Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Acer Aspire 5920 mb: daozd1mb6g0 rev:g liga e logo desliga

Avalie este tópico:

ispectro

Posts em destaque

boa noite amigos!

estou com este acer que segundo o cliente, ele deu um "soco" no micro e depois disso nao ligou mais...

o note nao tem nada aparentemente quebrado, nem danificado. Nao encontrei curto nas bobinas.. nao tem componente esquentando.. O processador chega a receber 0.900 e quando a maquina desliga corta essa energia..Ele liga fica uns 4 segundos e ja desliga sem dar video.. ai entra em loop ficando ligando e desligando...

Percebi que na bios chega so voltagens de 2.2v.. e nao encontrei fontes de 3 e 5.. (nao conferi ainda no esquema mas as fontes que eu acho que eh para ser de 3 e 5 estao com 2.2v nas duas..).. o hd nessa maquina fica batendo.. porque acredito que nao esta chegando energia o suficiente.. vou conferir o esquema para confirmar as voltagens das fontes de 3 e 5 e posto o resultado..

porem esse tipo de problema, que nao passa energia certa, nao sei nem por onde comecar a procurar. Acredito ser algum regulador de voltagem sei la.. alguem poderia dar um help neste caso?

obrigado desde ja!

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 53
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Principais posts deste tópico

Imagens Postadas

Primeiro verifique nesses links o esquema compativel com sua placa.

Isso vai facilitar achar as fontes primarias como você mencionou no seu post.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Post resultado.

Link para o comentário

Sobre as tensões iniciais antes do start somente ao plugar o carregador se encontra nas PL7 +5VPCU e PL6 +3VPCU.

Isso se eu estiver analisando o esquema correto.

Sobre o HD teste ele em outro equipamento e verifica como ele se comporta.

Sobre a bios de acordo com o esquema que estou analisando seria a U11 SPI FLASH afere todos os pinos dela  1 2 3 4 5 6 7 8 e afere também os pinos da memória ACER ID U9 1 2 3 4 5 6 7 8

Post resultado.

Link para o comentário

Opa.. então, ja testei com 2 fax modem, deixei sem também e apresentou o mesmo problema. Testei com outras placas de rede sem fio, testei com 4 processadores diferente e nada.. troquei memoria também.. ja troquei pilha..

verifiquei com calma hoje e as pl7 e pl6. estão certas com 5 e 3v...

as medidas dos pinos da bios..

pino 1 = 3v

pino 2 = 1.2

pino 3 = 3.3

pino 4 = 0

pino 5 = 0

pino 6 = 0

pino 7 = 0

pino 8 = 3.3

acer id  U9

pino 1 = 0

pino 2 = 0

pino 3 = 0

pino 4 = 0

pino 5 = 2.5

pino 6 = 2.5

pino 7 = 0

pino 8 = 3.3

pl16 = 1.8v

pl3 = 1v..

as duas bobinas do lado do processador chegam os 0.900...

aparentemente nada em curto e nada visual..

essa ta dificil hehe

mas obrigado pela ajuda desde ja!

Link para o comentário

Amigo, regravei a bios com um arquivo aqui do fórum e a tensão voltou a aparecer no pino 7 da bios.. ele ficou ligado normalmente, todas as tensões estabilizadas, aparentemente tudo certinho porem, não deu video.. gravei a bios do próprio site da acer e ficou na mesma.. Esse note da video no monitor externo? porque não tenho certeza se a tela dele esta boa, e não tenho outra para testar aqui, mas no video externo ele não deu...

esse modelo eh o aspire 5920-6368

se alguém tiver uma outra bios..

Ate fiz o teste agora a pouco, regarei a bios original dele, e ele apresenta novamente o problema de ligar/desligar..

agora nao tenho certeza se a outra bios que peguei aqui eh a certa..

obrigado pela ajuda até aqui!

Link para o comentário

Boa Noite!

regravei a bios e coloquei um hd com sistema operacional, deixei ligado um tempo e nada.. quando coloquei a bateria dele pra fazer testes com a bateria percebi o seguinte..a PL11 fica com os 12v acredito da bateria.. só que quando coloco o carregador, ela não recebe a voltagem dos 19v do carregador e fica nos 12 da bateria ( não sei se esta certo) e quando deixo junto o carregador ela começa a esquentar e chega num ponto que não da de deixar o dedo em cima hehe.. não sei também se isso poderia matar o start da placa.. Com essa bios nova, a placa fica ligado tudo esquenta normal(tirando a pl.) as tensões todas estabilizadas e ok..

Link para o comentário

Em 26/01/2015 às 21:50, ispectro disse:

Boa Noite!

regravei a bios e coloquei um hd com sistema operacional, deixei ligado um tempo e nada.. quando coloquei a bateria dele pra fazer testes com a bateria percebi o seguinte..a PL11 fica com os 12v acredito da bateria.. só que quando coloco o carregador, ela não recebe a voltagem dos 19v do carregador e fica nos 12 da bateria ( não sei se esta certo) e quando deixo junto o carregador ela começa a esquentar e chega num ponto que não da de deixar o dedo em cima hehe.. não sei também se isso poderia matar o start da placa.. Com essa bios nova, a placa fica ligado tudo esquenta normal(tirando a pl.) as tensões todas estabilizadas e ok..

O que está dizendo é que há um curto, possivelmente no mosfet comutador. Se a bobina esquenta apenas quando coloca a fonte, então o problema não está na bobina, mas componente ligado a ela. Tem esquema da placa?

Link para o comentário

Ola Gilson! sempre me ajudando hehe!

então, nosso amigo postou no segundo topico ali o esquema... também ja desconfiei do fet comutador... é que to meio corrido e não consegui ainda verificar, mas vou ver se acho algum para efetuar a troca e posto o resultado!

Obrigado pelo help até aqui!

grande abraço

Link para o comentário

Próximo do conector da bateria você terá alguns mosfets, e entre esses mosfets você terá um que terá a tensão de 19V no source e 19v nos drenos. Sem a bateria esse mosfet apresenta as tensões que lhe indiquei, já com a bateria conectada essa tensão cai para 12V + ou – nos drenos. Faça o teste do seguinte modo: aterre ponta preta e a vermelha você deixa já num dos drenos do mosfet. Conecte a fonte, mas não ligue a placa, apenas conecte a fonte e observe a tensão. Agora coloque a bateria no circuito com o multímetro na mesma posição. Se a tensão não mudar, então o problema está no mosfet.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Boa Noite! Gilson fiz o seguinte..

eu nao sei se realmente é mas acredito que o fet comutador é o FDS6900AS.. ele é um fet de canal duplo... Quando coloco só a bateria (sem o carregador) eu tenho pinos 1,2,5,6,7 e 8 10 volts..Quando coloco só o carregador eu tenho  pino 1 e 2 18v, pino 3 tem 0.800, pino 4 0, 5 6 7 e 8 estão zerados também...

quando tenho a bateria e o carregador conectado tenho pino 1 e 2 tenho 18v.. 4 tenho 0.800 o resto tenho tudo 10v.. quando ligo o note com os dois conectados fica a mesma coisa.. (acho que com a bateria no lugar e ele conectado na fonte, deveria ter 19v em tudo certo? e se só estivesse na bateria deveria ter 12v em tudo certo?)

o teste que voce pediu para fazer fica assim..

aterrei a ponta preta e com a vermelha deixei no pino 1 do fet.. quando conecto o carregador tenho 19v, deixando ele ligado e colocando a fonte ele passa para 10v.. agora não sei se está certo ou nao...

Obrigado pela ajuda até aqui!

Link para o comentário

Amigo, um comentário meio bobo, pois acredito que vc já fez esse teste, mas como aconteceu comigo, vou comentar:

Chegou um Acer 5517, com mesmo sintoma, ligava dava barulho no hd e driver dvd em pouco tempo desligava, verifiquei a tensão do carregador e aparentemente estava certo 19v, troquei só para desencargo e o note funcionou direitinho e com vídeo, resumindo tinha tensão correta mas não tinha corrente suficiente para alimentar.

Link para o comentário

nao tem problema voce ja ajuda muito!

cara.. aqui pra mim na placa esse q32 é um transistor daqueles de 3 terminais, aqueles pretos pequenos.. é isso mesmo?

eu achei que fosse o pq29 porque quando conecto a bateria ele aparece com as voltagens dela.. sei la.. o único fet de 8 terminais que tem perto do conector da bateria é o q29..

essa bobina da foto é a que esquenta..

IMG_1658.jpg.dd5efa2d5eeb4903e441f465a52d92c9.jpg

Link para o comentário

Opa.. Sim ela fica ligada, nada esquenta fora do normal..

To quase desistindo dela haha pensei em gravar a bios original que veio com ela..

Ja fiz teste com varios processadores, troquei memoria, troquei a fax modem (que acho que essa placa nao liga sem ela..) troquei wifi, fiz o teste sem wifi e fax modem.. Realmente ta difiicil haha

Obrigado!

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...