Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise MINIPA - MPS-3005 - Defeito estranho e intermitente

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

@nagkiller "Exatamente... 150R atrás de seu dedo tem o conector referido!!!"

Não entendi, ou melhor. Não encontrei nenhuma menção a essa resistência perto do conector. Só encontrei a serigrafia indicando o número do resistor.

Postado

Referência é isso mesmo... é o R76... por exemplo.

É a sequência numerica do componente antecedido pelo símbolo, no caso, para resistor é R, capacitor é C... etc... impresso na placa.

Flw...

Postado

Não estou mais com a fonte... ela veio para conserto... como disse, faz tempo que eu ví...

Mas era isso, o resistor que eu lembro ali naquela posição era de 150R.

Flw...

• Joinha 1
Postado (editado)
1 hora atrás, Oseiasgs22 disse:

@nagkiller Ele ficava onde to apontando.

20250718_172432.jpg

Pega esse esquema aqui, é do modelo Minipa MPS 3003, parecido com o que tu tens. Numa olhadda rápida, acredito que o resistor seja de 150R mesmo.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Dados coletados no fórum do Clube do Hardware. Tópico original: 

Editado: por jose_fogaca
Acrescentar link para o tópico original
  • Joinha 2
  • 2 semanas depois...
Postado

revise algum ponte de solda que deva estar ruim ou com solda fria, pois se efetuada a troca dos potenciômetros e ela ainda não regula, algo esta faltando, e o cooler pelo que sei não entra direto, somente depois de um tempo ligada, e com o curto nas pontas para um ajuste deveria esta correto, mas verifica novamente e comente abaixo ok

Boa Sorte    :)

Postado (editado)

Vamos considerar que a sua placa seja exatamente igual a esta que o colega @jose_fogaca compartilhou (o que muda seria apenas a corrente fornecida): 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 com o esquema postado pelo Felipe Y. B. no dia 6 de agosto de 2023 e marcado como Solução.

Como estão as tensões principais em sua placa (+VBUS, - VBUS, +15V, -15V, etc...)?

Mediu também o transistor de saída?

Inclusive  faça um teste no LM324 e LM358.

Flw...

Editado: por nagkiller
Postado

@Maru Nessa fonte o cooler entra em funcionamento assim que eu a ligo, sempre foi assim. Eu soldo com auxílio do microscópio digital, e reviso a solda depois. Não está mal soldado, o potenciômetro tá regulando, só não tá regulando ao máximo de corrente, que é 5A.

@nagkiller Bom, eu teria que pesquisar como se faz as medições nesses componentes. Como eu disse antes, não tenho a menor familiaridade com esse circuito, ainda assim, eu medi todos os componentes da placa onde fica os 2N3055 e no ato das medições, todos os componentes pareciam OK. O cooler dessa fonte é ligado nessa placa.

Postado (editado)

Então, as tensões é só ver onde estão nos esquemas e medir, em relação ao GND.

Os componentes, cada um tem um teste, abrindo o datasheet.

Só montar o circuito e testar.

Flw...

Postado (editado)

Se preferir, ao invés de testar, pode trocar os componentes e testar.

Mas corre-se o risco de, se houver algo errado, acabar queimando também, se for o caso de estar queimado.

Tem que fazer a análise e ver o que e porque queimou.

Flw...

Postado (editado)

Sobre medir as tensões é relativamente simples:

Ponta preta em GND, Ponta vermelha nos pontos marcados. Escala de Tensão 50V ou mais. 

Semttulo.thumb.png.5257af414fa2e04393b0cf2035b6e85c.png

Flw...

Postado
Em 10/07/2025 às 10:23, Oseiasgs22 disse:

@Gilson Macedo@FLAVIOTECH@LEONTEC@ohm@Jhones Bom dia, amigos. Os marquei porque geralmente são os que me dão suporte aqui, não sei se é também área de conhecimento de vocês. A minha fonte de bancada começou a apresentar um defeito estranho, conforme vão ver no vídeo anexado. é como se ela entrasse em curto, e o relé fica acionando de forma intermitente. Não tenho a menor intimidade com esse tipo de circuito. Mas com a ajuda de vocês, e usando os poucos conhecimentos que tenho em análise de placas de notebook, talvez eu consiga consertar. Muito obrigado.

Testa os transistores de potência dele. Em muitos casos quando acontece isso são estes transistores em curto ou fuga, aconteceu com da hikari que tenho, troquei os 2 transistores e resolvel o problema. So que os transistores dessa fonte é diferente da minha fonte.

Postado

@nagkiller @Maru Com relação ao cooler eu já matei a situação, era só mau contato num dos fios que liga essa placa onde ele é conectado, à placa frontal. Quanto a outra situação, existe a possibilidade do potenciômetro ser de má qualidade e ter um mal funcionamento. Na verdade eu só troquei os de 10K, pois os de 1K estavam bons e somente um de 10K estava com defeito, justamente o do botão que quando era movimentado, ficava da forma mostrado no vídeo, ele media mais de 20Mohms em ambas posições, troquei os dois só pra aproveitar o frete grátis. Esses dois, um mede 11Kohms e outro mede 9.5Kohms. Me parece dentro da faixa de tolerância. Mas não sei...

• Joinha 1
Postado

@nagkiller Boa tarde, amigo. Eu testei o LM324 e LM358 e não encontrei curto. Na verdade eu já imaginava que não houvesse, pois a fonte tenderia a entrar em proteção se encontrasse um componente em curto. Ainda sim, pode ser que aja defeito em um deles. Acho tenso ter que sair testando um monte de componente, e acho melhor arriscar na troca deles. Kkk.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...