Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Ajuda com adaptação de carregador dell

Avalie este tópico:

Kenny Rabugento

Posts em destaque

Estou com um notebook gamer dell e precisava adaptar uma fonte que tenho Asus de apenas duas voltagens para este dell que tem o pino id.

eu uso neste dell uma fonte original porem de 65w mas ele não da o desempenho máximo da maquina visto que o original pra este modelo é 130w.... a fonte que eu estou pensando em adaptar é asus de 130w

Alguém saberia como fazer tal adaptação?

ps > eu ja tenho o cabo dell pra adaptar porem não sei quais componentes usar no pino id.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

3 horas atrás, Kenny Rabugento disse:

. a fonte que eu estou pensando em adaptar é asus de 130w

Não vai funcionar: O notebook vai continuar identificando como uma fonte de 65W.

O notebook identifica a potência da fonte lendo a memória (DS2501) que tem na fonte, conectada ao pino central. Para que ele identifique como sendo de 130W, você precisaria pegar uma memória de uma fonte de 130W, ou regravar a memória de uma de 65W (não sei se é possivel). 

Link para o comentário

1 hora atrás, zazulak disse:

Buenas,

Não vai funcionar: O notebook vai continuar identificando como uma fonte de 65W.

O notebook identifica a potência da fonte lendo a memória (DS2501) que tem na fonte, conectada ao pino central. Para que ele identifique como sendo de 130W, você precisaria pegar uma memória de uma fonte de 130W, ou regravar a memória de uma de 65W (não sei se é possivel). 

Na verdade não sei bem amigo

Muitos dizem que é memória e outro dizem que não é, pois pelo que vi tem dois datashits.

Mas pelo que vi ele não é uma memória eprom amigo  

• Joinha 1
Link para o comentário

Verificando na comunidade da própria Dell a informação é que  o DS2501 é um dispositivo de memória programável. O dispositivo é pré-programado com detalhes específicos do adaptador de energia, como potência, corrente etc (  trata-se de uma memória de 512 bytes ).

Tem até um tópico aqui no fórum onde um colega diz conseguir gravar essas memórias com um gravador BeeProg+ (Plus).

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Editado: por joaosantos
  • Joinha 1
Link para o comentário

Há um tempo atrás eu tinha postado uma resposta aqui explicando melhor como funciona esse esquema do ID das fontes Dell. Já consegui ler um desses com um gravador feito em casa (que eu usava pra resetar chips de toner de impressora Lexmark, que comunicam sob o mesmo protocolo). Mas não consegui gravar.

Se você ler o conteúdo do chip, ele retorna uma string, algo como: "DELL00AC065195034CN05G4378658734657826564387568221"

Imagino que esse "DELL00AC" seja a assinatura, pois é igual em todas, depois vêm a potência (065), a tensão (195), corrente (34), e o resto é o número de série.

Uma coisa que dá pra tentar fazer é pegar um chip de toner Lexmark, copiar os dados de um carregador Dell e mudar os parâmetros de potência, tensão e corrente. Uma vez copiei o conteúdo do ID de uma fonte Dell, gravei num chip de toner (sem modificar), pus dentro do notebook ligado na linha de ID e ele passou a reconhecer qualquer fonte como se fosse original (como não tinha o conector original, coloquei um comum, igual ao das fontes de Positivo).

• Joinha 1
Link para o comentário

Rapaziada

Eu coloquei o ds2501 no id e realmente continua reconhecendo 65w!

Acho que nem vai compensar o trampo todo então!

Pois onde eu acharia um ds2501 de uma fonte de 130w né!

Complicado!

Melhor ir usando a pequena mesmo até surgir a oportunidade de adquirir uma original!

No mais valeu a experiência! Muito agradecido a todos j+

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...