Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Acer 5551 - COMPAL LA-5912P r1.0 - Não liga com a fonte

Avalie este tópico:

shemux

Posts em destaque

Como eu reparei na Resposta #19, no teste 2, o PQ3 deveria ter tensão no Dreno e estava zerado, eu troquei ele, e agora quando tenho os 3V no gate, aparece no dreno os 18V, com isso agora a placa liga, da video, tudo normal mas tenho que zerar a tensão e ir aumentando para isso acontecer (ter 3V no gate do PQ3). Na bateria ele já liga normal agora.

Quanto a medição no SIO. eu não acredito ter feito errada, inclusive fiz agora um jumper para termos certeza se estou medindo no lugar certo. E ficou como eu já havia postado antes (Resposta #10)

Estou colocando de novo o resultado da resposta#10 para ficar mais fácil ver.

--------------------------------

Quanto as medidas:

*Com a fonte e sem bateria:

Pino 127(ACIN):3,2V

Pino 27(ACOFF):0V

*Com a fonte e com bateria:

Pino 127(ACIN):3,2V

*Sem fonte e com a bateria

Pino 127(ACIN): 0V

----------------------------

O interessante é que ele liga normal só com a bateria e sem a fonte.

A foto com o jumper de onde estou medindo a tensão do ACOFF que como disse sempre fica 0V:

Mais a esquerda não é outro jumper é só um pedaço de fita que eu passei para fixar. e o jumper eu fiz teste de continuidade ate O SIO, está 100%

Vou continuar os testes e posto as medidas que o @neofln pediu

Pino_27_SIO.jpg.37e71e2de7aea4fb0a53befae47d46c5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 61
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Principais posts deste tópico

Imagens Postadas

Postando os resultados das medições que o

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, pediu, fiz umas medições a mais também. Medições com a fonte ligada já em 19V (que é quando não aparece tensão nas bobinas)

Testes_PQ14_PQ15_PQ19_PQ21_PQ22_PQ53_PQ56.jpg.f255bf79582dc9354eb7f2377a16ad60.jpg

Testes_PQ16.jpg.77a4cb289107e21d26ff95615ba0db58.jpg

Link para o comentário

Em 28/05/2016 às 20:30, Gilson Macedo disse:

O correto é o pq3 ter os 3v, e quando não tiver esses 3v você então postar para nós as tensões do pq4.

Olha como ficou após eu trocar o PQ3.

O que mudou foi só na hora que tem os 3V, antes ele não mandava a tensão para o dreno.

Outra coisa que acabei de descobrir: se eu ligar a fonte em 18V a placa fica normal. Mas se ligo ela em 19V ai fica daquele jeito: não carrega, não tenho tensão nas bobinas... O que será que pode causar isso?

Troca_do_PQ3_antes_e_depois.jpg.488cfce7841ef0a44f8f2266d83e2034.jpg

Link para o comentário

Tenho em mãos uma placa com características bem parecidas, se eu ligar com 19v ela até pode ligar na primeira vez, mas se eu insistir ela acaba tendo a tensão de gate de entrada igual ao source e então ela não liga. Isso acontece devido a tensão de gate poder ser alterado pelo pwm que enviará uma tensão diferente caso não receba a tensão correta. Isso serve para proteger a placa de sobrecarga, ou mesmo de tensões baixas. Um pwm pode trabalhar com 28v, mas se a gente colocar 24v é bem provável que a proteção se arme e a placa não ligue. É importante observar a tensão correta de trabalho da placa.

Link para o comentário

Faça a medição dos pinos 64,65, 98 e 127 do SIO com 19v, e com 3v no botão de power, seria bom que 3valw e 5valw estivessem presentes durante os testes com 3v no botão.

Verifique pr3, pr7, pr2, pr8, pd1, pd2, PQ1, acho que PQ1 em curto seria uma forma fácil de aparecer 19v no botão de power.

Verifique se d8 e a pilha da placa mãe estão ok.

Verifique PU1A e PU1B e também PD14.

Link para o comentário

Em 29/05/2016 às 00:38, neofln disse:

Faça a medição dos pinos 64,65, 98 e 127 do SIO com 19v, e com 3v no botão de power, seria bom que 3valw e 5valw estivessem presentes durante os testes com 3v no botão.

Verifique pr3, pr7, pr2, pr8, pd1, pd2, PQ1, acho que PQ1 em curto seria uma forma fácil de aparecer 19v no botão de power.

Fiquei um pouco confuso quanto aos testes, porque é o seguinte: quando ligo a fonte direto em 19V eu tenho de 16 a 19V no botão do power, e quando isso acontece não tenho as tensões das bobinas nem de 3 nem de 5V. Para isso acontecer teria que fazer aquele esquema de abaixar a tensão e ir chegando ate 19V, mas agora pouco como eu disse na ultima mensagem descobri que se eu ligar direto em 18V a placa fica normal, funciona perfeitamente, da mesma maneira de que quando eu zero e vou aumentando, mas está muito estranho já que a fonte do notebook é de 19V e sabemos que sempre chega um pouquinho mais inclusive.

Se quiser posso fazer o teste das 2 formas, com 19V direto e depois com 0-19V, não tem problema nenhum eu fazer os testes 2x, na verdade eu já ate tinha feito as medidas em quase todos esses componentes que vc citou, e anotado no esquema e postado ele inteiro aqui num link externo com as medidas de tudo que medi, mas o moderador tirou o link, Mas vou fazer de novo já que quando medi não tenho certeza se aparecia os 3V e 5V.

Ah outra coisa, aqueles resistores, eu tive problema ao medir alguns da ultima vez, pq o seguinte, quando eles estavam em paralelo sempre vem a resistência do menor ou quando o resistor tinha uma resistência muito alta aparecia no multimetro uma resistência de outro componente, e os que eu tirei fora da placa estavam tudo OK, dentro da variação normal. Tem alguma dica para eu testá-los sem precisar tirar um a um da placa esses que apresentar variação muito alta? Só com a tensão que tiver entre os polos já da pra saber se ele está funcionando bem? O resistor ele diminui é a corrente né? não a tensão alguém sabe de um material bom sobre circuitos com resistores que trata isso? Nossa quanta duvida... :))

Link para o comentário

Olhei o esquema e vi que a tensão da sua placa é de fato 19v, mas não sei porque, me parece que ela está funcionando corretamente com 18v. Minha sugestão é que troque um resistor e modique a tensão aonde  for necessário.

Conforme eu havia dito antes e mostrado através no vídeo, nos circuitos em série há divisão de tensão, e nos circuitos em paralelo há uma divisão da corrente.

18v no pq20 é que me parece estar em desacordo com o que deveria acontecer. Para efeito de teste ligue o coletor ao emissor.

Veja o vídeo.

Link para o comentário

Em 29/05/2016 às 00:38, neofln disse:

Vamos lá, depois de uma semana... rsrs

As medidas ficaram assim:

• Com 17V no Power (assim n tenho 3Valw nem 5):

SIO

Pino 64 (BATT_OVP): 0V

Pino 65(ADP_I): 0V

Pino 98 (65W/90W#): 0V

Pino 127(ACIN): 3,29V

-----------------------------------------------

• Com 3V no Power (com 3valw e 5valw):

SIO

Pino 64 (BATT_OVP): 0V

Pino 65(ADP_I): 0V

Pino 98 (65W/90W#):  3,34V

Pino 127(ACIN): 3,27V

*No teste 1.1 não tem diferença com 16V ou 3V no power, eu não removi os resistores porém pelas tensões está ok não? se precisar eu removo todos e testo 1 por 1 sem problemas é só que eu não quero ter o trabalho sem necessidade rsrs leva muito tempo são muito pequenos para resoldar.

*No teste 1.2 o gate do pq1 tem 17,24V e quando tenho os 3V no power aparece normal esses 3V no gate. Eu tenho outra placa dessa mas que tem outro problema, e nessa quando eu tiro o PQ1 ela ainda consome uma baixa amperagem como vejo na fonte assimétrica porém essa que estou tentando resolver quando tira o PQ1 fica zerada, não sei se tem algo a ver, pois a outra liga sempre, sempre tem 3v no gate do PQ1, e ja troquei eles a de um para a outra e continuou a mesma coisa, então o problema não deve ser no PQ1

*Teste 1.3: estou fazendo todas as medidas sem a bateria do setup, porém está tudo normal pelo que vi. Na outra placa está do mesmo jeito, sem a bateria, e ela não apresentou nenhuma vez algum problema parecido com a dessa placa da bancada.

*Teste 1.4: No teste 1.4 eu não testei os resistores porém acredito que essa são as voltagens corretas não é? se eu estiver enganado faço as medidas de tudo para descobrir se o problema está em algum componente nesse teste.

teste_PR3_PR7_PR2_PR8_PD1_PU1A.jpg.0e3dbbed833bfdbc0574f0af8a74822e.jpg

TESTE_PD2_PQ1.jpg.c020be6c908d1ad1bfcd2b5c54df56e6.jpg

PU1B_PD14.jpg.b5fbf4ec2f293d3348005e33d4a29b33.jpg

D8.jpg.06c72a23315a2d0eb77d98613f2718f1.jpg

Link para o comentário

Não lembro mais, já foi feita re-solda do charger e do SIO?

Caso não, faça isso por gentileza.

Outro teste que pode ser feito é injetar os 3.3v que faltam no Pino 98 (65W/90W#):  3,34V puxando um fio direto da bobina do note, pra ver se sessa o problema, se sessar saberemos onde procurar o defeito. ;D

Abraço.

Link para o comentário

Em 08/06/2016 às 20:39, neofln disse:

Não lembro mais, já foi feita re-solda do charger e do SIO?

Caso não, faça isso por gentileza.

Outro teste que pode ser feito é injetar os 3.3v que faltam no Pino 98 (65W/90W#):  3,34V puxando um fio direto da bobina do note, pra ver se sessa o problema, se sessar saberemos onde procurar o defeito. ;D

Abraço.

Eu refiz as soldas com o ferro mesmo, agora ta tudo brilhando, ficou ótimo a solda, Quanto ao jumper eu fiz puxando dos PD1 medi o pino 98 e estava chegando 3,2V com o jumper mas estava tudo do mesmo jeito. 17V no power e sem 3V e 5V always.

Compensa trocar o Charger apenas por fins de teste?

Link para o comentário

Pois é, to pensando o seguinte, arranque d12 da placa e substitua por diodo único( não duplo ) ligando apenas do pino 2 ao pino 1, arranque o Q27 e faça jumper entre drain e source.

Caso ainda assim não funcione, faça uma ponte entre o pino 2 de D12 e o pad do pino 2 de Q27 removido.

Depois me conta o que deu.

Abraço.

P.S: Só por desencargo de consciência, você já trocou PQ1 pra testes né?

Link para o comentário

Em 10/06/2016 às 17:55, neofln disse:

Pois é, to pensando o seguinte, arranque d12 da placa e substitua por diodo único( não duplo ) ligando apenas do pino 2 ao pino 1, arranque o Q27 e faça jumper entre drain e source.

Caso ainda assim não funcione, faça uma ponte entre o pino 2 de D12 e o pad do pino 2 de Q27 removido.

Depois me conta o que deu.

Abraço.

P.S: Só por desencargo de consciência, você já trocou PQ1 pra testes né?

Sim, ja troquei o PQ1 de uma outra placa velha igual a essa mas que tem outro problema, e funcionou, na placa antiga nunca aconteceu de ficar com 17V no power, com ambos PQ1, e nessa outra placa (que estamos testando), ficou do mesmo jeito: PQ1 as vezes da 3v as vezes da 17V no gate. Provavelmente só consigo fazer os testes sugeridos amanhã, posto assim que fizer

Link para o comentário

Infelizmente não funcionou, fiz o jumper no Q27, e o PQ1 agora sempre tem os 3V, mas isso já era esperado, Mas o botão do power tem 0,8V agora. Mas do mesmo jeito se eu ligar a placa em 18V ele tem os 3v no power ai mudo para 19V na fonte a placa liga normal.

Fiz todos procedimentos inclusive o jumper entre o pino 2 de D12 e o pad do pino 2 de Q27. Precisa de imagens?

Ah quanto ao diodo eu usei o PQ11, da outra placa que tenho que é igual a essa.

Link para o comentário

ate agora muito obrigado pela ajuda, aprendi bastante com o tópico. Meu cliente está começando a ficar impaciente com o computador, eu queria achar uma maneira de resolver o problema sem precisar de trocar a placa. É triste essa sensação de impotência quando aparece um caso que não consegue resolver, por mais que já passei horas e horas estudando eletrônica nunca consegui resolver um caso de MB de notebook. A teoria é muito bonita mas a prática é muito complicada.

Vou resumir o que já fiz para se outras pessoas quiserem ajudar fique mais fácil:

A placa não liga com a fonte, somente com a bateria (as vezes tbm não liga com  a bateria mas somente quando eu acabei de ligar a fonte e tirei).

Na verdade a placa só liga com a fonte conectada se eu fizer alguns dos 2 procedimentos:

*ligar a fonte assimétrica em 0V e ir aumentando de vagar até 19V.

ou

* Ligar a fonte assimétrica em 18V e aumentar para 19V.

quando faço algum desses 2 procedimentos tenho a tensão de 3, e 5v nas bobinas e a placa funciona normalmente, tudo funciona, tenho video, boot tudo normal. Caso contrário, quando ligo a fonte assimétrica direto em 19V não tenho essa tensão.

Tenho 16V no botão power porque o mosfet Q27 não recebe o EC_ON que vem do SIO.

e estou ai na luta... Outros testes estão nas mensagens anteriores. Se alguém tiver alguma dica...

Link para o comentário

, Boa tarde. Com a fonte e bateria conectados a bateria carrega ou não ?

Link para o comentário

Olha, a placa está sem a bateria do setup não sei se tal informação implica em algo. Se eu ligar sem fonte e com a bateria interna, nesse momento ele e funciona normalmente. Se eu ligar a fonte em 19V com ele já startado com a tensão da bateria ele começa a carregar, e não apresenta nada de errado. Porém se eu desligar ele, tirar a fonte e esperar um pouco e conectar de novo ele não carrega, também não liga, e não tenho as tensões de 5V nem de 3v. Mas se eu tirar a fonte e colocar ela em 18V, conectar e mudar para 19V ele funciona normal, carrega a bateria mesmo sem ligar o note e tenho as tensões de 3 e 5V normalmente. o led acende. e eu ja deixei ele carregar assim, e carregou sem problemas.

O que eu ja fiz:

Tenho uma placa de sucata igual a essa porém que liga e dps antes de chegar na parte de boot desliga. Porém carrega e faz tudo normal inicia com os 19V e sempre tem os 5V e 3V. Dessa placa eu troquei de uma pela outra o Charger (PU5). Porém continuou a mesma coisa. Também troquei o PWM de uma pela outra, e ficou igual. Em postagens anteriores eu tenho as medidas do PWM quando eu tenho as tensões de 5V e quando não tenho. (nesse mesmo tópico Resposta #4)

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...