelo R432 e chaveia o Q44. O Q44 polariza o Q42 e este alimenta os pinos 19 e 20 do conector (acende os LEDs da tela). Perceba ainda que a um fusível B11 que alimenta um dos pinos do Q42, veja se o mesmo não abriu ou carbonizou.

[]'s

Link para o comentário

Em 23/09/2014 às 03:18, ricardopereira disse:

É a linha dos 18v que vai para o lcd

o transistor torrado é um "Q42" 5103, resistor ligado a ele é de R422 1k ohms

Q40 é um C013

quem alimenta com os 18v é o Q39.

se fui útil, manda o joinha :)

Amigo, o Q39 é o mosfet que recebe VIN no dreno e a partir do PWM, permite o enable do 5VA primário. No circuito quem é o VIN, que eu não sei o porque o esquema diz ser 5VA_VIN (19V). O R422 é polarizador do gate do Q42. Note que sempre haverá VIN no source do Q42, a partir de que haja LVDS_VIN (I/O), o gate do Q42 é "fechado", ai de acordo com o esquema VIN_LCD_IN0 passa a ser VIN_LCD, por isso se diz que o Q42 é uma chave.

[]'s

Link para o comentário

pois é amigos vocês me ajudaram muito. Não sei se vou arrumar este note pois vai parecer mais complicado que imaginei pois agora o note por um motivo qualquer ele liga mais nem aparece mais imagem no vídeo externo. Vou ver se o note fica aqui em casa ainda. Ai vou dar mais uma fusada. Mais vou dar uma joinha o vocês pelo motivo de que foram muito úteis pois só com essas informações ja faço uma boa ideia. 

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...