Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Amplificador-UNIC ZX300-como ligar os fios do trafo pra retificação??

Avalie este tópico:

Betinhodaeletronica

Posts em destaque

O trafo do amplificador zx300 da unic,deu problema,aí eu coloquei outro trafo toroidal,porém no placa retificadora do amplificador chega +25v e +25v,porém n tá chegando tensão nas placas da saída,ou seja no +b e -b da plaquinhas pra alimentar ela…..me ajudem a fazer as ligações necessárias?n tenho familiaridade com amplificadores,é preciso deixar ele funcionando pois é do meu uso…acredito que só falta fazer as ligações necessárias,ele queimou os 4 transistores de saída,mas já coloquei novos…

Editado: por Betinhodaeletronica
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Betinhodaeletronica alterou o título para Amplificador-UNIC ZX300-como ligar os fios do trafo pra retificação??

Olá,

@Betinhodaeletronica suas fotos ficaram muito ruim, desfocadas. O ideal é fotos de boa resolução e sem tremidos.

Normalmente amplificadores de classe ab possuíam duas fontes simétrica distintas. Fonte alta que alimenta diretamente os transistores de saída, vao nos capacitores maiores e diodos retificadores maiores. O valor da tensão dessa fonte depende da potência do amplificar e impedância de trabalho.

A segunda fonte  alimenta os drive, normalmente + e - 15v. Ela pode ser consegues por um enrolamento próprio do transformado ou extraída da fonte alta. Tem que analisar direitinho como é o seu. Só achei o esquema da zx600.

Link para o comentário

Olá @Betinhodaeletronica .  Vamos ver se eu entendi: você tem na saída da placa retificadora +25V e -25V com as placas amplificadoras desligadas do retificador e quando você alimenta as placas a tensão cai para 0V, é isso ? Se for esse o caso verifique primeiro se as ligações dos enrolamentos primários do trafo estão corretas (127V = os dois enrolamentos ligados em paralelo e em fase - 220V = enrolamentos ligados em série e em fase), depois sugiro testar os diodos da ponte fora da placa retificadora.
Na placa retificadora há uma outra saída de 12 V que é usada para alimentar o ventilador e o LED. Qual é o comportamento dessa saída, a tensão dela se altera ?

image.png.19e5998faddbc9ca8e6c8cfc92121f96.png

Veja também se não há outros componentes danificados nas placas amplificadoras (diodos, transístores, resistores alterados), aliás sugiro alimentar uma placa amplificadora de cada vez para saber se o problema está em uma ou nas duas placas.
O transformador que foi usado para substituição é novo ou usado?

Link para o comentário

@JoeRob eu quis dizer que tenho +25v +25v na entrada da placa retificadora medindo em corrente alternada,essa tensão vem dos fio que vem do trafo pra placa retificadora….porém eu n tenho tensão da fonte de +b e -b nas placas amplificadoras….o antigo trafo entrou em curto e queimou os 4 transistor tip3055,e carbonizou resistores nas duas placas….troquei os 4 transistor,troquei os resistores e n achei nada mais ruim nas placas amplificadora…os diodos da plaquinha retificadora estão normais 

Link para o comentário

@Betinhodaeletronica quando eu liguei da forma que está nessa foto,ele n tava ligando nem girando o coller…aí eu coloquei os vermelhos nas extremidades e os brancos que são os 12v(que são azuis da forma original,eu emendei fio vermelho no azul original dele)aí girou o coller e ligou normal,porém n tem som,a fonte simétrica n armou,n tem tensao +b e -b nas placas amplificadoras 

Link para o comentário

28 minutos atrás, Betinhodaeletronica disse:

@ohm aqui está as informações que estão no meu novo trafo toroidal….tem dois fios azuis,um preto,dois brancos, o dois verdes…

A10C3FAB-85AB-4437-92B9-828EAFFC88F3.jpeg

Com essa informação ficou mais fácil. Os fios azuis devem ser ligados onde estão os fios vermelhos na placa retificadora e o fio preto no lugar onde está o fio preto original. 
Dessolde um dos fios brancos da placa retificadora, emende esse fio que você dessoldou com um dos fios verdes e solde ambos no local onde está o fio preto original. O outro fio verde solde no local de onde foi retirado o fio branco. Eu sei que a explicação parece complicada, mas a imagem abaixo deve ajudar. As cores que estão marcadas são as dos fios do trafo novo.

image.png.358500c4699e71d70f92169b26068d24.png

Ligue o equipamento e veja se  as tensões +b e -b vão estar corretas. Se não estiverem, desligue as placas amplificadoras e meça com elas desligadas.

• Joinha 1
Link para o comentário

@Betinhodaeletronica

11 horas atrás, Betinhodaeletronica disse:

@ohm aqui está as informações que estão no meu novo trafo toroidal….tem dois fios azuis,um preto,dois brancos, o dois verdes…

A10C3FAB-85AB-4437-92B9-828EAFFC88F3.jpeg

@ohm com essa informaçao e usando o esquema do zx200,vc me manda o desenho de como vai ser a ligaçao dos fios na placa retificadora??

Link para o comentário

11 horas atrás, JoeRob disse:

Com essa informação ficou mais fácil. Os fios azuis devem ser ligados onde estão os fios vermelhos na placa retificadora e o fio preto no lugar onde está o fio preto original. 
Dessolde um dos fios brancos da placa retificadora, emende esse fio que você dessoldou com um dos fios verdes e solde ambos no local onde está o fio preto original. O outro fio verde solde no local de onde foi retirado o fio branco. Eu sei que a explicação parece complicada, mas a imagem abaixo deve ajudar. As cores que estão marcadas são as dos fios do trafo novo.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Ligue o equipamento e veja se  as tensões +b e -b vão estar corretas. Se não estiverem, desligue as placas amplificadoras e meça com elas desligadas.

@ohm nosso amigo @JoeRob chegou a essa conclusão com as informaçoes do meu trafo usando o esquema do zx200 que bate certinho com o zx300

Link para o comentário

Em 14/02/2022 às 23:09, JoeRob disse:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Eai @ohm a solução é essa?????

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...