Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer AN515-57-59AT = GH51G LA-L181p Rev 1.A - Não liga

Avalie este tópico:


rickalmeida

Posts em destaque

Bom dia a todos. Estou com esse notebook da descrição. Ao apertar o power, sem a bateria, ele chegar a consumir 0.092a, depois volta a 0.004a. Verifiquei a PL501 e está com os 5v constantes; PL301 sobe os 3.3v ao apertar o power, assim como os pinos da UT3 e UH4. Estou desconfiando que seja bios. Seria a UH4, certo?

Daí pelo SNID eu baixei a bios no site da Acer, e extraindo consegui os arquivos da imagem anexada. Daí surgiram duas dúvidas:
1 - Existe alguma forma de converter esses arquivos FD ( que acredito serem a rom) para um formato gravável como rom ou bin (uso a CH341 black e Neoprogrammer)
2 - Preciso regravar apenas a UH4, e não a UT3 junto, estou certo?

bios acer.jpg

Editado: por rickalmeida
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • rickalmeida alterou o título para Acer AN515-57-59AT = GH51G LA-L181p Rev 1.A - Não liga

Lendo o platform.ini enocntrei essa linha: FD#03=ID,GH51G,GH5XGx64_TI.fd

Então acredito que no caso dessa placa seja o GH5Gx64_TI.fd. Agora estou somente com a dúvida sobre a conversão. Essa placa usa SOP8 (16mb), e os arquivos .fd são bem maiores.

Editado: por rickalmeida
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui um arquivo já convertido em bin, mas após a regravação não evoluiu. 
Estou analisando a placa, ainda aprendendo a ler os esquemas.
Vi que ela com o carregador conectado precisa ter EC_On, +3VLP e +5VALW.

Tenho no EC_ON 3.28v, no pino 1 do PR504
Tenho +5VALW com 5.1v no pino 10 do UVH2
Tenho +3VLP com 3.28v no pino 17 do PU301.
Tenho 3.25v no pino 1 (on/off) do JKB1.

Ao apertar o power tenho
+3VALW = 3.35v no pino 8 do UT5
Vi pelo esquema que teria o sinal +1.05VALW, mas não encontrei de qual pino ele sai no PU1101, e nem encontrei o PJ1101 na placa.
O sinal EC_RSMRST# fica em 3.28v no pino 2 do RH117
O sinal PBTN_OUT# fica em 3.31v no pino 2 do RH97 (não presente na placa)


Os outros sinais notei um pulso muito rápido, não sei se é necessário osciloscópio para medir (não tenho na bancada).

Edit: Aproveitando, vou pedir uma explicação aos mais experientes na área. Os estados S0, S3, S4 e S5, ainda me confundo sobre qual deles é apenas a bateria, quando é o carregador ligado e quando é o ntoebook ligado. Poderiam me esclarecer por favor?

 

Tensões de início.jpg

Editado: por rickalmeida
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rickalmeida respondendo a sua duvida quanto as estados de SLEEP ("SONO") 
SLEEPS_S5# SLEEPS_S4# SLEEPS_S3# e SLEEPS_S0# vou tentar de explicar bem resumido so pra te dar uma luz.
com ou sem bateria os estagios de sleeps sempre vao existir!

esses estagios serve para determinar quais fontes (quais circuitos) deverão estar ativos no momento em que voce pluga a fonte ou no momento em que voce pressiona o botão de power para ligar o equipamento, ao entra no sistema quando voce nao quer desligar e solicita que ele entre em modo de hibernação, os estagios de SLP# são os responsaveis por este comportamento 
o que voce precisa se atentar é na ordem que o esquema dispoem e, nem sempre confiar segamente neles, poque nem sempre é como esta descrito.

Os estagios das placas sao nesta ordem, SLP_S5# até SLP_S0# do standby até o inicio do sistema quando ligamos o notebook, ao desligar, a ordem se altera vindo de frente pra tráz, SLP_S0# até SLP_S5#

quando a placa estava ligada e pedimos para desligar


SLP_S5# indica que a placa está  em condição de standby 
SLP_S4# indica placa deve acordar o circuito de memoria ram
SLP_S3# indica placa deve acordar o circuito do ODD e HDD WI-FI (perifricos em geral com excessão do Display)
SLP_S0# indica que a placa teria que estar pronta pra uso com todas as fontes ligadas (todos os circuitos ligados) inclusive o Display.
Foi um resumo @rickalmeida espero que te ajude

Editado: por fabiano.julio
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, fabiano.julio disse:

@rickalmeida respondendo a sua duvida quanto as estados de SLPEEP ("SONO") 
SLEEPS_S5# SLEEPS_S4# SLEEPS_S3# e SLEEPS_S0# vou tentar de explicar bem resumido so pra te dar uma luz.
com ou sem bateria os estagios de sleeps sempre vao existir!

esses estagios serve para determinar quais fontes (quais circuitos) deverão estar ativos no momento em que voce pluga a fonte ou no momento em que voce pressiona o botão de power para ligar o equipamento, ao entra no sistema quando voce nao quer desligar e solicita que ele entre em modo de hibernação, os estagios de SLP# são os responsaveis por este comportamento 
o que voce precisa se atentar é na ordem que o esquema dispoem e, nem sempre confiar segamente neles, poque nem sempre é como esta descrito.

Os estagios das placas sao nesta ordem, SLP_S5# até SLP_S0# do standby até o inicio do sistema quando ligamos o notebook, ao desligar, a ordem se altera de vindo de de frente pra tráz, SLP_S0# até SLP_S5#

que quando a placa estava ligada e pedimos para desligar


SLP_S5# indica que a placa está  em condição de standby 
SLP_S4# indica placa deve acordar o circuito de memoria ram
SLP_S3# indica placa deve acordar o circuito do ODD e HDD WI-FI (perifricos em geral com excessão do Display)
SLP_S0# indica que a placa teria que estar pronta pra uso com todas as fontes ligadas (todosos circuitos ligados) inclusive o Display em pleno funcionamento.
Foi um resumo @rickalmeida espero que te ajude

@fabiano.julio muito obrigado pela explicação. Tenho aprendido bastante aqui no fórum com todos vocês 🙏

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, vado disse:

Meu conselho é não sair de cara regravando a bios, volte a bios original e post as tensões em todas as bobinas.

@vado voltei o arquivo original.
Vou passar as tensões:

Desligada tenho 5.1v na PL501.

No power, ela vai a 0.92v, fica uns 8 segundos depois desliga novamente. Nesse intervalo tenho

PL501 = 5.1v
PL301 = 3.35v
PLM1 = 0v

PL1102 = 1.81v

PL1801 = 1.82v
PLW1, PLV2 e PLV3 = 0v
PLB2 = 0.21 (bateria não está conectada)
PLG101 = 1.8v
PLH14, PLH4, PLH3 e PLH2 = 0v.
 

Editado: por rickalmeida
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rickalmeida , fecha um rápido curto entre o pino PBTN_OUT# e gnd e veja se o consumo vai mudar?

 

Esses sinais PM_SLP_S4#, PM_SLP_S3# e SYSON tem que subir, se não subir, analise deve ser feita desse ponto para traz. Esse equipamento só tem um chip BIOS correto? O outro BIOS deve ser interno no SIO. Que é o BIOS_EC.

 

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, LEONTEC disse:

@rickalmeida , fecha um rápido curto entre o pino PBTN_OUT# e gnd e veja se o consumo vai mudar?

 

Esses sinais PM_SLP_S4#, PM_SLP_S3# e SYSON tem que subir, se não subir, analise deve ser feita desse ponto para traz. Esse equipamento só tem um chip BIOS correto? O outro BIOS deve ser interno no SIO. Que é o BIOS_EC.

 

 

 

Não mudou meu amigo. Fiz no pad 2 do RH97.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava medindo os pinos do PU1101, e houve uma mudança. Ao encostar a ponta de prova para medir o pino 9, np pad 2 do PR1125, o consumo subiu a 2.4a, e o pino 9 libera rapidamente 3.6v, Depois o consumo cai novamente para 0.95a, e o pino 9 fica com 1.09v.

Esses são os pinos do PU1101:
1= 3.3v

2= 5.1v

3= 2.8v

4= 2.8v

5= 1.09v

6= 0.62v

7= 0.69v

8= 1.06v

9= 1.09v (tendo o pulso de 3.6v)

10= gnd

11= 5.12v

12= 0v

13= 1.8v

14= 1.9v

15= 6.55v

16= 1.82v

17= 1.82v

18= 0v

19= 1.07v

20= 5.1v

Obs: a placa agora ao startar esta consumindo 0.762a

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Notei um aquecimento da PCH ao startar a placa, e estou com os capacitores da linha +VCCIN_AUX_PCH zerando no multímetro. Essa tensão é gerada no pino 19 do PU1101? Convém eu remover esse ci para verificar se continua o curto?

Edit: Vi que o pino 19 está zerando com o gnd da placa. O CI é um NCP81269. Pesquisando só achei no aliexpress. Caso seja preciso trocar, teria algum equivalente da linha TPS?

Mais uma vez obrigado a todos pela ajuda.

Editado: por rickalmeida
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, rickalmeida disse:

Removi o PU1101 e a PL1102 para verificar, daí continuo tendo continuidade com o gnd no pino 4 da PL1102 e nos capacitores PC1120, 1117, 1116, 1123, 1126 e 1118. Estou tentando encontrar qual é o ponto comum entre eles, de onde possa estar partindo esse curto.

Se na escala de resistência está zerada a leitura do pad 4 da pl1102, injeta 1v nele, vai subindo a amperagem aos poucos e veja quem aquece se a PCH ou algum capacitor em ambos os lados da placa no setor da PCH. Se nenhum capacitor se acusar e somente a PCH esquentar, aí vc já sabe né: PCH foi pro saco.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, master7 disse:

Se na escala de resistência está zerada a leitura do pad 4 da pl1102, injeta 1v nele, vai subindo a amperagem aos poucos e veja quem aquece se a PCH ou algum capacitor em ambos os lados da placa no setor da PCH. Se nenhum capacitor se acusar e somente a PCH esquentar, aí vc já sabe né: PCH foi pro saco.

Bom dia, @master7. Eu removi os capacitores e injetei a tensão. Vi pelo boardview que os pontos em comum partem da pch, e é justamente ela que está aquecendo. Imaginei que fosse o problema, mas quis uma segundo opinião. Obrigado a todos pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...