Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Samsung NP270E4E - BA41-02206A - não liga e fica piscando led verde/vermelho

Avalie este tópico:

BlackDiamond

Posts em destaque

Estou com uma máquina de um cliente que ligava mas, não aparecia imagem, testando as tensões, percebi que tinha 3v e 5v e tinha também tensão das memórias, 1.55v e ainda tinha tensão de 5v no conector do vídeo e tendo todas as tensões sem a imagem cheguei à conclusão que poderia ser a Bios. Removi o chip do Bios AL25Q64B e coloquei no meu gravador TL866 Plus e mandei ler o chip e o gravador constatou "PIN erros" um erro em algum pino. Peguei um novo chip MX25L6406E que acredito ser compatível, procurei pela "Bios NP270E4E" e me foram ofertadas vários arquivos de Bios, infelizmente as outras especificações do notebook estão apagadas. Preciso da ajuda de vocês para achar a bios certa para esse notebook, todas que gravei até agora não serviram, o notebook agora nem liga mais, só fica piscando alternado "led verde/vermelho". Me ajudem por favor 😬, estou na pior das situações com meu cliente 🤕, preciso do arquivo certo para fazer ao menos o notebook ligar novamente mesmo que seja sem a imagem. Vou passar tudo que consegui de especificação dessa máquina. 

• Samsung NP270E4E
  • Notebook/Hoyt6yk
  • Modelo NP270E4E
  • Placa Mãe: BA41-02206A PIOTEK
  • Processador Intel Core i3

Isso é tudo de informação que consegui extrair das etiquetas, usando lente e tudo.

Várias das Bios que consegui com essas informações não funcionaram.

😳

Editado: por FLAVIOTECH
correção do código da Bios removida
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CI novo e a bios "BIOS Samsung- np270e4e-kd7br mb ba4102206ahst 18862.bin" deu certo, a placa voltou a funcionar na sequência certa dos leds verde e azul mas, cooler girando e os componentes aquecendo, ainda sem o vídeo. O problema não é a Bios com certeza.

ValmorSantos obrigado!!!😃

Quero deixar bem claro que esse notebook trabalhou um bom tempo com super aquecimento, as aletas de refrigeração do processador estavam tapadas com plumas de cobertor.

Agora vou ver se consigo achar o problema do vídeo se puderem me ajudar com ideia agradeço.😬

Editado: por BlackDiamond
Acrescentar informação!
Link para o comentário

• 1 mês depois...

Bom dia!

Já tentei de tudo e troquei várias vezes a Bios fazendo testes e não consegui resultados, a placa tem todas as tensões mas, não eleva a imagem, um detalhe porém me chama a atenção: 

No chip da Bios tenho 3.3v nos pinos 1 - 2 - 8 porém, medindo com osciloscópio não tenho sinal de comunicação com super i/o.

Também não tenho tensão e nem sinal nos pinos 5 - 6 - 7, estão completamente mortos.

Tenho GND no pino 4.

A única Bios que faz a placa iniciar com todas as tensões em todas as bobinas é a que foi enviada por Claudio Cortez acima: 

BIOS Samsung- np270e4e-kd7br mb ba4102206ahst 18862.bin

Link para o comentário

17 horas atrás, joaosantos disse:

Essa placa tem os pads de reset  ( RST e CRIS ) ao lado do slot de memória. Já peguei casos em que só subiu vídeo após efetuar o reset dos mesmos. Verifique também a tensão da bateria CMOS, ok.

A bateria CMOS tem 3.3V e efetuei os resets mas, a imagem não sobe, é impressionante pois a placa tem todas as voltagens, só não tem o sinal de comunicação entre o super i/o e a bios.(medição com osciloscópio) e os pinos da bios 5,6 e 7 estão mortos, sem tensão. 

Estou desconfiado do super i/0 mas, nunca tive sucesso na troca desse chip.

Link para o comentário

18 horas atrás, regisfatef disse:

Faça teste com capacitor eletrolítico de 1000 micro farad, ou ainda capacitor de tantalo de 470 micro farad, em paralelo com os já existentes na linha de tensão do Vcore ( processador ), a fim de saber se existe falha na filtragem. 😉

Poderia me dar mais detalhes de como faço isso?

Link para o comentário

Em 15/11/2021 às 15:48, adrianopluz disse:

@BlackDiamond Agora que o funcionamento foi restaurado as condições iniciais, você chegou a testar se dá vídeo com monitor externo? coloque um teclado USB e veja se responde ao ativar o numlock.

Não tem vídeo com monitor externo e nem interno e o teclado responde normalmente ao ativar e desativar numlock.

O teclado dá uma piscada, apaga  e depois inicia normalmente, a bios pode estar funcionando normalmente, é isso?

Acréscimo de dados.
Link para o comentário

3 minutos atrás, BlackDiamond disse:

Não tem vídeo com monitor externo e nem interno e o teclado responde normalmente ao ativar e desativar numlock.

Se o teclado está respondendo normalmente ( led Caps Lock ), provavelmente esteja apenas com um problema no circuito LVDS.

Informe as tensões nos pinos 1, 4, 10, 25 e 27  do conector LVDS ( com a tela conectada ).

• Joinha 1
Link para o comentário

Resumo do conserto até agora:

Resolvi procurar algum componente defeituoso na linha da Bios já que, os pinos 5,6 e 7 não tinham tensão.

Encontrei um resistor aberto entre os pinos 7 - 8 da bios, um micro-resistor de 10K.

Tentei substituir por outro do mesmo tamanho mas, não consegui devido o tamanho reduzido do mesmo, não tenho microscópio para fazer o serviço e nem outros recursos que me permita então, soldei um resistor de 10K x 1W entre os pinos 8 e 7 da bios e a imagem foi recuperada. Bingo!!!?

Tudo bem, o computador inicia, faz o boot certinho, procura o DVD de instalação e inicia a instalação e depois de copiar os arquivos para o HD o notebook desliga sózinho não dando sequência à instalação do Windows 10. Tenho de ligar novamente a máquina, dar inicio novamente à instalação e tudo se repete com o notebook desligando. Cheguei tão longe, tive tanto trabalho e agora aparece esse outro problema?

Não sei mais o que fazer com essa máquina, é consertar um problema e aparece outro!!!

Vou postar imagens do conserto que fiz para recuperar a imagem do NB.

Esse resistor é o R724.

O NB não deixa eu fazer a instalação, sempre desliga logo depois dos arquivos copiados. Já troquei o DVD, já tentei com outra gravadora externa e sempre termina do mesmo jeito. Já troquei a memória de slot.

Antes de montar o notebook com a placa, deixei ela ligada o dia inteiro e ficou sem desligar nenhuma vez sequer.

Conserto do defeito.jpeg

Arquivo de bios.jpg

Link para o comentário

Sem HD e o notebook fica ligado o dia inteiro na bios ou em qualquer estado, conectando hd(testei com outros) e  o notebook começa a iniciar e logo desliga. Tem hora que acho que o sistema vai iniciar e desliga do nada.

Tenho os 5V necessários para o funcionamento do HD, testei os componentes dessa linha e parecem todos bons.

Link para o comentário

3 horas atrás, BlackDiamond disse:

Sem HD e o notebook fica ligado o dia inteiro na bios ou em qualquer estado, conectando hd(testei com outros) e  o notebook começa a iniciar e logo desliga. Tem hora que acho que o sistema vai iniciar e desliga do nada.

Tenho os 5V necessários para o funcionamento do HD, testei os componentes dessa linha e parecem todos bons.

Amigo teste também outra memória ram

• Joinha 1
Link para o comentário

4 horas atrás, BlackDiamond disse:

Chegou a monitorar essa tensão de 5v enquanto o equipamento está ligado ( com o HD conectado ) para ver se não há oscilação ?

Chegou a testar dando boot com um Live CD ?

Sem título.jpg

Editado: por joaosantos
  • Joinha 1
Link para o comentário

Em 27/12/2021 às 14:39, joaosantos disse:

Chegou a monitorar essa tensão de 5v enquanto o equipamento está ligado ( com o HD conectado ) para ver se não há oscilação ?

Chegou a testar dando boot com um Live CD ?

Sem título.jpg

Testei  e monitorei os 5v nesse RA506 com osciloscópio e também tentei dar boot com um live CD sem sucesso, a placa desliga como se tivesse com um HD tentei outras, várias memórias RAMs sem sucesso. Não há oscilação nos 5V.

😶

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...