Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer A515-51-56k6 la e891p Rev 1A Não carrega bateria

Avalie este tópico:

SSD TECNOLOGIA

Posts em destaque

Este notebook entrou sem ligar, foi constatado defeito no teclado e o mesmo foi trocado, porem logo notamos problemas com o circuito de charge. O equipamento reconhece a bateria, aparece como carregando, porem não sobe % e após algum tempo ligado aciona proteção do PU301 PWM Charger (BQ735) que corta os 25V do PQ301 para excitação dos mosfet de entrada sendo eles PQ302 e PQ303. 
Quando aciono a chave da tampa de memoria (DIP), sobem 17.1 V e não 17.4V na bobina PL302.
Já troquei o circuito Charge PU301 por um de sucata, nada mudou, troquei também os mosfet da linha da bateria sendo eles PQ304 e o grupo PQ306 e Pq305
Vasculhei todos capacitores ao redor do PU301 e não achei nenhum com alteração, resistores também todos íntegros comparando lado a lado com outra placa de sucata.
Quando plugo a bateria e a fonte de bancada na placa, o consumo de standby fica entre 70mha com o botão de segurança pressionado, sem a bateria cai para 04mha. 
Eu não estou conseguindo localizar o motivo dessa falha, mas suspeito do IO devido ele ter o controle de temp da bateria e  Voltage drop detection pin 64 do KB9022Q. 
Alguém teria alguma sugestão a fazer para eu averiguar ?

Editado: por SSD TECNOLOGIA
  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, SSD TECNOLOGIA disse:

Este notebook entrou sem ligar, foi constatado defeito no teclado e o mesmo foi trocado, porem logo notamos problemas com o circuito de charge. O equipamento reconhece a bateria, aparece como carregando, porem não sobe % e após algum tempo ligado aciona proteção do PU301 PWM Charger (BQ735) que corta os 25V do PQ301 para excitação dos mosfet de entrada sendo eles PQ302 e PQ303. 
Quando aciono a chave da tampa de memoria (DIP), sobem 17.1 V e não 17.4V na bobina PL302.
Já troquei o circuito Charge PU301 por um de sucata, nada mudou, troquei também os mosfet da linha da bateria sendo eles PQ304 e o grupo PQ306 e Pq305
Vasculhei todos capacitores ao redor do PU301 e não achei nenhum com alteração, resistores também todos íntegros comparando lado a lado com outra placa de sucata.
Quando plugo a bateria e a fonte de bancada na placa, o consumo de standby fica entre 70mha com o botão de segurança pressionado, sem a bateria cai para 04mha. 
Eu não estou conseguindo localizar o motivo dessa falha, mas suspeito do IO devido ele ter o controle de temp da bateria e  Voltage drop detection pin 64 do KB9022Q. 
Alguém teria alguma sugestão a fazer para eu averiguar ?

Bom dia, provavelmente eu teria feito os mesmos testes, mas foi testado com outra bateria só por desencargo? 

• Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário

1 hora atrás, evandrocarlosv disse:

Bom dia, provavelmente eu teria feito os mesmos testes, mas foi testado com outra bateria só por desencargo? 

Bom dia, teste sim com outra bateria de mesmo modelo e de equipamento funcional, nada de alteração 😔
Testei com fonte de bancada e fonte 45W original, sem alteração também

• Joinha 1
Link para o comentário

35 minutos atrás, SSD TECNOLOGIA disse:

Bom dia, teste sim com outra bateria de mesmo modelo e de equipamento funcional, nada de alteração 😔
Testei com fonte de bancada e fonte 45W original, sem alteração também

eita estes casos são aqueles complexos, resistores alterados nem um?

• Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário

15 minutos atrás, evandrocarlosv disse:

eita estes casos são aqueles complexos, resistores alterados nem um?

Sim bem chato esse caso. 
Não localizei resistor alterado pegando por base os valores de outra placa com def, como essa placa não tem serigrafia em todos fica difícil 

• Joinha 1
Link para o comentário

Exato 😕 Eu já desconfio dele por conta de não ter nenhum outro componente em alteração.

Consegue me tirar uma duvida antes de eu buscar fazer a troca do I/O? 

No pino PIN5 TEMP do conector da bateria quando plugada não deveria ter 3Vcc ?
O pino PIN6 BI Que vai ligado ao PQ201 também esta morto apenas com 0.15V

Link para o comentário

1 hora atrás, evandrocarlosv disse:

lembrando que o sinal "VCIN1_BATT_DROP" passo por outro circuito PAG 42 do esquema. Vai para o pino 64 do ENE.

Consegui um BoardView e achei os componentes, tudo ok também, antes do PR209 tenho 19.5V e depois dele cai para 3.2 onde segue para o pino 64 do I.O 
Será que esta certo esses 3.2 V apenas ?

Link para o comentário

Troquei o PQ201 e nada, resistores de EC_SMB_DA1 e EC_SMB_CK1 ok chegando ao pinos do I.O e também ao PWM indicando trilhas e resistores ok, reitores do Baterry Drop Ok com saída de 3.2V para o pino 64 ENE. 
PQ304 liberando tensão de carga da bateria, porem a bateria não aceita ser carregada ou descarregada, ela não libera o chaveamento interno e não consigo entender por que.

Link para o comentário

1 hora atrás, SSD TECNOLOGIA disse:

Troquei o PQ201 e nada, resistores de EC_SMB_DA1 e EC_SMB_CK1 ok chegando ao pinos do I.O e também ao PWM indicando trilhas e resistores ok, reitores do Baterry Drop Ok com saída de 3.2V para o pino 64 ENE. 
PQ304 liberando tensão de carga da bateria, porem a bateria não aceita ser carregada ou descarregada, ela não libera o chaveamento interno e não consigo entender por que.

Quanto ao sistema operacional usado foi sempre o mesmo? Bios atualizada com a ultima do site fabricante? Na duvida de SO sempre subo um live linux.

• Legal 1
Link para o comentário

6 minutos atrás, SSD TECNOLOGIA disse:

Bios esta mantida a original, posso fazer um upgrade, mas terei de fazer backup externo dela antes já que corro o risco do note desligar durante o procedimento. 
Sistema operacional tentei subir Ubuntu e desligou durante :( 

sim correto, sem detectar a bateria, bem provável que não fará a atualização, teria que ser feita gravada mesmo fisicamente a partir de uma maquina com BIOS atualizada ou pela aplicação tipo o LBE bios.

Link para o comentário

@SSD TECNOLOGIA , pelo seu relato a Placa esta acionando a proteção por encontrar alguma anomalia provavelmente relacioanada com a linha de charger pelo fato de nao  estar habilitando o carregamento da  bateria,, faça uma varredura nos capacitores ceramicos dessa linha, verifique com atenção se a soldagem do pwm que voce trocou nao ficou nenhum terminal mal soldado ou em curto, se tiver osciloscopio afira clock e data no conector da bateria com ela plugada . nessa placa gosto de retirar a chavinha de acionamento da bateria e jumpear pra nao ter duvidas de chave aberta, pelo menos ate o reparo ser concluido.

Link para o comentário

2 horas atrás, Marcelo Galtarossa disse:

@SSD TECNOLOGIA , pelo seu relato a Placa esta acionando a proteção por encontrar alguma anomalia provavelmente relacioanada com a linha de charger pelo fato de nao  estar habilitando o carregamento da  bateria,, faça uma varredura nos capacitores ceramicos dessa linha, verifique com atenção se a soldagem do pwm que voce trocou nao ficou nenhum terminal mal soldado ou em curto, se tiver osciloscopio afira clock e data no conector da bateria com ela plugada . nessa placa gosto de retirar a chavinha de acionamento da bateria e jumpear pra nao ter duvidas de chave aberta, pelo menos ate o reparo ser concluido.

Já conferi todos capacitores ao redor do PWM e do I.O (+ de 1 vez aferi um a um) e logo na entrada também , nada de anomalia, a chavinha esta acionando, pois todas vezes que pressiono ela eu afiro os 17V subindo no conector da placa e bobina e um consumo que passa de 6 mha para +/- 70mha na entrada 19v jack. 
O ci do PWM foi trocado duas vezes, soldei previamente, apliquei fluxo e ressoldei para ter total perfeição, ali esta tudo bem. 

Editado: por SSD TECNOLOGIA
Link para o comentário

2 horas atrás, evandrocarlosv disse:

sim correto, sem detectar a bateria, bem provável que não fará a atualização, teria que ser feita gravada mesmo fisicamente a partir de uma maquina com BIOS atualizada ou pela aplicação tipo o LBE bios.

Eu tirei o equipamento da bancada, estava me tomando muito tempo hj, amanha darei mais uma verificada e tentarei regravar a bios via Eflash por software sem a bateria plugada e com a chavinha desligada para tentar manter o note ligado sem acionar proteção, em ultimo caso, tenho um kb aqui de uma placa igual e posso trocar para fazer um teste, mas não sei se esse kb esta bom e com arquivo integro. 
@Marcelo Galtarossa sobre aferir com o scope, posso ver para fazer isso sim, poderia me dizer que tipo de pulso vou encontra ?

Link para o comentário

• 3 anos depois...

Bom dia, estou com um acer aspire 5 A515-47-R3Y6 com o mesmo problema.
Troquei charger, mosfets, super I/O e nada.
Resolvi gravar o I/O com firmwar de outr amaquina de modelo diferente, e começou a carregar bateria normalmente, porem a maquina nao ligou por ser firmware diferente.
A carga estava em 44%, deixei assim por um tempo, e depois voltei o firmware original, maquina acessou o sistema operacional e a bateria esta com 77% de carga, porem voltou a parar de carregar.
Gravei a bios pela gravadora e troquei o I/O  por um novo e graveio o firmware original e nada, continua na mesma.
A bateria é nova, o cliente ja havia removido a original por nao estar carregando. 
Unica cois q nao fiz foi testar com outra bateria por nao tem uma disponivel. Mas o estranho q com outro firmware de outra maquina de modelo diferente, ela carregou normal.

Se alguem tiver uma orientação, estou precisando...

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...