Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Corsair cx500 nao liga e tem standby e pson

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Boa noite,  galera. Minha fonte corsair cx500  tem standby e pson e nao liga. Ela tem apenas 170v no capacitor do primário (é um capacitor só) q estava estourado e trokei. Achei q fosse o pfc com problema q nao tava dobrando a tensao do capacitor do primario,  mas ago to na duvida se era pra ter o dobroda tensao no capacitor ou se só dobra qnd é 220v a tensao da rede..no caso minha rede é de 110v. O pfv tava alimentado no pino 5 com os 14v q alimentam o pino 13 do pwm cx6800xt e msm assim a tensao do capacitor do primario tava em 170, dai trokei o pwm cx6800xt, mas nao resolveu. Alg ajuda possivel?

@zazulakconsegue dar um help, pfv, mestre?

Editado: por Motta Álvaro
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como so tem um capacitor no primario, ela não dobra a tensão e portanto 170VDC eh normal para entrada de 110VAC.

Peguei algumas fontes Coursair do tipo PFC a onde o problema era de em transistores VRMOS do secundario em curto.

Experimenta medir as saidas da fonte desligada com o auxilio do multímetro nas posição diodo e veja se alguma esta bem proxima de um curto.

• Joinha 1
Link para o comentário

Pode ser que o PS229 esteja indicando a inexistência de alguma das fontes de saida e ai ele não gera o Power Good.  Ate ai me parece que ele esta normal  !

Nessas fontes o PS229 se comunica com o CX6800 por meio de foto acopladores (como no exemplo similar abaixo), tente trocar eles como sujestão.

CM6800PS223ZalmanZM460-APS.jpg.c0251fb5f9b23e27768275a43502b0b5.jpg

Editado: por William_R
  • Joinha 1
Link para o comentário

• 2 semanas depois...

até onde sei o sistema PFC deveria dar  um pull-up na tensão de 170v para algo na casa dos 280v~300v DC. se o capacitor principal queimou já não é bom sinal, eu retiraria os mosfets do PFC e testaria com um multímetro ou testador de componentes. se todos os mosfets do  primário estiverem ok vale checar  os amplificadores de sinal que prov. estão na saída do controlador do PFC, algumas vezes eles entram em curto. mas uma coisa é certa: se no primário você tem somente 170V DC o PFC não está funcionando!!!

• Joinha 1
Link para o comentário

@Arariipe, é isso mesmo. Nessas fontes há um capacitor pequeno depois da ponte e um grande após o par indutor/diodo do PFC. O pfc eleva a tensão para cerca de 380~400V. O circuito do PFC deve estar comprometido. @Motta Álvaro, além dos  MOSFET e seus drives, verifique os capacitores e resistores que se conectam aos pinos do CI, especialmente os capacitores dos pinos 3 e 5 e os resistores do pino 2. Caso ainda não tenha feito, verifique os diodos do PFC. Esses díodos atuam sob alta tensão, então pode ser que a fuga não seja detectável com multímetro. Verifique também o sinal do pino 12 do CI com o osciloscópio, caso seja possível.

Editado: por Cicero Mota
  • Joinha 2
Link para o comentário

@Motta Álvaro, sim, o PFC é um circuito elevador de tensão (step-up). Numa rede 110V, após a ponte, a tensão retificada atinge o valor de pico da rede (170~180V). As fontes chaveadas usam alta tensão DC.  Numa fonte comum ela é obtida através de circuito dobrador de tensão com 2 capacitores (340~360V), mas tensão e corrente ficam fora de fase e isso causa perda de eficiência (parte significativa da energia é desperdiçada na forma de calor). O PFC atua duplamente: coloca corrente e tensão em fase e eleva a tensão. Geralmente fontes com PFC têm apenas um capacitor de filtro grande de ~400V. A voltagem desse capacitor é alta justamente porque ele suporta sozinho  altas voltagens. Numa fonte comum cada um dos 2 capacitores somente recebe ~175V e, por isso, são menores ( ~250V). A tensão de 170V que você está observando é a obtida no capacitor  logo após a ponte. Ela não está sendo elevada indica que o PFC não está atuando.    

Editado: por Cicero Mota
  • Joinha 2
Link para o comentário

@Cicero Mota certo, entendi. O pwm q tem no pfc eu cheguei a trocar, mas nao resolveu. O ci pwm ta alimentado corretamente na olaca do pfv, testei os resistores q tinham na placa do pfv tb. Tem um outro ci na placa do pfc q nao apresentou curto, mas nao consegui medir ele mt bem, é um ci de 8 terminais, parecendo um mosfet, mas na verdade tem 3 transistores dentro dele se nao me falha a memória. Vou fazer as medidas q sugeriu na mensagem anterior e retorno, obg

Link para o comentário

14 horas atrás, Motta Álvaro disse:

@Cicero Mota certo, entendi. O pwm q tem no pfc eu cheguei a trocar, mas nao resolveu. O ci pwm ta alimentado corretamente na olaca do pfv, testei os resistores q tinham na placa do pfv tb. Tem um outro ci na placa do pfc q nao apresentou curto, mas nao consegui medir ele mt bem, é um ci de 8 terminais, parecendo um mosfet, mas na verdade tem 3 transistores dentro dele se nao me falha a memória. Vou fazer as medidas q sugeriu na mensagem anterior e retorno, obg

podes mandar fotos frente e verso da fonte? assim podemos analisar melhor a topologia do circuito e analisar mais facilmente

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Olá,

Em 15/01/2024 às 10:16, Motta Álvaro disse:

O pwm q tem no pfc eu cheguei a trocar, mas nao resolveu

colocou com mesmo código, até as letras finais? O cm6800 tem mais de uma versão que não são compatíveis.

Se tiver osciloscópio, ajudará bastante...

Ao defeito. Capacitor eletrolítico estufa por alguns motivos, destaco aí uma possível sobretensão! Pode ter sido regime de trabalho em temperatura elevada também, mas focaremos no outro. O cm6800 controla o circuito pfc (fator correção de potencia) que é composto basicamente por mosfet, indutor com ferrite, diodo de ação rápida e resistores de feedback que retornam ao cm6800, esse merece uma devida atenção. E também, controla os pwm para o mosfet do chopper principal, porém o pfc tem que subir. A partir do momento que temos alimentação no pino 13 era esperado a tensão no capacitor eletrolítico ficar próximo de 400v.

-Comece removendo os resistores smd (um de cada vez) do pino 4 e 15 do cm. Verifique o valor e limpe a cola que fixam eles na placa antes de retorná-lo.

-troque o capacitor eletrolítico que vai no pino 13.

-confina novamente se o cm6800xt tem o mesmo código do antigo. O componente trocado é novo?

-remova o mosfet do pfc da placa para testar, esse vai no pino 12 do cm.

-confira se tem 7,5v no pino 14.

Sobre circuito integrado supervisor (no secundário) por esquento, deixe ele de lado. Ao acionar a fonte pelo fio verde era esperado tensão no chopper principal, porem sem pfc o cm6800 não libera pwm, consecutivamente o secundário ficará inerte e o ic entrara em proteção.

Obs. ao desligar a fonte da rede elétrica, certifiques-se que o capacitor grandão descarregou por completo para manipular a placa.

Cuidado com curto no cm6800 quando for medir tensão. Prefira componentes próximos soldados na mesma trilha do pino do circuito integrado smd.

Retorne com respostas para seguirmos a análise. 

• Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário

Ola amigo, se você está com o cm6800 alimentado quando aperta power ele deveria liberar pulsos de gate, verifique com Osciloscopio se existe esses pulsos na saída PFC do cm6800 e se esses pulsos chegam nos mosfets, caso não disponha de Osciloscopio pode usar o multímetro, acredito que deverá aparecer uma tensão entre 2 e 4V devido ao baixo duty cicle 

Link para o comentário

Em 15/01/2024 às 08:12, Motta Álvaro disse:

@Cicero Mota msm a tensao da rede sendo 110v, é pra ter 280v no capacitor?

@Arariipe

Sim amigo, esse circuito foi projetado para manter o PFC em 380V independente da tensão de entrada, ele consegue elevar para essa tensão mesmo com uma lâmpada em série na rede, já fiz muitos testes com esse circuito.

• Joinha 1
Link para o comentário

• 2 meses depois...
Em 03/01/2024 às 22:44, Motta Álvaro disse:

Boa noite,  galera. Minha fonte corsair cx500  tem standby e pson e nao liga. Ela tem apenas 170v no capacitor do primário (é um capacitor só) q estava estourado e trokei. Achei q fosse o pfc com problema q nao tava dobrando a tensao do capacitor do primario,  mas ago to na duvida se era pra ter o dobroda tensao no capacitor ou se só dobra qnd é 220v a tensao da rede..no caso minha rede é de 110v. O pfv tava alimentado no pino 5 com os 14v q alimentam o pino 13 do pwm cx6800xt e msm assim a tensao do capacitor do primario tava em 170, dai trokei o pwm cx6800xt, mas nao resolveu. Alg ajuda possivel?

Em 03/01/2024 às 22:44, Motta Álvaro disse:

Verifique a parte do PFC inteira , mosfets, driver dos mosfets, resistores e etc.... Pode ser o circuito do PFC com defeito ah e também o feedback do PFC verifique 

• Joinha 1
Link para o comentário

• 2 semanas depois...

@Motta Álvaro Não desista vamos resolver ela, você deve verificar se está liberando pulsos no pino 12 quando alimenta o pino 13 com 13V, se estiver saído provavelmente tem algum problema no circuito gate-driver ou nos mosfets do pfc, caso não haja pulsos ai temos que analisar alguns sinais do ci cm6800

Link para o comentário

@ohmja medi os resistores q mencionou e estao ok. o ci principal q trokei da placa do pfc tem a msm numeracao e é novo.@jone melo  Nao tenho nada no pino 12 e tenho a tensao de referencia 7,5v no pino 14.

Seguem as tensoes do ci:

1 7,3v

2 1,4v

3-0v

4-2,55v

5-0,65v

6-4,5v

7-2,5v

8-0v

9-0v

10- gnd 0v

11- 0v

12-0v

13-15,2

14-7,5

15-0v

16- 2,4v

Ja tirei todos os dissipadores, tanto do pfc qnt do secundario e testei os transistores e diodos deles e estao bons

Editado: por Motta Álvaro
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...