Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

zazulak

Amigo EletrônicaBR
  • Posts Por Dia

    1.42
  • Posts

    5.286
  • Registrado em

  • Última visita

  • Vitórias

    65
  • Créditos EBR

    16,225 [ Doar ]

Tudo que zazulak publicou

  1. Seria esse? https://pt.aliexpress.com/item/1005003756788223.html?
  2. Buenas, poste uma foto da placa. Tenho algumas placas de fonte Epson aqui que usam o NCP1308. Confirme se o pino 7 não é ligado em nada.
  3. zazulak

    em análise Evga-600B- Não liga

    Buenas, se não tem tensão no fio roxo, comece pelo TNY. Geralmente ele entra em curto e faz abrir um resistor que fica entre o + do capacitor principal e o primário do transformador da fonte stand-by. TNY279 = Controle e chaveamento da fonte stand-by CM6800 = Controle do PFC e PWM da fonte principal WT7527 = supervisor
  4. Buenas, se a impressora chega a ser reconhecida como dispositivo de armazenamento e inicia a instalação, geralmente não é defeito na impressora, mas sim um 'desentendimento' entre ela e o computador. As vezes que peguei esse sintoma, a solução foi desabilitar o smart install e instalar o driver manualmente. Para desabilitar o smart install, tem um utilitário no site da HP: https://ftp.hp.com/pub/softlib/software12/COL53553/Im-129228-1/LJM1130_M1210_SI_Utility.exe
  5. Os 3.3V devem aparecer ao ligar a fonte na tomada. Para acionar a fonte dos 24v, você precisa fechar um curto entre os pinos 3 e 4 de um daqueles optoacopladores ao lado do transformador maior. Qual deles? Bom, isso você vai ter que descobrir, porque eu nunca peguei uma fonte desse modelo (mas imagino que seja o opto mais próximo da borda da placa). Talvez seja necessário colocar um pouco de consumo na saída de 3.3v.
  6. Também dá pra, após remover a fita, deixar o transformador com o núcleo encostado num soldador por alguns minutos. O verniz amolece mais rápido do que fervendo. Não recomendo que o pessoal rebobine esse transformador 'com as próprias mãos' porque, embora seja possível, eu já tentei e não compensa, por várias razões: O fio é vendido por peso, e geralmente os fornecedores não vendem em quantidade menor que 100 gramas.. e fios finos, como o 29 que é usado no primário, tendem a ser mais caros. Quando for bobinar, não pode sobrepor espiras, senão o bobinado pode ficar muito largo e o núcleo não encaixa na hora de montar. A fita de poliester que separa os enrolamentos tem que ser tirada com todo o cuidado na desmontagem, pra poder ser reaproveitada (tem como comprar, mas geralmente só é vendida em grandes quantidades, o que a torna cara). E por aí vai.. @Raphael LorenzetNa última vez que mandei rebobinar um desses paguei 80 pilas, o que (considerando o preço de uma fonte dessas nova) ainda está dentro do orçamento..
  7. Analisando o circuito, acredito que esse comportamento seja proposital, só não sei qual era a intenção do projetista. Analisem comigo: - D1 retifica a tensão de entrada e carrega C28 através de D14 e R4. - Quando a tensão em C28 passa de 15V, Z4 conduz e faz Q6 entrar em condução. - Q6 conduzindo aterra a linha da base de Q8, através de D21 e R53 - Q8 é a 'chave geral' da alimentação da etapa de controle.. ele alimenta o 7805, que alimenta o processador, por isso os leds piscam. - O consumo da etapa de controle descarrega C28, e o ciclo reinicia. De qualquer forma, capar fora o D1 corta o mal pela raiz.
  8. Realmente, é raro um transformador de fonte chaveada dar defeito, mas essa fonte da HP Pro400 color é o 'ponto fora da curva'. Mais ou menos a metade das que consertei até hoje estavam com o transformador danificado. E, pra dificultar, o enrolamento que queima é justamente o primeiro, que fica por baixo de todos os outros. O primário dele é dividido em dois, um enrolamento de 62 espiras de fio 29 (bem fino) na camada mais interna e um de 31 espiras numa camada intermediária. A melhor forma de identificar se o transformador está danificado é remover ele da placa e medir a indutância do primário, que tem que ser de cerca de 1,05mH.. se der menos, tem que rebobinar. Uma forma de prevenir a queima do transformador quando a fonte é ligada em 220V é remover os dois diodos que ficam em paralelo com o resistor shunt, de 0,91r. Tirando eles, caso a fonte seja ligada em 220, o resistor abre (e as vezes danifica o integrado FA5570), mas o transformador se salva. @Raphael Lorenzet: Se você encontrar alguém aí em Caxias disposto a rebobinar o transformador, esse é o esquema dele: Na esquerda de cada enrolamento tem o número de espiras, e na direita a bitola do fio em AWG, e os enrolamentos estão em ordem de baixo pra cima (começa com um de 62 espiras de fio 29, depois um de 6 espiras com 2 fios 20 em paralelo, etc..). Uma coisa que tem que prestar atenção é que, como enrolamentos de transformador de fonte chaveada tem polaridade, todos tem que ser bobinados no mesmo sentido. Por exemplo, a primeira camada do primário, começa no pino 3 e termina no 4.. se enrolar ao contrário, não vai funcionar. Não faz diferença bobinar no sentido horário ou anti-horário, desde que todos sejam bobinados no mesmo sentido.
  9. Buenas, ligue para a Teknoforce: (51)33378312, fale com o Alex. Eles são especialistas em transformador de fonte chaveada.
  10. Buenas, se todos os relés foram substituídos (atenção para o RE2, que tem bobina de 5v, diferente dos outros), o próximo passo é verificar os transistores que os acionam, e os diodos em anti paralelo com as bobinas. Nesses SMS, eu costumo testar os transistores e relés com o nobreak desligado, mas com bateria. Assim, com o multímetro na escala de diodos, é só aterrar a ponta preta no negativo das baterias e ir encostando a vermelha nas bases dos transistores, e ouvindo se os relés batem. ps. A ventoinha está funcionando?
  11. zazulak

    dúvida Como fazer ?

    Buenas, sim, é basicamente isso. Você escolhe uma família de microcontroladores, projeta a placa e programa o firmware. Além de PIC, vale considerar outras famílias, tais como AVR (minha preferência), 68HC, Holtek, ST7, etc..
  12. Buenas, parece que aí tem dois problemas distintos. A impressão menor que a folha provavelmente é apenas configuração do tamanho do papel no computador. Os caracteres tremidos, realmente tem jeito de ser a unidade laser. Mas antes de condená-la, experimente abrir, e limpar os espelhos e lentes. Se não resolver, experimente remover o espelho rotativo e colocar uma gota de óleo de máquina de costura no furo do eixo. Atenção na hora de soltar a trava que segura o espelho rotativo no lugar para não quebrar.
  13. O zener vai direto entre os pinos 4 e 6. O resistor você põe em série com o diodo que retifica a alimentação do integrado. É aquele diodinho perto do C203, inclusive na placa tem um jumper em série com esse diodo, que você pode tirar e colocar o resistor ali. A função do pino 1 é um pouco diferente, mas os pinos não são invertidos.. é que a nomenclatura usada nos dois datasheets é diferente. No datasheet do 5527 o pino sensor de corrente (3) e referido como IS, e no do 8a85 como CS, mas se você olhar a descrição dos dois, está como 'current sense input'.
  14. Oi. Na M132, a primeira vez que fiz a adaptação, coloquei um zener e um resistor. Na segunda, não fiz nada, apenas cortei fora o pino 1 e funcionou. Mas aparentemente nessa M15W é necessário fazer. Basicamente é ligar um diodo zener de 15v/1w em paralelo com a alimentação do integrado, e adicionar um resistor de 22r em série com o diodo que retifica a alimentação do integrado. ps. Ali no tópico, o diodo que eu disse que não servia pra nada é outro.. edit: Dei uma checada nos datasheets de tota a linha de controladores PWM da Fuji, e achei um que acredito que seja equivalente direto do FA8A86: O FA5527. Esse pelo menos se consegue comprar por aqui.
  15. Buenas, O esquema do nobreak não tem o esquema dessa placa. Talvez eu tenha ele em casa. Enquanto isso, veja onde são ligados os resistores. Se o R1 for do source do fet para o pino 3 do integrado ele é de 1k. E se o R6 for do gate para o pino 6, pode pôr de 10r.
  16. Buenas, faltou você informar o código da placa. Se for a 0291-XX, realmente é defeito no microcontrolador.
  17. Buenas, no caso do primeiro estabilizador, é possível que ele esteja apenas descalibrado. No segundo, sugiro trocar direto o C10, mesmo que pareça bom, e testar os relés, junto com os transistores responsáveis pelo acionamento. Para calibrar, o ideal é você ter um varivolt, mas também é possível calibrar se a sua rede tiver uma tensão próxima a 120v. Para calibrar, o procedimento é o seguinte: - Com o estabilizador desligado, feche um curto no jumper 'CAL' (pode ser que não tenha o jumper na placa, nesse caso, faça uma ponte entre os pinos 2 e 8 do microcontrolador). - Ligue o estabilizador. Ele deve apresentar tensão na saída, igual a tensão de entrada. - Remova o jumper. Se todo o resto estiver ok, ele vai ligar e desligar a saída duas vezes, e estará calibrado. ps. Esse é um ótimo estabilizador. Na maioria dos casos, vale a pena consertar. É um dos poucos que tem proteção contra sobrecarga, e tem 5 degraus de estabilização, ao contrário de apenas 3 (as vezes 2) de estabilizadores na mesma faixa de preço.
  18. No lado do fototransistor (pinos 3 e 4). Nessas Corsair by CWT o opto do liga/desliga geralmente é o do meio. Outra forma de inibir o desligamento por proteção é jumpear os pinos 3 e 4 do integrado supervisor.
  19. Buenas, dê uma lida neste tópico: https://eletronicabr.com/forums/topic/210085-hp-laserjet-pro-mfp-m132nw-fonte-rm2-8213/ A placa não é a mesma, mas usa o mesmo integrado.
  20. Buenas, se os 12V aparecem antes da fonte se desligar, muito provavelmente o defeito está na plaquinha responsável pelas tensões de 5 e 3.3 (ela é controlada por um integrado APW7159.. se esse cara pifar, só na China pra achar ele). Para confirmar, você pode acionar a fonte fechado um curto diretamente no optoacoplador que controla o liga/desliga. Isso vai fazer a fonte ligar, independente da atuação do supervisor (WT7502), aí dá tempo de ver se é a tensão de 5 ou 3.3 (ou as duas) que está faltando.
  21. Lembrete: Não mexa no DZA3101.. se ele medir aberto nos dois sentidos, quer dizer que está ok. Ele não é um diodo comum, é um diodo supressor.. um retificador em série com um zener, por isso mede como aberto. Pode ser que o integrado dessa sua fonte não tenha queimado. Sugiro verificar o ZD3121 e Q3121 antes de partir para a troca.
  22. Não. Esse resistor leva uma amostra do sinal no enrolamento auxiliar do transformador para o pino 1 do integrado. Quando a fonte tem ele (no caso dessas fontes de HP laser color), sabe-se que ela opera em modo quase-ressonante, e não em pwm com frequência fixa. Ele faz a função do R14 nesse esquema (tirado do datasheet do FA5571): A maioria das fontes de impressora HP laser colorida opera em modo quase-ressonante, e usa um integrado fabricado pela Fuji. As RM1-4815 (usadas nas CP1215/1515) e RM1-7751 (usada na CP1025) usam o FA5541, a RM1-7290 usa o FA5645/71, a RM2-8022 (que são duas placas separadas, usadas na M475) usa o FA5570. As Pro400 mono também usam o FA5570. No caso dessa RM2-7370, são duas fontes. Essa controlada pelo integrado de 8 pinos (não existe datasheet, porque ele é feito sob encomenda para a HP) fornece os 3.3v, e tem outra (controlada por aquele integrado maior) que fornece os 24V. @Bruninho Produções Receita de bolo pra saber se o integrado usado numa fonte de HP é quase-ressonante ou PWM convencional: Se tiver o resistor de 120K entre o enrolamento auxiliar do transformador e o pino 1 do integrado, é quase-ressonante. Se não tiver, é PWM. Alguns tópicos onde explico mais sobre essas fontes: https://eletronicabr.com/forums/topic/90490-sobre-o-integrado-das-fontes-de-hp-laser-color/ https://eletronicabr.com/forums/topic/165046-fonte-cp1025-rm1-7751-esquema-parcial-dicas/ https://eletronicabr.com/forums/topic/91011-adaptando-ncp1207a-na-fonte-da-pro400-mono/ https://eletronicabr.com/forums/topic/210085-hp-laserjet-pro-mfp-m132nw-fonte-rm2-8213/ (essa não é quase-ressonante)

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...