Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Reflow com Secador de Cabelos 1600w. Funciona. Mas, quanto tempo dura?... Fatos!

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Li o tópico e assim como os demais colegas também admiro a sua vontade, mas sinto-me na obrigação de explicar-lhe algumas coisas.

Se estivesse havendo a falta de contato entre algum pad e a placa o que estaria ocorrendo seria que algum setor não estaria funcionando corretamente, e neste caso um reflow poderia ser um paliativo. Mas quando ocorre um aumento excessivo de calor na área do bga, isso indica um curto, e não falta de contato. O ideal é um reballing, e não reflow. O reflow só fará um estrago maior ainda. Não acharia nada estranho se após esse reflow ela parasse de vez.

Já li em vários tópicos parecidos com o seu dizerem que fariam um reflow pois o bga está esquentando. Ora, bga esquentando já tem um curto. Esquentá-lo ainda mais é simplesmente reforçar o curto, e não removê-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No estado natural que se encontra a placa sim, pode haver curto entre esferas, mas a partir do momento que se coloca um fluxo sobre o bga a tendencia é que esta solda volte ao ponto de contato entre pad e placa, retirando o curto pois ele vai se concentrar apenas onde esta o material condutivo, quando se solda um ci comum sem fluxo todos os pinos se juntam com a solda, colocando o fluxo a solda se fixa apenas no ponto que a o contato, minha opinião, nada contra quem opinou aqui ok, abrs.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Ola,

Percebi que existe um único superaquecimento na TV, fica exatamente em cima do chip. Acredito que a recorrência do problema tem haver com este superaquecimento.

..."Falha na BGA: Este mal é uma falha ocasionada pelo superaquecimento do chipset que provoca o derretimento da solda que o fixa, causando falhas de contato no chip gráfico e com isso fazendo com que o aparelho não exiba nenhum sinal de vídeo."...

Vou fazer uma nova experiência... Vou instalar dois coolers de 8cm. Um puxará o ar de dentro para fora e o outro o inverso. Desta forma vou eliminar este superaquecimento.

Vou usar o mesmo secador novamente para fazer o reflow, mas desta vez vou sempre usar os coolers na TV.

Vou aproveitar este mesmo tópico para continuar a experiência com secador e ao passar dos meses vou atualizando.

Obrigada.

Pessoal, pela nova experiência, com a mesma técnica. Mas, com a instalação dos coolers. Fazem quase 3 semanas que a TV continua funcionando normalmente. Vou continuar informando ao passar dos meses. Obrigada.

Link para o comentário

Olá amigos tudo bem ... vai entender o que passa na cabeça de cliente final...

O equipamento (TV), isso de acordo com post vale R$5000,00 e de acordo com a Resposta #20 não durou muito tempo o procedimento feito.

Com toda a informação dada insiste em refazer o procedimento e colocar cooler...correndo o risco de perder R$5000,00 (TV).

Não seria mais fácil pagar e levar para um profissional e ele fazer o procedimento correto?

Isso se ele aceitar o serviço ,porque ele vai perceber que a placa já foi violada (famosa bucha).

Vai entender o que pensa o cliente final ou a economia que ele  pretende  fazer...

Sei lá..... :(

Link para o comentário

Devia mandar uma foto, pra colocar naquele tópico de coisas absurdas que vemos por ai. :)

Não adianta mais comentar, nota-se que quando parar vai tentar outra coisa.

Como é dela, cada um arrisca sua sorte de seu jeito, eu raramente gosto de pegar equipamento mexido, em geral sai bem mais caro o conserto.

Roberto

Olá amigos tudo bem ... vai entender o que passa na cabeça de cliente final...

O equipamento (TV), isso de acordo com post vale R$5000,00 e de acordo com a Resposta #20 não durou muito tempo o procedimento feito.

Com toda a informação dada insiste em refazer o procedimento e colocar cooler...correndo o risco de perder R$5000,00 (TV).

Não seria mais fácil pagar e levar para um profissional e ele fazer o procedimento correto?

Isso se ele aceitar o serviço ,porque ele vai perceber que a placa já foi violada (famosa bucha).

Vai entender o que pensa o cliente final ou a economia que ele  pretende  fazer...

Sei lá..... :(

Link para o comentário

O forum é livre e aberto a discurções, deram opiniões, foram dadas sugestões, tudo isto no mais perfeita harmonia, sem ofenças (até agora),  o procedimento esta errado e eu concordo plenamente com os amigos ai, toda ação tem uma reação, então se caso ela perder a tv foi um ato conciente e avisado aqui, como a Maria falou que vai nos manter informados é esperar, mas se foi resolvido talvez bloqueiem o tópico, sei lá, abrs.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
Por ser uma dica, creio que esse tópico ficará aberto. Concordo com você na questão das várias opiniões e a convivência harmônica. Creio que seja isso que se espera de um fórum, opiniões diferentes, mas que se completam. Creio também que seja justamente esse o motivo de se recorrer a um fórum, justamente porque temos muitas dúvidas. Todos crescemos quando nos dispomos a ouvir (ler) o que o outro tem a dizer sem que a nossa opinião seja a verdade absoluta. Estamos aqui para aprender, porque se soubéssemos de tudo não precisaríamos de fórum. Um abraço e parabéns a todos pela harmonia
Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Olá, boa noite pessoal.

Mais um mês se passou e a TV continua funcionando normalmente. Como eu havia dito, depois que instalei os dois coolers e refiz o mesmo procedimento não ocorreu mais nenhum problema.

Me parece que o verdadeiro problema está no super aquecimento do chip. Porém, com o fluxo de ar constante dos pequenos coolers, o super aquecimento é contido e a solda não alcança o ponto de fusão.

Agora me pergunto. Será que se eu tivesse instalado os coolers logo quando comprei a TV este problema teria ocorrido? Fica ai uma coisa pra reflexão neste tópico.

Como prometido, vou continuar a publicar aqui ao passar dos meses.

Obrigada.

Link para o comentário

Olá, boa noite pessoal.

o super aquecimento é contido e a solda não alcança o ponto de fusão.

>>>Na verdade Maria a solda nunca atingiu o ponto de fusão , seria nescessario ai uns 230º graus , o chip teria virada torrada se atingisse essa temper em funcionamento

>>>O que pode ter ocorrido ai no seu caso é algumas esferas de solda se soltarem devido a dilatação da PCI na região do chip pois ao ligar a tv aquece essa  região embaixo do CI, voce desliga a tv ele(Ci) e a placa esfria e vai nesse processo de esquenta e esfria gerando dilatação ate a esfera se soltar , essas esferas utilizadas seguem normas internacionais obrigando a não utilização de Chumbo na composição delas

>>>Ao fazer o reball é empregado no processo esferas com chumbo e estanho na composição pois elas suportam melhor essa Micro dilatação

>>>Usando cooler você esta evitando que haja esta dilataçao, lembrando porém que algumas esferas já se soltaram ai, e estão apenas em contato com o pad. e não soldadas

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Olá, boa noite.

Mais um mês se passou e a TV está funcionando perfeitamente. São quase 3 meses  depois que refiz o reflow com o secador de cabelos e instalei os dois coolers na parte traseira externa da tv.

Me parece que o fluxo constante de ar e a retirada do calor próximo ao chip resolveu o super aquecimento e até agora nenhum problema.

Volto no mês que vem.

Obrigada.

Link para o comentário

Com certeza ela como outros modelos que foram foi projetados com esta solda de merda (MINHA OPINIÃO) para dar este problema, mas voce Maria descobriu uma solução e ferrou com o fabricante kkkkkkkkkk, brincadeira pessoal, se deu certo parabéns, fica uma dica para futuras pesquisas, abrs.

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Olá, boa noite.

Vamos para o 4 mês e a TV está funcionando normalmente. Não apresentou nenhum problema até o momento.

"Como eu havia dito, depois que instalei os dois coolers fan de PC de 8cm na parte externa da TV e refiz o mesmo procedimento com o secador de cabelos, não ocorreu mais nenhum problema."

Volto postar mês que vem. Até o próximo mês.

Obrigada.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Olá pessoal,

A TV voltou a ter o mesmo problema hoje, depois de quase 5 meses. Ou seja, a técnica de Reflow (ou ME) com Secador de Cabelos de 1600w com os dois coolers 8cm instalados na parte externa da TV, fez uma TV de R$5.000,00 funcionar por mais 5 meses!

Ah! Não posso esquecer de dizer que hoje mesmo já refiz o mesmo procedimento e a TV voltou a funcionar denovo! Espero que por mais 5 meses. Este ME funciona mesmo né?  :o  :)

Então... Sim! A técnica de Reflow com secador de cabelos de 1.600w funciona perfeitamente e dura 5 meses! Estes são os fatos de uma experiência pessoal!

Gente, concluo aqui este post. Agradeço a todos que me ajudaram esclarecendo minhas dúvidas na época que eu estava pesquisando e estudando um pouquinho.

Um grande abraço.

Obrigada.

• Joinha 1
Link para o comentário

@MARIA A L Agradecemos a sua sinceridade em postar as consequências da sua experiência. Creio que esse post sirva como um exemplo de que algumas técnicas de fato pode até serem paliativas, mas jamais serão um reparo. Eu fico muito agradecido por você ter postado esse desfecho, que para nós já era esperado. Reitero aqui a minha posição de que devemos sempre respeitar as opiniões contrárias às nossas, até porque entendo que só ganhamos experiência quando de fato "colocamos a mão na massa". A teoria é sempre importante, mas a prática no dia-a-dia é que fará a diferença. Obrigado e fica mais um joinha pela ajuda que nos deu.

Link para o comentário

Olá

, fico grato pela sinceridade e honestidade sobre esse procedimento.

Este ME funciona mesmo né?  :o  :)

Sim... funciona para diagnosticar,  não serve como reparo do defeito.

Como estamos em um fórum técnico e já foi bem esclarecido sobre esse assunto ME serve para  diagnosticar o defeito.

Como muitos aqui são prestadores de serviço esse procedimento não serve, porque?

Imagina se você levasse seu equipamento para um assistência técnica pagasse um Valor $$$$$$ e a assistência te deu uma garantia de 90 dias sobre o serviço realizado e voltasse a dar o mesmo defeito, você pagaria de novo?

Creio que não, você iria reclamar mesmo já ter passado 2 meses da garantia, no minimo entraria reclamado na assistência técnica e por meios legais acionaria o Procon ou Celso Russomanno rsrsrsrsrsrs.

Esse procedimento serve para seu equipamento pessoal não serve para o equipamento de cliente.

Esse procedimento para quem tem e assistência técnica  é morro abaixo.

Esse procedimento só serviria e mesmo assim corre um risco de transtorno no futuro se avisasse para o cliente e informar detalhadamente que isso e um reparo paliativo  sem garantia,mesmo assim explicando tudo vai ter dor de cabeça.

Para quem é prestador de serviço e quer trabalhar corretamente faça o reballing ,essa é a minha opinião.

O proposito  desse post é sobre um experiencia para saber quanto tempo duraria um reflown?

Se  esse foi  o proposito  deu para ter uma noção  (base para  mais ou menos)de quanto tempo pode  durar.

Link para o comentário

Olá, boa noite.

Gilson, obrigada pelo joinha e pelo espaço para mostrar minha experiência.

Tecgess, acredito que este fórum seja muito mais do que apenas técnico. Mas, entendo a sua posição como técnico e agradeço a todos os responsáveis pelo eletronicabr de manter o meu post.

Fiz apenas duas modificações na base do post, pois constatei (fatos) que a distância do secador deve ser de 1cm e não de 5cm como havia dito. Com 5cm de distância o calor escapa e não consegue atingir o ponto necessário para a experiência funcionar.

E com a experiência que tive, o melhor é permanecer 10 minutos, e não apenas 5 minutos. Fiz esta modificação apenas para corrigir um erro meu. Todos merecem uma informação correta.

Obrigada.

Link para o comentário

Cada um faz o que quer com os seus equipamentos a seu risco.

Mas se vermos o lado do cliente que leva a uma assistência técnica que informa que fez a manutenção na placa dele e desse somente uma esquentada arriscando voltar depois de alguns meses, a maioria das garantias são 3 meses, seria uma "maravilha" o cara ganhar esse dinheiro fácil e que se lasque o cliente caso volte o problema depois de 5 meses.

Entendo e compreendo a própria pessoa fazer isso, mas um técnico não vejo como pois seria uma enganação com o cliente. O técnico tem a ciência que cada vez que ele faz isso se diminui as chances de ter sucesso num reballing CASO ele venha a fazer um.

Parabéns pela sua perseverança e espero que dure cada vez mais o seu equipamento, pra deixar bem verdadeiro e esclarecido seu tópico seria ótimo postar a foto de como fez pra adaptar o cooler.

Roberto

Link para o comentário

Boa noite a todos. No caso da Maria, concordo com os colegas que o procedimento não é o correto.

Mas o que entendo o caso dela e que ela economizou a manutenção cobrada por um técnico ou talvez se tivesse que pagar novamente caso houvesse retorno ou ter que comprar uma nova TV.

No caso de durar 5 meses é que a TV fica parada em uma estante sem manuseio de abrir e fechar, colocar na cama, no colo como nos casos de notebook, além dos coolers instalados. Se fizesse este procedimento em notebook, não durava uma semana, como citei acima.

Pelo menos ela está adquirindo conhecimento com os colegas aqui no fórum.

O que mais valeu, foi juntar colegas que conhece o assunto num único tópico.

Link para o comentário

>>A tv  custava 5000 correto? se pagasse 600 pra arrumar tava no lucro

>>Vou comparar a tv da Maria a aquele paciente que chega ruim numa uti mas passível de cura ...

>>Porem procedimentos efetuados pelos supostos Médicos são errados... então o que ocorre? ele da uma melhorada

>>È a famosa melhora para morte ou seja funcionou 5 meses agora voltou o problema

>>Pode ter certeza que esta economia vai custar a vida da tv hehehehehe  :D

Link para o comentário

Apenas opinando sobre alguns comentarios...

O superaquecimento pode vir do deterioramento do chip, mas também é um fato de que alguns chips esquentam bastante. No caso da minha atualmente falecida TV o chip chegou a escurecer a parte de tras da placa, pesquisando em alguns foruns os técnicos comentam que é algo bastante normal, ao menos neste modelo.

Superaquecimento por esferas em curto eu acredito que seja impossivel.

Superaquecimento por curto interno, acho que para afirmar isto deveriamos tratar sobre a engenharia sobre a qual é feita o integrado (bastante complexo) de resto estamos apenas falando a toa. Podemos afirmar sim que o integrado sofreu algum tipo de deterioracao interna.

Este caso inclusive acontecia com os antigos GF6150, aonde faziamos reball e ele esquentava X, trocavamos por novo e a temperatura diminuia.

Se houvesse um CURTO interno no integrado, acredito que este geraria um sobreconsumo desativando a fonte instantaneamente ou depois de certo tempo, mas nao funcionaria meses como o que acontecia naquela epoca e aconteceu com este chip.

Curto entre as esferas embaixo do BGA sem ter sido realizado rework, somente se for por meio de algum elemento externo (impurezas), isto teria solucao simplesmente lavando a placa.

Curto entre as esferas embaixo do BGA depois do rework, é possivel e isto ocasionaria que o integrado NAO funcionasse.

Coolers:

Pelo que temos visto com o caso de Smart TVs, acho que fica constatado que a dilatacao e contracao dos materiais é um grande vilao. Nos notebooks sempre podemos considerar que o cliente superaqueceo o aparelho ou que este teve algum stress mecanico (quedas), mas no caso de uma TV que fica fixa e com a sua refrigeracao desobstriuida, podemos considerar que a falha se deve a dilatacao e contracao dos materiais.

O uso de coolers certamente diminuiria a incidencia destes problemas (Algumas Tvs inclusive trazem coolers) sendo que uma vez que os componentes atigem uma temperatura menor, o efeito de dilatacao ocorreria com menor intensidade.

No caso de alguns aparelhos (como os videogames) é normal ver certos técnicos recomendarem que o cliente deixe o equipamento parado na tela do menu por alguns minutos antes de desligar o equipamento, para que este retorne a uma baixa temperatura de maneira gradual

Também nao é raro ver casos onde sao acelerados os coolers (kit de resfriamento, etc), da mesma forma, relatos aonde este tipo de procedimento serviu de aumento da vida util do aparelho.

Como diria o

.... "Já viu BGA trabalhar frio e dar retorno ?"  :)

Link para o comentário

Bom dia já que tem se tratado tanto destes termos: reflow, Me, Rebaling , e por aí vai vou retratar minh experiência!Assim como uns amigos o primeiro contato com estes termos foram aqui na internet quando em questão estava na minha mesa um destes Notes HPs da vida que são viloes de soldas deslocadas em BGas, depois de uma análise bem detalhada percebo que o note não  tinha nehum componente danificado e suas tensões todas ok, então resolvi pela primeira vez na vida bater um calor numa placa com minha  chinezinha, aí então "pam subiu video. Peguei  uma grana boa e entreguei o note para o cliente dai pra frente foram chegando os notes e todos que estavam com estes defeito eu jogava um fluxo no bga e calor nele. Mas como nem tudo são flores começaram a retornar alguns notes dai fui percebendo que "secador", estação de ar não fazem milagres.para não ter dor de cabeça não faço mais este procedimento, pelo menos cobrando o valor que cobrava , no muito faço isso para recuperar os arquivos do cliente e passo o orçamento de uma placa nova.Nao que sou contra o Rebaling mas hoje tenho consciência que é um procedimento para poucos, e olha que nem é pelo preço do equipamento visto quem em minha bancada tenho equipamento até mais caros, mas por saber que não é um procedimento simples e até mesmo ver várias pessoas que compraram a máquina e não deram conta de opera-la ou fizeram serviços que não funcionaram.

Link para o comentário

• 7 anos depois...

Bom dia pessoal. 

8 anos depois eu acho este tópico e escrevo com relevância a minha experiência. 

Tenho exatamente esta TV, LG 47SL90QD. Para quem conhece sabe o quanto ela tem qualidade e imagem excepcional, mesmo pra os dias atuais. Comprei uma por um valor bem abaixo do preço de mercado. TV essa que estava mal cuidada e ficava em área de churrasqueira (pelo tanto de gordura na tela). Eu tenho estudo avançado em eletrônica e gosto de estar sempre "mexendo" com isso. A TV foi limpa e ficou linda em sala que é pequena, porém, confortável. Eu possuo um home theater também da LG, da mesma época da TV, muito forte e com qualidade incrível.

Vamos lá. A mesma apresentou o famigerado defeito e sim, já foi constatado que é defeito congênito destas placas. Porém, a minha indignação com o post do fórum é dos "técnicos" falando mal do reflow, falando que reballing é o caminho e tals. Bom, cadê os técnicos aqui de Curitiba? É sério, mandei para uns 4 ou 5 msg falando que eu precisava de tal procedimento e que levaria somente a placa, uma vez que a TV pesa Cerca de 30kg e retirar a placa é absurdamente fácil. Desses 5, tive 2 respostas: um falando que não vale a pena pois o modelo é obsoleto e o outro falando que eu precisaria levar a TV toda. Fica complicado assim... 

Um abraço a todos. 

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...