Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Joinha, quem dá não fica mais pobre, mas quem recebe com certeza fica contente.

Avalie este tópico:

Gilson Macedo

Posts em destaque

Amigos, tenho notado que em inúmeros tópicos tem havido por parte de alguns colegas certa relutância em dar um "joinha". Essa ferramenta foi criada com a intenção de se retribuir a ajuda dos colegas com um "like", e assim promover não apenas um maior entrosamento entre os membros deste fórum. E não devemos nos esquecer que os novos usuários necessitam dessa pontuação para terem acesso a certas áreas que são restritas aos que ainda estão iniciando.

As regras deste  fórum são benéficas e propiciam a todos que chegam, que possam acessar todas as áreas, mas que terão que dar sua contribuição. Mas o que fazer quando o usuário participa e ainda assim não recebe os joinhas que tanto precisa? Entendo que o DSystem e os demais moderadores nada podem fazer quanto a isso a não ser alertar os usuários sobre a prática de se dar o joinha como reconhecimento da ajuda prestada pelos colegas. Entendo também que essa ajuda não precisa necessariamente ser a dica que solucionou o defeito, mas toda e qualquer ajuda que venha com a boa intenção.

Amigos, vamos contribuir com o fórum não apenas com tópicos, mas incentivando aqueles que postam boas dicas, aqueles que estão sempre tentando ajudar, aqueles que mesmo não tendo o conhecimento ainda, se dedicam a pelo menos dar uma contribuição fazendo um upload de um arquivo de bios ou esquema elétrico.

Amigos, sejamos honestos conosco mesmos e com os outros. Não vamos trocar joinhas com a intenção de burlar o sistema e chegar mais rápido. Vamos conquistar esses joinhas com o nosso empenho, com a nossa dedicação, com o nosso esforço. Eu tenho a certeza de que essa conquista vale a pena.

E para aqueles que sempre participam, mas que não recebem o reconhecimento dos colegas, eu lhes afirmo que o simples fato de tentar ajudar nos ajuda, pois estamos aprendendo. Compreendo que não será fácil mudarmos a cabeça de alguns colegas que abrem um tópico e não ligam de agradecer pela ajuda recebida. Mas como disse o colega ablacon64: Afinal, na vida real também é assim, com quantas pessoas você cruza pela manhã que são incapazes de dar um simples "Bom dia"?

Um fórum reflete a sociedade lá fora. Assim é a vida, assim também é num fórum. Mas acima de tudo isso tem um ideal maior, o ideal de manter vivo esse fórum que muito nos ajuda a superior os obstáculos e a aprender a cada dia.

Algo que podemos fazer é isolar os colegas que insistem em não dar joinha, não os ajudando nos seus tópicos. Quem ajuda sabe muito bem quem dá joinha e quem não dá. Eu sei muito bem quem me deu joinha.

Façamos a nossa parte e se não vierem os joinhas, estaremos aprendendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria bom que o pessoal desse mais ajudaria a todos mais rápido e a si próprio

A ideia desse post foi justamente conscientizar da importância do joinha como forma de entrosar os usuários, e também para mostrar que não precisamos ser tão mesquinhos, e que um joinha é um obrigado em forma de pontuação. Agradecer o empenho de uma colega é ser educado. Incentivar também as pessoas para que compartilhem mais, para que ajudem mais. Todos ganham quando nos ajudamos mais. Sempre buscamos o reconhecimento, um retorno. Ninguém sai de casa para trabalhar por distração. Aqueles que trabalham esperam um retorno financeiro no final do mês. Aquele que ajuda também espera isso. A diferença é mesmo que não sejamos reconhecidos, ainda assim estamos ganhando porque estaremos aprendendo. Por isso incentivo os colegas a dar os joinhas, mas ao mesmo tempo também alerto para que se não receberem os joinhas, tenham em mente que estarão aprendendo ao se dispor à ajudar. Aqueles que mais ajudam, são os que mais aprendem, e isso não é engodo ou algum sofisma, isso é realidade. Avida nos ensina isso. Quando vamos ajudar, acabamos pesquisando, testando, e com isso estamos aprendendo. Não desanimem aqueles que tem poucos joinhas. Procurem ajudar, que com certeza estarão ganhando em experiência.

• Joinha 1
Link para o comentário

• 3 semanas depois...
  • 4 meses depois...
Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
  kd a carteirinha do camarada ?
Link para o comentário

• 6 meses depois...

As vezes as pessoas recebem a ajuda e não dão joinha, beleza, mas não entendem que o joinha não é só um banco de ganhos, mas sim um feedback se teu conhecimento está valido, está correto, está ajudando, e por ai vai, se todos tivessem essa concientização o forum estaria mais rico, hehe. Mas claro, não podemos esquecer dos que ajudam!  :D

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Diegão... é isso mesmo, sou usuario deste forum que por sinal é otimo, mas posso assumir que muitas das vezes que precisei nunca tive crédito, como agora mesmo, que preciso de 3 esquemas e arquivo de Bios... O pessoal tem que colaborar e entender que sem os Joinhas, nós estamos nadando, nadando e nadando, mas sem sairmos do lugar... Tanto suor para nada?  8)

Link para o comentário

alguém me diz aí

como eu faço para dar o joinha para um tutorial que baixei ?

não vi opção do joinha junto ao download.

Roonix

Normalmente, tem acima: Clique aqui para visitar Tópico Relacionado.

Se você clicar, vai lá no tópico Relacionado e pode dar o j+

Roberto

Link para o comentário

Na minha opinião acho que devia ser mais divulgado no fórum essa iniciativa de dar joinha para quem tem interesse em ajudar e nos tópicos que nos auxiliam e não apenas em sugestões exatas que resultam no concerto do aparelho. Talvez uma boa iniciativa fosse criar uma espécie de bonificação pra quem da joinha para incentivar a ação.

Link para o comentário

alguém me diz aí

como eu faço para dar o joinha para um tutorial que baixei ?

não vi opção do joinha junto ao download.

Roonix

Normalmente, tem acima: Clique aqui para visitar Tópico Relacionado.

Se você clicar, vai lá no tópico Relacionado e pode dar o j+

Roberto

valeu pela orientação.

neste arquivo especifico que baixei não vi Topicos relacionados. Procurei outra mensagem enviada pelo autor e

Joinha pra ele.

em minha opinião , fazer download de arquivos tem que agradecer com joinha  .

Edwardo

Link para o comentário

no começo fiquei frustrado com o processo, deixei um pouco de lado essa ideia até pq nem sempre assim que vc ajudar um colega terá logo seu joinha, isso é consequência e serve pra mudar a cabeça de muitos técnicos que pensam que só eles sabem fazem isso ou aquilo e não compartilham informações. continuem a participar dos fóruns que da certo.

abraço!

Link para o comentário

Quanto mais ajudamos, mais ganhamos em conhecimento. Principalmente aqueles que ainda tem muito o que aprender (como eu). Não há saltos nessa questão, o que há é muita dedicação e estudo. Eu aprendi que a formação de um técnico leva muito tempo, e ainda assim continuaremos a aprender, pois a eletrônica está sempre evoluindo.
Link para o comentário

sim

macedo, eu me considero assim também como vc um eterno aprendiz pq sempre haverá algo novo para aprender.

Link para o comentário

• 2 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...