Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer A515-54 - DA0ZAWMB8G0 REV:G - não habilita ac-in

Avalie este tópico:

Marcelo Leal Lemos

Posts em destaque

bom dia, estou com este aparelho acer A515-54 com placa DA0ZAWMB8G0 REV:G que não habilita a passagem da energia do carregador (ac-in) já foi verificado se tem curto circuito nos transistores ou na saída do circuito.

na foto abaixo no ponto VA tem 19v mas após o transistor PQ1 já não tem, também já foi trocado o chip PU1 responsável pela habilitação, a alimentação do PU1 que chega no pino 28 esta boa mas no pino 6 ACDET onde deveria ter aprox 2,5v tem 0v , o divisor de tensão PR21 e PR211 estão boas.

se alguém puder jogar um pouco de luz no meu raciocínio e já passou por algo similar por favor me ajude, obrigado.

Screenshot_1.jpg

Editado: por Marcelo Leal Lemos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo Leal Lemos , mas tem 19v chegando até esse resistor? Ele faz um divisor resistor junto com PR211. Chegou a verificar se esse outro está alterado e a possibilidade de trilha rompida se não tiver 19v chegando ao primeiro resistor? Esse circuito do PQ17 existi na sua placa? Meça esse circuito e nos passe como está as tensões nele.

Editado: por LEONTEC
Adicionar texto!
Link para o comentário

16 minutos atrás, LEONTEC disse:

@Marcelo Leal Lemos , mas tem 19v chegando até esse resistor? Ele faz um divisor resistor junto com PR211. Chegou a verificar se esse outro está alterado e a possibilidade de trilha rompida se não tiver 19v chegando ao primeiro resistor? Esse circuito do PQ17 existi na sua placa? Meça esse circuito e nos passe o como está a tensão nesse.

amigo, o raciocinio esta correto, tirei o chip e realmente a voltagem no pino 6 some, tirei os dois resistores e os dois estao ok, porem a voltagem nao aparece no pino 6, mas tem uma trilha que nao esta no esquema e nao sei para onde vai, veja as fotos.

Screenshot_1.jpg

Screenshot_2.jpg

Link para o comentário

@Marcelo Leal Lemos , se está essa linha do ACDET está aterrado, deve ser pelo PQ17. Você está usando o carregador original para seu equipamento? No esquema não mostra, mas parece que o pino central do carregador, tem a função de fazer com que o CI receba ACDET. Como pode ser isso? Imagino que ele deva desfazer o divisor que satura o PQ17 deixando ele em corte para que o pino 6 receba tensão. O que me diz? Só vejo isso!!!

• Joinha 2
Link para o comentário

2 horas atrás, LEONTEC disse:

@Marcelo Leal Lemos , se está essa linha do ACDET está aterrado, deve ser pelo PQ17. Você está usando o carregador original para seu equipamento? No esquema não mostra, mas parece que o pino central do carregador, tem a função de fazer com que o CI receba ACDET. Como pode ser isso? Imagino que ele deva desfazer o divisor que satura o PQ17 deixando ele em corte para que o pino 6 receba tensão. O que me diz? Só vejo isso!!!

raciocínio correto sim, realmente não tinha notado que tinha o pq17 no esquema, mas segui a trilha e dava em um transistor mas não sabia qual por que a placa não tem numeração impressa, e pelo que pude ver sim  o pino ID vai ao pq17 inabilitando o ACDET, não sei que engenharia de **** e essa, e o primeiro acer que vejo que tem pino ID e e ainda por cima deixa inoperante o adaptador se não for detectado corretamente, vou trabalhar em cima disto e postar aqui o resultado.

*não estou usando carregador original, o cliente estragou o original e jogou no lixo e comprou um genérico e eu estou usando a fonte simétrica da bancada,

vou seguir essa trilha do ID e ver no que da, aguarde meu resultado.

Link para o comentário

36 minutos atrás, Marcelo Leal Lemos disse:

raciocínio correto sim, realmente não tinha notado que tinha o pq17 no esquema, mas segui a trilha e dava em um transistor mas não sabia qual por que a placa não tem numeração impressa, e pelo que pude ver sim  o pino ID vai ao pq17 inabilitando o ACDET, não sei que engenharia de **** e essa, e o primeiro acer que vejo que tem pino ID e e ainda por cima deixa inoperante o adaptador se não for detectado corretamente, vou trabalhar em cima disto e postar aqui o resultado.

*não estou usando carregador original, o cliente estragou o original e jogou no lixo e comprou um genérico e eu estou usando a fonte simétrica da bancada,

vou seguir essa trilha do ID e ver no que da, aguarde meu resultado.

correto, apareceu todas as voltagens corretas, porem a placa não ligou, após pressionar o power ela apresenta consumo por 1seg e desliga, talvez isto seja indicio de outro problema não relacionado com o primeiro, vou continuar as pesquisas e postar os resultados.

Link para o comentário

os sistemas da placa mãe aparentemente estão corretos, carrega a bateria que estava inteiramente descarregada, quando pressiona o botão power ele apresenta consumo e aparecem as voltagens da bios 3,3v e outros mas desliga imediatamente e fica somente carregando a bateria, foi verificado curto circuito nas saídas das bobinas e aparentemente esta normal

agora novamente estou encurralado sem saída, não tenho ideia de qual teste realizar pra identificar como segue o defeito.

Link para o comentário

• FLAVIOTECH alterou o título para Acer A515-54 - DA0ZAWMB8G0 REV:G - não habilita ac-in

@Marcelo Leal Lemos , agora a placa tem ACDET em nível alto reconhecendo o carregador e liberando a tensão de 19v para restante da placa. Veja agora se tem ACIN no pino 5 (ACOK) do PU1 em nível alto 3v informando o IO que tem um AC_OK.

Seria bom verificar se o sinal S5_ON está subindo no pino 100 do IO quando aciona o botão power.

Esse sinal S5_ON é um dos primeiros que sobem depois de acionar o power. Segundo o esquema ele recebe tensão do pino 11 LDO3= (+3V_LDO_EC) do integrado PU6000 assim com o IO. Só que essa tensão é satndby, então sugiro ir pressionando o botão power e aferindo se o pino 100 sobe.

Link para o comentário

4 minutos atrás, Marcelo Leal Lemos disse:

bom pessoal, visto que o problema deste post ja foi resolvido vou dar como resolvido e criar outro para resolver o outro defeito assim o nome do post muda para a descriçao do novo defeito, obrigado a todos e vou distribuir os joinhas.

@Marcelo Leal Lemos Não amigo. Se diz respeito a mesma placa não precisa criar outro Tópico ok.

• Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário

2 minutos atrás, Marcelo Leal Lemos disse:

tirar o transistor pq17 do circuito, visto que o carregador nao e original e nao tem o pino id o transistor pq17 matava a tensao de ACDET.

@Marcelo Leal Lemos fazer isto não vai funcionar amigo nunca. O EC I/O não vai identificar o carregador e não liberar para a placa mãe startar. 

Link para o comentário

voltando ao defeito do aparelho, fiz pesquisa no esquema pra ver se o sinal ADP_ID vai pra algum outro lugar tipo superio ousei la que tambem esteje nao permitindo que o computador ligue, 

agora ja carrega a bateria normat e as tensoes nas bobinas do 5v e 3,3v estao normais

mas o aparelho liga a luz de carga da bateria e quando presiona o power ele liga por 1 seg e desliga

Link para o comentário

2 minutos atrás, Marcelo Leal Lemos disse:

desculpem, e que tenho pouco tempo de forum e apesar de saber o funcionamento do mesmo nao sei tudo e tento fazer do melhor jeito...

@Marcelo Leal Lemos entendemos amigo fica tranquilo viu. O mais importante é ajudar na solução do defeito ok. Eu vou mudar o Prefixo do Tópico para Em Analise fica melhor ok. 

• Legal 1
Link para o comentário

6 minutos atrás, FLAVIOTECH disse:

@Marcelo Leal Lemos fazer isto não vai funcionar amigo nunca. O EC I/O não vai identificar o carregador e não liberar para a placa mãe startar. 

não achei no esquema ligação do ADP_ID com o EC I/O, aparentemente ele so vai ate o pq17 e morre ali,

podera ele de algum jeito ser o causador de não ligar ou ligar e desligar?

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...