Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo sobre Instrumentos de Medição (Multímetros, Osciloscópios e Frequencímetros)

Avalie este tópico:

colyveira

Posts em destaque

to num medo deligar ele huauhahua caro bagarai o.0

deixe lá harvorax que há muitos anos, onde eu vivia na altura era praticamente impossível obter um osciloscópio, visto que eram raríssimos e caríssimos...

nessa altura houve apenas uma pessoa que acreditou em mim e no meu sonho e emprestou-me grande parte do dinheiro para que eu pudesse comprar um...

o osciloscópio era de entrada de linha e custou o equivalente a uma casa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nasix ou outro colega que conheça,  aproveitando o gancho sobre scope analógicos  por acaso conhecem este aparelho. Iwatsu 5711 - 100 Mhz

Link de um igual no ebay:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Pergunto pois tenho um desses parado com pequeno defeito no visor somente, recebi ele sem custos junto com um lote de equipamentos e peças que arrematei de um amigo do fórum que fechou sua assistência.  Será que valeria a pena tentar  repara-lo? É uma marca boa?

Link para o comentário

Paulo qual ´defeito dele? algumas partes funcionam e outra vc tem esquema dele?

Primeiro passo achar o esquema.

Já comprei uns 5 oscilos pela net e fui reformando, mas depois  enjoei comprei um oscilo antigo coisa para colecionar , valvulado, mas todo de encaixe as placas e saem pela frente igual gaveta, pesa 25kg, consegui o esquema e encostei, nunca mais peguie nele,

talvez um dia pegue, mas era de resposta baixa, o bom de oscilos é que procurando se acaba achando o esquema, principalmente um pouco mais antigos,

a maioria prceisa ante sum reparo nas fonte , trocar uns bons eletroliticos,  e ver que partes funcionam, isso no caso os antigos,

Link para o comentário

Silvano ele liga, fica coma a tela normal por um pequeno período,  depois ele começa a piscar e um traço ou pequeno ponto surge na tela e vai aumentando até o tamanho de uma bola de golf +- depois ele fecha toda iluminação como as tvs de tubo antigas que vão fechando das bordas para o centro  e permanece apagado até desligar e ligar novamente. Ele está em casa depois vou ver se gravo um video do que ocorre.

Não tenho o esquema, mas creio que não deva ser difícil, principalmente com a ajuda do Amigo Vlad, rsrs, vi esse esquema pra venda no Ebay, mas ainda não procurei a fundo, ele tá parado a + de ano, queria na verdade saber se é uma marca +- , se eu for desmontar "tentar" concertar vai ser mais pra fazer uma terapia ocupacional,  e pelo prazer de ver funcionando rsrs. Até porque  ele não cabe na minha bancada é grande e pesado pacas.  Pra uso no dia a dia, estou aguardando chegar um digital comprado  lá dos chinas.

Link para o comentário

Paulo o esquema está aí:

o defeito deve ser (eu tinha esquecido, revisar um é fonte e circuito de alta tensão que fuga em capacitores  ou caps velhos dão defeito com os anos) aind a mais se ficou parado uns tempos...

bem seu defeito é no circuito de alta tensão,  veja no esquema pagina 143, e de uma conferida nas tensões, antes e depois com defeito, mas capacitores aí é o maior suspeito, depois trimpots, potenciometros ,

• Joinha 1
Link para o comentário

Nasix ou outro colega que conheça,  aproveitando o gancho sobre scope analógicos  por acaso conhecem este aparelho. Iwatsu 5711 - 100 Mhz

Link de um igual no ebay:

Pergunto pois tenho um desses parado com pequeno defeito no visor somente, recebi ele sem custos junto com um lote de equipamentos e peças que arrematei de um amigo do fórum que fechou sua assistência.  Será que valeria a pena tentar  repara-lo? É uma marca boa?

Paulo, a Iwatsu é japonesa e é uma das mais prestigiadas marcas de osciloscópios do mundo, especialmente osciloscópios analógicos.

Aliás, que eu saiba, os melhores osciloscópios analógicos a serem produzidos actualmente são Iwatsu, uns autênticos ferrari :), como pode ver no site deles:

É natural que hoje em dia a Iwatsu não seja tão conhecida no ocidente como foi em tempos, porque eles agora apostam muito no mercado asiático...

Mas quanto ao seu osciloscópio, digamos que para a altura em que ele foi fabricado, seria o equivalente a um mercedes :) É um excelente osciloscópio e merece, com certeza, ser reparado. Pode até render-lhe bom dinheiro aparecendo o cliente certo. Aprende-se imenso sobre osciloscópios reparando-os e calibrando-os (dentro do possível) e é um hobby muito gratificante...

o grande medo é sempre o crt e se ainda tem bastante vida, porque é insubstituível. mas de facto a grande maioria dos problemas é normalmente na fonte de alimentação... é como o silvano diz, capacitores primeiro, se não ficar caro, trocar todos os electrolíticos.

mas depois de reparados, os analógicos tendo bastante luminosidade no tubo, duram e duram e duram... :)

Link para o comentário

galera so uma duvida

vamos supor q por ventura eu vou medir o gate de um fet

e esse gate esteja com um leve curto ou curto

isso pode acarretar em danificar o osciloscópio ?

o exemplo não é dos melhores  :), mas eu entendo, você quer medir mas tem medo de danificar o osciloscópio.

tipicamente os osciloscópios têm perto das conexões de entrada a referência ao seu índice de protecção. a imagem é de um osciloscópio igual ao seu - 300V RMS CAT I.

não precisa de ter qualquer medo de medir em circuitos que funcionem com tensões baixas...

DS1102E_front.jpg.7efbd306cd9bc023f7e5bb6506d0a045.jpg

Link para o comentário

Silvano

Obrigado pelo esquema e pelas dicas! vou desmontar ele assim que sobrar um tempo e ver o estado geral interno, vou relacionar todos os eletrolas e pedir do ebay, como não tenho pressa vai sair mais barato.

Nasix

Obrigado pelo esclarecimento da marca, realmente não conhecia este fabricante japonês , é bom saber que é um equipamento que ainda vale ser ressuscitado.

Ps: A título de curiosidade, vejam o fim que o equipamento estava tendo. :)

lj.jpg

Link para o comentário

ahuahuahuuhahua tadim do mininuuu

MUITO MUITO obrigado a todos q me ajudaram ^^

estou feliz com esse novo brinquedo e vai ser muito util

minha proxima neura vai ser comprar um frequencimetro de 3.5gb pra medir clock de processador uhauhahuahuahua

loucuras sem fim é noisx uhaahuauha

rapaz mas hj estou feliz =p

Link para o comentário

fazendo os primeiros testes q o osciloscopio eu fui medir o gate de um fet q trabalha com baixa largura do pwm.

e a onda quadrada ela n é certinha é cheio de falhas e tremida.

isso quer dizer q meu osciloscopio pode ter algum problema ? ou é assim mesmo.

bom gente primeiros testes, vou fazer muita pergunta q acredito q seja besta hehehe

mas é isso ai, espero contar com vcs

eu estava medindo a bios tbm, e notei q a frequencia varia de 100k a 1mhz

eu pensava q clock fosse fixo pelo valor do cristal.

Link para o comentário

Cara sobre  os ajustes iniciais, tem bons videos no youtoba inclusive em português ensinando operar o básico e configurações iniciais. Acho mais prático ver que ler. Já deu uma sapeada lá. Várias faculdades disponibilizam videos das aulas de instrumentação por lá, é um bom começo.

Link para o comentário

minha proxima neura vai ser comprar um frequencimetro de 3.5gb pra medir clock de processador uhauhahuahuahua

loucuras sem fim é noisx uhaahuauha

olha a loucura aí 8)

é, como vocês dizem por aí, o preço deve ser um pouco salgado :)):)) :))

Link para o comentário

Cara sobre  os ajustes iniciais, tem bons videos no youtoba inclusive em português ensinando operar o básico e configurações iniciais. Acho mais prático ver que ler. Já deu uma sapeada lá. Várias faculdades disponibilizam videos das aulas de instrumentação por lá, é um bom começo.

Amigão, o clock não é na BIOS que iras achar e sim no SIO.

Na bios existe uma "conversa" com o SIO por isso esta variação.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Gente trabalho com suporte de Notebook e não aquento mais tanta coisa em cima da minha mesa tais como Capacimetros, Multímetros  e etc será que esse presta? Qual a Opinião de vcs?

Multímetro de Bancada 4 1/2 (19999) True RMS CAT II - Minipa - MDM-8045C

Vale a pena comprar?

Link para o comentário

Pra mim, um frequencímetro de bancada, osciloscópio (no mínimo 100MHz), analizador de espectro... ainda vale cada centavo investido, mas multímetro de bancada, como outro colega falou, é desperdício de dinheiro. Eu penso assim pelas grandezas analisadas e a faixa delas, é muito limitado levando em consideração que com dois instrumentos portáteis, pode ter muito mais até pela metade do valor (o que sobra dá pra investir em peças ou outros equipamentos).

Eu, se possível, compraria um instrumento para cada grandeza a ser analizada - nunca iremos utilizar todos os equipamentos ao mesmo tempo e se tivermos uma prateleira só para instrumentos, dá pra manter a organização e agilidade no trabalho.

Link para o comentário

Eu comprei um e não me arrependo. Cheguei a pedir opinião dos colegas aqui do forum e eles me disseram que não valia a pena, mas, como sou meio cabeça dura, resolvi pagar pra ver. Não comprei um top, comprei um bem simples da SKILLTECK, e até agora acho que foi uma boa compra. Coloquei ele em uma prateleira um pouco acima da bancada, bem a vista, deixando assim a mesma livre e quando preciso ele está ali, com display grande e luminoso (sou meio cegueta), é só pegar as pontas de prova e usar. Vai de cada um. Também tenho um pequeno da minipa, digital e um analógico, depende muito da situação, mas sinceramente eu gostei, pois, como minha bancada é pequena, quanto menos coisas em cima melhor.

Link para o comentário

Compraria sem pensar esse aqui:

Isso porque ele têm recursos excelentes.

Já os UNI-T de bancada são na verdade o "miolo" dos Uni-ts portateis com uma fonte externa, dentro de um gabinete bonitinho.

Ou seja, se não for um multimetro FOdão de bancada, fique mesmo com um bom portátil

Link para o comentário

Ae Cassio Almeida, por acaso ontem comprei esse Hantec DSO-5102P e o valor ficou U$ 263,00 + U$ 73,00 Frete + U$ 25,00 Envio EMS + U$ 10,00 Seguro = Total U$ 371,00 . Como agora só pode pagar em dólar só vou saber o valor em Reais no dia de fechamento da fatura mas já estou chutando 2,50. Não pedi para declarar menor por causa do seguro. Quanto ao imposto na teoria seria 60% sobre tudo = U$ 223,00. Agora é só aguardar. abs

Olá amigos

Chegou meu osciloscópio DSO-5102P, para quem quiser comprar no ebay, o valor ficou assim U$ 263,00 + US 73,00 Frete + U$ 25,00 Envio EMS + U$ 10,00 Seguro = Total U$ 371,00 X R$ 2,49 (Dólar no fechamento da fatura) = R$ 923,79 + R$ 282,00 Imposto

Total R$ 1.264,73 recebido em 28 dias (1 hora na fila do correio para retirar e ainda tem que pagar o imposto em dinheiro kkkk)

abs

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...