Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Megaware 4129 M3 Clevo W249HUQ V2.2A - Desarmando Fonte externa (Curto na placa)

Avalie este tópico:

Sandro Santis

Posts em destaque

Olá amigos tudo bom?

Bom esse note veio com defeito (DESARMANDO FONTE EXTERNA)

Ao abri-lo deparei com nenhum componente queimado visualmente falando, liguei a fonte de bancada em 2V - 0,5A e constatei que estava em curto e o componente PQ25 esquentando, retirei ele acabou o curto e com esses valores de tensão na placa.

Bios U31

Pino 1 = 2.2V

Pino 6 = 1V

Bobina 3V = 0V

Bobina 5V = 0V

Saida bateria = 0V todos os pinos

Retirei memória e processador e fiz os seguintes testes.

Medindo continuidade no componente retirado e olhando o esquema elétrico ele está normal, então fui na trilha e medi continuidade e achei curto entre os pinos 1, 2, 3, seguindo a linha do esquema achei o PQ35A e o PQ35B, retirei eles e continuou o curto, recoloquei de volta.

Retirando o PU10 o curto continua, recoloquei de volta.

Retirando o controlador PU1 medindo fora tudo ok sem curto, medindo na placa tudo ok sem curto, recoloquei de volta.

Agora estou sem saber o que fazer para achar esse curto, alguém pode me ajudar? Obrigado j+

Esquema elétrico usado...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo verificou as usb se não tem algum pino em curto. Retira o processador e liga na Fonte. Estranho seus relatos esquenta mas não é o culpado!
Link para o comentário

amigo verificou as usb se não tem algum pino em curto. Retira o processador e liga na Fonte. Estranho seus relatos esquenta mas não é o culpado!

Não tem nenhum curto nos USB foi a primeira coisa que vejo antes de desmontar ele... Eu fazendo a injeção de voltagem no PQ25 Pino1,2,3 o componente que esquentou foi o PQ45 e PQ41...

Link para o comentário

Você não está usando a fonte assimétrica de modo correto. Ao limitar 2v e 0,5a você está "dizendo" a fonte que ao chegar no consumo de 0,5a ela deve desarmar.  De quantos amperes uma placa precisa para ligar e dar vídeo? Resposta: 2A em média, pode ser um pouco menos, mas com certeza será sempre acima de 1A. Se você está ligando a placa no conector pode colocar os 19v que é a tensão que  placa utiliza. A corrente pode ser até o máximo, mas se não se sentir confiante, então coloque pelo menos 2a que á e media de consumo, pois se continuar colocando 0,5a a fonte vai desarmar.

Link para o comentário

Você não está usando a fonte assimétrica de modo correto. Ao limitar 2v e 0,5a você está "dizendo" a fonte que ao chegar no consumo de 0,5a ela deve desarmar.  De quantos amperes uma placa precisa para ligar e dar vídeo? Resposta: 2A em média, pode ser um pouco menos, mas com certeza será sempre acima de 1A. Se você está ligando a placa no conector pode colocar os 19v que é a tensão que  placa utiliza. A corrente pode ser até o máximo, mas se não se sentir confiante, então coloque pelo menos 2a que á e media de consumo, pois se continuar colocando 0,5a a fonte vai desarmar.

Gilsão amigo, a fonte que está desarmando é a original e não a assimétrica, estou fazendo alguns testes aqui mas quero trocar esses fusistores.

Link para o comentário

Nestes casos devemos ter solda em pasta, preheet ou fluxo para ajudar na dessolda.

Eu tenho e estou usando de tudo rss, eu fico uns 3 minutos trabalhando na placa para ela não empenar e quando não consigo eu deixo ela resfriar sozinha depois volto com o procedimento. Quando eu retirar eu vou tentar injetar tenção ali depois do gate para ver o que acontece...
Link para o comentário

Nestes casos devemos ter solda em pasta, preheet ou fluxo para ajudar na dessolda.

Eu tenho e estou usando de tudo rss, eu fico uns 3 minutos trabalhando na placa para ela não empenar e quando não consigo eu deixo ela resfriar sozinha depois volto com o procedimento. Quando eu retirar eu vou tentar injetar tenção ali depois do gate para ver o que acontece...

Retirei o componente com 440Graus.. Agora o Gate dos 2 não estão em curto mas o Source e o Dreno em curto ainda... Injetei 12V 2A no Source e toda região do Jack esquentou, injetei o mesmo no Dreno e a mesma coisa aconteceu... Estou com dificuldade nessa placa aqui em...

Link para o comentário

Retirei o componente com 440Graus.. Agora o Gate dos 2 não estão em curto mas o Source e o Dreno em curto ainda... Injetei 12V 2A no Source e toda região do Jack esquentou, injetei o mesmo no Dreno e a mesma coisa aconteceu... Estou com dificuldade nessa placa aqui em...

Ao retirar o ele está PQ40 totalmente em curto, injetei tensão e o PU7 torrou, vou fazer o pedido e  trocar esses 2 componentes e depois posto o resultado.

Fui fazendo teste de injetar tensão e burrifando alcool isopropilico na placa e notei que o PQ40 estava aquecendo pouco a ponto de não perceber tateando.

Link para o comentário

procurou em outras placas de sucata? pode ter em outras o ci

e o pq40 não precisa ser o mesmo procura outro com mesma caracteristica, so precisa verificar datasheet

Amigos eu achei para comprar o P2808B0 não o A1, olhando o datasheet não encontrei nada, alguém já fez essa alteração?
Link para o comentário

procurou em outras placas de sucata? pode ter em outras o ci

e o pq40 não precisa ser o mesmo procura outro com mesma caracteristica, so precisa verificar datasheet

Amigos eu achei para comprar o P2808B0 não o A1, olhando o datasheet não encontrei nada, alguém já fez essa alteração?

Chegaram os 2 CIs eu substitui e parou o curto da placa, mas agora ela liga e desliga em 5 segundos sem aparecer imagem da BIOS, e continua acesa a luz de fonte conectada. Fiz medições de bobinas 3, 5, 1.3V e 1.5V normal, bios com 3.3V. Não estou sabendo achar o defeito, estou estranhando que a PL02 está com 0,3V tanto ligado como standBy.
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...