Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Fonte atx DUEX DX500 FSE queimou, ligou no 220v

Avalie este tópico:

BlackDiamond

Posts em destaque

Estou com essa fonte do meu cliente, ligou no 220V e queimou com um estalo muito forte, o fusível e os dois transistores de entrada explodiram em pedaços tudo foi trocado e mesmo assim a fonte ainda apresenta curto, testei os choppers e ainda estão funcionando, tenho um componente que quando coloco no lugar ele desfigura a tensão da entrada da fonte e a tensão não chega à ponte retificadora e nem nos capacitores. Vou postar uma foto, parece um mini transformador. Que componente é esse e qual a função dele?  Se for um filtro, será que posso usar uma bobina dessas comuns que mostram o enrolamento no lugar dele??? Vou postar fotos: 

Fonte 1.jpg

Fonte 2.jpg

Fonte 3.jpg

Fonte 4.jpg

Fonte 5.jpg

Editado: por BlackDiamond
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/08/2021 às 13:11, BlackDiamond disse:

Estou com essa fonte do meu cliente, ligou no 220V e queimou com um estalo muito forte, o fusível e os dois transistores de entrada explodiram em pedaços tudo foi trocado e mesmo assim a fonte ainda apresenta curto, testei os choppers e ainda estão funcionando, tenho um componente que quando coloco no lugar ele desfigura a tensão da entrada da fonte e a tensão não chega à ponte retificadora e nem nos capacitores. Vou postar uma foto, parece um mini transformador. Que componente é esse e qual a função dele?  Se for um filtro, será que posso usar uma bobina dessas comuns que mostram o enrolamento no lugar dele??? Vou postar fotos: 

Fonte 1.jpg

Fonte 2.jpg

Fonte 3.jpg

Fonte 4.jpg

Fonte 5.jpg

Expandir  

parece ser uma bobina de filtragem de entrada, mas poste imagens da fonte em si e onde este componente esta localizado, tem componentes SMD na parte de baixo da placa??? testou todos eles, geralmente consta de um acoplador óptico, ele esta bom??? poste aqui os resultados e as fotos, assim poderemos melhor lhe ajudar colega.

Boa Sorte    :)

• Joinha 1
Link para o comentário

Esse componente é um filtro de entrada. São dois indutores, dois terminais para cada indutor, ou seja, só existirá continuidade entre dois terminas. Você tirou ele é o curto sumiu é porque tirou a entrada ac da fonte. Pode ser diodos retificadores em curto, varistor ou até mesmo falha na polarização dos chaveadores. 

Sua fonte será mais ou menos como essa da foto. Em vermelho os indutores igual ao que removeu.

Ah, use lâmpada série para o teste!

C94361D5-103C-4D89-B8D6-3EBC58A70A73.jpeg

Editado: por ohm
  • Joinha 1
Link para o comentário

Achei uma foto que ilustra bem esse filtro de ferrite.

Testei os retificadores e troquei o varistor e o curto continua, estou desconfiado do CI que controla os transistores retificadores que no caso é o SD6109 e fica no lado secundário da fonte. Não tenho ele para trocar ou fazer um teste.

Bobina de ferrite.jpg

SD6109.jpg

Link para o comentário

Essa bobina de filtro choke dificilmente entrará em curto... as espiras são em enrolamentos separados. Seu problema com certeza é outro!

O único curto é entre espiras de mesmo enrolamento, mas de um para outro não. Pode até haver um entre enrolamentos, mas nunca vi, mas vai que acontece, não é?

São utilizados fios AWG 24, 23,  22, etc... 

Sobre o SD6109, ele fica na parte fria da fonte e em resumo, ele apenas controla o PWM da parte alta através de um opto (para controlar a corrente)... Seu problema está na parte quente em si!!!

(Editado)

Aqui segue um esquema de uma fonte baseada no SD6109:

41a6a745bbbe5dcabf46f5dd78c01f10.jpg

Flw...

Editado: por Leonildo
  • Joinha 1
Link para o comentário

Em 29/08/2021 às 12:46, BlackDiamond disse:

Achei uma foto que ilustra bem esse filtro de ferrite.

Testei os retificadores e troquei o varistor e o curto continua, estou desconfiado do CI que controla os transistores retificadores que no caso é o SD6109 e fica no lado secundário da fonte. Não tenho ele para trocar ou fazer um teste.

Bobina de ferrite.jpg

SD6109.jpg

Expandir  

Já fez a verificação dos transistores instalados neste dissipador de calor??? faça o teste de continuidade nas trilhas, e nos transistores, logo abaixo em alguns casos existem diodos instalados verifique os mesmos para ver se não existe mais nada em curto antes de energizar a fonte, e quando o fizer use uma lâmpada em séria  para a sua segurança e dos componentes.

Boa Sorte    
:)

• Joinha 1
Link para o comentário

Troquei os dois transistores SD13009 e dois diodos 1n4148 que estavam em curto e também a ponte retificadora e a fonte voltou a ter os 295V de tensão nos capacitores só que mesmo assim não liga, tenho agora a tensão certa no primário mas a fonte não dá nem sinal de vida. Sempre uso a lâmpada série.

Link para o comentário

Em 30/08/2021 às 17:06, BlackDiamond disse:

Troquei os dois transistores SD13009 e dois diodos 1n4148 que estavam em curto e também a ponte retificadora e a fonte voltou a ter os 295V de tensão nos capacitores só que mesmo assim não liga, tenho agora a tensão certa no primário mas a fonte não dá nem sinal de vida. Sempre uso a lâmpada série.

Expandir  

Certo, se a primária esta ok agora e ela mesmo assim não partiu, verifique o diodo ao lado do outro dissipador, este Ci circundado em azul também, e se não tem nenhum TL431 nela pois ele é o comparador de tensão, olhe todos as soldas, pois se estava em curto pode ter levado algum componente a mais além dos da entrada, e poste os resultados que encontrou ok.

Boa Sorte    :)

Editado: por Maru
Link para o comentário

@BlackDiamond 

seu tópico foi movido para a área correta »

Saiba como selecionar a área correta para criar o seu próximo tópico »

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

• 4 semanas depois...

Removi o chopper do meio que deve ser do standby e constatei que um dos lados do primário está com defeito, tenho um testador de chopper e o pior é que não acho um igual para a troca, nesse sentido a fonte vai para a sucata. 

O maior impecilho para quem se coloca a conserto de fontes e placas mães é encontrar o componente certo.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...