Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Notebooks e Laptops

O espaço definitivo para o técnico em portáteis. Discussões avançadas sobre interpretação de esquemas (BoardViews), injeção de tensão e falhas crônicas.

Subfóruns

1. Faltou o BoardView exato ou a BIOS para reviver a placa-mãe? Peça ajuda à comunidade e contribua para expandir o nosso banco de dados. Por favor, utilize a busca do sistema antes de criar o seu pedido.

• 33.095 posts
  2. Placa reparada e equipamento de volta à vida? Esta área guarda o histórico de todas as batalhas vencidas contra curtos e falhas crônicas pela nossa comunidade.

• 112.459 posts
  3. Área dedicada à capacitação técnica avançada. Acesse nosso acervo de cursos, apostilas, guias de leitura de esquemas (BoardViews) e tutoriais de reparo em placas-mãe.

• 9.299 posts
  4. Vai iniciar um reparo ou pedir ajuda? Confira os avisos vitais, avisos de segurança e as melhores práticas da nossa comunidade para a manutenção de notebooks.

• 1.043 posts
  1. Criado por jutaitpimentel,

Fala galera blz? Tenho um Eeepc Asus aqui na minha bancada que parou do nada, era só troca de teclado e mais nada, depois que troquei o teclado, deixei ele carregando numa boa, testei tudo e estava funcionando, quando desliguei que fui ligar de novo para minha surpresa ele não ligou mais, nem sinal que esta carregando está dando. eu acho que o problema pode ser na placa secundária onde fica o botão do liga, eu troquei a fita flex que liga a placa principal a placa secundária e mesmo assim nada. Teve uma hora que eu mexendo o led do power acendeu do nada sem eu apertar o botão do liga e mesmo assim a placa não ligava nem nada, nem o cooler rodava, zero de funcio…

• 9 respostas
    • 781 visualizações
  2. Este tópico foi movido para Motherboards, PCs & Cia. [iurl]https://eletronicabr.com/forums/topic/90462-positivo-union-pctv-c1260-71r-h14bt4-t830-liga-desliga[/iurl]

• 0 respostas
    • 442 visualizações
  3. Estou com esse notebook na bancada e o teclado e o touchpad não funcionam, achei estranho, até porque na primeira vez que liguei ele consegui acessar a BIOS. Depois do boot eles simplesmente pararam de funcionar, chequei as tensões dos componentes e até testei com outra placa de rv 415 que tenho aqui e eles estão funcionando. Nem se eu conectar via USB alguma coisa funciona mesmo dando 5,1v.A dúvida é... será a BIOS? Pois eu não tenho o gravador para esse tipo de serviço.

• 12 respostas
    • 1k visualizações
  4. Criado por Marcio Moreira,

Boa tarde amigos esse note quando pluga a fonte acende o LED de que a placa esta alimentada porem quando aperto o botão power ele não liga e desarma o LED pra fazer uma nova tentativa de ligar teria que remover a fonte e conectar novamente já regravei a bios e não mudou nada segue o link do esquema elétrico pra quem quiser baixar se alguém puder me ajudar ficarei muito grato. https://eletronicabr.com/files/file/3430-esquema_schemaic_lg-_p430_la-7401p_paj90156_paj80_12558-eletronicabrcompdf

• Joinha
    • 8 respostas
    • 1,3k visualizações
  5. Boa tarde amigos, estou com esse note e ele não liga Fazendo as medições das tensões tem o 19v 3,3v mas não achei o 5V não tem tensão na BIOS e no botão power, algum amigo pode me ajudar?? grato

• 12 respostas
    • 1,3k visualizações
  6. Boa tarde galera, estou com esse notebook ele acende a tela como se fosse dar video, so fica nisso, no esterno ele esta normal. já troquei a tela. já gravei a bios dele https://eletronicabr.com/files/file/13543-bios_lg-_s43_serie_s460_dalg2cmb6d0_rev-d_12999-eletronicabrcomrar não tenho esquema dessa placa. alguma ajuda.

• 19 respostas
    • 1,1k visualizações
  7. Criado por diegowfb,

Fala galerinha, beleza? Esquema: https://eletronicabr.com/files/file/9224-esquema_schematic_sony-_mbx-247_daohk1mb6eo_rev_e_10508-eletronicabrcompdf Então, entrou essa máquina aqui na loja, e no primeiro momento vi que o PQ31 estava ruim, tinha tensão no gate e source mas nada no dreno, resolvi então trocar. Troquei e a máquina subiu normalmente, o cliente utilizou por 2 dias até que ela apagou de vez. Trouxe pra bancada novamente pra analisar o circuito e percebi que existe algum curto na placa que não consigo identificar.. ao injetar 6v com a fonte assimetrica, percebi que o I/O tá esquentando muito e muito rápido. Quando conecto a fonte da máqu…

• 4 respostas
    • 613 visualizações
  8. Criado por neiler.lima,

bom dia galera, tem algum teste via multimetro pra saber se o defeito está no teclado ou na placa mae?

• 6 respostas
    • 1,3k visualizações
  9. Criado por f_tristao,

ola amigos chegou este note praq mim esta morto nao liga so tem 19v na entrada as bobinas pl1 0v ,pl11 0v , pl9 0v , nao tenho 5v . 3.2 v da bios se alguem tiver esquema manda para mim

• 2 respostas
    • 532 visualizações
  10. Criado por JCarreira,

não carrega a bateria penso que a avaria está no fet "a5 GND 700j08", alguem me pode indicar um componente equivalente Obrigado

• 2 respostas
    • 670 visualizações
  11. Oi pessoal. Esse notebook estava rodando o Windows 10 perfeitamente. Foi aberto para manutenção na dobradiça e após fecha-lo simplesmente não ligou. Ao pressionar o Power (algumas vezes) pisca rapidamente 1x e apaga. Após um tempo ela liga sozinha, mas sem imagem. O cooler normalmente não gira (nem há tensão no conector mesmo com led ligado). Quando gira o cooler (raramente e ai sim há tensão no conector) o consumo vai pra 1.4 A na fonte ajustável e começa a cair até 390 mA. Quando liga somente o led o consumo é 0,07 mA. Quando liga encontro os 19v, 5v e 3,3v e mais nada. Só os mesmos valores próximo da alimentação. Essa placa não tem pilha apa…

• 6 respostas
    • 2,4k visualizações
  12. Criado por Ribeiro32,

Aspire e1-572 com processador I5 chegou ligava normal os leds ao pressionar power, mas nao dava video, nem interno nem externo Fazendo medições, encontrado, 19v, 5alw, 3,3valw, e como essa maquina tem o U21 e U22 que transforma os 3.3valw em 3.3vs e 5valw em 5vs fui medir eles. Ao medir o u22 que é o do 5valw, percebi que depois do start saia 3,3v v no dreno dele em ver de 5vs que deveria ser. Testado gate normal, peguei um u22 da sucata e ficou show.. Entao U22 baleado nessa placa, e placa ligando normal.

• 1 resposta
    • 312 visualizações
  13. Criado por ORIGITECH,

Bom Dia Amigos! estou com uma placa mãe na bancada do notebook samsung np270 que não liga de jeito nenhum. não tem tensão no botão power, não tenho o esquema eletrônico dessa placa, as tensões na bios do pino 1 até o pino 6 é zero e o pino 7 tem 3,20v o pino 8 tem 3,22v. preciso da ajuda dos colegas para tentar resolver esse problema, estou anexando umas fotos da placa.

• Joinha
    • 26 respostas
    • 6,3k visualizações
  14. Já peguei inúmeros Notebook Positivo 2500 - 6-71-W2400-D03 GP - com o PU1 danificados. Geralmente só queima este componente e fica fácil de localizar o defeito, já que o PU1 estou feito pipoca. O problema é conseguir este componente bom, pois a maioria das sucatas vem sem ele ou com ele danificado. Daí o velho jeitinho brasileiro, trocando ideia com um amigo técnico aqui em Porto Alegre, o Alex, ele me passou um arranjo que tenho usado em substituição ao famoso PU1 que está em extinção. O arranjo é composto de dois jampers nos pads do PU1 unindo os pinos 1 e 8, mais pino 6 com pad do PC230 próximo do J_SW2 onde vai o falt do Power. Veja como ficou nas fotos abaixo. Reso…

• Joinha
    • 10 respostas
    • 3,2k visualizações
  15. Este tópico foi movido para Casos resolvidos - Notebooks. [iurl]https://eletronicabr.com/forums/topic/90350-dell-inspiron-14z-5423-mb-dmb40-tela-cinza[/iurl]

• 0 respostas
    • 315 visualizações
  16. Evitem a todo o custo remover a bios com o ar quente, é sério. Umas 3-4 placas já pararam na minha mão simplesmente por usar ar quente para remover as bios, e não foi por temperatura excessiva. Procurem sempre remover a bios com o ferro de solda, príncipalmente das placas mais finas. -mas o que acontece? Algumas placas simplesmente não ligam mais quando se retira a bios com o ar quente, pode trocar super I/O, pode colocar um chip de bios novo, pode colocar a placa na encruzilhada e elas não voltam a funcionar.

• 7 respostas
    • 692 visualizações
  17. Ola, Ja é a Segunda placa essa semana com o mesmo problema, Carregador OK e mais não liga nada no Note, as tenções de entrada ficam oscilando ate quase 1V, apliquei uma voltagem um pouco maior na entrada e verifiquei que a Bobina PL4501 estava esquentando muito, dessoldei ela e a voltagem parou de oscilar, recoloquei a Bobina e vi que os componentes PU4502 e PU4503 estavam muito quentes e removi o PU4502 primeiro ( identificação 7698 no componente ) e o resultado foi que o note voltou a ligar, mas sem imagem alguma, encontrei um substituto e o troquei com o soldador mesmo, ficou feio, mas resolveu o problema,Notebook funcionando tudo certo novamente, estou compartilhando …

• 8 respostas
    • 3,2k visualizações
  18. Ola pessoal, boa tarde! Estou com esse notebook que esta desarmando a fonte quando liga no jack power. Ela esta sem as voltagens primarias, e com a fonte assimetrica tem um consumo muito alto, como se fosse um curto. Identifiquei que um mosfet o Q32 esta esquentando muito. Ao remove-lo o curto some. Mas eu não encontro um substituto igual nas minhas sucatas. E é o p2003eea, esse é o datasheet dele http://alltransistors.com/pdfview.php?doc=p2003eea.pdf&dire=_unikc Alguem ja precisou trocar esse mosfet? Qual outro que poderia ser colocado no lugar, alguem tem uma sugestão por favor? Muito obrigado a todos!

• 52 respostas
    • 4,2k visualizações
  19. Notebook chegou sem sinais nem um de led, nem start. Após troca do Super I/O que estava com defeito, deu sinais de start, chegou acender os led em azul algumas vezes e girar o cooler por poucos segundos. Já fiz o jumper no U19 e tenho os 3v e 5v ali, também tenho sinais 3v na carga da bat. Regravei bios, fiz ME. Não tem consumo ou sinais de curto no jack com testes de fonte. Quando conecta a fonte apenas se ouve um pequeno estalo parece ser de bobina. Aguardo dicas dos colegas. Obrigado

• 5 respostas
    • 668 visualizações
  20. Olá, estou com um notebook dell vostro 3560, que hora que conecta o carregador nele apaga o led. já pequei o esquema elétrico mais não encontrei o curto

• Joinha
    • 3 respostas
    • 1k visualizações
  21. Blz Pessoal? Peguei esse note para resolver o problema de áudio, pois meu cliente já havia formatado e reinstalado todos os drivers mas o áudio não está funcionando msm, nem no fone, nem nos falantes do note. Por desencargo, reinstalei todos os drivers novamente, desmontei e chequei os falantes porém note está super novo, e não encontrei nada em curto em volta do ci de áudio, então resolvi atualizar a Bios. Fiz todo o procedimento e aparentemente o software regravou a bios via windows e após isso ele reiniciou sozinho e qdo foi ligar ele dá uma piscada na tela e pisca os dois leds, da bateria e da fonte, e não dá vídeo não sai disso. Imagino que seja algo c…

• 15 respostas
    • 1,2k visualizações
  22. To com esse net philco 10D na bancada , ele liga e desliga depois 30 segundos sem video, processador na placa,...nada de curto..ja regravei a bios e mesma coisa..alguem com algo parecido

• 6 respostas
    • 575 visualizações
  23. Criado por luiscarlosbr,

Note chegou a ligar, mas no outro dia não mais, acende os leds normal, mesmo assim liguei com a fonte de bancada e a placa não tinha curto forte, medindo logo os fet de entrada chega tensão normal, mas ao medir continuidade na linha está bipando, mas somente com a fonte conectada, não bipa continuo dá umas engasgadas. Retirei então um fet da entrada para eliminar o circuito, como o circuito de entrada continuou bipando, retirei todos componentes ligados ao terra e mesmo assim continua bipando, achei estranho... saberiam o pq, já que não tinha nada ligado ao terra, lembrando que testei com carregador original e a fonte de bancada? Continuei a analise, notei um po…

• 30 respostas
    • 2,1k visualizações
  24. Este tópico foi movido para Casos resolvidos - Notebooks. [iurl]https://eletronicabr.com/forums/topic/90258-lenovo-z460-modelo-0913-compal-la-5751p-rev-10-tela-acende-mas-sem-video[/iurl]

• 0 respostas
    • 513 visualizações
  25. Bom dia a todos , chegou pra mim este notebook que ao apertar o botão power tanto com a bateria como o carregador , o led fica piscando "verde" não gira o cooler e não da vídeo, tem tensão de 1,58 e 3,3 na bateria , mosfet com os 19v correto ,alguém ja pegou algo parecido neste equipamento?

• 6 respostas
    • 1,1k visualizações

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.