Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Gigabyte / GA-H61M-DS2H / Quando a fonte de alimentação é alimentada, a placa liga sozinha e depois de 3 segundos se desliga, não ligando mais.

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Boa noite caros colegas...

Estou com uma placa mãe da Gigabyte, modelo: GA-H61M-DS2H, Rev.: 2.1. Com problema inicial de de loop, eu ligava a fonte, startava no botão power, a placa mãe ligava e se desliga, isso continuamente, sem nenhum sinal, ficando em loop. Troquei processador, memória, reset na bios, olhei os pinos do socket do processador, algum componente aparentemente com defeito ou carbonizado... Enfim não encontrei nada, a placa mãe estava aparentemente em boas condições visual.

Me deram a dica de regravar a Bios, então assim fiz, mesmo assim não adiantou... Suspeitei do arquivo e consegui baixar daqui do site um outro arquivo, onde o pessoal disseram ter conseguido com esse arquivo, regravei de novo, mesmo assim nada, mesmo problema ainda em loop.

No conector da fonte de alimentação, eu cortei os fios da fonte, deixando somente as pontas e juntei de acordo com as cores... E com uma bancada de fonte fui injetando voltagem nos fions laranja, vermelho e amarelo, um por um. Achei estranho os valores na fonte de bancada, quando injetei uns 4v no fio vermelho, e quando aumentei um pouquinho antes de chegar nos 5v, apareceu como tivesse um curto, tentei procurar algum componente e achei o PWM esquentando. Pensei eu, achei o problema, então resolvi trocar o PWM, na sucata encontrei um outro igual, e o substitui.

Após a troca o defeito inicial já não era o mesmo "loop", o defeito ficou o seguinte, com a fonte de alimentação conectada na placa se eu ligar a fonte, a placa mãe ligava também sozinha, demora uns 3 a 5 segundos e se desliga sem nenhum sinal, depois que ela se desliga e se eu tentar apertar o botão power não acontece nada, ela não liga mais. Só vai voltar a funcionar se eu desligar a fonte, esperar uns 20-30 segundos e ligar a fonte novamente, acontecendo o mesmo problema, a placa mãe liga sozinha por uns 3 segundos e se desliga sem dar nenhum sinal.

Alguém poderia me ajudar, dar alguma dica para solucionar esse problema....

Desde já agradeço a ajuda de vocês. 

• 3 semanas depois...
Postado (editado)

Olá. Vou começar do zero.
Ao realizar uma inspeção visual, certifique-se de observar cuidadosamente as marcações impressas nos CIs.
Essas letras impressas são de uma cor branca/cinza perfeita.
Se você notar que algumas áreas das marcações estão escuras e isso não se deve à sujeira, então você está lidando com superaquecimento e é hora de se concentrar nisso.
Agora, vamos supor que a inicialização automática ao conectar a fonte de alimentação seja devido a um problema com o SIO. Observe as marcações no SIO.

Se estiverem impecáveis, continue observando cada CI, procurando por essas áreas escuras.

Também podemos supor que a placa tinha um dissipador de calor muito sujo e que isso afetou a temperatura da área que envolve os filtros, PWM, reguladores, etc. Tudo isso sem nem mesmo começar a regravar o circuito. Já há algo errado com o processo de inicialização e não é apropriado regravar a BIOS sem uma inspeção visual completa primeiro. Se você já trocou o processador, a memória RAM, etc., e o problema persiste, precisa começar a medir cada fase para garantir que a BIOS esteja recebendo energia, esteja habilitada e que haja fluxo de dados de entrada e saída. Outra área para verificar é a temperatura do chipset. Teste os componentes SMD do chipset e assim por diante. Na minha opinião, a atualização da BIOS só deve ser feita quando a placa-mãe liga e desliga com o mesmo botão e todos os valores de energia e dados estão presentes. É um último recurso, pois, caso contrário, você só adicionará outro problema ao existente. Estou apenas compartilhando este procedimento. 

Além disso, preste atenção aos pinos da porta USB, pois às vezes, por descuido, o usuário pode entortar um pino acidentalmente e deixá-lo tocar em outro contato. Isso pode afetar diretamente o chipset, causando um problema como o que você descreveu.
Antes de regravar a BIOS, você deve inspecionar cuidadosamente os pinos dos circuitos integrados.

Isso também é importante porque, com a placa-mãe na posição vertical e dependendo do ambiente em que o computador está operando, poeira, gordura ou nicotina do ar se acumulam entre os pinos de cada circuito integrado e na superfície superior. Essa sujeira, combinada com um pouco de umidade, pode distorcer alguns sinais e até mesmo fazer com que as tensões de entrada/saída pareçam defeituosas. Você deve limpar muito bem entre os pinos, removendo a sujeira acumulada para eliminar os vestígios de uma área suja. Depois que a placa-mãe estiver perfeitamente limpa, é hora de realizar uma análise sem falsos erros.
Esta contribuição visa apenas evitar a regravação precipitada da BIOS sem antes ter uma placa-mãe limpa. Sem essas condições, presumir que o problema reside em um componente específico é um palpite e complica o diagnóstico. Minha sugestão é simplesmente como iniciar um diagnóstico com uma placa-mãe que inicializa sozinha. Eu também costumo usar o curto de Hartman que descobri neste site. Atenciosamente.

Editado: por carloslicata

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...
.