Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dell Inspiron 3421/ Placa DNE40-CR/ Curto, fonte desliga quando conectada

Avalie este tópico:


MatrixInfo Web

Posts em destaque

Olá amigos,

Estou com essa placa aqui e preciso fazer o reparo pois o valor de uma nova é muito alto, sou novato em eletronica e até quero tentar fazer mais reparos para não precisar trocar placas por pouca coisa, e conto com a ajuda de vcs!  8)

Então, como descrito no titulo, ele não liga, quando eu conecto a fonte a mesma desliga o led, tentei com outra fonte nova e também não funcionou, testei uns capacitores na entrada, até tirei da placa pra ver se sumia o curto e nada, preciso de uma luz  :(

Em anexo fotos da placa mãe,

Obrigado desde já amigos!

 

                              ************************

Por ausência de feedback por parte do autor e por padrão da moderação,

este tópico será considerado como

 

Caso não resolvido - devolvido

 

Por favor, evite responder este tópico.

Para receber ajuda mais rápida e eficiente, abra um novo.

Caso seja necessário, informe o link deste tópico.

 

eletronicabr.png


IMG_20160718_142209.jpg.8673e7d08a879e4f44694843c0a7bb40.jpg

IMG_20160718_142653.jpg.38c4ac4f893ebf36854fca57b2d67199.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

 

Tópico postado na área errada, recomendo que leia as regras do fórum atentamente antes de postar, caso volte a postar novamente na área errada, seus tópicos poderão ser deletados sem aviso prévio. Movido para área correta.

Regras Gerais - EletrônicaBr

 


[img alt=

][/img]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

Me desculpe, obrigado pela ajuda  :o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Boa tarde amigo de uma olhada no video desse link no final da pagina e veja se resolve seu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

Foi exatamente esse video que eu tentei seguir para consertar, tirei os capacitores que ele tirou mas não adiantou, continuou o curto, eu não entendo quase nada, queria mais ou menos saber os componentes que poderiam causar o problema, se pudesse circular, outro problema é que eu não tenho uma fonte assimétrica para testar, o que me dificulta mais ainda, mas vou comprar ainda, porém essa placa tem um pouco de pressa  :'(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Mas não é perigoso colocar voltagem em uma placa com curto? E a fonte do PC não vai desarmar por causa do curto?

Abraço!

 

Fonte de PC desarma em caso de curto. O curto é pontual, ou seja, está somente naquele ponto em específico. Portanto não há perigo em injetar tensão correta, pois somente aquele ponto que está em curto irá se manifestar aquecendo ou fumaceando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Me desculpe mas tenho medo de testar dessa forma, não tem como circular na imagem o que pode ter defeito para que eu teste, mesmo q tenha que ir tirando os componentes, essa placa é de um cliente meio chato e eu falei que iria consertar, não posso arriscar, desculpa amigos! :o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigo,

circular na sua foto sem tela em mãos para efetuar testes de continuidade ou com a Fumegation fica muito complicado se não impossível.

da uma olhada na Fumegation para vc ver como ela funciona: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Muito simples de usar e acusa o componente em curto na hora, ele esquenta e talvez saia fumaça só trocar este componente e partir para o abraço.

lembrando que vc vai injetar a tenção no memso lugar que tem a tenção principal 19v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Me desculpe mas tenho medo de testar dessa forma, não tem como circular na imagem o que pode ter defeito para que eu teste, mesmo q tenha que ir tirando os componentes, essa placa é de um cliente meio chato e eu falei que iria consertar, não posso arriscar, desculpa amigos! :o

 

Amigo pelo jeito você não tem fonte assimétrica? Se não tiver recomendo que adquira uma pois ela ajuda muito para encontrar curtos em placas, você verificou o capacitor PC4114? Estava com uma placa dessas uns 5 dias atrás que o defeito era nele, estava em curto, o curto pode ser nesse capacitor (maracado em roxo) ou logo nos mosfets de entrada (marcado em vermelho), remova os dois mosfets que tem na entrada e verifique se o curto continua, para isso teste com o multímetro na parte de continuidade em uma bobina (resistor marcado em amarelo) que fica logo após os dois mosfets de entrada, coloque uma ponta nela e a outra no terra se apitar o curto ainda estará presente, caso não apite era um dos mosfets com defeito. Faça isso e post o resultado, boa sorte.

 

 

Screenshot_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

Primeiramente muitíssimo obrigado, eu retirei o capacitor marcado em roxo, não adiantou, retirei os 2 mosfets marcado em vermelho e o curto sumiu, queria saber como testo os mesmos fora da placa para ter certeza que os mesmos estão estragados, pois acredito que outros componentes podem estar causando o curto correto? Pelo menos estamos mais perto de achar o problema!  :):D

Abraço amigo, aguardo resposta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

Primeiramente muitíssimo obrigado, eu retirei o capacitor marcado em roxo, não adiantou, retirei os 2 mosfets marcado em vermelho e o curto sumiu, queria saber como testo os mesmos fora da placa para ter certeza que os mesmos estão estragados, pois acredito que outros componentes podem estar causando o curto correto? Pelo menos estamos mais perto de achar o problema!  :):D

Abraço amigo, aguardo resposta!

 

Se você removeu os mosfets e o curto sumiu, não significa que o curto está aí ou não, faça outro teste agora, teste esse fusível marcado em amarelo se o curto continua, pois se o curto continuar é provável que os mosfets estejam bons e caso não tenha curto é um dos mosfets com defeito ou até mesmo os dois.

 

Segue o link que explica como testar mosfet, mas faça o que eu disse primeiro, verifique se no fusível em amarelo está em curto, caso ainda tenha curto é pouco provável que seja algum mosfet e caso não tenha será o mosfet, dê uma olhada como testar:

 

 

 

Abraço e boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

Sim, o curto continua, significa que o fusível está ok e os mosfets também é isso? Pois caso os mosfets tivessem problema o fusivel estaria queimado correto? Desculpe se estou falando besteira rsrs' não entendo muito como já falei. Muito obrigado amigo, abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

Sim, o curto continua, significa que o fusível está ok e os mosfets também é isso? Pois caso os mosfets tivessem problema o fusivel estaria queimado correto? Desculpe se estou falando besteira rsrs' não entendo muito como já falei. Muito obrigado amigo, abraço!

 

Se o curto continuar significa que provavelmente os mosfets estejam bons e o curto está após os mosfets, na verdade você teve a impressão que o curto sumiu ao retirar os mosfets pois sem eles você meio que "cortou" o caminho para os demais componentes e por isso não tem mais o curto, a entrada dessa placa são esses dois mosfets e depois o fusível, se removeu os mosfets e o curto continua no fusível, significa que está em curto após esse ponto, entendeu?

 

Se você tivesse uma fonte assimétrica ficaria fácil de detectar o curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então não tem mais o que eu possa fazer? Não tem como testar mais nada?  :'(

 

Se você tivesse uma fonte assimétrica com certeza encontraria esse defeito rapidamente, o problema não é ter mais o que fazer, ter tem, mas se torna um processo cansativo pois você teria que acompanhar toda a linha desse fusível e encontrar onde está o curto, imaginou o trabalho que vai dar? Aconselho adquirir uma fonte assimétrica o mais rápido possível afim de agilizar suas manutenções em notebook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro colega, como vc não tem fonte adequada para testar, o jeito é vc ir testando continuidade, creio que isso vc sabe?

 

faça o seguinte, teste continuidade nas bobinas, e depois poste em qual bobina esta dando continuidade, aterre a ponta preta do multimetro no terra, e a ponta vermelha nas bobinas, aguardo sua resposta, assim vai ficar mais fácil de lhe ajudar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Amigo no MEU CASO,  Curto Tava nesse 4 mosfete que fica perto  PU 4105 tira os 4 pra ver c some o curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Opa, da uma olha nesse link. Veja se te ajuda!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...