Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Nobreak sem marca, placa 1kpsdr não carrega baterias

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Olá, senhores(as) 

estou com esse nobreak (anexarei fotos), que até hoje não havia visto, creio ser algum fabricado na china, que não está carregando as baterias. 

visualizei o que parece ser um módulo de charge na placa (circulei em vermelho nas fotos).

Mas analisei e não encontrei defeito nele. Como não econtrei esquema, gostaria de saber se alguem por experiência já pegou algo parecido ou alguma dica para me dar

infinitamente grato 

IMG_20250616_163340.jpg

IMG_20250616_163357.jpg

IMG_20250616_114857.jpg

IMG_20250616_165259.jpg

Editado: por jorge kist
Postado

Buenas,

esses nobreaks xing ling de 1 a 3kva são bem parecidos entre si. Esse é um o esquema do carregador de um deles, que você pode usar pra se basear:

image.thumb.png.faa3215819cfb089d395b4d1ebe114b9.png

Em boa parte dos casos que o carregador não funciona, a causa é o capacitor da alimentação do 3845, no caso desse esquema é o C1.

• Joinha 2
Postado

@zazulak obrigado pela resposta... tentei trocar o capacitor desse ci... infelizmente continua o problema

com um amperímetro dc, vi que ele consome 400mA da bateria mesmo estando na tomada... tentei ver se tem algo aberto ou com fuga, mas ainda não encontrei nada 

Postado

Boas novamente.

- Coloca os testes que já fez.

- Vê a tensão de alimentação de U1 e se está estável.

- O circuito de carregamento é uma fonte simples no seu funcionamento, a não ser que tenha algum sensor ou circuito adicional para detectar falha de rede ou circuito.

• Joinha 1
Postado

@amtc vi que entra direto 220v nessa placa, retirei a placa e liguei ela fora do nobreak para conseguir testar melhor

nos pinos vcc do ci tenho 8v, estáveis

medindo os pinos que vão para a placa tenho uma saída de 14,2v e outra de 2,5 e só 

quanto aos testes, bati todos os diodos e resistores da placa, relés também. 

Postado
48 minutos atrás, jorge kist disse:

@Maru opa obrigado pela resposta, tentei trocar esse tl 431 agora, porém continua da mesma forma, não tenho o ci em casa... 

Cuidado com TL431 falsificados, pois também não rolam, dá muito problema, teste o TL431 antes de colocar para não detonar o CI quanto trocar o mesmo ok

• Joinha 1
Postado

@Maru simm já passei por isso algumas vezes com fontes... agora estou cuidando muito na hora de comprar, e também sempre testo antes de colocar... 

vou esperar chegar o c.i. pra testar novamente. Até segui os testes mas nada de novidades

Postado (editado)

recebi o ci novo agora a tarde, fiz a troca, juntamente com o tl431... segue o mesmo problema

mudou um pouco as tensões saindo a placa do carregador ( o que antes era 14,2 passou pra 13,6, no caso não acho a tensão de carga pros 24v das baterias) então segue nao conseguindo carregá-las

alguma dica ou sujestão a mais? 

Postado

mas o defeito deve estar nessa placa ou estou raciociando errado? a tensão que deveria sair dela seria maior do que os 24v (27 ou algo assim né)

vou medir tudo novamente, devo estar deixando passar algo

Postado
Em 17/06/2025 às 16:05, jorge kist disse:

nos pinos vcc do ci tenho 8v, estáveis

Por isso ele não parte. O 3845 precisa de um pouco mais para iniciar a operação. Veja se não tem alguém com fuga nessa linha do pino 7, e se o resistor de partida (R5 no esquema de exemplo) não está aberto ou alterado. 

Postado

@zazulak obrigado pela resposta

refiz o teste nesse resistor, que pelas cores é de 60k, está medindo certo, até removi para ter certeza. 

troquei ele igual, mas segue os 8v no pino 7 do ci. Removi o ci para ver, a tensão no 7 vai para 45v pode ser algum curto após o ci? testei todos os componentes ao redor novamente e não estou achando o furo ainda... 

Postado

Boas.

- Se for um UC3845 que está no circuito só funciona acima de 8,4V (desliga se a tensão for abaixo de 7.6V e só volta a funcionar quando a tensão atinge novamente 8.4V), por isso terá de ter sempre uma tensão acima até a sua tensão máxima de 30V.

- Não deve retirar o IC com o FET no circuito. A tensão encontrada está correcta pois no pino 7 existe um divisor de tensão e a corrente é muito baixa, que cai para a tensão de alimentação quando coloca o IC.

Ou o IC não é confiável (se estiver a consumir mais que o devido essa tensão não sobe). Se estiver a oscilar entre 7 e 8V vem de alguma

(pino 1 ou 3). Isto tudo se substitui o capacitor que vai ao pino 7 e do pino 3.....

Postado
20 horas atrás, jorge kist disse:

@zazulak obrigado pela resposta

refiz o teste nesse resistor, que pelas cores é de 60k, está medindo certo, até removi para ter certeza. 

troquei ele igual, mas segue os 8v no pino 7 do ci. Removi o ci para ver, a tensão no 7 vai para 45v pode ser algum curto após o ci? testei todos os componentes ao redor novamente e não estou achando o furo ainda... 

Se possível, coloque um 3845A, ele tem um consumo menor no momento da partida

Aparece alguma tensão no pino 8, medindo em relação ao 5?

Postado (editado)

@zazulak obrigado pela resposta, desculpa a demora

Usei um 3845A agora, porém permaneço com o mesmo resultado

7,8V entre a 5 e 7 

1,2v entre 8 e 5 

Já vou complementar com outros pinos todos em relação ao gnd(5)

1 - 0,6V

2 - 0

3 - 0,48

4 - 0,49

6 - 0,004

7 - 7.8

8 - 1,2

Postado

Boas:

As tensões estão corretas pois mão estando a funcionar são essas (com excepção do pino de alimentação)

- Verifique fuga e substitua o capacitor C12 (do esquema em cima) 0,1uf cerâmico. 

- Substitua o electrolítico C1 (mantenha o valor)

- Verifique a linha (se tiver) de D5 e R15

- Substitua C19 ou adicione em paralelo um outro mais baixo.

• 4 semanas depois...
Postado
12 horas atrás, jorge kist disse:

@amtc obrigado, fiz o que indicou mas ao ligar ele começou a dar fault 122 no display, mas não tenho ideia do que diz esse erro, ele não arma a saída 

esta falha esta relacionada aos relés do equipamento, volte a verificar qual ou quais não esta funcionando corretamente e substitua por um novo.

Boa Sorte    :)

Postado

muitas das vezes vamos meio pelo rumo mesmo, pois estes que não possuem uma marca específica é na tentativa e erro, pois esta falha 122 os da marca Seikony chineses acontecia muito isto, hoje a NHS resolveu isto nos dela, remova e teste fora cada um e os diodos que ficam entre eles após a remoção de cada relé ok

Boa Sorte    :)

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...