Notebooks e Laptops
O espaço definitivo para o técnico em portáteis. Discussões avançadas sobre interpretação de esquemas (BoardViews), injeção de tensão e falhas crônicas.
Subfóruns
-
Faltou o BoardView exato ou a BIOS para reviver a placa-mãe? Peça ajuda à comunidade e contribua para expandir o nosso banco de dados. Por favor, utilize a busca do sistema antes de criar o seu pedido.
- 33.145 posts
-
Placa reparada e equipamento de volta à vida? Esta área guarda o histórico de todas as batalhas vencidas contra curtos e falhas crônicas pela nossa comunidade.
- 112.499 posts
-
Área dedicada à capacitação técnica avançada. Acesse nosso acervo de cursos, apostilas, guias de leitura de esquemas (BoardViews) e tutoriais de reparo em placas-mãe.
- 9.299 posts
-
Vai iniciar um reparo ou pedir ajuda? Confira os avisos vitais, avisos de segurança e as melhores práticas da nossa comunidade para a manutenção de notebooks.
- 1.043 posts
Existem 41.767 tópicos neste fórum
-
Boa noite, vou descrever meu problema... peguei esse notebook para trocar carcaça, fiz a troca e tudo ok, fiz a instalação do sistema operacional e até então tudo ok, ai deixei fazendo a atualização do sistema no período noturno para poupar tempo, pela manhã tive que reiniciar ele, e até ai tudo ok, fiz tem 3x ele reiniciar, na ultima vez simplesmente ele não apresentou mais imagem. ele liga fica uns 10 seg e desliga totalmente, não apresenta nenhuma imagem como eu falei, mas o cooler e gravadora eu noto que liga, o LED do HD pisca no inicio e depois para. andei procurando aqui no forum sobre essa placa e apenas achei outros pr…
-
- 1 resposta
- 304 visualizações
-
-
-
bom dia amigos. estou na bancada com 3 desse, que acredito seja um defeito de serie. chega em ligar nada, se sacar a protecao pq2, passa a ligar, mas ainda tem algo de errado, nao carrega a bateria. algum de vcs ja resolveu esse defeito?
-
- 14 respostas
- 969 visualizações
-
-
A tensão de entrada ta parando no mosfet pq35 na entrada pq ele tem 19v no gate e ele é canal P. O charger está bom, mas essa tensao nao sai dali e não chega no pwm primário. Reparei q a bobina de 5v está com a resistencia baixa, mas não de curto total. Retirei a bobina dos 5v e vi q a resistência baixa está para o lado sem ser o do pwm. Está com a resistência baixa para a saída, injetei até 5v ali e ficou em 0,11A o consumo. Não sei se é normal. Fato é que a tensão não chega ao pwm primário, pq não passa do PQ35.
-
-
- 19 respostas
- 1,1k visualizações
- 7 seguidores
-
-
Bom dia senhores. Estou com esse notebook que não liga. Não sou muito versado, mas tive um bom progresso até agora. Ele estava com a proteção ativada e alguns componentes queimados. O que eu fiz/resolvi até agora: PQ35 não estava abrindo, 19V no gate PQ2B funcionando normal, abrindo pq o -VAOFF no gate estava ativado. Retirei ele da placa pra testar, a máquina liga. PQ2A funcionando normal, DC/-C (não sei exatamente que sinal é esse, vem direto do SIO, mas não estava puxando o PQ2A pra baixo) Concluí que o problema ia estar em alguma proteção que cria o -VAOFF. -VAOFF é criado em 3 pontos, no PQ5, no PQ7 e no PQ50 Um dos mosfets d…
-
- 5 respostas
- 721 visualizações
-
-
Pessoal, pesquisei e não achei nada, não sei se estou abrindo tópico no local certo mas seguinte pessoal, to com um vaio aqui que o problema na verdade não é na placa e sim na tela, a tela fica piscando tipo liga e desliga a tela, troquei por uma nova e funcionou normalmente, ouvi falar que tem como fazer um jumper na parte de trás do conector para que ela fique ligada, como se fosse para manter a tensão, já que ela não conseguiria manter a tensão para manter ela ligada, se deu pra entender.... Alguém sabe dessa manha? Hahahaha
-
- 5 respostas
- 2,5k visualizações
-
-
Essa placa nao tem tensao passando do mosfet de entrada pq35, q tem 19v no source e no gate, logo nao chaveia. Eu removi o PQ2 e ele voltou a funcionar, mas ai nao carrega a bateria e ao colocar um outro pq2 ele nao normalizou, entao acredito q o problema nao seja o pq2. Alg ajuda?
-
-
- 6 respostas
- 668 visualizações
- 2 seguidores
-
-
Alguém sabe me dizer que componente é este? Tentei pesquisar o datasheet deste componente e não encontrei nada relacionado. Creio que seja um diodo.
-
-
- 1 resposta
- 457 visualizações
- 2 seguidores
-
-
-
Fala pessoal, beleza? Estou com esta placa VAIO com problemas no circioto de charger Todos estes componentes circulados tiveram problemas com curto ou fuga que vou precisar trocar.
-
-
- 7 respostas
- 1,4k visualizações
- 3 seguidores
-
-
boa tarde placa na bancada. ao apertar power, pisca led bateria e power nao acende liga cooler e apresenta quase todas voltagens normais 3v 5v 19v 1v 1.8v nao acende inverter pois nao chega 3v atualizei a bios reballing video e nada
-
- 2 respostas
- 419 visualizações
-
-
Boa tarde! Tudo bem? Me encontro com essa máquina em minha bancada, ela funciona normalmente, mas os sintomas da mesma são parecidos com os sintomas de quando a Bateria CMOS está esgotada, ela liga e desliga diversas vezes antes de ligar, liga logo ao pluga-la na energia, sem apertar o botão power, já troquei a bateria CMOS e medi boa parte das funções, e tudo aparentemente está ok. Ela inclusive, quando liga, funciona normalmente por horas a fio, é possível reinicia-la também, o problema é quando a alimentação da mesma é removida. Gostaria de saber se vocês possuem o arquivo de BIOS da mesma para que eu possa realizar a gravação.
-
-
- 2 respostas
- 326 visualizações
- 3 seguidores
-
-
-
Bom dia, esse notebook chegou apresentando curto pu7, realizei a troca do mesmo , verifiquei mosfet de alta e baixa e capacitor, mas ainda continua o curto. Alguma dica onde devo olhar, desde já agradeço. Já fechei curto na cmos, continua apresentado curto.
-
-
- 19 respostas
- 3,2k visualizações
-
-
-
Gostaria de consegui esse arquivo de bios , pra ver se consigo resolver esse problema de reconhecimento de porta sata, preciso muito resolver isso.
-
- 0 respostas
- 184 visualizações
- 1 seguidor
-
-
Galera chegou esse notebook aqui pra mim a alguns dias para substituir o windows 10 que vem instalado pelo windows 7. Tentei todos os procedimentos desde de fazer um pendriver UEFI do windows 7 até tentar regravar a bios com alguns arquivos aqui do forum e mesmo assim nao consigo fazer a instalacao. Os precedimentos que realizei para a instalacao do sistema foram: desativar o securety boot, ativar o boot UEFI(nao tem a opacao legacy) e tambem tentei desativar o modo UEFI,quando desativo o UEFI a tela fica preta e ele prossegue com a leitura do pendriver. Ativar o fast boot. quando reinicio e tento carregar o pendriver bootável ele mostra essa imagem aqui, como se fosse pr…
-
-
- 28 respostas
- 6,6k visualizações
-
-
Amigos estou com esse note ele nao liga quando aperto o power so muda o led da placa de laranja para verde a luz do power nao acende nao muda nada na placa tenho 3v e 5v ja fiz bios tem 3v na bios e no CIO alguma dica ?
-
- 1 resposta
- 585 visualizações
- 2 seguidores
-
-
Bom dia amigos do forum. Chegou em minha bancada um vaio fit 15s que esquenta muito e desliga. Com ele ligado tem todas as tensões ele da video normalmente mais não segura muito tempo ligado uns 10 segundos somente. Cheguei a ver a pl9 esquentando que falta queimar o dedo o processador não esquenta. Será que pode ser o precessador com defeito. Procurei por curto não tem. Tendo em vista que a resistencia desta pl é bem baixa e não esta em curto.
-
-
- 7 respostas
- 2,3k visualizações
-
-
Preciso de uma BIOS do modelo de notebook abaixo Notebook: VAIO VJF155F11X Placa: 6-71-N240J0-D02A Processador: i5 7200 (SR342)
-
- 6 respostas
- 1,1k visualizações
- 3 seguidores
-
-
Boa tarde pessoal Estou com esse notebook na bancada com defeito na habilitação do 5v Seguinte, Após pressionar o power, o CI Rt6575dgqw deveria receber 3v no pino 20 e habilitar a tensão 5v. Só que isso não acontece, de primeiro passo fiz um jumper do RTC para o pino 20, e o notebook funcionou. Porém após o notebook desligar, esse pad é jumpeado para terra, e a bateria entra em curto. Percebi que, ao ligar a placa, ele abre contato com o terra, se eu colocar o multimetro em continuidade e testar entre terra e o pino 20 do ci, a placa liga. Claro, o multimetro injeta tensão. Procurei horas e horas por esquema eletrico, mas não achei. Outro fa…
-
- 1 resposta
- 457 visualizações
- 2 seguidores
-
-
ola a todos, estou com esse notebook na bancada onde ele não liga e só fica piscando o led da bateria, analisando a placa encontrei 3v, 5v e 1v, quando aperto o botão power sobe a tensão de 1.2v que acredito ser das memorias, e 0.30v na bobina que acredito ser do pch(pch esquenta um pouco) mas sem tensão no cpu, ja regravei a bios, não tenho curto em nada, e não encontrei nenhum esquema da placa, cheguei a conferir as tensões de vin, vcc e en do pwm, segue as tensões vcc: 0v vin: 5v en: 0v não sei mais como prosseguir sera que pode ser defeito no pwm?
-
-
- 7 respostas
- 2,1k visualizações
- 4 seguidores
-
-
Boa tarde pessoal .... estou com um Vaio VJFE41F11X / EM_KR522_V3.0 - FE14 primeiramente ele nao carregava a bateria ... então troquei o bq715 dele (c.i charge) porém depois a substituição o mesmo não ligou mais ... estou colocando a imagem aqui do c.i já substituído.... se alguém tiver uma placa dessa ai e puder tirar uma foto nítida para mim por favor.... eu acho que na hora de trocar o componente .. voou um outro componente ali do lado... mas como é minusculo e não possuo esquema elétrico nem boardview dessa placa fica impossível saber se voou mesmo ou não... quem puder ajudar dês de já agradeço
-
-
- 9 respostas
- 2,6k visualizações
- 6 seguidores
-
-
Testes realizados, memoria, tela, cabo flat, gravei a eprom, descarga de 30 sgd, e mesmo assim o problema continua
-
-
- 1 resposta
- 591 visualizações
- 2 seguidores
-
-
Cliente deixou cair água no note, segundo ela, foi muita água, mas não vi vestígios de água quando abri, a placa é bem isolada, porém alguns pontos estavam levemente com zinabre, principalmente no flat do botão power, quando eu injeto os 19v ela fica piscando um led vermelho ao lado do power, quando clico no power as vezes ele pisca a luz verde e apaga, e fica somente a vermelha, gostaria por favor de dicas de como proceder para a análise
-
-
- 39 respostas
- 7,5k visualizações
- 7 seguidores
-