Notebooks e Laptops
O espaço definitivo para o técnico em portáteis. Discussões avançadas sobre interpretação de esquemas (BoardViews), injeção de tensão e falhas crônicas.
Subfóruns
-
Faltou o BoardView exato ou a BIOS para reviver a placa-mãe? Peça ajuda à comunidade e contribua para expandir o nosso banco de dados. Por favor, utilize a busca do sistema antes de criar o seu pedido.
- 33.095 posts
-
Placa reparada e equipamento de volta à vida? Esta área guarda o histórico de todas as batalhas vencidas contra curtos e falhas crônicas pela nossa comunidade.
- 112.459 posts
-
Área dedicada à capacitação técnica avançada. Acesse nosso acervo de cursos, apostilas, guias de leitura de esquemas (BoardViews) e tutoriais de reparo em placas-mãe.
- 9.299 posts
-
Vai iniciar um reparo ou pedir ajuda? Confira os avisos vitais, avisos de segurança e as melhores práticas da nossa comunidade para a manutenção de notebooks.
- 1.043 posts
Existem 41.743 tópicos neste fórum
-
Fala galera blz? Tenho um Eeepc Asus aqui na minha bancada que parou do nada, era só troca de teclado e mais nada, depois que troquei o teclado, deixei ele carregando numa boa, testei tudo e estava funcionando, quando desliguei que fui ligar de novo para minha surpresa ele não ligou mais, nem sinal que esta carregando está dando. eu acho que o problema pode ser na placa secundária onde fica o botão do liga, eu troquei a fita flex que liga a placa principal a placa secundária e mesmo assim nada. Teve uma hora que eu mexendo o led do power acendeu do nada sem eu apertar o botão do liga e mesmo assim a placa não ligava nem nada, nem o cooler rodava, zero de funcio…
-
- 9 respostas
- 781 visualizações
-
-
Este tópico foi movido para Motherboards, PCs & Cia. [iurl]https://eletronicabr.com/forums/topic/90462-positivo-union-pctv-c1260-71r-h14bt4-t830-liga-desliga[/iurl]
-
- 0 respostas
- 442 visualizações
-
-
Estou com esse notebook na bancada e o teclado e o touchpad não funcionam, achei estranho, até porque na primeira vez que liguei ele consegui acessar a BIOS. Depois do boot eles simplesmente pararam de funcionar, chequei as tensões dos componentes e até testei com outra placa de rv 415 que tenho aqui e eles estão funcionando. Nem se eu conectar via USB alguma coisa funciona mesmo dando 5,1v.A dúvida é... será a BIOS? Pois eu não tenho o gravador para esse tipo de serviço.
-
- 12 respostas
- 1k visualizações
-
-
Boa tarde amigos esse note quando pluga a fonte acende o LED de que a placa esta alimentada porem quando aperto o botão power ele não liga e desarma o LED pra fazer uma nova tentativa de ligar teria que remover a fonte e conectar novamente já regravei a bios e não mudou nada segue o link do esquema elétrico pra quem quiser baixar se alguém puder me ajudar ficarei muito grato. https://eletronicabr.com/files/file/3430-esquema_schemaic_lg-_p430_la-7401p_paj90156_paj80_12558-eletronicabrcompdf
-
-
- 8 respostas
- 1,3k visualizações
-
-
Boa tarde amigos, estou com esse note e ele não liga Fazendo as medições das tensões tem o 19v 3,3v mas não achei o 5V não tem tensão na BIOS e no botão power, algum amigo pode me ajudar?? grato
-
- 12 respostas
- 1,3k visualizações
-
-
Boa tarde galera, estou com esse notebook ele acende a tela como se fosse dar video, so fica nisso, no esterno ele esta normal. já troquei a tela. já gravei a bios dele https://eletronicabr.com/files/file/13543-bios_lg-_s43_serie_s460_dalg2cmb6d0_rev-d_12999-eletronicabrcomrar não tenho esquema dessa placa. alguma ajuda.
-
- 19 respostas
- 1,1k visualizações
-
-
Fala galerinha, beleza? Esquema: https://eletronicabr.com/files/file/9224-esquema_schematic_sony-_mbx-247_daohk1mb6eo_rev_e_10508-eletronicabrcompdf Então, entrou essa máquina aqui na loja, e no primeiro momento vi que o PQ31 estava ruim, tinha tensão no gate e source mas nada no dreno, resolvi então trocar. Troquei e a máquina subiu normalmente, o cliente utilizou por 2 dias até que ela apagou de vez. Trouxe pra bancada novamente pra analisar o circuito e percebi que existe algum curto na placa que não consigo identificar.. ao injetar 6v com a fonte assimetrica, percebi que o I/O tá esquentando muito e muito rápido. Quando conecto a fonte da máqu…
-
- 4 respostas
- 613 visualizações
-
-
bom dia galera, tem algum teste via multimetro pra saber se o defeito está no teclado ou na placa mae?
-
- 6 respostas
- 1,3k visualizações
-
-
ola amigos chegou este note praq mim esta morto nao liga so tem 19v na entrada as bobinas pl1 0v ,pl11 0v , pl9 0v , nao tenho 5v . 3.2 v da bios se alguem tiver esquema manda para mim
-
- 2 respostas
- 532 visualizações
-
-
não carrega a bateria penso que a avaria está no fet "a5 GND 700j08", alguem me pode indicar um componente equivalente Obrigado
-
- 2 respostas
- 670 visualizações
-
-
Oi pessoal. Esse notebook estava rodando o Windows 10 perfeitamente. Foi aberto para manutenção na dobradiça e após fecha-lo simplesmente não ligou. Ao pressionar o Power (algumas vezes) pisca rapidamente 1x e apaga. Após um tempo ela liga sozinha, mas sem imagem. O cooler normalmente não gira (nem há tensão no conector mesmo com led ligado). Quando gira o cooler (raramente e ai sim há tensão no conector) o consumo vai pra 1.4 A na fonte ajustável e começa a cair até 390 mA. Quando liga somente o led o consumo é 0,07 mA. Quando liga encontro os 19v, 5v e 3,3v e mais nada. Só os mesmos valores próximo da alimentação. Essa placa não tem pilha apa…
-
- 6 respostas
- 2,4k visualizações
-
-
Aspire e1-572 com processador I5 chegou ligava normal os leds ao pressionar power, mas nao dava video, nem interno nem externo Fazendo medições, encontrado, 19v, 5alw, 3,3valw, e como essa maquina tem o U21 e U22 que transforma os 3.3valw em 3.3vs e 5valw em 5vs fui medir eles. Ao medir o u22 que é o do 5valw, percebi que depois do start saia 3,3v v no dreno dele em ver de 5vs que deveria ser. Testado gate normal, peguei um u22 da sucata e ficou show.. Entao U22 baleado nessa placa, e placa ligando normal.
-
- 1 resposta
- 312 visualizações
-
-
Bom Dia Amigos! estou com uma placa mãe na bancada do notebook samsung np270 que não liga de jeito nenhum. não tem tensão no botão power, não tenho o esquema eletrônico dessa placa, as tensões na bios do pino 1 até o pino 6 é zero e o pino 7 tem 3,20v o pino 8 tem 3,22v. preciso da ajuda dos colegas para tentar resolver esse problema, estou anexando umas fotos da placa.
-
-
- 26 respostas
- 6,3k visualizações
-
-
Já peguei inúmeros Notebook Positivo 2500 - 6-71-W2400-D03 GP - com o PU1 danificados. Geralmente só queima este componente e fica fácil de localizar o defeito, já que o PU1 estou feito pipoca. O problema é conseguir este componente bom, pois a maioria das sucatas vem sem ele ou com ele danificado. Daí o velho jeitinho brasileiro, trocando ideia com um amigo técnico aqui em Porto Alegre, o Alex, ele me passou um arranjo que tenho usado em substituição ao famoso PU1 que está em extinção. O arranjo é composto de dois jampers nos pads do PU1 unindo os pinos 1 e 8, mais pino 6 com pad do PC230 próximo do J_SW2 onde vai o falt do Power. Veja como ficou nas fotos abaixo. Reso…
-
-
- 10 respostas
- 3,2k visualizações
-
-
Este tópico foi movido para Casos resolvidos - Notebooks. [iurl]https://eletronicabr.com/forums/topic/90350-dell-inspiron-14z-5423-mb-dmb40-tela-cinza[/iurl]
-
- 0 respostas
- 315 visualizações
-
-
Evitem a todo o custo remover a bios com o ar quente, é sério. Umas 3-4 placas já pararam na minha mão simplesmente por usar ar quente para remover as bios, e não foi por temperatura excessiva. Procurem sempre remover a bios com o ferro de solda, príncipalmente das placas mais finas. -mas o que acontece? Algumas placas simplesmente não ligam mais quando se retira a bios com o ar quente, pode trocar super I/O, pode colocar um chip de bios novo, pode colocar a placa na encruzilhada e elas não voltam a funcionar.
-
- 7 respostas
- 692 visualizações
-
-
Ola, Ja é a Segunda placa essa semana com o mesmo problema, Carregador OK e mais não liga nada no Note, as tenções de entrada ficam oscilando ate quase 1V, apliquei uma voltagem um pouco maior na entrada e verifiquei que a Bobina PL4501 estava esquentando muito, dessoldei ela e a voltagem parou de oscilar, recoloquei a Bobina e vi que os componentes PU4502 e PU4503 estavam muito quentes e removi o PU4502 primeiro ( identificação 7698 no componente ) e o resultado foi que o note voltou a ligar, mas sem imagem alguma, encontrei um substituto e o troquei com o soldador mesmo, ficou feio, mas resolveu o problema,Notebook funcionando tudo certo novamente, estou compartilhando …
-
- 8 respostas
- 3,2k visualizações
-
-
Ola pessoal, boa tarde! Estou com esse notebook que esta desarmando a fonte quando liga no jack power. Ela esta sem as voltagens primarias, e com a fonte assimetrica tem um consumo muito alto, como se fosse um curto. Identifiquei que um mosfet o Q32 esta esquentando muito. Ao remove-lo o curto some. Mas eu não encontro um substituto igual nas minhas sucatas. E é o p2003eea, esse é o datasheet dele http://alltransistors.com/pdfview.php?doc=p2003eea.pdf&dire=_unikc Alguem ja precisou trocar esse mosfet? Qual outro que poderia ser colocado no lugar, alguem tem uma sugestão por favor? Muito obrigado a todos!
-
- 52 respostas
- 4,2k visualizações
-
-
Notebook chegou sem sinais nem um de led, nem start. Após troca do Super I/O que estava com defeito, deu sinais de start, chegou acender os led em azul algumas vezes e girar o cooler por poucos segundos. Já fiz o jumper no U19 e tenho os 3v e 5v ali, também tenho sinais 3v na carga da bat. Regravei bios, fiz ME. Não tem consumo ou sinais de curto no jack com testes de fonte. Quando conecta a fonte apenas se ouve um pequeno estalo parece ser de bobina. Aguardo dicas dos colegas. Obrigado
-
- 5 respostas
- 668 visualizações
-
-
Olá, estou com um notebook dell vostro 3560, que hora que conecta o carregador nele apaga o led. já pequei o esquema elétrico mais não encontrei o curto
-
-
- 3 respostas
- 1k visualizações
-
-
Blz Pessoal? Peguei esse note para resolver o problema de áudio, pois meu cliente já havia formatado e reinstalado todos os drivers mas o áudio não está funcionando msm, nem no fone, nem nos falantes do note. Por desencargo, reinstalei todos os drivers novamente, desmontei e chequei os falantes porém note está super novo, e não encontrei nada em curto em volta do ci de áudio, então resolvi atualizar a Bios. Fiz todo o procedimento e aparentemente o software regravou a bios via windows e após isso ele reiniciou sozinho e qdo foi ligar ele dá uma piscada na tela e pisca os dois leds, da bateria e da fonte, e não dá vídeo não sai disso. Imagino que seja algo c…
-
- 15 respostas
- 1,2k visualizações
-
-
To com esse net philco 10D na bancada , ele liga e desliga depois 30 segundos sem video, processador na placa,...nada de curto..ja regravei a bios e mesma coisa..alguem com algo parecido
-
- 6 respostas
- 575 visualizações
-
-
Note chegou a ligar, mas no outro dia não mais, acende os leds normal, mesmo assim liguei com a fonte de bancada e a placa não tinha curto forte, medindo logo os fet de entrada chega tensão normal, mas ao medir continuidade na linha está bipando, mas somente com a fonte conectada, não bipa continuo dá umas engasgadas. Retirei então um fet da entrada para eliminar o circuito, como o circuito de entrada continuou bipando, retirei todos componentes ligados ao terra e mesmo assim continua bipando, achei estranho... saberiam o pq, já que não tinha nada ligado ao terra, lembrando que testei com carregador original e a fonte de bancada? Continuei a analise, notei um po…
-
- 30 respostas
- 2,1k visualizações
-
-
Este tópico foi movido para Casos resolvidos - Notebooks. [iurl]https://eletronicabr.com/forums/topic/90258-lenovo-z460-modelo-0913-compal-la-5751p-rev-10-tela-acende-mas-sem-video[/iurl]
-
- 0 respostas
- 513 visualizações
-
-
Bom dia a todos , chegou pra mim este notebook que ao apertar o botão power tanto com a bateria como o carregador , o led fica piscando "verde" não gira o cooler e não da vídeo, tem tensão de 1,58 e 3,3 na bateria , mosfet com os 19v correto ,alguém ja pegou algo parecido neste equipamento?
-
- 6 respostas
- 1,1k visualizações
-