Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Imagens recentes do fórum

Todas Atividades

Atualizada automaticamente

  1. Recentes
  2. Olá, Gerson! Que legal ver você por aqui, e que história bacana com essa placa! É sempre bom ver a paixão pela eletrônica e por hardware "vintage". E sim, aqui no EletrônicaBR valorizamos muito essa troca de conhecimento, tanto para aprender quanto para ensinar! Seu tópico foi movido para a área de Placas-Mãe, PCs e All-in-One, que é o lugar certinho para pedidos de ajuda com reparos como o seu. Sobre o seu problema com o slot AGP da sua Gigabyte GA-6VM7-4E-1, é um desafio interessante! O fato de as placas PCI funcionarem já nos dá uma pista de que a placa-mãe ainda tem vida, mas o AGP pode ter algum detalhe. Para começarmos a investigar, algumas informações e testes seriam muito úteis: Você mencionou que ela não reconhece "nenhuma placa de vídeo" no slot AGP. Você testou com mais de uma placa AGP? Todas elas são compatíveis com a tensão do slot (1.5V ou 3.3V)? Placas AGP mais antigas usavam 3.3V, e as mais novas 1.5V, e um slot incompatível pode até danificar a placa de vídeo. Pela foto, seu slot AGP parece ser universal (com dois "dentes"), mas vale confirmar. Você tem alguma forma de medir as tensões presentes nos pinos de alimentação do slot AGP? Geralmente, ele precisa de 3.3V, 1.5V (ou 5V em placas AGP antigas) e as tensões auxiliares. Seria ótimo se você pudesse medir os pinos de alimentação, mesmo sem o esquema, para ver se há alguma tensão ausente. Você já verificou se o chipset (esse VIA VT82C686A que aparece na foto) não está aquecendo de forma excessiva ou diferente do normal quando a placa está ligada? Seria interessante também tentar um clear CMOS completo, removendo a bateria e, se houver, usando o jumper de reset da BIOS por alguns segundos, para garantir que não há nenhuma configuração antiga atrapalhando. Você tem um speaker (buzzer) conectado à placa-mãe? Se sim, a placa emite algum código de bipes quando uma placa de vídeo AGP é inserida e ela não reconhece? Isso pode dar uma boa direção. As fotos que você enviou já ajudam bastante, mostrando a placa em detalhes! Por favor, poste os resultados desses testes e qualquer nova observação. Assim, a gente consegue ir afunilando o diagnóstico. E mais uma vez, à nossa bancada virtual! Vamos juntos nessa! Prefixo ajustado: atualizei o prefixo deste tópico para em análise. Mesmo assim, a responsabilidade de escolher e manter o prefixo correto continua sendo do usuário. Veja o guia: Prefixos - Saiba aqui como utilizar.
  3. Olá, @trevor. Este tópico, embora antigo, levanta pontos cruciais sobre a identificação de chips de BIOS e o uso de gravadoras, um conhecimento fundamental na bancada. Identificação dos chips 24xx e 25xx A série 24xx geralmente refere-se a memórias EEPROM I2C (ou Two-Wire Interface), enquanto a série 25xx indica memórias Flash SPI (Serial Peripheral Interface). A principal diferença está no protocolo de comunicação e, consequentemente, na pinagem e no método de gravação. Como bem apontado pelo @FLAVIOTECH e @Zoom1966, a identificação exata do chip é feita lendo a serigrafia impressa em seu corpo. Marcas como Winbond, cFeon, MXIC, GigaDevice, entre outras, geralmente incluem o código da série (ex: 25Q64, 24C08) e o tamanho da memória (ex: 64Mbit ou 8Kbit). Se a serigrafia estiver ilegível ou ausente, o caminho técnico é consultar o esquema elétrico da placa-mãe ou buscar o datasheet do componente com base em qualquer informação parcial que possa ser lida. A observação atenta do circuito ao redor do chip também pode dar pistas sobre o tipo de interface. Gravadoras de BIOS e adaptadores As gravadoras modernas, como as mencionadas (TL866, RT809F, CH341A), são compatíveis com ambas as séries 24xx e 25xx, e muitas já vêm com adaptadores para diferentes encapsulamentos (SOP8, SOP16) e tensões de operação (1.8V e 3.3V). A distinção entre adaptadores de 150mil e 208mil, como corretamente esclarecido pelo @Zoom1966, refere-se à largura física do chip, crucial para um encaixe perfeito e contato elétrico seguro. É vital usar o adaptador correto para evitar danos ao chip ou à gravadora. Para quem busca aprimoramento, entender a família do chip e suas características (tensão, tamanho, encapsulamento) antes de conectar à gravadora é um passo fundamental. A leitura de datasheets é sua bússola nesse mar de componentes. — Jeday Moderador e Mestre da Bancada
  4. Olá, aslkirA! Seja bem-vindo(a) ao fórum! Vi que seu tópico foi movido para cá, pois é o lugar certinho para pedir ajuda com problemas técnicos em placas-mãe de desktop. Pelo que você descreveu, a placa-mãe iIPM Q57 STI H-AM V 1.0 não está inicializando a BIOS, o que é um ponto de partida importante. O colega @ddreis já deu umas dicas bem legais para começar, como verificar memórias e resetar o CMOS. Para que a gente consiga te ajudar melhor, seria ótimo se você pudesse complementar com algumas informações: Modelo completo da placa-mãe: Confirme se é exatamente "iIPM Q57 STI H-AM V 1.0" e se há alguma revisão (Rev.) impressa nela. Componentes conectados: Qual o processador, tipo e quantidade de memória RAM, e qual fonte de alimentação você está usando? Sintoma detalhado: A placa liga, os coolers giram, acende algum LED, emite algum bipe? Qual o comportamento exato quando você tenta ligar? Testes já realizados: Você já tentou os passos que o @ddreis sugeriu, como limpar as memórias, resetar o CMOS ou testar com outra fonte? Se sim, qual foi o resultado? Medições de tensões: Se tiver um multímetro, seria excelente medir algumas tensões básicas, como 5VSB (no conector da fonte ATX, fio roxo), a tensão nos pinos do botão power (PWRBTN) e no PS_ON (fio verde do conector ATX) quando você tenta ligar. Fotos: Uma foto clara da placa-mãe, principalmente da região dos slots de memória e do chipset, pode ajudar bastante na análise visual. Começar com esses detalhes nos ajuda a entender melhor o cenário e direcionar os próximos testes. Fico no aguardo das informações! Prefixo ajustado: atualizei o prefixo deste tópico para em análise. Mesmo assim, a responsabilidade de escolher e manter o prefixo correto continua sendo do usuário. Veja o guia: Prefixos - Saiba aqui como utilizar.
  5. Olá, @ddreis! Seu tópico foi movido para a área correta de "Pedidos de Esquemas e BIOS (PCs e AIOs)", pois o pedido é de BIOS para uma placa-mãe de desktop. Você está procurando o arquivo de BIOS para a placa-mãe ZSUS X79-VG2. É um modelo que realmente pode ser um pouco mais difícil de encontrar. Vi que o @Dowglas Rodriguez indicou um link externo para download: https://e5450.com/socket-2011/motherboards/x79-vg2/. No entanto, o @jeanax7 mencionou que teve problemas ao usar essa BIOS com o AFUDOS, indicando que o arquivo pode ser maior que a BIOS original. Atenção sobre links externos de download @Dowglas Rodriguez, no EletrônicaBR não é permitido compartilhar links externos para download de arquivos técnicos como BIOS. O arquivo deve ser enviado diretamente para o nosso sistema oficial de uploads, garantindo a segurança e a permanência do conteúdo em nosso acervo. Por favor, se tiver o arquivo, faça o upload dele para o nosso sistema: Enviar arquivo para o fórum UPLOADs: aprenda como enviar arquivos para o fórum e ganhar muitos créditos Sobre a sua busca e o problema do @jeanax7 O problema de "arquivo maior que a BIOS original" que o @jeanax7 relatou é um ponto crítico. Placas-mãe X79 podem ter diferentes tamanhos de chip de BIOS (por exemplo, 8MB, 16MB, 32MB) e tentar gravar um arquivo de tamanho incompatível pode causar problemas ou falha na gravação. Uma regravadora é essencial para esse tipo de procedimento, pois o software de atualização via sistema operacional (como o AFUDOS) nem sempre consegue lidar com arquivos de tamanhos diferentes ou com chips bloqueados. Para ajudar a comunidade a encontrar o arquivo correto para a sua ZSUS X79-VG2, por favor, nos informe: O modelo exato do chip da BIOS: Geralmente, é um chip de 8 pinos, com códigos como W25Q128FV, MX25L6406E, etc. Essa informação é crucial para garantir a compatibilidade do arquivo. A capacidade do chip: Por exemplo, 8MB (64Mb), 16MB (128Mb). Uma foto nítida da placa-mãe e, se possível, do chip da BIOS: Isso ajuda a identificar a revisão e o chip. O sintoma do equipamento: Qual o motivo da regravação? A placa não liga, não dá vídeo, etc.? Lembre-se sempre de fazer um backup do conteúdo original do seu chip de BIOS antes de gravar qualquer arquivo. Isso pode salvar a placa em caso de incompatibilidade. Como você possui 0 Créditos EBR, para baixar arquivos técnicos aqui no fórum, é necessário acumular Créditos EBR através da participação ativa ou adquirir uma assinatura VIP. Para mais detalhes sobre como funciona o sistema de créditos, você pode consultar o link: Sistema de Créditos do EletrônicaBR Aguardamos mais informações para poder ajudar! Prefixo ajustado: atualizei o prefixo deste tópico para bios. Mesmo assim, a responsabilidade de escolher e manter o prefixo correto continua sendo do usuário. Veja o guia: Prefixos - Saiba aqui como utilizar.
  6. Olá, Mileni! Seja bem-vinda ao fórum. Seu tópico foi movido para a área correta de pedidos de BIOS para PCs e All-in-One, pois é o local mais adequado para essa solicitação. Para que a comunidade possa te ajudar a encontrar a BIOS correta para a sua placa WordPC H61FFKN, preciso de mais algumas informações: Código da placa-mãe e revisão (REV.): Verifique se há algum outro código impresso na placa, além de H61FFKN, e se existe alguma revisão (ex: Rev 1.0, Rev 2.0). Modelo do chip da BIOS: Informe o modelo e a capacidade do chip da BIOS. Geralmente, é um chip de 8 pinos próximo à bateria CMOS, com códigos como W25Q64, MX25L3205, etc. Uma foto nítida do chip ajuda bastante. Sintoma do equipamento: Qual o problema que a placa está apresentando? Isso ajuda a entender a urgência e a sugerir a versão de BIOS mais adequada. Fotos: Se possível, anexe fotos nítidas da placa-mãe, especialmente da região do chip da BIOS e de qualquer etiqueta que contenha códigos. Ajuste no título/mensagem Evite escrever frases inteiras em CAPS LOCK. Siglas, marcas, modelos e códigos técnicos podem permanecer em maiúsculas. Lembre-se que gravar uma BIOS incompatível ou corrompida pode danificar a placa-mãe. Por isso, é fundamental ter o arquivo correto e, se possível, fazer um backup da BIOS original antes de qualquer gravação. Para baixar BIOS, esquemas e outros arquivos técnicos aqui no EletrônicaBR, é necessário ter Créditos EBR ou uma assinatura VIP ativa. Você pode conseguir créditos participando do fórum e recebendo joinhas. Aguardamos suas informações para que possamos prosseguir com o seu pedido! Prefixo ajustado: atualizei o prefixo deste tópico para bios. Mesmo assim, a responsabilidade de escolher e manter o prefixo correto continua sendo do usuário. Veja o guia: Prefixos - Saiba aqui como utilizar.
  7. Olá, clemilton1977. Seu tópico foi movido para esta área, que é a correta para pedidos de BIOS e esquemas de PCs e All-in-One. Para que a comunidade possa ajudar de forma mais eficiente, por favor, forneça mais detalhes sobre o seu Mini PC Positivo POS-PIQ170DS: Qual o código exato da placa-mãe (serigrafia e revisão)? Muitas vezes, há um código impresso na placa, como "DA0XXXMB6G0" ou "IPMIP-H110". Qual o modelo e capacidade do chip da BIOS (por exemplo, W25Q64FW, MX25L12873F)? Essa informação é crucial para encontrar o arquivo correto. Qual o sintoma do equipamento? (Não liga, não dá vídeo, liga e desliga, etc.) Você já tentou algum arquivo de BIOS? Se sim, qual a origem, versão e o resultado? Se possível, anexe fotos nítidas da placa-mãe, das etiquetas e da região do chip da BIOS. Essas informações adicionais nos ajudarão a encontrar o arquivo de BIOS mais compatível para o seu equipamento. Lembre-se que para baixar arquivos técnicos aqui no EletrônicaBR, como BIOS, é necessário ter Créditos EBR ou uma assinatura VIP ativa. Você pode conseguir créditos participando ativamente do fórum e recebendo "Joinhas" de outros membros. Prefixo ajustado: atualizei o prefixo deste tópico para bios. Mesmo assim, a responsabilidade de escolher e manter o prefixo correto continua sendo do usuário. Veja o guia: Prefixos - Saiba aqui como utilizar.
  8. Olá, @Edufrn! Seja bem-vindo ao fórum. Seu tópico foi movido para a área correta de Pedidos de Esquemas e BIOS (PCs e AIOs), pois você está solicitando um arquivo de BIOS para uma placa-mãe de desktop. Para que a comunidade possa te ajudar a encontrar o arquivo de BIOS correto, por favor, complemente seu pedido com as seguintes informações: Código exato da placa-mãe: Além de "ZSUS X99-P4 HM55", verifique se há um código serigrafado na placa (ex: "X99-P4-D4" ou similar) e qual a revisão (REV.) dela. Modelo do chip de BIOS: Informe o modelo e capacidade do chip de BIOS (ex: W25Q128FV, MX25L6406E, etc.). Essa informação é crucial para garantir a compatibilidade do arquivo. Geralmente, ele é um chip de 8 pinos próximo à bateria CMOS. Fotos nítidas: A foto que você anexou mostra a placa-mãe, mas seria muito útil ter fotos mais detalhadas da região do chip de BIOS e de quaisquer etiquetas com códigos de barras ou revisões que possam estar na placa. É importante lembrar que gravar uma BIOS incorreta pode danificar permanentemente a placa-mãe. Por isso, sempre faça um backup do conteúdo original do seu chip antes de gravar qualquer arquivo. Assim que tiver essas informações, edite seu tópico para adicioná-las. Isso aumentará muito suas chances de receber ajuda. Prefixo ajustado: atualizei o prefixo deste tópico para bios. Mesmo assim, a responsabilidade de escolher e manter o prefixo correto continua sendo do usuário. Veja o guia: Prefixos - Saiba aqui como utilizar.
  9. Olá, Eichman. Percebo que a discussão sobre o uso da gravadora de EEPROM e a técnica de gravação da BIOS da sua placa Positivo C6200 gerou um bom debate técnico, o que é excelente para o aprendizado. A experiência dos colegas @HBTECH-BR e @Maru trouxe clareza sobre os riscos e as melhores práticas. Síntese da bancada A gravação de BIOS com a garra jacaré (clip) diretamente na placa pode sofrer interferências. Remover o chip para gravar é a via mais segura e confiável. A gravadora CH341A alimenta o chip 24xx/25xx diretamente, não sendo necessário energizar a placa-mãe. Fazê-lo pode causar danos. Sempre faça o backup da BIOS original antes de gravar um novo firmware. Este passo é crucial para ter um ponto de retorno. O uso de um editor hexadecimal como o HxD para comparar arquivos de BIOS é uma ferramenta valiosa para entender as diferenças entre versões e identificar possíveis corrupções. Próximos passos técnicos Para o seu caso com a placa Positivo C6200, o caminho mais prudente é: Com a placa desenergizada, remova o chip da BIOS da placa-mmãe. Conecte o chip à sua gravadora CH341A (provavelmente via adaptador SOIC8). Faça a leitura e salve o arquivo original do chip. Este é o seu "backup da vida". Utilize o software compatível com o CH341A (o mais comum é o próprio CH341A Programmer, que pode ser encontrado com algumas buscas). Se você tiver uma máquina idêntica funcionando, como mencionou, leia a BIOS dela e compare com a original da placa defeituosa usando o HxD. Isso pode dar pistas sobre a corrupção. Grave o novo arquivo de BIOS no chip. Ressolde o chip na placa-mãe com cuidado. Sobre software e recursos Para o CH341A, o software padrão é amplamente disponível. Busque por "CH341A Programmer software" e encontrará versões e tutoriais. É fundamental usar a versão correta para o seu sistema operacional e para o tipo de chip que você está gravando (24xx ou 25xx). O EletrônicaBR possui um vasto acervo de arquivos de BIOS. Para buscar um arquivo específico para sua placa Positivo C6200, use a busca interna do fórum. Se precisar baixar, com seus 51 créditos EBR, você pode adquirir a assinatura Download 1, que custa 10 EBR por semana e libera 1 download diário. Isso facilitará o acesso a arquivos importantes. Este tópico demonstrou a importância da troca de conhecimento na bancada. Mantenha-nos atualizados com os resultados da sua gravação. — Jeday Moderador e Mestre da Bancada
  10. Apresentação aprovada. Olá, Divaldo! Agora sim! Sua apresentação está completa e muito clara. É ótimo saber que, mesmo vindo da área de contabilidade, você tem essa paixão antiga por eletrônica e está buscando aprimorar suas habilidades aqui na comunidade. Fico contente em ver o seu foco em notebooks, drones, software e placas, e também seu objetivo de tirar dúvidas, compartilhar arquivos e fazer networking. Essa troca de conhecimento é o coração do EletrônicaBR. Como já havíamos conversado, o fórum de Apresentações é para nos conhecermos. Agora que sua apresentação foi aprovada, para a sua dúvida sobre o arquivo do BTV 13, por favor, abra um novo tópico na área correta. Isso ajuda a organizar o fórum e a equipe consegue te ajudar melhor, pois o pedido fica no lugar certo. Você pode abrir o novo tópico aqui: Solicitação de arquivos - Receptores e TV Box Ao criar o tópico, lembre-se de informar o modelo exato do seu BTV 13, a versão da placa (se conseguir identificar) e o arquivo que você precisa. Para facilitar sua navegação e participação no fórum, seguem alguns links úteis: Manual do Usuário Dúvidas Frequentes Sistema de Créditos do EBR Preciso de um arquivo e não tenho créditos Como fazer downloads no fórum? Conte conosco e aproveite a comunidade! — Maya Volt Moderadora da Comunidade
  11. Olá, Re Capricha! Seja bem-vindo(a) ao EletrônicaBR! Vi que seu tópico foi movido para a área de Placas-Mãe, PCs e All-in-One, que é o lugar certinho para esse tipo de assunto. Entendo sua busca por uma BIOS que permita mais liberdade para overclock nesses processadores Black Edition! É uma ótima ideia tentar dar uma "turbinada" na sua máquina. A Positivo, como montadora, muitas vezes usa placas de fabricantes como a ECS, mas personaliza a BIOS para seus próprios sistemas, o que pode limitar as opções avançadas. Pela sua pesquisa, a ECS A880GM-M de fato parece ser uma candidata bem próxima, e a foto que você anexou da sua placa POS-PA880GL REV:1.01 realmente reforça essa similaridade visual. O chip Winbond 25Q16BVSIG 1104 é o chip da BIOS, e essa informação é super útil! Para te ajudar melhor com essa empreitada, preciso de algumas informações e sugestões: Verifique a serigrafia da placa: Além do "POS-PA880GL REV:1.01" que já identificamos, veja se há alguma outra identificação menor, como um código da ECS ou da Foxconn (que também fabrica para a Positivo) impresso na placa, às vezes perto do slot PCI-E ou do chipset. Pesquisa de BIOS: Tente encontrar a BIOS original da ECS A880GM-M (ou de modelos muito similares) e compare o tamanho do arquivo e a estrutura com o dump da sua BIOS atual (se você tiver como fazer a leitura). Isso pode dar uma pista se a compatibilidade é alta. Cuidado com o overclock: Lembre-se que overclock em placas que não foram projetadas para isso pode ser um desafio. Verifique se o VRM (circuito regulador de tensão do processador) da sua placa tem a robustez necessária para aguentar o aumento de consumo e calor. Pela foto, parece ser um VRM de 4 fases, o que é razoável, mas é bom ter cautela. Backup da BIOS: Antes de qualquer tentativa de gravação, é fundamental que você faça um backup completo da sua BIOS atual. Ter um gravador de BIOS é essencial para esse tipo de modificação, pois se algo der errado, você pode restaurar a original. Não encontrei um arquivo de BIOS especificamente para overclock para essa placa em nosso acervo neste momento, mas com mais detalhes sobre a semelhança com a ECS A880GM-M, podemos buscar por BIOS de modelos equivalentes que tenham mais opções de overclock. Por favor, compartilhe qualquer nova informação ou código que encontrar na placa. Assim, a comunidade poderá te auxiliar com mais precisão. E, claro, sempre com segurança na bancada! Prefixo ajustado: atualizei o prefixo deste tópico para em análise. Mesmo assim, a responsabilidade de escolher e manter o prefixo correto continua sendo do usuário. Veja o guia: Prefixos - Saiba aqui como utilizar.
  12. Olá, Rabysko! Seu tópico foi movido para a área correta de pedidos de BIOS para PCs e AIOs. Para que a comunidade possa te ajudar a encontrar a BIOS exata para sua placa, preciso de algumas informações adicionais. A placa-mãe Zsus X99 P4 é um modelo genérico, e a BIOS pode variar. Para aumentar suas chances de encontrar o arquivo correto, por favor, forneça os seguintes detalhes: Modelo exato da placa-mãe: Além de "X99 P4", existe alguma outra inscrição na placa, como um código de placa ou revisão (ex: P4 v1.0, P4-D4, etc.)? Código do chip da BIOS: Na segunda foto que você enviou, é possível ver um chip pequeno perto da bateria. Geralmente, o chip da BIOS tem um código como "W25Q128", "MX25L6405", ou similar. Por favor, informe o código completo desse chip. Capacidade da BIOS: O tamanho do chip, geralmente em Megabits (Mb) ou Megabytes (MB), é importante. Por exemplo, 8MB, 16MB. O código do chip ajuda a identificar isso. Sintoma do equipamento: Qual o problema que a placa está apresentando? Não liga, não dá vídeo, tela preta, loops de reinício? Essa informação pode ajudar a confirmar a necessidade da BIOS. Fotos adicionais (se possível): Se puder tirar fotos mais nítidas da placa inteira e da região do chip da BIOS, pode ajudar a identificar detalhes importantes. Lembre-se que gravar uma BIOS incompatível pode danificar permanentemente a placa-mãe. Sempre faça um backup do conteúdo original do chip antes de gravar qualquer arquivo novo. Assim que você complementar essas informações, a comunidade poderá buscar o arquivo mais adequado para o seu caso. Para baixar BIOS, esquemas e outros arquivos técnicos aqui no fórum, é necessário ter Créditos EBR ou uma assinatura VIP ativa. Você pode conseguir Créditos EBR participando do fórum e recebendo "Joinhas" de outros membros. Se tiver 10 Créditos EBR ou mais, pode adquirir a assinatura "Download 1" nesta página: https://eletronicabr.com/store/category/3-free-downloads/, que libera 1 download diário durante uma semana. Prefixo ajustado: atualizei o prefixo deste tópico para bios. Mesmo assim, a responsabilidade de escolher e manter o prefixo correto continua sendo do usuário. Veja o guia: Prefixos - Saiba aqui como utilizar.
  13. Olá, @Sandro-info! Seu tópico foi movido para a área correta de Pedidos de Esquemas e BIOS (PCs e AIOs), pois você está solicitando um arquivo de BIOS para um mini PC. Esta é a área ideal para pedidos de arquivos técnicos para desktops e All-in-One. Pelo que entendi, seu mini PC Postech 232 2227 está apresentando a mensagem de erro "Error sending End Of Post message to ME, System HALT!" após você ter mexido em configurações da BIOS, e você precisa do arquivo de BIOS para tentar resolver. O erro "Error sending End Of Post message to ME, System HALT!" geralmente está relacionado ao Management Engine (ME) da Intel, que é uma parte do firmware da BIOS responsável por algumas funcionalidades importantes do sistema. Quando há um problema de comunicação ou corrupção no ME, esse erro pode aparecer. Para que a comunidade possa te ajudar a encontrar o arquivo de BIOS correto e analisar melhor o problema, por favor, forneça as seguintes informações: Modelo exato do mini PC: Você mencionou "Postech 232 2227", mas se houver alguma outra numeração ou variação, por favor, informe. Código da placa-mãe: É muito importante ter o código exato da placa-mãe, que geralmente está impresso na própria placa. Uma foto nítida da placa pode ajudar a identificá-lo. Revisão da placa: Se houver uma revisão (ex: Rev A00, Rev 1.0), informe também. Chip da BIOS: Informe o modelo e a capacidade do chip da BIOS (ex: W25Q64FW, MX25L12873F). Essa informação está impressa no próprio chip, que é geralmente um componente de 8 pinos próximo à bateria CMOS. Fotos: Anexe fotos nítidas da placa-mãe, com foco nas etiquetas e nos códigos impressos, e também do chip da BIOS. É fundamental que, antes de gravar qualquer arquivo de BIOS, você faça um backup do conteúdo original do seu chip, mesmo que ele esteja corrompido. Isso pode ser útil para futuras análises ou para tentar recuperar alguma informação. Sobre a sua dificuldade em baixar o arquivo, como você tem 0 Créditos EBR e não possui uma assinatura VIP ativa, o sistema de downloads para arquivos técnicos como BIOS exige que você acumule Créditos EBR ou adquira uma assinatura VIP. Você pode ganhar créditos participando do fórum, ajudando outros membros e recebendo "Joinhas". Aguardamos as informações adicionais para poder te auxiliar melhor! Prefixo ajustado: atualizei o prefixo deste tópico para bios. Mesmo assim, a responsabilidade de escolher e manter o prefixo correto continua sendo do usuário. Veja o guia: Prefixos - Saiba aqui como utilizar.
  14. Título do tópico: Nome|: Divaldo Santos Cidade: Maceió Estado: Alagoas País: Brasil Na descrição, responda: Qual seu nível técnico? Amador Quais habilidades relacionadas à eletrônica ou informática você tem ou pretende adquirir? Efetuar correções e consertos em equipamentos Em quais tipos de equipamentos ou áreas você tem mais foco ou especialidade? notebooks, drones, software e placas. Qual é o seu principal objetivo ao se juntar à comunidade? Tirar duvidas e compartilhar arquivos/esquemas, fazer networking, ajudar outros membros. Conte um pouco sobre você: experiência, cidade, profissão, interesses ou o que trouxe você até aqui: Sou formado em contabilidade, porém desde a minha infancia tenho curiosidades por eletrônicas em sistema de rádio fusão, som, computadores, drones e outros equipamentos. Trabalhei por muito tempo em uma empresa multinacionado no ramo de elevadores como gerente de filial e o motivo que me trouxe aqui foi devido a necessidade de configurar o parelho BTV 13.
  15. Olá, Nicholas. Sua postagem traz um ponto crucial para o diagnóstico em bancada. Muitos técnicos se perdem medindo tensões aleatoriamente, quando o caminho mais eficiente é seguir a sequência lógica da placa. Resumo da bancada A abordagem de diagnosticar placas seguindo a power sequence é um método robusto que complementa a medição de tensões. Entender os estados de inicialização (S0, S1, S3, S5) e os sinais de habilitação (SLP_S5, SLP_S3, PWROK, VR_ON) permite identificar com precisão onde o processo de start da placa está travado. O material que você compartilhou, com o esquema da HP DV4 COMPAQ CQ40 (Compal LA-4117P), ilustra bem como esses sinais são apresentados nos documentos técnicos. O caminho técnico É fundamental que o técnico saiba como o sistema se comporta em cada estado para não buscar uma tensão onde ela não deveria existir, ou não esperar um sinal que ainda não foi habilitado. O osciloscópio é um grande aliado aqui, para observar a transição desses sinais. Observação: Nem sempre a falta de tensão é o problema. Muitas vezes, é a ausência de um sinal lógico que impede a habilitação de uma etapa posterior. Método: Comece do início da sequência (geralmente SLP_S5), confirme sua presença e, então, avance para o próximo sinal de controle. Se um sinal estiver ausente, a falha está antes dele. Esquemas: Como você bem apontou, os esquemas detalham essa sequência. Uma leitura atenta da seção de power sequence é um pré-requisito para um diagnóstico eficaz. Organização do tópico Seu tópico está muito bem escrito e organizado. Para alinhá-lo ainda mais com o padrão da área de Treinamento, fiz um pequeno ajuste no título e no prefixo, para que mais colegas possam encontrá-lo e se beneficiar da sua experiência. Na bancada, o método vale mais que a pressa. Sua contribuição é valiosa para a comunidade. — Jeday Moderador e Mestre da Bancada Ajuste necessário no tópico Edite o título e/ou a mensagem para caixa normal, pois postagens em CAPS LOCK não são permitidas pelas regras do fórum. Siglas e códigos técnicos podem permanecer em maiúsculas.
  16. Olá, @Dersom_Play! Seu tópico foi movido para esta área, que é a correta para pedidos de esquemas e BIOS de PCs e AIOs. Para que a comunidade possa te ajudar a encontrar o diagrama esquemático ou BoardView da sua placa Gigabyte GA-78LMTS2 rev1.0, por favor, forneça mais alguns detalhes: Modelo exato da placa-mãe: O modelo "GA-78LMTS2" é um bom começo, mas verifique se há alguma outra designação na placa, como "GA-78LMTS2P" ou algo similar.Revisão da placa: Você mencionou "rev1.0", o que é ótimo. Confirme se é exatamente isso que está impresso na placa.Tipo de arquivo desejado: Você precisa do esquema elétrico ou do BoardView? Ou ambos? É importante especificar, pois nem sempre ambos estão disponíveis.Fotos da placa: Se possível, anexe fotos nítidas da placa-mãe, especialmente da região onde fica o código do modelo e da revisão. Isso ajuda muito na identificação.Com relação aos downloads, para baixar arquivos técnicos como esquemas e BoardViews, é necessário ter Créditos EBR ou uma assinatura VIP ativa. Os Créditos EBR são obtidos pela participação ativa no fórum, como receber "Joinhas" por posts úteis.Com 10 Créditos EBR, você pode adquirir a assinatura "Download 1" nesta página: https://eletronicabr.com/store/category/3-free-downloads/. Ela custa 10 EBR por 1 semana e libera 1 download diário.No momento, não encontrei um arquivo que corresponda exatamente à sua solicitação em nosso acervo interno, mas com as informações adicionais e as fotos, podemos refazer a busca ou a comunidade pode ter o arquivo que você precisa. Ficamos no aguardo dos detalhes para prosseguir com a ajuda! Prefixo ajustado: atualizei o prefixo deste tópico para esquema. Mesmo assim, a responsabilidade de escolher e manter o prefixo correto continua sendo do usuário. Veja o guia: Prefixos - Saiba aqui como utilizar.
  17. Olá, ismaila mahamane. Seu tópico foi movido para a área correta de pedidos de BIOS para PCs e AIOs, pois você está solicitando o arquivo.bin para um desktop Dell Vostro 3710. Para que a comunidade possa ajudar a encontrar o arquivo de BIOS correto, por favor, complete seu pedido com as seguintes informações: Código exato da placa-mãe: Geralmente, há um código impresso na placa, como "0XXXXX" (para Dell) ou similar. Revisão da placa: Se houver uma revisão (ex: Rev. A00, Rev. 1.0), informe-a. Modelo do chip de BIOS: Informe o modelo e a capacidade do chip (ex: W25Q128, MX25L6406E). Você pode precisar remover o chip para ler a inscrição. Sintoma do equipamento: Qual o defeito que o equipamento apresenta e o motivo pelo qual você precisa regravar a BIOS? Fotos nítidas: Adicione fotos da placa-mãe, das etiquetas e do chip de BIOS (se possível, com o modelo legível). É muito importante ter o máximo de detalhes para evitar a gravação de um arquivo incompatível, o que pode danificar a placa. Lembre-se sempre de fazer um backup do conteúdo original do seu chip antes de gravar qualquer arquivo. Atualmente, não temos um arquivo de BIOS específico para o Dell Vostro 3710 em nosso acervo que corresponda diretamente ao seu pedido. Com as informações adicionais, podemos tentar uma busca mais precisa ou a comunidade pode ter o arquivo que você precisa. Para baixar arquivos técnicos como BIOS, esquemas e BoardViews, é necessário ter Créditos EBR ou uma assinatura VIP ativa. Apostilas, E-Books, Cursos, Dicas e Tutoriais de Eletrônica não exigem créditos nem VIP. Prefixo ajustado: atualizei o prefixo deste tópico para bios. Mesmo assim, a responsabilidade de escolher e manter o prefixo correto continua sendo do usuário. Veja o guia: Prefixos - Saiba aqui como utilizar.
  18. Bonjour @ismaila mahamane, Le sujet a été déplacé vers le forum correct pour les demandes de BIOS et schémas de PCs/AIOs. C'est ici le bon endroit pour votre demande. Pour que la communauté puisse vous aider efficacement à trouver le bon fichier BIOS pour votre Dell Vostro 3710, il est crucial de fournir plus de détails. Les fichiers BIOS sont très spécifiques et une version incorrecte peut endommager votre équipement. Veuillez éditer votre message initial et inclure les informations suivantes : Code exact de la carte mère : Il se trouve généralement imprimé directement sur la carte mère (ex: 0XXXXX, G43T-M3, etc.). Révision de la carte (REV.) : Si disponible, c'est une information importante. Modèle/capacité de la puce BIOS : Indiquez le nom et la taille de la puce (ex: W25Q128, MX25L3205, AT24C02). Vous devrez probablement l'inspecter physiquement sur la carte mère. Symptôme de l'équipement : Pourquoi avez-vous besoin de ce BIOS? L'équipement ne démarre pas? Il y a un code d'erreur? Historique des tests : Avez-vous déjà essayé d'autres fichiers BIOS? Si oui, lesquels et quels ont été les résultats? Photos claires : Des photos nettes de la carte mère, des étiquettes et de la région de la puce BIOS peuvent aider à identifier les codes. Ces informations sont essentielles pour trouver le fichier exact et compatible. N'oubliez pas de toujours faire une sauvegarde de votre BIOS original avant de flasher un nouveau fichier. Pour télécharger des fichiers techniques comme des BIOS, des schémas ou des BoardViews, il est nécessaire d'avoir des Crédits EBR ou une abonnement VIP actif. Les Crédits EBR s'obtiennent en participant activement au forum (par exemple, en recevant des "Joinhas"). Merci de compléter votre demande pour que nous puissions vous assister au mieux. Prefixo ajustado: atualizei o prefixo deste tópico para bios. Mesmo assim, a responsabilidade de escolher e manter o prefixo correto continua sendo do usuário. Veja o guia: Prefixos - Saiba aqui como utilizar.
  19. Olá, Lucas Zwang! Seja bem-vindo ao fórum! Seu tópico foi movido para esta área de pedidos de BIOS e esquemas para PCs e AIOs, que é a categoria correta para sua solicitação. Assim, a comunidade poderá ajudar de forma mais eficiente. Para que possamos encontrar a BIOS correta para sua placa, por favor, forneça o máximo de detalhes possível, incluindo: Modelo completo da placa-mãe: Verifique se há outros códigos além de Knup Kp-h310 G398, como uma revisão (REV.) ou versão. Modelo do chip de BIOS: Geralmente é um chip de 8 pinos próximo à bateria CMOS. Informe a marca (ex: Winbond, MXIC) e o código completo (ex: W25Q64FW, MX25L12873F). Isso é crucial, pois chips diferentes podem ter tamanhos e compatibilidades distintas. Sintoma do equipamento: O que está acontecendo com a placa? Não liga, não dá vídeo, liga e desliga? Backup da BIOS original (se possível): Se você conseguir fazer a leitura do chip atual, anexe o arquivo. Mesmo que corrompido, ele pode conter informações importantes para identificar a versão correta. Fotos nítidas: Fotos da placa-mãe, especialmente da região do chip da BIOS e de qualquer etiqueta com códigos, podem ajudar muito na identificação. Lembre-se que gravar uma BIOS incompatível ou de tamanho errado pode danificar a placa. Sempre faça backup do conteúdo do chip original antes de gravar qualquer arquivo. Para baixar arquivos técnicos como BIOS, é necessário ter Créditos EBR ou uma assinatura VIP ativa. Você pode obter créditos participando do fórum e recebendo joinhas. Aguardamos mais detalhes para poder te ajudar! Prefixo ajustado: atualizei o prefixo deste tópico para bios. Mesmo assim, a responsabilidade de escolher e manter o prefixo correto continua sendo do usuário. Veja o guia: Prefixos - Saiba aqui como utilizar.
  20. claraalves se registrou na comunidade
  21. israel321 se registrou na comunidade
  22. Nogueira Franco se registrou na comunidade
  23. Olá, Tecnico 2iEletronica. Seja bem-vindo ao fórum! Vi que seu tópico foi movido para cá, a área certa para consertos de fontes. É sempre bom estar no lugar certo para a gente conseguir te ajudar melhor. Pelo que você descreveu, o componente CR15, que está identificado na placa como U3 e no encapsulamento SOT-23, está em curto, e você precisa do datasheet ou de um similar, correto? As fotos ajudam bastante! Esse tipo de componente marcado como "CR" em SOT-23 pode ser um diodo, zener, transistor, ou até um regulador de tensão pequeno, dependendo do circuito. A numeração "15" pode ser um código de fabricante ou uma parte da referência interna. Para tentar te ajudar a identificar essa peça, podemos tentar algumas abordagens: Localização na placa: Você consegue identificar a função que esse componente exerce no circuito? Ele está próximo da entrada, saída, ou de algum circuito de controle específico? Isso pode dar uma pista se é um diodo de proteção, um transistor chaveando algo, etc. Medições ao redor: Se possível, faça algumas medições nos pinos adjacentes (mesmo que ele esteja em curto). Às vezes, a forma como ele está conectado no circuito pode nos dar uma ideia do que ele faz. Outros componentes próximos: Existe algum circuito integrado (CI) maior ou componente de potência por perto? Anote a referência desses componentes, pois eles podem trabalhar em conjunto com o CR15. Histórico da fonte: Qual o histórico dessa fonte? Ela parou de funcionar de repente? Teve algum pico de energia? Ajuda a entender o contexto do defeito. Com mais detalhes, podemos buscar por esquemas ou datasheets de componentes que costumam aparecer em fontes similares da Cabur ou de outros fabricantes. Ajuste no título/mensagem Evite escrever frases inteiras em CAPS LOCK. Siglas, marcas, modelos e códigos técnicos podem permanecer em maiúsculas. Fico no aguardo de mais informações para a gente tentar desvendar esse mistério! Prefixo ajustado: atualizei o prefixo deste tópico para em análise. Mesmo assim, a responsabilidade de escolher e manter o prefixo correto continua sendo do usuário. Veja o guia: Prefixos - Saiba aqui como utilizar.
  24. Olá, @pcrock! Seu tópico foi movido para a área de Casos Resolvidos: Fontes e Nobreaks, pois ele descreve um problema de nobreak que foi solucionado por você e confirmado por outro membro, com um terceiro membro complementando a dica. Excelente contribuição! É muito valioso quando o colega compartilha uma solução detalhada, especialmente para um problema crônico como este do Nobreak SMS Power Vision NG UPV3000BI (Placa PCIV020042) e o resistor R63. O superdimensionamento com resistores de maior potência e a realocação para uma área com melhor ventilação foram soluções criativas e eficazes para contornar o erro de projeto. A dica do @hugo_baldez, confirmando a falha do R63, e a informação do @tulio.j.e, que sugere a substituição por um resistor de 2k2 para evitar o problema, são complementos que enriquecem ainda mais o tópico, tornando-o um recurso completo para quem enfrentar esse mesmo defeito. Sobre a questão do esquema elétrico que você mencionou e a dificuldade em baixar: como você possui 114 Créditos EBR, você pode utilizar esses créditos para adquirir a assinatura "Download 1". Essa assinatura custa 10 Créditos EBR e libera 1 download diário por uma semana. Você pode ativá-la diretamente por este link: https://eletronicabr.com/store/category/3-free-downloads/. Após ativar, tente baixar o esquema novamente. Agradecemos muito o compartilhamento da solução, isso ajuda toda a comunidade! Prefixo ajustado: atualizei o prefixo deste tópico para resolvido. Mesmo assim, a responsabilidade de escolher e manter o prefixo correto continua sendo do usuário. Veja o guia: Prefixos - Saiba aqui como utilizar.
  25. Olá, Daiony Barbio! Percebi que você está precisando de uma ajuda para identificar alguns transistores nesse nobreak APC. Esse tópico foi movido para cá, para a área de Fontes de Alimentação e Nobreaks, que é o lugar certinho para esse tipo de dúvida de reparo. Para tentar te ajudar com os transistores Q9, Q10, Q26 e Q27 do seu APC Back-UPS 1200 (modelo BZ1200-BR, placa ID:43584), seria legal ter algumas informações adicionais. Como você é novo por aqui, vou te dar umas dicas para facilitar a ajuda da galera: Fotos da placa: As fotos que o Everton Filipe postou são das trilhas, o que é ótimo para rastrear o circuito. Mas para identificar os componentes, seria muito bom se você pudesse postar fotos nítidas do lado dos componentes da placa, onde as marcações dos transistores (Q9, Q10, Q26, Q27) e qualquer código impresso neles possam ser vistos. Localização dos componentes: Se possível, marque nas fotos onde esses transistores estão localizados na placa. Isso ajuda a entender a função deles no circuito. Contexto: O que aconteceu com o nobreak? Ele parou de funcionar? Qual o sintoma exato? Às vezes, o defeito geral ajuda a direcionar a busca pelos componentes corretos. Datasheet: Se você tiver o datasheet de algum componente próximo ou souber a função daquela área do circuito, pode ser uma boa pista. Com essas informações, a chance de alguém aqui no fórum ter o esquema ou já ter pegado um problema parecido e conseguir te dar uma luz é bem maior! Fico no aguardo das suas informações para a gente tentar desvendar esse mistério dos transistores! Prefixo ajustado: atualizei o prefixo deste tópico para em análise. Mesmo assim, a responsabilidade de escolher e manter o prefixo correto continua sendo do usuário. Veja o guia: Prefixos - Saiba aqui como utilizar.
  26. Olá, Benedito! Parabéns pelo reparo e por compartilhar essa manutenção bem-sucedida da máquina de solda TIG 216AF. É um ótimo exemplo de como a persistência na análise dos componentes, mesmo sem o esquema, pode levar à solução. Seu tópico foi movido para a área Casos Resolvidos: Fontes e Nobreaks, pois ele detalha um problema e a solução encontrada, o que é muito útil para a comunidade. Sua análise foi bastante detalhada e a forma como identificou os componentes defeituosos, como os resistores de 100K em série e o de 470R, além da alteração no capacitor do pino 8 do UC3843B, é um excelente guia para quem enfrentar um problema similar. O uso das fotos também ajuda muito na compreensão. Agradecemos muito por compartilhar sua experiência e o conhecimento adquirido. Casos como este enriquecem bastante nosso fórum! Prefixo ajustado: atualizei o prefixo deste tópico para resolvido. Mesmo assim, a responsabilidade de escolher e manter o prefixo correto continua sendo do usuário. Veja o guia: Prefixos - Saiba aqui como utilizar.
  27. maguin12 se registrou na comunidade
  28. Olá, pcandroidtv pczinho! Seu tópico foi movido para a área de Casos Resolvidos, pois você encontrou o defeito e a solução para o problema do nobreak. Isso é ótimo e ajuda muito a comunidade! É uma excelente dica para outros colegas que possam enfrentar o mesmo sintoma após um pico de tensão. Agradecemos por compartilhar o diagnóstico rápido! Se precisar de ajuda para encontrar o D45, pode abrir um novo tópico na área de Pedidos de Arquivos e Componentes, informando o máximo de detalhes possível sobre o diodo (código, encapsulamento, etc.). Prefixo ajustado: atualizei o prefixo deste tópico para resolvido. Mesmo assim, a responsabilidade de escolher e manter o prefixo correto continua sendo do usuário. Veja o guia: Prefixos - Saiba aqui como utilizar.
  29. Olá, Cassiano! Seja bem-vindo ao fórum! Vejo que seu tópico foi movido para a área de Fontes de Alimentação e Nobreaks, que é o lugar certinho para esse tipo de análise. Você mandou bem em trazer o modelo e o sintoma de cara! "Não acende nenhum LED no painel frontal quando ligado na rede" já é uma ótima pista. O Marcos Paulo também deu uma boa dica sobre a bateria, mas se o nobreak não dá sinal de vida nem ligado na rede, a chance de ser só a bateria é menor, como ele bem observou. Para a gente conseguir te ajudar melhor, seria legal se você pudesse trazer mais algumas informações e testes: Informações que ajudam no diagnóstico: Qual a tensão na entrada AC do nobreak (na tomada)? Você já mediu a tensão da bateria? Mesmo que ele não ligue, é bom saber se ela tem alguma carga. Consegue verificar se chega alguma tensão na placa principal quando ele está conectado à rede? Se sim, qual? Há algum cheiro de queimado, componente estufado ou sinal visível de dano na placa? Se puder, uma foto bem nítida da placa (frente e verso) ajudaria muito! Você tem como testar a continuidade do fusível de entrada? Às vezes, o problema é mais simples do que parece! Se tiver um multímetro, consegue medir a tensão nos terminais do capacitor eletrolítico principal (aquele grandão)? Cuidado, pois pode haver alta tensão. Sobre o esquema elétrico, realmente é uma mão na roda! Você pode pesquisar nos nossos arquivos. Para baixar arquivos técnicos, é necessário ter Créditos EBR ou uma assinatura VIP ativa. Você pode conferir mais detalhes sobre como funciona o sistema de créditos neste link: Sistema de Créditos do EletrônicaBR. De qualquer forma, vamos começar com os testes básicos e as informações que você puder coletar. Assim, a gente vai eliminando as possibilidades e chega no problema! No aguardo das novidades! Prefixo ajustado: atualizei o prefixo deste tópico para em análise. Mesmo assim, a responsabilidade de escolher e manter o prefixo correto continua sendo do usuário. Veja o guia: Prefixos - Saiba aqui como utilizar.
  30. Olá, mrambo! Vi que seu tópico foi movido para cá, a área certa para fontes e nobreaks, assim a galera que entende do assunto vai poder te dar aquela força. Esse é um sintoma bem comum em nobreaks, e você já mandou bem em trazer as fotos da placa e o modelo do aparelho. Isso já ajuda bastante! Quando o nobreak liga e reconhece a rede, mas não carrega a bateria, o problema geralmente está no circuito de carga. Aqui vão algumas dicas e pontos para você verificar: Testes iniciais e pontos de verificação: Estado da bateria: Por mais óbvio que pareça, é sempre bom começar por aqui. Você já testou com uma bateria nova ou que sabe que está boa? Muitas vezes, uma bateria esgotada ou em curto impede que o circuito de carga funcione corretamente. Tensão na bateria: Com o nobreak ligado à rede e a bateria conectada, meça a tensão nos terminais da bateria. Ela deve ser um pouco superior à tensão nominal da bateria (por exemplo, acima de 13V para uma bateria de 12V), indicando que há corrente de carga. Se a tensão estiver baixa (próxima da nominal da bateria ou até menor), é um sinal de que não está carregando. Diodos retificadores: Na placa, procure por diodos que fazem parte do circuito de retificação e carga. Eles costumam aquecer, então verifique se algum deles está em curto ou aberto. A imagem da placa (PC00136 rev. L) mostra alguns retificadores, geralmente próximos aos capacitores maiores ou do transformador. Fusíveis: Embora o nobreak ligue, pode haver um fusível secundário ou um fusível de proteção no circuito de carga que esteja aberto. Verifique todos os fusíveis na placa. Transistores ou MOSFETs: O circuito de carga pode ter transistores ou MOSFETs que chaveiam a corrente para a bateria. Verifique se algum deles está em curto ou aberto. Eles geralmente estão conectados a dissipadores de calor. Resistores de carga/sensoriamento: Alguns nobreaks usam resistores de baixo valor para sensoriar a corrente de carga ou para limitar essa corrente. Verifique se algum deles está aberto. Capacitores: Observe se há capacitores eletrolíticos estufados ou vazando, especialmente na seção de baixa tensão que alimenta o circuito de controle e carga. Se puder nos dar mais detalhes sobre os testes que já fez e as tensões que encontrou, será ótimo para direcionarmos melhor a ajuda! Ficamos no aguardo das suas próximas medições! Prefixo ajustado: atualizei o prefixo deste tópico para em análise. Mesmo assim, a responsabilidade de escolher e manter o prefixo correto continua sendo do usuário. Veja o guia: Prefixos - Saiba aqui como utilizar.

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.