Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Notebook Samsung RV419 BA41-01885A sem vídeo

Avalie este tópico:

Oseiasgs22

Posts em destaque

Boa tarde, meus amigos. Estou com esse notebook em minha bancada, cujo modelo da placa é:  BA41-01885A. Ela está ligando, porém não tá exibindo vídeo, não tenho o esquema dela e também não posso baixar, pois não tenho crédito suficiente (ou tenho mais algo de errado está acontecendo). Portanto fiz uns testes a frio nela, primeiro fiz ME no ICH, ela só possui um chipset, e não resolveu. Depois removi o BIOS e constatei que o chip estava com defeito, substitui por um novo, fiz a gravação e também não deu resultado. A placa starta, os dois leds verde e azul acendem após eu startar a placa, as bobinas de 5v, 3v, 1,5v, outra que mede 1,059v todas tem voltagem normal. 3 bobinas maiores que ficam em volta do processador não possuem voltagem, mesmo assim ele chega a esquentar, não um aquecimento grande como quando está em operação, mas está. O ICH também gera um baixo aquecimento. O que vocês acham que pode estar ocorrendo??

Ps: O chip de BIOS também está recebendo alimentação normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Sergio Penido disse:

Como constatou que o chip da bios estava com defeito? Foi possível fazer bkp do arquivo? Tentou gravar o arquivo original no chip novo? Se essa bios ai estiver funcionando ok,  parece estar indicando um problema de bga. Quando você starta a placa o cooler é ativado?

Quando eu coloquei o chip no gravador de BIOS, ele nem foi reconhecido. Então eu peguei um chip de mesmo modelo que estava bom, regravei de um arquivo que baixei do site de uma assistência. No começo o cooler ainda girava, agora nem isso. Fiz um ME mas não gerou vídeo momentâneo pra que eu tivesse certeza que era BGA.

Link para o comentário

1 hora atrás, Mar r disse:

Se ela está com as tensões principais normais já é um bom sinal.

Ela tem placa de vídeo?

Deve ter fechado curto em algum CI, pois agora ela não liga. Tem voltagem apenas no circuito de entrada, em dois fusistores e em 3 minúsculos capacitores após ele, de lá pra frente não tem mais nada. É complicado trabalhar sem esquema, tô mais perdido que cego em tiroteio.

Link para o comentário

olá,

Se tiver placa de vídeo retire-a.

Se você esta perdido agarre as informações sobre as quais você tem certeza e, o datasheet te dá muita informação...o engenheiro seque +-80% das informações do fabricantes dos componentes (ci) na montagem e configuração. Siga as trilhas, placas de notebook tem dois lados, normalmente o de cima e o de baixo. Ou no meio da placa - mais difícil seguir ... tem isso também que pode confundir.

Está pelo menos com o stantby funcionando?  Se não tiver verifica primeiro o ci de charger da  bateria. Fica próximo ao conector da bateria. veja se está chegando a tensão de entrada nele. Pegue o datasheet dele. Veja com quais elementos ele trabalha...são elementos mínimos e necessários para ele funcionar, apos encontrá-los verifique também estes componentes (normalmente esses ci tem boa parte destes componente próximo a ele). Se essa etapa não estiver ok, provavelmente você não terá os 3 e 5v  de stantby, porque se tem tensão do carregador o seu ci de charger deve funcionar e por conseguinte o seu stantby na sequencia funcionará. Mas antes verifique se tem curto na entrada, com fonte assimétrica com ela regulada para inicialmente com tensão menor que a do seu carregador, vai gradativamente aumentando a tensão. Comece com 10%, passe para 20%, 50% da tensão do carregador e observando o consumo de corrente. se tiver consumo alto é porque tem curto.  Cuidado  com essas tensões caso esteja em curto pra não queimar mais ci/componente. Aconselho sempre o mais seguro que é  trabalhar com o multímetro em escala Ôhmica atrás de curto, olhando o datasheet do componente(placa desligada, sem tensão). Onde tiver baixa resistência, provavelmente teremos um curto.  O curto geralmente é um valor baixo que se repete/ se espalha  ao redor do componente  ou não caso  ele esteja ligado a poucos outros ou alguma outro componente que barre a distribuição do curto, tornando oculto - aí tem que ter mais dedicação e, sempre procurando o datasheet. 

Siga as etapas de funcionamento, não se preocupe inicialmente com o que está lá na frente se não temos certeza do funcionamento do que está no principio.

abs

Link para o comentário

Bom dia, amigo. Obrigado pela ajuda. Então, essa placa não tem curto na entrada, antes ela ligava, tinha as tensões de entrada, tensões de 5v, 3v, 1,5v. Os leds verde e azul acendiam, só não gerava vídeo, e continuou não gerando, mesmo tendo feito os procedimentos que já descrevi em outra postagem, essa placa mãe não tem placa de vídeo. Acontece que agora ela não tá ligando de forma nenhuma, os leds não mais acendem, e o único setor que tem voltagem é no circuito de 19v (entrada), e somente nesses componentes que estão dentro do quadrado vermelho, que você poderá ver na foto que vou anexar, são dois fusistores, 3 capacitores (sendo que dois muito minúsculos) e 3 resistores.

hVMvkBRp_hQ4ERZZQXcftOSZvsYYv3BzGBcUrb6O

Link para o comentário

59 minutos atrás, dadosbh disse:

veja estes ci´s aon 7200 e aon 7410 provavelmente um deles deu b.o, como não mais liga nem o led... faça a substituição...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

O primeiro CI (o da esquerda) tem 19v nos quatro primeiros terminais, o segundo CI (da direita) está zerado em todos os terminais. A troca somente desse CI vai fazer a placa receber alimentação como antes? Mas o caso de não gerar vídeo deve ser outro problema também.

Link para o comentário

os mesmos 19v nos terminais do 1º ci, deve existir no 2º para alimentar a placa, se nao tem voltagem no 2º ci, é pq o 1º está defeituoso...tem ele pra substituir?

já o fato de nao subir vídeo nao tem ligação com este ci, pois esta tua placa estava funcional antes da queima e mesmo assim sem vídeo......

Link para o comentário

30 minutos atrás, dadosbh disse:

os mesmos 19v nos terminais do 1º ci, deve existir no 2º para alimentar a placa, se nao tem voltagem no 2º ci, é pq o 1º está defeituoso...tem ele pra substituir?

já o fato de nao subir vídeo nao tem ligação com este ci, pois esta tua placa estava funcional antes da queima e mesmo assim sem vídeo......

Então, o mosfet que tem alimentação nos 4 primeiros terminais, é o primeiro da esquerda da foto. Tenho algumas placas de note aqui, mas não sei se tem algum CI compatível.

PS: Eu encontrei uma placa com um monte de 7410, mas não 7200

Editado: por Oseiasgs22
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...