Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Receita de Fluxo de Solda

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Amigos, corre na internet uma receita de fluxo de solda que perdeu a patente (patente norte americana) que consiste de:

* resina de arvore

* alcool isopropilico

* clicerina

Alguem já fez esse fluxo ou outra receita e testou se é bom mesmo ? Estou pensando em fazer para testar !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

perdeu a patente (patente norte americana)

Não desperdice tempo com isso.

Os fluxos comerciais para uso com BGA, semelhantes ao Amtech 223/559 são os mais recomendáveis.

Fluxos caseiros ou semelhantes a esse da mensagem podem não ter bons resultados nas processos de reballing, que necessitam  temperaturas/tempo específicos.

Link para o comentário

Os dois primeiros Amtech que comprei foram em seringa. Aí comprei um pote, não tenho certeza se era original ou não, mas a diferença foi grande.

Compensa comprar um pote, já que o custo vai ser dividido em vários reballings, e ter em mãos um produto de qualidade.

Por enquanto só tive contato com o Amtech, conforme orientação, posso vir a utilizar outros.

O link que o NPT indicou irá ajudar a entender o uso do 223/559.

Link para o comentário

Creio que não rola não. Fluxo é coisa séria, é estudado, pesquisado e testado. Algumas certas invenções que encontramos no dia-a-dia podem até funcionar mas lhe digo que muitas são somente teorias ou crendices populares. O Famoso jeitinho brasileiro que foi adotado no Brasil e a partir dele se causam danos irreversíveis para os demais seres humanos. Imagine um avião que teve seu motor lubrificado com oleo 40 por que o oleo correto não tinha no momento, mas para o técnico era a mesma coisa. Imagine a construção feita com búzios e caracois da praia por que o tecnico achou que era a mesma coisa (O prédio do Sérgio Naya - não sei se é assim que se escreve- foi feito substituindo areia e brita por buzios e conchas do mar) e do nada desmoronou. Imagine muitos e muitos casos que o jeitinho brasileiro prejudica o profissionalismo e o funcionamento correto das coisas. Precisamos desmistificar esses atos. Ganha mais o técnico que usa um fluxo importado e de qualidade, do que aquele que diz "Olha ai Dr. vou usar um material aqui pra consertar seu notebook que eu mesmo fiz, feito de resina de arvore". O cliente não daria confiança a isso. Se sua clientela insiste em fazer coisas assim, recomendo que selecione e trabalhe para os que valham a pena, pois os que são mesquinhos nao te fazem crescer. Eu mesmo dei um chega em muitos desses e eles rodam, rodam e acabam vindo. Sentem-se mal quando voce os ignora. Quando eles vierem duas vezes atras do seu serviço e sentirem a rejeição, vao vir na terceira e aceitam o preço certo. O importante creio eu que seja ser direto e sincero com o cliente. São reflexoes minhas, sem que de forma alguma influencie a postura de nenhum profissional, pois cabe a cada um a capilaridade de entender seu contexto e realidade.

Abraços.

Link para o comentário

Obrigado pelas palavras amigos e usei a busca mas o link informado e o material que achei interessante está bloqueado para mim. Eu trabalho com programação usando PLC e já vi no laboratório de montagem das controladoras que usamos os caras usarem uma especie de gel para soldar. O tecnico disse que foi um quimico que desenvolveu para eles e o negocio parece ser bom as soldas vem brilhando tanto que parece ser espelhada...chega doer as vistas kkkk  álguem já viu falar nesse produto para solda que parece gel ? Ele não é oleoso tipo fluxo ou pasta que pregue na placa ! Vou ver se consigo um pouco para testar pois já procurei para comprar e não achei. Vi lá que isso chega para eles em tambor de 5 litros.

Link para o comentário

essa resina de árvore nada mais é que a "cola de madeira" que faziamos cortante (cerol) pra passar na linha e cortar as linhas dos outros...engraçado que naquela época não matamos nenhum motociclista e a galera nem usava capacete...hehe

ps.: o baguio depois de uma semana guardado no relógio da light fediaaaaa...eta caatingaaa...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário

essa resina de árvore nada mais é que a "cola de madeira" que faziamos cortante (cerol) pra passar na linha e cortar as linhas dos outros...engraçado que naquela época não matamos nenhum motociclista e a galera nem usava capacete...hehe

ps.: o baguio depois de uma semana guardado no relógio da light fediaaaaa...eta caatingaaa...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk......Eu colocava perfume pra nao fica fedendo......

oooooooooo época boa em.

Link para o comentário

Essa resina de arvore nada mais é do que breu resinoso, vc consegue comprar em lojas de instrumentos musicais, só pedir por breu pra passar em arco de violino. Essa receita de fluxo com breu, álcool isopropílico e glicerina é mais velha que a internet, não é de hoje que conhecem essa formula, há muitos e muitos anos técnicos usam isso, mas só pra solda normal, no máximo pra smd, pra solda BGA, ESQUECE, não rola, não da certo.

Se quiser arriscar, é só colocar uma pedra desse breu em uns 250ml de álcool isopropílico (glicerina nem precisa) e espera uns dias pra derreter, pois essa pedra é dura e ralar ela da um trabalhão danado, eu já usei isso no meus primórdios de eletrônica, quando eu conhecia só aquele fluxo da latinha laranja da Implastec que corroía tudo se vc não removesse da placa, com relação a esse o de breu era bem melhor, mas hoje são outros tempos e como disseram, esquece essas coisas e compra um fluxo decente.

Link para o comentário

a pasta BEST que existia nates era uma  para latoeiro tenho um pote até hoje ,(tem ácido clorídrico na formula) tudo corroi depois, ESSA ERA  A ANTIGA.

hoje a BEST tem uma (não experimentei_) mas parece excelente, é tipo essas que a gente compra para BGA, vou comprar para testar, e barata e não tem ácido.

AGORA A FORMULA... acima... hoje com os preços dos fluxos não compensa fazer experiência...

mas uma coisa é assim, FÓMULA, podem ler de remedios, de doces,. de biscoito, etc.. todos os ingrediente separados são besteiras... é uma coisa esquisita. mas cada um tem sua função na resultado final..

essa formula aí.

BREU., tem ponto de ignição baixo, derrete a 70 graus e QUEIMA, a 205 graus... para solda é baixo..

aí tem a GLICERINA... que entra em ignição acima de 370 graus... bom...

então ela deve retardar o breu na fórmula além, de dar uma consistencia (manter) pois o breu vai se afinando até entrar em ignição,

o solvente, alcool evaporaria d ecara. ficando os 2 restante  com a  briga com a solda,

talvez um mais grosso como oleo d ebanana fosse melhor,

para BGA não seria bom testes.

mas para eletronica comum,. é uma coisa a testar nem que seja pela curiosidade (eu testarei).

Link para o comentário

Já testei e não compensa o trabalho embora os resultados não fossem maus (demora um bocado até acertar com as quantidades) e deixa algum resíduo que tem de ser limpo (a resina com o tempo absorve humidade).

Esqueça a glicerina (nenhuma diferença no resultado) e se realmente quiser fazer experiências compra a resina numa loja de instrumentos musicais (daquela para passar em corda de violino) sai mais barato.

O fluxo é apenas um antioxidante e antigamente era normal encontrar solda com resina pura. Para os "puristas" que restauram rádios antigos (a válvulas) dos anos 20-30 é quase obrigatório fabricar o seu próprio fluxo com resina (a solda actual é um pouco diferente o fluxo que vem com ela é feito com resinas sintéticas e outros quimicos).

Nota: Sou fanático por rádio antigo a válvula , e pelo cheiro da resina a queimar.  :D

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

não(mas ando pensando ) a respeito

os fluxos pastosos comprados (pelo menos os meus) se deixar aberto o pote por meses ele não seca, não evapora solvente PORQUE NÃO TEM SOLVENTE...

aí PENSEI...

talvez sejam BREU (QUE É A RESINA VEGETAL) + GLICERINA... o breu funde a baixa temperatura a glicerina resiste a queima a bem mais.

então aquecer num recipiente metalico com cuidado glicerina a uns 100 graus com o breu dentro... o breu derreterá e se misturará  aglicerina,, (fazer po não ia misturar ia gastar solvente aí  ia desandar a coisa.,

então penso glicerina + breu aquecidos até se fundirem

depois esfria vai dar boa consistencia

dia que achar breu por aqui que está ficando dificil compro glicerina pégo um potinho inox da patroa ESCONDIDO e misturo a coisa

e comento os resultados.

xxx

agora uam boa pro NINJA.

ele deve usar

Bomba d efumaça

coloque numa sacolinha ou potinho plastico PERMANGANATO D EPOTASSIO E UM POUCO DE GLICERINA e tampe e jogue na lixeira  euns 2 minutos há uma reação e solta fumaça adoidado fumaça quimica. e até pega fogo, então cuidado

xx

1977  eu trabalhava na farmácia do Tio Ivo... lá tinah um enorme e FDP de um potão de Permanganato de Potássio que eu eo Roberto bolinha tinha que fazer papelotes daquilo, pois vendia muiot para pessoal banhar feridas. era uma pitadinha tirada com palito de fosforo e posto num papel e embrulhado, fazia centenas ou milhares, e o pote nunca abaixada.

aí aprendemos fazer bomba de fumaça com ele + glicerina

dia de domingo atrabalhava até 12,hs pegavamos um montãoi daquilo + uns vidros de glicerina e faziamos miseria.

bomba fumaça e até TINGIMOS A ÁGUA D EUM CORREGO onde tinha uma pequena cachoeira hehehe

se o Tio Ivo soubesse heheheh.

Link para o comentário

então esquece TUDO QUE FALEI, heheh

comprei 2 vidros de glicerina (eram pequenos)

e pedra breu grande

peguei o meu pre heater

e um pote de aluminio coloquei 1 vidro de glicerina  aqueci até uns 200 graus, coloquei o breu em pó. com muito custo ele derreteu (resistia  queria pular pra fora, subir, boiar,  nadar), até que cansou e fundiu com glicerina. deixei esfriar e ele foi separando, ficou um vidro por cima e por baixo a glicerina heheh.

peguei outra parte da glicerina metade do outro vidro e juntei com breu pó... fiz uma meleca grossinha...

e mais uma parte com breu pó e  thiner pouquinho, OUTRA MELECA..

testei os 2...

faz uma fumaça chata, um barulho d e fritura

mas sabe que soldar e separar os pinos de um ci de perninhas juntinhas fez legal..

mas apenas quebra galho

os fluxos d e verdade aguentam temperaturas altas sem fritar, sem fumaça.

fora que foi experiência perigosa,, popis se aglicerina atingisse o ponto d eignição, provocaria incendio e queimadura... lá pelos 200 e tantos graus... até coloquei uma mascara de solda e uma tolaha na cabeça heheh.

DESISTO.

Vou comprar é varias  marcas no ebay e da soldatec brasil para testar, é menos perigoso e eficaz.

Link para o comentário

Silvano posso te dar uma sugestão de teste? Testa essa aqui pra soldar o chip BGA de volta na placa-mãe, melhor fluxo que eu usei pra soldar BGA (nunca usei um AMTECH original mesmo, entáo não sei em relação ao AMTECH).

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

• 4 meses depois...
  • 1 ano depois...

Usei breu muitas vezes para soldar. Isso a mais de 10 anos atrás. Tenho até hoje revistas Saber Eletrônica e Eletrônica Total e sempre tinha alguém indicando o uso de breu como fluxo de solda e/ou como proteção contra oxidação da placa de circuito impresso. Tipo verniz. Se não me engano, já li artigos do mestre Newton C. Braga indicando breu como fluxo.

Eu ainda tenho breu derretido em álcool aqui. Comprei em uma casa de materiais religiosos. Casa de Umbanda, macumba mesmo. Entrei naquele lugar boladão. Kkkk. Comprei apenas uma vez.

A quantidade foi grande e nunca mais precisei comprar.

Funcionava direitinho. Nunca testei com solda lead-free.

Link para o comentário

Olá amigos, bucando aprender e compartilhar com os colegas, esse vídeo pode ajudar quem busca outras alternativas no munda da eletrônica e espero que seja útil para algum colega, poi a prática faz o monge, vlw.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

• 6 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...